Buscar

Bases Diagnósticas

Prévia do material em texto

Bases Diagnósticas
Parte superior do formulário
Questão 1
Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu um tipo de radiação – a qual chamou de raios X – que poderia ser utilizada para olhar dentro do corpo humano. Tal descoberta levou ao uso médico da radiação, que tem se expandido desde então. Roentgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física, em 1901, como reconhecimento aos extraordinários serviços prestados à humanidade (fonte: http://www.aben.com.br/Arquivos/544/544.pdf). Entretanto, sabe-se que a radiação pode trazer riscos à saúde dependendo da dose e do tempo de exposição. Leia as afirmativas abaixo sobre os riscos biológicos da radiação ionizante e marque a correta.
Escolha uma opção:
a. Os efeitos da radiação podem ser eritema, síndrome da radiação aguda, diminuição da fertilidade ou infertilidade e mutações na estrutura do DNA.
b. Existe mais de um item correto.
c. Os efeitos da radiação são cumulativos e ocorrem a longo prazo somente, causando prioritariamente danos neurológicos.
d. A sensibilidade à radiação pelo embrião tende a ser maior no primeiro trimestre da gestação, devendose ter um cuidado maior com a exposição da gestante durante esse período.
e. Deve-se estar atento aos efeitos da radiação ionizante apenas em gestantes, pelo seu potencial cancerígeno.
Questão 2
As oscilações neurais são observadas em todo o sistema nervoso central, mas aquelas em grande escala podem ser medidas pelo eletroencefalograma (EEG). Esse método é o mais amplamente utilizado em laboratórios clínicos e psicológicos para monitorar não invasivamente a atividade do cérebro. Ele se baseia nas variações de voltagem captadas por diferentes eletrodos. Para captação da atividade elétrica são usados amplificadores altamente sensíveis, com os sinais armazenados em computadores rápidos (Revista Brasileira de Neurologia » Volume 51 » n. 1 » jan - fev - mar, 2015). Durante a realização do eletroencefalograma de rotina são usados métodos de ativação da atividade elétrica. Entre as opções a seguir, marque a alternativa que descreve os métodos mais comuns.
Escolha uma opção:
a. Foto estimulação e estimulação sonora.
b. Estimulação sonora e tátil.
c. Foto estimulação intermitente, apenas.
d. Hiperventilação e estimulação tátil.
e. Hiperventilação e foto estimulação intermitente.
Questão 3
A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama (fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA). É considerada população de risco para desenvolvimento de câncer de mama e deve fazer mamografia de rastreamento (assinale a alternativa correta):
Escolha uma opção:
a. Ter um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de qualquer órgão.
b. Ter parente de primeiro grau com câncer de próstata.
c. Ter um ou mais parentes de segundo ou terceiro grau com câncer de mama.
d. História familiar de câncer de mama masculino.
e. Mulheres acima de 40 anos de idade, anual ou bienalmente, ou anual para mulheres acima de 50 anos.
Questão 4
O oxímetro de pulso permite uma monitorização contínua e não invasiva da saturação parcial de oxigênio, que expressa a relação entre oxiemoglobina e a soma das concentrações de oxi e deoxiemoglobina. O termo parcial é utilizado porque somente uma porção do total de hemoglobina é considerada, ou seja, aquela disponível para o transporte de oxigênio, podendo ser referenciada como saturação funcional (Rev. latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 79-85, abril 1999). Considerando os cuidados de enfermagem com a oximetria de pulso, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. O rodízio dos dedos deve ser realizado para a utilização do oxímetro, com a finalidade de eliminar possíveis lesões de pele.
b. O valor normal da Saturação de Oxigênio pela oximetria de pulso é menor que 90%.
c. O uso de anéis deve ser evitado durante a mensuração da oximetria de pulso.
d. O tórax é o local mais indicado para a mensuração da oximetria de pulso, desde que o eletrodo seja corretamente posicionado.
e. A presença de esmalte e de extremidade fria não diminuem a acurácia do oxímetro de pulso.
Questão 5
Homem de 58 anos é levado ao pronto-socorro por forte dor de cabeça que não estava melhorando com a medicação que havia tomado em casa. É hipertenso, diabético e obeso. Ao exame físico, refere visão turva, PA = 190 x 130 mmHg, FR = 24 rpm, FC = 100 bat/min. Seus exames laboratoriais iniciais mostram:
Glicemia = 148 mg/dl (70 – 90mg/dl)
Leucócitos = 7.000/mm3 (até 10.000/mm3)
Triglicérides = 165 mg/dl (até 100 mg/dl)
Colesterol total = 245 mg/dl (desejável < 200 mg/dl)
Cr = 1,0 mg/dl (0,8 – 1,2mg/dl)
Ur = 37 mg/dl (20 – 40mg/dl)
De acordo com os exames laboratoriais acima, pode-se dizer que este paciente está apresentando, respectivamente:
Escolha uma opção:
a. Hipoglicemia, leucopenia, aumento das enzimas hepáticas e disfunção renal.
b. Hipoglicemia, leucocitose e disfunção renal apenas.
c. Normoglicemia, leucocitose, aumento das enzimas hepáticas e disfunção renal.
d. Hiperglicemia, leucopenia, hipertrigliceridemia e disfunção renal.
e. Hiperglicemia, leucócitos normais, hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia.
Questão 6
Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Além do mais, os componentes biológicos presentes nos fluidos orgânicos apresentam uma flutuação constante de seus níveis. Estas variações afetam a interpretação dos analíticos de uso diagnóstico. Em relação às variáveis biológicas controláveis, analise as afirmações a seguir e marque a correta.
Escolha uma opção:
a. Identificação da amostra, tubo de coleta/anticoagulante e tempo de jejum do paciente.
b. Tempo de jejum do paciente, permanência prolongada no leito, postura corporal, atividade física, uso de fármacos e outras drogas.
c. Tempo de jejum do paciente, sexo, idade, postura corporal, ter praticado atividade física antes do exame.
d. Identificação da amostra, tubo de coleta/anticoagulante, tempo de jejum do paciente e tipo de atividade laboral.
e. Tempo de jejum do paciente, sexo, idade, atividade física e funcionamento intestinal.
Questão 7
A implantação de programas de rastreamento populacional e o reconhecimento da importância de assegurar a máxima qualidade dos exames para o diagnóstico do câncer de mama mobilizaram diferentes esforços para desenvolver e implantar padrões de qualidade para a mamografia (fonte: Revista Brasileira de Cancerologia, 2017; 63(3): 165-175). Entretanto, a mulher que irá se submeter à mamografia deve receber orientações sobre os cuidados específicos pré-exame. Leia as afirmativas abaixo sobre as orientações e marque a correta (somente uma alternativa está correta):
Escolha uma opção:
a. Solicitase que pacientes em idade fértil realizem o exame 2 semanas após a menstruação.
b. Pacientes com sensibilidade das mamas não devem consumir cafeína em um período entre 5 a 7 dias antes do exame.
c. A parte superior do tronco será despida, portanto, sugerese recomendar usar duas peças de roupa.
d. Não se pode utilizar perfume, desodorante, talcos, pomadas no dia do exame, pois os resíduos desses produtos dificultam a visualização de alterações.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Questão 8
O ecocardiograma permite uma avaliação cardíaca anatômica e funcional rápida, a qual pode incluir avaliação hemodinâmica não invasiva por meio do estudo Doppler. Tal estudo integrado pode fornecer dados de extrema importância para a compreensão dos mecanismos subjacentes à instabilidade hemodinâmica do doente, permitindo a instituição célere das medidas terapêuticas apropriadas (fonte: Rev. Bras. Ter. Intensiva, 2018; 30(3): 385-39). Sobre as características do ecocardiograma com efeito doppler, assinale a alternativa correta.Escolha uma opção:
a. Permite avaliação do fluxo do líquido cefalorraquidiano.
b. Permite avaliação do funcionamento da vesícula biliar.
c. Permite somente avaliação do fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
d. Permite somente a avaliação do fluxo sanguíneo dos vasos sistêmicos.
e. Permite avaliação cardíaca, velocidade e direção do fluxo sanguíneo, incluindo também um estudo mais detalhado do fluxo dos vasos sanguíneos.
Questão 9
Os exames anatomopatológicos são realizados através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por meio de biópsias, cirurgias, endoscopias, punção aspirativa com agulha grossa, necrópsias, entre outros. O estudo desses fragmentos permite análises macro e microscópicas com o objetivo de estabelecer o diagnóstico, avaliar fatores histopatológicos prognósticos e as margens cirúrgicas (Rev. bras. Coloproct, Abril/Junho, 2010). Sobre o exame de necropsia, analise as afirmativas a seguir e marque a correta.
Escolha uma opção:
a. É apenas o exame externo de um cadáver, com a finalidade de determinar a causa da morte.
b. É apenas o exame interno de um cadáver, com a finalidade de determinar a causa da morte.
c. Para morte com menos de 24 horas de internação, cujo diagnóstico médico não foi estabelecido, o corpo deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal.
d. Para mortes violentas, a necropsia deve ser feita pelo Serviço de Verificação de Óbito.
e. É o exame externo e interno, macroscópico e microscópico, de um cadáver, com a finalidade de determinar a causa da morte e doenças associadas.
Questão 10
A formação da imagem na ultrassonografia depende da capacidade de construir imagens a partir do som refletido pelo eco num monitor, que, por sua vez, o transforma num ponto luminoso. O eco forma-se, então, a partir do momento em que o som encontra uma superfície com uma diferente impedância acústica, podendo assim definir-se pelo produto da densidade do meio pela velocidade de propagação do som no mesmo meio. A ferramenta Doppler associada à ultrassonografia convencional fornece informações em tempo real sobre a arquitetura vascular e os aspectos hemodinâmicos dos vasos em diversos órgãos (fonte: Ultrassonografia doppler em Andrologia.pdf). Analise as alternativas abaixo sobre o preparo do paciente e os cuidados durante o exame e marque a correta.
Escolha uma opção:
a. Na gestação, a ultrassonografia transvaginal deve ser realizada no segundo e terceiro trimestres da gestação.
b. Tanto a ultrassonografia convencional como a com doppler associado podem ser realizadas quantas vezes forem necessárias, pois não há risco de exposição à radiação.
c. Para a realização de ultrassonografia abdominal, é necessário estar com a bexiga cheia e o jejum nunca está indicado.
d. Aplicação de álcool na pele (área a ser examinada), a fim de conduzir as ondas sonoras.
e. A ultrassonografia transvaginal está contraindicada em toda a gestação, devendo-se priorizar a realização da ultrassonografia transabdominal desde o primeiro trimestre.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando