Buscar

curiosidade ed nfantil

Prévia do material em texto

Educadora: Danielly Dantas. 
O que você considera importante praticar no chão da escola para sustentar a curiosidade das suas crianças?
A partir da reflexão sobre o texto lido sobre a curiosidade humana, dentro do contexto da Educação infantil, acredito que seja interessante utilizar de objetos presentes dentro do cotidiano e realidade das crianças. 
Acho interessante utilizar de utensílios presentes na casa das crianças, objetos onde muitas vezes por receio não é permitido às crianças manusearem, como, por exemplo, materiais que geralmente já são utilizados dentro dos contextos na escola, como pratos, talheres, panelas. Tais objetos geram fascínio nas crianças por observarem os pais na cozinha preparando as refeições, e intriga o que tais coisas seus responsáveis manuseiam diariamente estimulando a associação quando vistos nos contextos, muitas vezes trazendo espelhos do que é realizado em casa durante a exploração. Demonstrando como determinada questão está presente na vida deles. 
Acredito na importância em expor as crianças às artes para que as mesmas sejam estimuladas a criatividade, reconhecer as obras em determinadas situações, conhecer sobre a história dos artistas e serem estimuladas a pensar de forma crítica de acordo com sua análise dos fatos, experiências, para formar sua opinião própria. 
Jogos de montar, encaixar, empilhar, são brincadeiras estimulantes para que a criança compreenda os espaços, trabalhar a coordenação motora, estimular o raciocínio em como determinada peça se encaixa, passa por entre a outra, aumenta de tamanho de acordo com tais movimentos despertando assim a curiosidade. 
Mudar a organização dos móveis dentro do ambiente gerando impacto sobre a mudança, mudança da iluminação de acordo com determinado contexto trabalhado, podendo ser utilizado uma lâmpada de cor diferente, ou colocado papel-celofane para mudar a cor da luz. 
Também há a necessidade das crianças em expressar suas ideias, sendo interessante disponibilizar espaços para desenhos, materiais com diferentes texturas, materiais que se friccionados geram cores, cheiros, como lápis de cera, pincel e tinta, lápis colorido, argila, areia, água em um ambiente e com trajes próprios que possibilitem a criança ficar livre para explorar, se sujar livremente, experimentar, sentir as sensações ao rabiscar, proporcionar pintar o próprio corpo com o material estimulando os sentidos. 
É importante dentro de todos os esforços para construir contextos exploratórios, trabalhar a observação por parte dos educadores, observar as crianças durante as atividades para que as mesmas façam suas tentativas, vejam o resultado sobre as reações de determinada ação e repitam a atividade após não concluir o objetivo por elas mesmas se assim desejarem, a escola deve ser um lugar livre de experimentação, ousadia e estímulo ao aprendizado.

Continue navegando