Buscar

Temporada III e IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.A competitividade está diretamente ligada à eficiência empresarial. A competição é o termômetro para as adaptações das atividades de uma empresa em relação ao seu nicho de mercado. Qual estratégia pode ser utilizada pelas empresas para atraírem a atenção e o interesse dos consumidores?
R: B.Diferenciação de seus produtos e/ou serviços.
2.Uma estratégia competitiva efetiva assume uma ação ofensiva ou defensiva de modo a criar uma posição defensável contra as cinco forças competitivas. As cinco principais forças competitivas são:
R: B.Estabilidade dos preços, padronização dos produtos, redução de carga horária de trabalho, limite de compra de produtos e baixa concorrência.
3.Os objetivos de desempenho das empresas devem levar em conta a flexibilidade, a rapidez, a agilidade, os custos e a qualidade. Para isso, a adoção de tecnologias específicas e adequadas deve fazer parte das diversas operações da empresa. Entre essas se encontram:
R: C.A tecnologia básica do processo, a tecnologia dos materiais, a tecnologia envolvida no processo de manuseio de materiais e a tecnologia de projeto/produção.
4.Partindo de uma perspectiva gerencial, manter ou intensificar a satisfação do cliente é essencial. Após o uso e consumo de um produto ou serviço, os clientes passam a desenvolver sentimentos de satisfação ou insatisfação, o que resulta em uma seleção de compra mais crítica e em uma fidelidade do cliente ao produto ou serviço. Essa fidelidade influencia positivamente:
R: B.Nos fluxos de caixas futuros.
5.A satisfação do cliente combinada com a qualidade é capaz de validar o sucesso da organização. Nesse sentido, a qualidade e a busca pela satisfação do cliente devem ser vistas não só como fatores estratégicos, mas também:
R: E.Como uma condição essencial para a permanência das empresas no mercado.
1.Júnior é um profissional que atua com garantia da qualidade de software em uma empresa multinacional. Ao entrar na empresa, precisou aprender diversas coisas, uma vez que um profissional de garantia da qualidade interage com todos os demais profissionais da equipe, visando a garantir a qualidade do processo de ponta a ponta. Analise as alternativas a seguir e assinale qual delas representa atividades que são feitas pelo profissional de garantia de qualidade.
R: D.Avaliar o processo utilizado pela empresa e propor melhorias.
2.Carlos trabalha com garantia da qualidade em uma empresa desenvolvedora de software e tem uma preocupação. Recorrentemente os clientes estão recebendo softwares com problemas, isto é, com situações em que o sistema para de funcionar ou tem um funcionamento inesperado. Dessa forma, Carlos precisa reforçar as atividades de garantia da qualidade. Assinale a alternativa que representa a medida que Carlos deveria adotar.
R: B.Revisitar o processo de testes de validação para analisar se está sendo feito o tipo de teste correto e na quantidade correta.
3.A empresa Xpto soluções em tecnologia está participando de um edital público que exige que tenha todos os seus processos documentados por algum modelo ou normativa. Sobre este cenário, assinale a alternativa que representa a solução para as necessidades desta empresa.
R: C.Aplicar a norma ISO 9000 nos processos gerenciais da empresa, e os modelos CMMI ou MPS.BR no processo de desenvolvimento de sistemas.
4.O CMMI é um modelo de maturidade mundialmente reconhecido, que por vezes é utilizado como requisito em licitações de projetos de software. Para uma empresa, ter uma certificação CMMI aumenta a confiança dos seus clientes e pode trazer benefícios a curto e longo prazo. Sobre o modelo CMMI, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
R: A.Foi proposto inicialmente sob o nome de CMM e descrevia apenas processos de desenvolvimento do software.
5.A empresa AZTech está bastante preocupada com os seus processos, e por isso busca uma certificação de maturidade por meio do modelo CMMI. Esta empresa tem os seus requisitos completamente gerenciados, realiza verificação e validação nos seus produtos de forma organizacional, treina seus colaboradores, realiza gerência de riscos, entre outras características às quais dispensa muita atenção, entretanto ainda não consegue avaliar de forma estatística os seus processos. Por essa descrição, em qual nível do CMMI a empresa poderia ser encaixada?
