Buscar

Correção exercicios Sistemas de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas de Informação Gerencial
Questão 1Errada
As empresas utilizam os Sistemas de Informação para conseguir trabalhar com alto volume de dados e, assim, conseguir tomar decisões mais rápidas. Logo, os Sistemas de Informação em grupos básicos e funcionais, dentre eles os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs).
Sendo assim, em relação às características dos Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs), avalie as afirmativas a seguir:
I – Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) são utilizados pelos gerentes seniores utilizam para definir ações. Geralmente trata-se de decisões fora da rotina, exigentes e que dependem muito da capacidade de análise e avaliação desses profissionais.
II – Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) fornecem gráficos e dados vindos de diferentes fontes, e que muitas vezes estão ligados à internet para que haja a personalização de conteúdo empresarial.
 
III – Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) são sistemas do nível estratégico.
 
Agora, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Resposta correta: As afirmativas I, II e III estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas. Seguem as características dos SAEs: No caso dos Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) são os gerentes seniores que os utilizam para definir ações. Geralmente trata-se de decisões fora da rotina, exigentes e que dependem muito da capacidade de análise e avaliação desses profissionais. Esse sistema traz gráficos e dados vindos de diferentes fontes, e que muitas vezes estão ligados à internet para que haja a personalização de conteúdo empresarial. É possível com o SAE filtrar e rastrear dados importantes e juntá-los de maneira intuitiva: são os chamados painéis digitais, que reúnem numa única tela todas as informações personalizadas, com gráficos e diagramas para a gestão. Ou seja, esse recurso de comunicação com dados de desempenho da empresa, dos concorrentes, além de informações em tempo real, tem sido definitivo para a tomada de decisão. O SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização.
Questão 2Errada
Escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.
Fonte:  André B. Bondi, 'Characteristics of scalability and their impact on performance', Proceedings of the 2nd international workshop on Software and performance, Ottawa, Ontário, Canadá, 2000, ISBN 1-58113-195X, pagina 195 - 203 5.
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A escalabilidade é um dos fatores que devem ser considerados na compra dos equipamentos da TI.
 
PORQUE
 
II. O sistema de gestão de dados é um recurso de fundamental importância tanto no que diz respeito às operações mais básicas quanto às operações mais estratégicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.   I – Verdadeiro. A escalabilidade, ou seja, a capacidade que um computador, produto ou sistema tem de expandir-se para servir a um número maior de usuários sem sofrer pane. O volume de informações cresce com o passar do tempo e os componentes devem ser flexíveis o suficiente para acompanhar esse crescimento. II – Verdadeiro. O sistema de gestão de dados, que pode ser usualmente compreendido como a maneira pela qual as organizações administram seu banco de dados, ou seja, o registro sobre agentes e processos úteis a elas. É um recurso de fundamental importância, tanto no que diz respeito às operações mais básicas (como envio de mala direta e consulta ao histórico de clientes), quanto às operações mais estratégicas, já que é a fonte das informações utilizadas pelos gestores nos momentos de decisões.
Questão 3Correta
Atualmente, vivemos na era da informação, exigindo das empresas uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilmente adquirida pela utilização de recursos inteligentes fornecidos através da tecnologia de informação gerencial. O sistema de informação gerencial inovou o mundo dos negócios. Os processos empresarias precisam ser firmados em um ambiente de confiabilidade, eficiência e eficácia.
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
 
Sobre o SIG (Sistemas de informação Gerencial), avalie as afirmativas a seguir:
I. O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa.
II. Devido ao valor de um sistema de informação, hoje, a implantação de um SIG aumentará os custos da empresa.
III. O acesso rápido a relatórios e sua precisão de informações está ligado ao fato de organização estatística e não real.
IV. As decisões são tomadas em situações adversas, em certezas, incertezas e também condições de risco.
Em relação ao contexto apresentado, é correto o que afirma em:
Sua resposta
I e IV, apenas.
A alternativa correta é: I e IV, apenas.   A utilização de tecnologias de informação e as melhores práticas de utilização de softwares de SIG é convertido em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de solicitações. O sucesso vem pela velocidade em que as informações são assimiladas e transformadas em decisões. A implantação de um sistema maximiza os lucros devido ao número de falhas se tornarem menores e pela capacidade de gerir os recursos com mais clareza.
Questão 4Correta
A estrutura de Tecnologia de Informação engloba uma série de recursos, como software, hardware, a parte física, servidores, cabeamento, transmissores e receptores, além dos serviços oferecidos por essa estrutura. Essa estrutura é necessária para o bom funcionamento da empresa como um todo, pois a infraestrutura de TI é a base sólida de seu serviço ao cliente, suas relações com seus fornecedores e funcionários.
A evolução da tecnologia da informação passa pela integração de plataformas de hardware e telecomunicações. Cada vez mais o computador se integra com a internet, assim como o rádio, a televisão e o vídeo, que convergem na produção e distribuição digital. Os clientes dessas plataformas têm acesso aos telefones celulares com conexão à internet e utilizam ferramentas que integram informações sobre sua localização, preferências e interesses pessoais. A conectividade está cada vez mais acessível às pessoas comuns, gerando novas demandas para que as empresas desenvolvam novos produtos e soluções. 
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
Diante do contexto apresentado, é correto afirmar que a infraestrutura de TI se tornou o principal sistema de
Sua resposta
alimentação de informações da empresa.
A alternativa correta é: alimentação de informações da empresa.   A estrutura é formada de Tecnologia de Informação e engloba uma série de recursos, como software; hardware, a parte física, servidores, cabeamento, transmissores e receptores; além dos serviços oferecidos por essa estrutura. sendo assim, a infraestrutura de TI se tornou o principal sistema de alimentação de informações da empresa e não de "serviços", ou de "compras", ou de "produtos", ou de "vendas" da empresa, tal como afirma as alternativas "a", "b", "d" e "e".  A conectividade está cada vez mais acessível às pessoas comuns, gerando novas demandas para que as empresas desenvolvam novos produtos e soluções
Questão 5Correta
Em uma empresa, os sistemas de informações representam um conjunto de elementos que auxiliam na gestão, transporte, tratamento e divulgação da informação. Portanto, são recursos fundamentais para o suporte dos líderes no processo de decisão.
Fonte: ARMELIN, Danylo Augusto; SILVA, SimoneCecília Pelegrini da; COLUCCI, Claúdio. Sistemas da informação gerencial.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
 
Com base no contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. Confiabilidade, precisão e rapidez são benefícios que os sistemas operacionais trazem ao serem incorporados às atividades organizacionais.
II. Todos os sistemas de informação empresariais incorrem de custos elevados por precisarem recorrer ao mercado para o seu desenvolvimento.
III. Apesar dos inúmeros benefícios da informatização, as organizações com pretensões de melhorar os seus processos devem evitá-las, primeiramente
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Sua resposta
Apenas a afirmativa I está correta.
Parabéns, você acertou!

Continue navegando