Buscar

O debate contemporâneo sobre a centralidade da educação e o lugar conferido a ela nos processos de reestruturação produtiva e de desenvolvimento econômico instigam a reflexão sobre os pressupostos que

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· O debate contemporâneo sobre a centralidade da educação e o lugar conferido a ela nos processos de reestruturação produtiva e de desenvolvimento econômico instigam a reflexão sobre os pressupostos que estão incorporados as concepções de educação. Este processo é polissêmico e parece pautar-se pelas concepções do Banco Mundial e de outros órgãos internacionais que indicam a educação básica como central para o desenvolvimento econômico, consistindo na aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes necessárias à empregabilidade. O processo de valorização da educação tem se revelado uma concepção da educação impregnada pelo viés economicista: educar para a competitividade, educar para o mercado, educar para incorporar o Brasil no contexto da globalização (COELHO, 2009, p. 128-13).
Diante do texto apresentado, pode-se afirmar que a formação do professor, frente às novas exigências do mundo globalizado, deve ser:
Resposta Marcada :
Voltada para uma prática que leve o discente a ingressar no mundo globalizado, ampliando a leitura de mundo do aluno frente às transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram e ocorrem no mundo atual.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O discurso oficial sobre a construção de uma nova identidade docente tem sido a tônica das normatizações e diretrizes para a formação de professores e serve de instrumento regulatório do trabalho dos professores. A identidade do professor tem sido também objeto de incursões teóricas das pesquisas educacionais que resgatam concepções sobre o professor reflexivo, o olhar investigativo, a ressignificação de práticas e saberes docentes, articulando o discurso sobre a identidade do professor e a sua formação. Logo, pode-se afirmar que o professor deve ser considerado como:
Resposta Marcada :
O foco central no processo de mediação dos saberes em sala de aula.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A prática docente é garantida pela Constituição Federal, que reza a liberdade de expressão sem com isso ferir o direito do outro ou difundir o preconceito e exaltar as diferenças. Contudo, a prática do docente tem sofrido com a falta de apoio das famílias, da sociedade e da própria escola na prática do ensino. Além disso, a autoridade do professor tem sido desafiada, constantemente, pelos discentes em sala de aula. É uma triste realidade de nosso sistema educacional, tanto público quanto privado.
Pode-se afirmar que o PRINCIPAL motivo que levou à perda de autoridade e prestígio do professor em sala de aula é o(a):
Resposta Marcada :
Falta de apoio do próprio Governo Federal que, não valoriza o papel do professor, e, em contrapartida, exalta o papel do aluno nas escolas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· De acordo com a organização da história da formação de professores feita por Saviani (2009, p.144), os panoramas a seguir aconteceram em quais períodos?
I – Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais.
II – Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das Escolas Normais.
III – Ensaios intermitentes de formação de professores.
IV – Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia.
V – Organização dos Institutos de Educação.
VI – Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério.
Assinale a alternativa que corresponde os períodos às afirmações acima.
Resposta Marcada :
(1890-1932), (1939-1971), (1827-1890), (1996-2006), (1932- 1939), (1971-1996).
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· No Brasil, a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, que foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos, tem como o público-alvo prioritário a rede de professores de educação básica dos sistemas públicos de educação. As instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais que integram a Rede Nacional de Formação de professores, produzem materiais de orientação para cursos à distância e
semipresenciais, com carga horária de 120 horas. Assim, elas atuam em rede para atender às necessidades e demandas do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos sistemas de ensino. (Portal do MEC).
A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores é, dentre tantos outros programas do Governo Federal, uma iniciativa para a formação de docentes capacitados ao exercício da profissão. Porém, todo ano os professores têm se manifestado contrários à situação na qual se encontram.
Pode-se afirmar que a maneira pela qual os professores têm se manifestado, de forma a cumprir o direito legal em todo o país, tem sido através de:
Resposta Marcada :
Manifestações pacíficas e de greves, segundo previsto na Constituição Federal.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total

Continue navegando