R: C.Nível 3.
1.O programa 5S tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, por meio da organização e da disciplina no local de trabalho. Quais são as vantagens da implantação desse programa nas empresas?
R: A.Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; melhoria da qualidade de produtos e serviços; redução de acidentes do trabalho; maior satisfação das pessoas com o trabalho.
2.O programa 5S é assim chamado devido à junção no número “5” com a letra “S” que vem de cinco palavras japonesas que começam com S. O que significa cada um dos 5S?
R:D.Seiri: senso de separação por utilidade; Seiton: senso de organização correta; Seiso: senso de limpeza; Seiktsu: senso de padronização; e Shitsuke: senso de disciplina e empenho.
3.O termo Kaizen (Kai: mudar e Zen: bem) traduz o conceito de melhorar continuamente. O lema essencial da aprendizagem organizacional é: ​​​​​​​
R: E.Aprender fazendo.
4.Lean Manufacturing (manufatura enxuta), também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução de sete tipos de desperdícios:
R: B.Superprodução; tempo de espera; transporte; excesso de processamento; inventário; movimento; e defeitos.
5.O Ciclo PDCA é um método de gestão que visa controlar e gerar resultados precisos nas atividades das organizações e se baseia no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon (Novum Organum, 1620). Esse método apresenta quatro passos, que são:
R: A.P (Planejar); D (Fazer); C (Verificar); e A (Agir).
1.Um dos grandes problemas que traz transtornos para as empresas desenvolvedoras de software é a presença de bugs no sistema. Isto porque eles afetam a satisfação do cliente com o sistema. Analise as alternativas a seguir e assinale a que define corretamente erro, defeito e falha:
R: B.Por causa da atitude errônea de João (que inseriu por engano uma função infinitamente recursiva no programa), quando Ana efetuou testes unitários no código fonte, ela identificou um defeito (uma linha defeituosa) no código.
2.A área de qualidade de software é a principal responsável por garantir a satisfação do cliente para com o software que foi entregue, desta forma, essa área se preocupa não apenas em entregar o software funcionando, mas em entregar o software em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo cliente. Para ajudar nesse processo de garantia da qualidade, a área de qualidade de processos norteia a organização da estrutura de trabalho da empresa. Sobre qualidade de processos, analise a alternativa CORRETA:
R: E.O nível V do CMMI é o último nível de maturidade, ele considera que todos os processos já estão definidos e são seguidos pela empresa, estando em constante otimização.
3.A regra 10 de Myers estima que o prejuízo causado por um defeito no sistema aumenta 10 vezes a cada etapa do processo de desenvolvimento que é avançado. Desta forma, é de extrema importância encontrar precocemente os defeitos antes que estes se tornem falhas e sejam visíveis para o cliente. Esta é uma função do segmento de qualidade de produto. Sobre qualidade de produto, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
R: A.É parte da atribuição do segmento de qualidade de produto realizar junto com o cliente uma verificação antes da entrega do software para garantir que o software entregue está de acordo com o solicitado.
4.Os modelos CMMI e MPS-BR têm por objetivo auxiliar as empresas na organização de seus processos e avaliar a maturidade a qual os processos das empresas se encontram. Sobre estes dois modelos, assinale a alternativa CORRETA:
R: B.O modelo MPS-BR
pode ser considerado uma extensão do CMMI, uma vez que ele replica os níveis do CMMI complementando os níveis intermediários.
5.A qualidade da entrega dos produtos é fundamental para a fidelização do cliente e o ganho de confiança. Isto se aplica para software e para qualquer outro produto ou serviço que seja fornecido por uma empresa para clientes. Sobre a importância da qualidade de software, assinale a alternativa CORRETA:
R: D.Um dos benefícios aliados à qualidade de usuário é melhorar a experiência deste.
1. Musa (1987), citado por Pressman (2016), traz a definição de confiabilidade de um software como a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador em ambiente específico durante determinado tempo especificado.
Logo, pode-se dizer que a confiabilidade:
I. considera que um número máximo de falhas ocorrerá na compilação do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade. 
II. considera que um número mínimo de falhas ocorrerá na execução do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade.
III. considera que um número mínimo de acertos ocorrerá na execução do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?
R: B.Apenas a afirmativa II está correta.
2.Atividade para garantia da qualidade de software que encontra e avalia riscos em potencial e pode provocar falhas e impactar o desempenho de todo o sistema. É correto afirmar que esse conceito pertence:
R: C.à segurança de software.
3.Grande parte das pessoas, principalmente estudantes de Computação e desenvolvedores, fica preocupada com a ideia de haver erros no software e, ainda assim, ter que garantir um produto de qualidade. Pensando nisso, como são classificadas as falhas que causam prejuízos menores ao sistema, promovendo atrasos e indisponibilidade?
R: E.Marginais.
4.A empresa de jogos digitais JogarMais S. A. desenvolveu uma versão beta de um jogo a ser disponibilizado a partir do segundo semestre de 2019. Para realizar medições que verifiquem a qualidade do software, escolheram usuários leigos (jogadores) para que realizassem os testes. Quais são as possíveis métricas obtidas para que a avaliação seja feita?
R: D.Usabilidade, portabilidade.
5.O modelo GQM estabelece uma medição voltada para metas de desenvolvimento de software, em que a equipe, geralmente, inicia com metas das organizações, define a medição dessas metas, levanta questões a respeito dos objetivos e identifica métricas que trarão as respostas às questões levantadas. Esse método é dividido hierarquicamente em três níveis. Quais são eles? 
R: B.Conceitual, operacional e quantitativo.
1. O CMMI é uma metodologia criada pelo Instituto de Engenharia de Software (que, em inglês, atende pela sigla SEI) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais 
de produtos de software e serviços das empresas. De acordo com o CMMI, os níveis de maturidade são como se fossem uma classificação escalável de desempenho das empresas e todos os 
esforços de melhoria de processos com base em conjuntos predefinidos. Dentro de cada nível de maturidade, o conjunto predefinido de área de processo (PA) também fornece um 
caminho para a melhoria de desempenho. Cada nível de maturidade tem como base os níveis de maturidade anteriores, adicionando novas funcionalidades.
De acordo com o CMMI, o nível de maturidade de uma empresa pode ser classificado em 5 níveis. Assinale a alternativa correta com uma característica associada ao nível 3.
R: E. Os processos utilizados são estabelecidos e padronizados em toda a empresa.
2. O CMMI (do inglês capability maturity model, ou modelo de maturidade em capacitação) foi criado a partir de uma evolução do CMM, buscando ser um modelo de referência de práticas 
necessárias para atingir a maturidade das empresas.
Considerando tal informação e com base no seu conhecimento sobre CMMI, assinale a alternativa correta.
R: B.O CMMI procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
3. Os níveis de maturidade do CMMI representam um conjunto predefinido de áreas de processo, mais conhecidas como PA. Esses níveis são medidos pelo alcance dos objetivos específicos
e genéricos que se aplicam a cada conjunto predefinido de áreas de processo.
Como o CMMI prevê cinco níveis de maturidade, marque a alternativa correta, na qual o nível de maturidade faz o uso de melhorias tecnológicas incrementais e inovadoras.
R: D. No nível de otimização há foco contínuo na melhoria dos processos.
4. O modelo CMMI na versão v1.2 contém 22 áreas de processo. As empresas que estão nos estágios de Desempenho de Processo Organizacional — OPP (Organizational Process 
Performance) e que visam melhorar os processos por meio de análises e otimizações que podem ser usadas para avaliar o desempenho dentro da empresa, encontram-se em qual nível de 
maturidade? Marque a alternativa correta.
R: D. Nível 4 — Quantitativamente gerenciado.
5. Conforme o CMMI, um processo de software tem cinco níveis de maturidade. Considere uma empresa em que o sucesso dependa de talentos individuais, não há coordenação e bom 
relacionamento entre as áreas, não há previsão de problemas e sequer planejamento.
Em qual nível de maturidade na certificação CMMI o processo de software dessa empresa estará? Marque a alternativa correta.
R: A. Nível 1 — Inicial.
O nível Inicial de maturidade de processos de software é aquele em que o sucesso depende de talentos individuais.
1.Os custos relacionados à implementação e à validação de um sistema com a confiança elevada tendem a ampliar significativamente, como pode ser observado na figura abaixo. Analisando o relacionamento entre custo e confiança, referente aos benefícios de melhorias, é possível afirmar que:​​​​​​​
R: A.Quando o software não é muito confiável, é possível obter melhorias mais significativas com menores investimentos.
2. A dimensão confiança contém algumas propriedades que são utilizadas para definição das especificações de confiança de sistemas. Imagine um sistema cuja função é controlar a venda de passagens de metrô via Internet. Esse sistema exige constantes atualizações com o objetivo de agilizar as transações de compras de tickets, além de manter as transações mais seguras para os usuários.
A capacidade de realizar as atualizações sem tirar o sistema de funcionamento se refere a qual propriedade da dimensão confiança?
R: C.Manutenibilidade.
3.A disponibilidade é uma importante propriedade relacionada à confiança de software e pode ser expressa numericamente. Quando está especificada a disponibilidade de um software de vendas que será comercializado para diferentes clientes, qual é o cuidado que se deve ter?
R: B.Deve-se ter cuidado com o cenário onde será utilizado o software para especificar a disponibilidade.
4.Existem três métricas de confiabilidade utilizadas para especificar a probabilidade de uma falha de sistema ocorrer. Uma delas permite definir o provável número de falhas de sistema observadas em um determinado período, como, por exemplo, uma hora. Qual é o nome dessa métrica?
R: A.ROCOF.
5.O desenvolvimento de sistemas críticos, como, por exemplo, um sistema para caixa eletrônico de banco, exige confiabilidade elevada. Um problema como a violação dos dados de clientes do banco afeta a confiabilidade do sistema. Levando em consideração as quatro principais propriedades de confiança, qual dimensão é afetada neste exemplo específico?
R: D.Proteção.
1.Geralmente, as revisões técnicas formais são métodos que buscam encontrar falhas na qualidade do software, mas são extremamente demoradas e caras. Em que tipo de software o uso de métodos formais é indispensável? 
R: E.A revisão técnica formal é indispensável em sistema de segurança crítica, pois esse tipo de software não deve apresentar falhas, uma vez que esses sistemas envolvem impactos na segurança de pessoas,
negócios ou meio ambiente.
2.Os métodos de revisão técnica formal (RTF) são fundamentais para minimizar defeitos futuros em um software. Qual a relação entre a revisão e o custo do produto?
R: A.As RTF são úteis para corrigir erros do software enquanto o produto ainda se encontra em desenvolvimento, o que diminui o custo de reparo. ​​​​​​​
3.Há uma série de técnicas de revisão, formais e informais, para minimizar os erros de um produto de software. Cada uma delas pode ser usada em determinados contextos. Qual das alternativas explicita um cenário próximo do real a respeito do uso de inspeções e de pair review?
R: B.Uma empresa está trabalhando em um software que necessita de revisões, dispondo de tempo e equipe limitados. Para os artefatos mais críticos, a empresa utilizará a técnica de inspeções e, para os menos críticos, a pair review. 
4.Avaliar a densidade de erros de um artefato é uma das métricas importantes para a revisão técnica formal. Nesse sentido, considere que um certo artefato de software apresentou 25 erros secundários e 5 erros graves, em 10 diagramas UML e 23 páginas. Qual é a densidade de erros desse artefato?
R: A.3 erros por diagrama UML e 1,3 erros por página. ​​​​​​​
5.O tempo é sempre um problema para o desenvolvimento de software e, muitas vezes, por esse motivo, as RTF são deixadas de lado. Nesse contexto, aplicar revisões por amostragem pode ser uma solução. Considerando um artefato de software que apresentou 4 erros em uma amostra que corresponde a 1/6 do artefato, qual a quantidade esperada de erros?
R: B.A quantidade esperada de erros no artefato é de, aproximadamente, 24,00 erros. ​​​​​​​

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais