Logo Passei Direto
Buscar

resposta questionario 2 Carlos desenho

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nas vistas ortográficas, para diferenciar o que está mais próximo do observador, o que está mais distante dele e, até mesmo, o que está oculto em faces opostas, utilizamos diferentes tipos de linhas. Essa diferenciação permite uma leitura clara do projeto, identificando como seria a forma da peça em três dimensões.
Referente ao assunto, assinale a alternativa correta.
a. As linhas mais próximas do observador são representadas com grafites finos e leves.
b. As projeções são linhas que indicam as partes visíveis da peça que não podem ser representadas com linhas contínuas.
c. As linhas de projeção são linhas contínuas finas e indicam as diferenças nas faces ocultas de um objeto.
d. Para as linhas mais distantes do observador, a graduação vai diminuindo, entre linhas médias para faces intermediárias e linhas finas para as faces mais distantes.
e. As linhas mais distantes do observador são representadas por meio de linhas grossas.

Em desenho técnico, as representações gráficas denominadas cortes podem ser classificadas como longitudinais, quando o plano de corte (plano secante) passa ao longo da peça em sua maior dimensão, e transversais, quando o plano de corte passa no menor sentido da peça.
Com base nessa figura, assinale a alternativa correta.
a. A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista frontal.
b. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal, total, paralelo à vista superior.
c. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à vista frontal.
d. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à lateral esquerda.
e. A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista posterior.

A seção é o corte feito em qualquer posição do sólido e corresponde à retirada de uma “fatia” da peça de forma transversal. Pode-se realizar quantas seções forem necessárias para a perfeita compreensão do objeto, já que são mais utilizadas em peças circulares com diferentes diâmetros.
No que tange à seção, assinale a alternativa correta.
a. Nas seções, representa-se apenas a parte do sólido interceptada pela linha do corte, omitindo os detalhes além da linha do corte, estando visíveis ou não.
b. As seções são denominadas 'fatias', ou seja, são apenas um pedaço da peça cortado longitudinalmente.
c. A posição do plano de corte, na seção, deve ser indicada por meio de uma linha, duas letras e dois triângulos ou setas.
d. As seções devem ser feitas em peças retas no sentido longitudinal para um melhor entendimento quanto aos detalhes internos.
e. As linhas vistas são representadas nas seções de forma diferente do que nos cortes, sendo linhas finas tracejadas.

A geometria descritiva é baseada na projeção de objetos em planos retos. Em nosso dia a dia, é possível observar como funciona o sistema de projeção. A partir da observação da luz de uma lanterna incidindo sobre uma cadeira, por exemplo, veremos a sombra desse objeto representada na superfície plana de uma parede. Essa sombra corresponde à projeção da cadeira sobre o plano da parede.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. Situação similar podemos observar no cinema, pois vemos a incidência da luz do projetor sobre a película na tela branca.
II. O plano de projeção é a parede ou chão; o objeto é a cadeira; as projetantes ou raios projetantes seriam a luz e o centro de projeção seria a lanterna.
III. As projetantes são as retas que saem do centro de projeção, interceptam o objeto no espaço, direcionando-se ao plano de projeção.
IV. A lanterna não pode ser considerada o centro de projeção, mas, sim, o observador que segura a lanterna.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Em um corte, representa-se tudo o que está atrás do plano de corte, sendo que as arestas que estavam ocultas nas vistas ortogonais (projeções) passam a ficar visíveis. A região do corte é desenhada com linha grossa e com hachuras. As linhas representadas em vista, que não foram cortadas, são representadas com um traço mais fino.
Considerando a definição de corte, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O recurso gráfico do corte é muito utilizado em desenho técnico, pois serve para representar detalhes internos de peças ou montagens.
II. Nos cortes, é possível ver a peça por dentro, tornando visível o que antes era visto por meio de uma linha de projeção tracejada.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Muitos objetos sólidos são compostos de elementos de seção circular, tais como furos passantes e cortes em meio círculos, sendo necessária, por vezes, a representação isométrica desses furos. Para isso, deve-se entender que o círculo em perspectiva é uma elipse.
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
a. Para desenhar com o compasso, somente é preciso marcar os dois centros necessários para desenhar as curvas que formarão a 'elipse'.
b. O desenho do quadrado isométrico, com as medidas dos diâmetros do círculo isométrico, não é necessário para a execução do desenho de meios círculos.
c. Os círculos isométricos são desenhados com a ajuda do quadrado isométrico que possui a dimensão total igual ao raio do círculo.
d. Para desenhar esses círculos em perspectiva, podemos utilizar o compasso, bastando marcar o centro do círculo e realizar o traçado da circunferência.
e. Para desenhar círculos em perspectiva, é necessário criar um quadrado isométrico, cujo lado deve corresponder ao diâmetro do círculo isométrico.

No desenho técnico, há três tipos principais de perspectiva para a representação tridimensional de objetos em duas dimensões: a perspectiva cônica, a perspectiva cavaleira e a perspectiva isométrica. Cada uma delas possui uma técnica e um campo de aplicação.
Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.
a. A perspectiva cavaleira é a mais usada no desenho técnico em geral, pois é um tipo de perspectiva axonométrica.
b. As perspectivas cônicas são as representações gráficas que mais se assemelham à perspectiva do olho humano.
c. Ao fazer uma comparação entre os tipos de perspectivas estudados, vemos que o tipo de perspectiva mais preciso é a cônica.
d. A perspectiva cônica resulta na projeção cilíndrica oblíqua, estando o objeto com uma face paralela ao observador.
e. A perspectiva cavaleira é criada por meio da passagem de várias linhas retas que se projetam de 'pontos de fuga' situados na linha de horizonte.

Hachuras são um conjunto de linhas ou símbolos que identificam a área seccionada. São feitas em linha fina, enquanto a linha do corte que a circunda é representada com traço de maior espessura. Para cada tipo de material, existe uma hachura, sendo essas representações indicadas pela NBR 12288/1995: representação de área de corte por meio de hachura em desenho técnico.
No que concerne à hachura, assinale a alternativa correta.
a. Na maioria dos desenhos de peças, a hachura mais utilizada é a de metais em geral, que é representada por linhas de 45º, com espaçamento contínuo.
b. A hachura do material madeira possui uma mesma representação gráfica para vista e corte, segundo a NBR 12288/1995.
c. No caso de montagens, mesmo quando houver o corte de mais de uma peça, podemos manter o mesmo ângulo de orientação das linhas de hachura.
d. As hachuras podem ter a mesma inclinação das arestas de uma peça e das cotas, bem como podem interceptar dimensões.
e. A hachura de concreto armado é feita por linhas de 45º, com espaçamento contínuo, e devem ser representadas nos cortes de pilares e vigas.

A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas da natureza em algumas dimensões: forma cilíndrica, retangular, circular, entre outras. Já a geometria descritiva é um ramo da matemática aplicada que estuda os objetos a partir das seguintes dimensões: cubos, cilindros, prismas, pirâmides, entre outras.
Sobre geometria descritiva, assinale a alternativa correta.
a. Os elementos fundamentais da geometria são a linha, o plano e o espaço, pois, por meio deles, é possível desenhar qualquer elemento.
b. A geometria descritiva criada por Monge serve apenas como forma de se estudar métodos de defesa em táticas militares.
c. As bases da geometria descritiva foram criadas em 300 a.C. pelo matemático sírio Euclides, por meio de seus estudos denominados 'Elementos'.
d. A geometria, do grego geo=terra e metria=medida, foi criada pelo matemático francês Gaspar Monge, no fim do século 18.
e. Os conceitos da geometria descritiva constituem a base do desenho técnico, em que se incluem o desenho arquitetônico, o desenho mecânico, o desenho elétrico, entre outros.

A geometria descritiva é baseada na projeção de objetos em planos retos. Em nosso dia a dia, é possível observar como funciona o sistema de projeção. A partir da observação da luz de uma lanterna incidindo sobre uma cadeira, por exemplo, veremos a sombra desse objeto representada na superfície plana de uma parede. Essa sombra corresponde à projeção da cadeira sobre o plano da parede.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Situação similar podemos observar no cinema, pois vemos a incidência da luz do projetor sobre a película na tela branca.
II. O plano de projeção é a parede ou chão; o objeto é a cadeira; as projetantes ou raios projetantes seriam a luz e o centro de projeção seria a lanterna.
III. As projetantes são as retas que saem do centro de projeção, interceptam o objeto no espaço, direcionando-se ao plano de projeção.
IV. A lanterna não pode ser considerada o centro de projeção, mas, sim, o observador que segura a lanterna.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Nas vistas ortográficas, para diferenciar o que está mais próximo do observador, o que está mais distante dele e, até mesmo, o que está oculto em faces opostas, utilizamos diferentes tipos de linhas. Essa diferenciação permite uma leitura clara do projeto, identificando como seria a forma da peça em três dimensões.
Referente ao assunto, assinale a alternativa correta.
a. As linhas mais próximas do observador são representadas com grafites finos e leves.
b. As projeções são linhas que indicam as partes visíveis da peça que não podem ser representadas com linhas contínuas.
c. As linhas de projeção são linhas contínuas finas e indicam as diferenças nas faces ocultas de um objeto.
d. Para as linhas mais distantes do observador, a graduação vai diminuindo, entre linhas médias para faces intermediárias e linhas finas para as faces mais distantes.
e. As linhas mais distantes do observador são representadas por meio de linhas grossas.

Em desenho técnico, as representações gráficas denominadas cortes podem ser classificadas como longitudinais, quando o plano de corte (plano secante) passa ao longo da peça em sua maior dimensão, e transversais, quando o plano de corte passa no menor sentido da peça.
Com base nessa figura, assinale a alternativa correta.
a. A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista frontal.
b. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal, total, paralelo à vista superior.
c. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à vista frontal.
d. A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à lateral esquerda.
e. A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista posterior.

A seção é o corte feito em qualquer posição do sólido e corresponde à retirada de uma “fatia” da peça de forma transversal. Pode-se realizar quantas seções forem necessárias para a perfeita compreensão do objeto, já que são mais utilizadas em peças circulares com diferentes diâmetros.
No que tange à seção, assinale a alternativa correta.
a. Nas seções, representa-se apenas a parte do sólido interceptada pela linha do corte, omitindo os detalhes além da linha do corte, estando visíveis ou não.
b. As seções são denominadas 'fatias', ou seja, são apenas um pedaço da peça cortado longitudinalmente.
c. A posição do plano de corte, na seção, deve ser indicada por meio de uma linha, duas letras e dois triângulos ou setas.
d. As seções devem ser feitas em peças retas no sentido longitudinal para um melhor entendimento quanto aos detalhes internos.
e. As linhas vistas são representadas nas seções de forma diferente do que nos cortes, sendo linhas finas tracejadas.

A geometria descritiva é baseada na projeção de objetos em planos retos. Em nosso dia a dia, é possível observar como funciona o sistema de projeção. A partir da observação da luz de uma lanterna incidindo sobre uma cadeira, por exemplo, veremos a sombra desse objeto representada na superfície plana de uma parede. Essa sombra corresponde à projeção da cadeira sobre o plano da parede.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. Situação similar podemos observar no cinema, pois vemos a incidência da luz do projetor sobre a película na tela branca.
II. O plano de projeção é a parede ou chão; o objeto é a cadeira; as projetantes ou raios projetantes seriam a luz e o centro de projeção seria a lanterna.
III. As projetantes são as retas que saem do centro de projeção, interceptam o objeto no espaço, direcionando-se ao plano de projeção.
IV. A lanterna não pode ser considerada o centro de projeção, mas, sim, o observador que segura a lanterna.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Em um corte, representa-se tudo o que está atrás do plano de corte, sendo que as arestas que estavam ocultas nas vistas ortogonais (projeções) passam a ficar visíveis. A região do corte é desenhada com linha grossa e com hachuras. As linhas representadas em vista, que não foram cortadas, são representadas com um traço mais fino.
Considerando a definição de corte, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O recurso gráfico do corte é muito utilizado em desenho técnico, pois serve para representar detalhes internos de peças ou montagens.
II. Nos cortes, é possível ver a peça por dentro, tornando visível o que antes era visto por meio de uma linha de projeção tracejada.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Muitos objetos sólidos são compostos de elementos de seção circular, tais como furos passantes e cortes em meio círculos, sendo necessária, por vezes, a representação isométrica desses furos. Para isso, deve-se entender que o círculo em perspectiva é uma elipse.
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
a. Para desenhar com o compasso, somente é preciso marcar os dois centros necessários para desenhar as curvas que formarão a 'elipse'.
b. O desenho do quadrado isométrico, com as medidas dos diâmetros do círculo isométrico, não é necessário para a execução do desenho de meios círculos.
c. Os círculos isométricos são desenhados com a ajuda do quadrado isométrico que possui a dimensão total igual ao raio do círculo.
d. Para desenhar esses círculos em perspectiva, podemos utilizar o compasso, bastando marcar o centro do círculo e realizar o traçado da circunferência.
e. Para desenhar círculos em perspectiva, é necessário criar um quadrado isométrico, cujo lado deve corresponder ao diâmetro do círculo isométrico.

No desenho técnico, há três tipos principais de perspectiva para a representação tridimensional de objetos em duas dimensões: a perspectiva cônica, a perspectiva cavaleira e a perspectiva isométrica. Cada uma delas possui uma técnica e um campo de aplicação.
Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.
a. A perspectiva cavaleira é a mais usada no desenho técnico em geral, pois é um tipo de perspectiva axonométrica.
b. As perspectivas cônicas são as representações gráficas que mais se assemelham à perspectiva do olho humano.
c. Ao fazer uma comparação entre os tipos de perspectivas estudados, vemos que o tipo de perspectiva mais preciso é a cônica.
d. A perspectiva cônica resulta na projeção cilíndrica oblíqua, estando o objeto com uma face paralela ao observador.
e. A perspectiva cavaleira é criada por meio da passagem de várias linhas retas que se projetam de 'pontos de fuga' situados na linha de horizonte.

Hachuras são um conjunto de linhas ou símbolos que identificam a área seccionada. São feitas em linha fina, enquanto a linha do corte que a circunda é representada com traço de maior espessura. Para cada tipo de material, existe uma hachura, sendo essas representações indicadas pela NBR 12288/1995: representação de área de corte por meio de hachura em desenho técnico.
No que concerne à hachura, assinale a alternativa correta.
a. Na maioria dos desenhos de peças, a hachura mais utilizada é a de metais em geral, que é representada por linhas de 45º, com espaçamento contínuo.
b. A hachura do material madeira possui uma mesma representação gráfica para vista e corte, segundo a NBR 12288/1995.
c. No caso de montagens, mesmo quando houver o corte de mais de uma peça, podemos manter o mesmo ângulo de orientação das linhas de hachura.
d. As hachuras podem ter a mesma inclinação das arestas de uma peça e das cotas, bem como podem interceptar dimensões.
e. A hachura de concreto armado é feita por linhas de 45º, com espaçamento contínuo, e devem ser representadas nos cortes de pilares e vigas.

A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas da natureza em algumas dimensões: forma cilíndrica, retangular, circular, entre outras. Já a geometria descritiva é um ramo da matemática aplicada que estuda os objetos a partir das seguintes dimensões: cubos, cilindros, prismas, pirâmides, entre outras.
Sobre geometria descritiva, assinale a alternativa correta.
a. Os elementos fundamentais da geometria são a linha, o plano e o espaço, pois, por meio deles, é possível desenhar qualquer elemento.
b. A geometria descritiva criada por Monge serve apenas como forma de se estudar métodos de defesa em táticas militares.
c. As bases da geometria descritiva foram criadas em 300 a.C. pelo matemático sírio Euclides, por meio de seus estudos denominados 'Elementos'.
d. A geometria, do grego geo=terra e metria=medida, foi criada pelo matemático francês Gaspar Monge, no fim do século 18.
e. Os conceitos da geometria descritiva constituem a base do desenho técnico, em que se incluem o desenho arquitetônico, o desenho mecânico, o desenho elétrico, entre outros.

A geometria descritiva é baseada na projeção de objetos em planos retos. Em nosso dia a dia, é possível observar como funciona o sistema de projeção. A partir da observação da luz de uma lanterna incidindo sobre uma cadeira, por exemplo, veremos a sombra desse objeto representada na superfície plana de uma parede. Essa sombra corresponde à projeção da cadeira sobre o plano da parede.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Situação similar podemos observar no cinema, pois vemos a incidência da luz do projetor sobre a película na tela branca.
II. O plano de projeção é a parede ou chão; o objeto é a cadeira; as projetantes ou raios projetantes seriam a luz e o centro de projeção seria a lanterna.
III. As projetantes são as retas que saem do centro de projeção, interceptam o objeto no espaço, direcionando-se ao plano de projeção.
IV. A lanterna não pode ser considerada o centro de projeção, mas, sim, o observador que segura a lanterna.
a. II, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Prévia do material em texto

Atividade 2 (A2)
	Iniciado em
	quinta, 16 mar 2023, 13:58
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 16 mar 2023, 14:15
	Tempo empregado
	17 minutos 23 segundos
	Avaliar
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nas vistas ortográficas, para diferenciar o que está mais próximo do observador, o que está mais distante dele e, até mesmo, o que está oculto em faces opostas, utilizamos diferentes tipos de linhas. Essa diferenciação permite uma leitura clara do projeto, identificando como seria a forma da peça em três dimensões. Referente ao assunto, assinale a alternativa correta.
a.
As linhas mais próximas do observador são representadas com grafites finos e leves.
b.
As projeções são linhas que indicam as partes visíveis da peça que não podem ser representadas com linhas contínuas.
c.
As linhas de projeção são linhas contínuas finas e indicam as diferenças nas faces ocultas de um objeto.
 
 
 
 
 
d.
Para as linhas mais distantes do observador, a graduação vai diminuindo, entre linhas médias para faces intermediárias e linhas finas para as faces mais distantes.
e.
As linhas mais distantes do observador são representadas por meio de linhas grossas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em desenho técnico, as representações gráficas denominadas cortes podem ser classificadas como longitudinais, quando o plano de corte (plano secante) passa ao longo da peça em sua maior dimensão, e transversais, quando o plano de corte passa no menor sentido da peça. Observe a figura a seguir:
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Com base nessa figura, assinale a alternativa correta.
a.
A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista frontal.
b.
A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal, total, paralelo à vista superior.
c.
A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à vista frontal.
 
 
d.
A figura mostra que o Corte AA é um corte longitudinal paralelo à lateral esquerda.
e.
A figura mostra que o Corte AA é um corte transversal paralelo à vista posterior.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A seção é o corte feito em qualquer posição do sólido e corresponde à retirada de uma “fatia” da peça de forma transversal. Pode-se realizar quantas seções forem necessárias para a perfeita compreensão do objeto, já que são mais utilizadas em peças circulares com diferentes diâmetros. No que tange à seção, assinale a alternativa correta.
a.
Nas seções, representa-se apenas a parte do sólido interceptada pela linha do corte, omitindo os detalhes além da linha do corte, estando visíveis ou não.
b.
As seções são denominadas "fatias", ou seja, são apenas um pedaço da peça cortado longitudinalmente.
c.
A posição do plano de corte, na seção, deve ser indicada por meio de uma linha, duas letras e dois triângulos ou setas.
d.
As seções devem ser feitas em peças retas no sentido longitudinal para um melhor entendimento quanto aos detalhes internos.
e.
As linhas vistas são representadas nas seções de forma diferente do que nos cortes, sendo linhas finas tracejadas.
 
 
 
 
 
 
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A geometria descritiva é baseada na projeção de objetos em planos retos. Em nosso dia a dia, é possível observar como funciona o sistema de projeção. A partir da observação da luz de uma lanterna incidindo sobre uma cadeira, por exemplo, veremos a sombra desse objeto representada na superfície plana de uma parede. Essa sombra corresponde à projeção da cadeira sobre o plano da parede.
 
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Situação similar podemos observar no cinema, pois vemos a incidência da luz do projetor  sobre a película na tela branca.
II. O plano de projeção é a parede ou chão; o objeto é a cadeira; as projetantes ou raios projetantes seriam a luz e o centro de projeção seria a lanterna.
III. As projetantes são as retas que saem do centro de projeção, interceptam o objeto no espaço, direcionando-se ao plano de projeção.
IV. A lanterna não pode ser considerada o centro de projeção, mas, sim, o observador que segura a lanterna.
 
Está correto o que se afirma em:
a.
II, III e IV, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I, II e IV, apenas.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em um corte, representa-se tudo o que está atrás do plano de corte, sendo que as arestas que estavam ocultas nas vistas ortogonais (projeções) passam a ficar visíveis. A região do corte é desenhada com linha grossa e com hachuras. As linhas representadas em vista, que não foram cortadas, são representadas com um traço mais fino.
 
Considerando a definição de corte, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O recurso gráfico do corte é muito utilizado em desenho técnico, pois serve para representar detalhes internos de peças ou montagens.
Pois:
II. Nos cortes, é possível ver a peça por dentro, tornando visível o que antes era visto por meio de uma linha de projeção tracejada.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Muitos objetos sólidos são compostos de elementos de seção circular, tais como furos passantes e cortes em meio círculos, sendo necessária, por vezes, a representação isométrica desses furos. Para isso, deve-se entender que o círculo em perspectiva é uma elipse. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
a.
Para desenhar com o compasso, somente é preciso marcar os dois centros necessários para desenhar as curvas que formarão a "elipse".
b.
O desenho do quadrado isométrico, com as medidas dos diâmetros do círculo isométrico, não é necessário para a execução do desenho de meios círculos
c.
Os círculos isométricos são desenhados com a ajuda do quadrado isométrico que possui a dimensão total igual ao raio do círculo.
d.
Para desenhar esses círculos em perspectiva, podemos utilizar o compasso, bastando marcar o centro do círculo e realizar o traçado da circunferência.
e.
Para desenhar círculos em perspectiva, é necessário criar um quadrado isométrico, cujo lado deve corresponder ao diâmetro do círculo isométrico.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No desenho técnico, há três tipos principais de perspectiva para a representação tridimensional de objetos em duas dimensões: a perspectiva cônica, a perspectiva cavaleira e a perspectiva isométrica. Cada uma delas possui uma técnica e um campo de aplicação. Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.
a.
A perspectiva cavaleira é a mais usada no desenho técnico em geral, pois é um tipo de perspectiva axonométrica.
b.
As perspectivas cônicas são as representações gráficas que mais se assemelham à perspectiva do olho humano.
c.
Ao fazer uma comparação entre os tipos de perspectivas estudados, vemos que o tipo de perspectiva mais preciso é a cônica.
d.
A perspectiva cônica resulta na projeção cilíndrica oblíqua, estando o objeto com uma face paralela ao observador.
e.
A perspectiva cavaleira é criada por meio da passagem de várias linhas retas que se projetam de "pontos de fuga" situados na linha de horizonte.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Hachuras são um conjunto de linhas ou símbolos que identificam a área seccionada. São feitas em linha fina, enquanto a linha do corte que a circunda é representada com traço de maior espessura. Para cada tipo de material, existe uma hachura,sendo essas representações indicadas pela NBR 12288/1995: representação de área de corte por meio de hachura em desenho técnico. No que concerne à hachura, assinale a alternativa correta.
 
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12288/1995: representação de área de corte por meio de hachura em desenho técnico.Rio de Janeiro: ABNT, 1995. Disponível em: https://www.target.com.br/produtos/normas-tecnicas/30597/nbr12288-representacao-simplificada-de-furos-de-centro-em-desenho-tecnico-procedimento. Acesso em: 19 jan. 2020.
a.
Na maioria dos desenhos de peças, a hachura mais utilizada é a de metais em geral, que é representada por linhas de 45º, com espaçamento contínuo.
b.
A hachura do material madeira possui uma mesma representação gráfica para vista e corte, segundo a NBR 12288/1995.
 
 
 
 
 
c.
No caso de montagens, mesmo quando houver o corte de mais de uma peça, podemos manter o mesmo ângulo de orientação das linhas de hachura.
d.
As hachuras podem ter a mesma inclinação das arestas de uma peça e das cotas, bem como podem interceptar dimensões.
e.
A hachura de concreto armado é feita por linhas de 45º, com espaçamento contínuo, e devem ser representadas nos cortes de pilares e vigas.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O uso das perspectivas em desenho técnico é de extrema importância, visto ser uma ferramenta que facilita a compreensão espacial do objeto. Trata-se de um forma de representação mais próxima à visão humana, em três dimensões: comprimento, largura e altura.
 
Referente ao exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A perspectiva isométrica ajuda a compreender melhor o desenho e facilita a visualização das três dimensões do objeto: comprimento, largura e altura.
Pois:
II. A perspectiva isométrica é a que mais se assemelha à visão do olho humano.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas da natureza em algumas dimensões: forma cilíndrica, retangular, circular, entre outras. Já a geometria descritiva é um ramo da matemática aplicada que estuda os objetos a partir das seguintes dimensões: cubos, cilindros, prismas, pirâmides, entre outras. Sobre geometria descritiva, assinale a alternativa correta.
a.
Os elementos fundamentais da geometria são a linha, o plano e o espaço, pois, por meio deles, é possível desenhar qualquer elemento.
 
 
 
b.
A geometria descritiva criada por Monge serve apenas como forma de se estudar métodos de defesa em táticas militares.
c.
As bases da geometria descritiva foram criadas em 300 a.C. pelo matemático sírio Euclides, por meio de seus estudos denominados "Elementos".
d.
A geometria, do grego geo=terra e metria=medida, foi criada pelo matemático francês Gaspar Monge, no fim do século 18.
e.
Os conceitos da geometria descritiva constituem a base do desenho técnico, em que se incluem o desenho arquitetônico, o desenho mecânico, o desenho elétrico, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina