Buscar

Inclusão escolar de crianças autistas no Brasil

Prévia do material em texto

Atividade 1
Daniela da Silva Von Rohr
	
	A criança autista, assim como todo cidadão brasileiro, tem direito a educação e a permanência na rede regular de ensino assegurado pela Constituição Federal Brasileira de 1988. O governo ainda deve prover serviços de apoio especializado na escola regular para atender a singularidade dos alunos que necessitam de uma educação especial, assegurados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Artigo 58.	
	Há trinta anos atrás, as famílias que moravam no interior, quando tinham um filho com alguma deficiência, preferiam que este não frequentasse a escola regular, pois tinham vergonha da sua condição.
	Na escola aonde eu estudava não existia nenhum aluno com autismo, visto que era uma escola do meio rural e com poucas famílias que residiam naquela localidade. 
	Para garantir o direito à aprendizagem e de acesso ao currículo, o AEE foi criado em 2008 pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, que “identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acesso, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas”
	Atualmente todo autista tem o direito de frequentar e ser atendido na escola regular, bem como na sala multifuncional que as escola possuem.

Mais conteúdos dessa disciplina