Buscar

ATIVIDADE A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Analise o texto a seguir.
Na prática, a criação de convenções com normas e regras simplifica e facilita a organização front-end de um projeto de design digital que resulta em uma quantidade menor de tempo para o desenvolvimento, ganhando maior produtividade e uma consistência real do trabalho.
Algumas sugestões de regras podem ser definidas para otimizar a organização front-end, como nome e conteúdo dos arquivos de algumas pastas (diretórios) do projeto.
A partir do exposto, associe tais pastas às características dos arquivos que devem contê-las:
I. components;
II. services;
III. scene.
( ) conter os elementos primários como os buttons.
( ) conter os elementos que podem ser utilizados em diversas partes do projeto.
( ) conter os elementos que são necessários para rodar um programa no projeto.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: I, II, III.
2) Front-end é a etapa do desenvolvimento de um projeto de design digital que converte as informações computacionais dos sistemas em uma interface gráfica, usando recursos das linguagens como o HTML e CSS, tornado a compreensão dos usuários mais simples para navegar nos sistemas.
Considerando o texto apresentado sobre a front-end, analise as afirmativas a seguir.
A organização front-end é importante em todos os projetos de design digital, mas é fundamental em grandes aplicações web que possuem uma grande quantidade de dados.
A organização front-end pode ser descartada em projetos experimentais com uma pequena quantidade de manipulação de dados para poder otimizar o tempo de trabalho.
O uso de estruturas similares em todos os projetos facilita a organização front-end, ganhando produtividade, pelo fato de o desenvolvedor estar familiarizado com esses padrões.
Para otimizar o desenvolvimento de um projeto front-end, é necessário criar padrões próprios e testá-los, e, no momento que adquirir a prática, iniciar o desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I e III apenas.
3) Leia o texto a seguir.
 
Para poder ligar um arquivo a qualquer outra página, arquivo ou recurso ou local diferente na mesma página em HTML, é utilizado o recurso de hiperlinks
ou simplesmente links. No momento em que são clicados é que acontece esse direcionamento para a página ou recurso.
Considerando o texto apresentado, sobre a inserção de links, analise as afirmativas a seguir.
( ) Os links ou hiperlinks podem ser aplicados em diferentes elementos que compõem uma página em HTML como imagens e textos.
( ) A tag que indica um link é a <l>, na qual deve ser incluído o atributo href, Hypertext Reference, justamente o endereço de destino do link.
( ) Dentro da tag do link, deve ser inserido o texto, a imagem ou o elemento que, ao ser ativado, direciona para o endereço dentro do atributo href.
Para adicionar um link para a mesma página, basta utilizar o caractere “m” e, em seguida, a identificação do link.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA:
4) Leia o texto a seguir.
A empresa Google, além de ser uma referência no mecanismo de busca, possui plataformas que, na sua grande maioria, disponibilizam códigos fonte aberto de softwares que suportam APIs. Embora sejam voltadas para programadores, é importante o conhecimento do designer digital para sugerir inovações para as interfaces.
A respeito das plataformas de API da Google, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Um dos APIs da plataforma é o Google Maps, o qual pode ser personalizado, inserindo todos os recursos do API, como traçar rotas e funções do Google Street View.
( ) No API GoogleFonts, há uma série de fontes com licença liberadas que podem ser utilizadas nas interfaces, sem a necessidade de estarem instaladas nos navegadores.
( ) Na plataforma Google Design, há um link para o site Material Design que possui uma série de diretrizes para APIs do Sistema IOS.
( ) As APIs, das interfaces de aplicativos, precisam ter unidade visual de acordo com o sistema operacional que será visualizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: V,V,F,V
5) Os projetos web devem ser desenvolvidos para que sejam visualizados corretamente em todos os navegadores, mas também é preciso proporcionar acessibilidade para que todos os indivíduos possam ter acesso e possam utilizar os serviços que são disponíveis nas páginas dos websites.
Sobre as normas de acessibilidade web, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As normas de acessibilidade web têm o objetivo de que todas as pessoas possam ter a experiência de utilização das páginas na internet.
PORQUE
Determinam que todas as pessoas devem ter as mesmas condições de poder entender e navegar de forma totalmente autônoma.
A seguir, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
6) Leia o texto a seguir.
No código de uma página quando utiliza o CSS, o atributo font-family
indica as tipografias, como o exemplo: {font-family: Arial, Verdana, Tahoma, Sans-Serif;}. Este código representa que a principal fonte é Arial, caso não tenha no computador do usuário, será trocada por Verdana, se não tiver a Verdana será trocada por Tahoma e assim por diante.
 A respeito da formatação de tipografias no HTML, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Os navegadores utilizam as fontes instaladas no sistema operacional do usuário, usar fontes desconhecidas pode prejudicar a visualização correta do projeto.
( ) O atributo que define o tamanho do caractere em uma página em HTML é o font-size, e a unidade de medida que é aceita é apenas em pixels.
( ) Para definir a cor de um texto em uma página em HTML, utiliza o atributo color e pode-se apenas indicar a cor usando o valor do nome da cor em inglês.
( ) Para uma linha de texto não ficar muito próxima da outra, é recomendável a utilização do atributo line-height, que define a altura da linha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: V, F, F, V.
7) Analise o texto a seguir.
Em projetos com uma grande quantidade de informações, é importante o desenvolvimento do mapa do site - tanto para a equipe de design digital responsável pela interface, quanto para a equipe de desenvolvimento da programação e arquitetura da informação - possuir documentos para iniciar o seu trabalho.
 Para diminuir a possibilidade de erros e minimizar problemas, além de desenvolver o mapa do site, é indicado desenvolver outros documentos. A partir do exposto, associe tais documentos às suas características.
I. Wireframe
II. Modelos
III. Protótipos
( ) Ilustração básica da estrutura e componentes de uma página web.
( ) Na maioria dos casos, aproximam-se ou são idênticos ao design final do projeto.
( ) Layouts com alguma funcionalidade básica já pronta.
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: I, II, III.
8) Analise o trecho a seguir.
Para os profissionais e as empresas que trabalham com desenvolvimento de projetos de design digital que abrangem diversas áreas, é recomendável que possuam _______, para apresentar a experiência e a prática que o profissional ou a empresa sabe fazer de melhor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
RESPOSTA: Portfólio
9) Analise o trecho a seguir.
Para se inserir um menu ou barra de navegação em uma página HTML, deve-se usar a tag __________. Sua atribuição é de reunir blocos de links de um mesmo assunto ou links internos do site, indicando que um determinado bloco é um bloco de navegação ou menu.
 Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
RESPOSTA: <nav> <nav/>
10) Analise o texto a seguir.
No desenvolvimento de uma interface para projetos de design
digital, a aplicação de formatação de textos e imagens é fundamental para manter a identidade visual da página ou da tela. Caso o projeto seja a criação de um aplicativo, além da formatação, a aplicação de ajustes se faz necessária para manter um equilíbrio visual do layout.
Para aplicar os ajustes, existem tags e atributos específicos. A partir do exposto, associe tais tags ou atributos às suas características.
I. bottom
II. title
III. <hr> <hr/>
( ) Alinha com a base mais baixa dos outros elementos da linha que pode ser uma imagem, botões etc.
( ) Exibe um texto somente quando é mantido o mouse por alguns segundos sobre a imagem; caso os botões da página sejam imagens, também pode ser utilizado esse recurso.
( ) Cria uma linha horizontal como se fosse separador que pode ser utilizado também entre os botões de menu horizontal.
 A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: I, II, III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando