Prévia do material em texto
2 MULTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A linguagem tem um papel fundamental na vida do ser humano principalmente no sentido da humanização, a linguagem nos humaniza, não somente a linguagem verbal, oral e escrita, mas sim as linguagens, o sistema simbólico de um modo geral. Adquirir e se apropriar de uma linguagem, se tornar própria, outra forma de comunicação é ganhar possibilidades novas de se colocar. E as crianças desde muito pequenas, elas se socializam nas atividades, no contexto das relações sociais, das interações que vão também aprendendo e interferindo, perguntando, questionando e por diversas vezes nos testando, as possibilidades e impossibilidades. A gente vai se constituindo dessas falas “o que o outro irá falar, o que eu irei ouvir”, assim acontece a interlocução, “alguém fala mas também há alguém para ouvir e responder”. Atualmente nós temos possibilidade de compreender á criança em vários sentidos, pois ela é como um ator social que é capaz de pensar, de agir, de raciocinar, chorar e sentir, isso tudo infinitamente dentro do universo infantil. Pois mesmo antes de nascer, ela já esta inserida no mundo da linguagem, um exemplo seria quando ainda na barriga da mãe, conversamos com este bebê que virá ao mundo, interagindo e dirigindo-se diretamente á ela, acariciando a “barriga” da mãe e fazendo referências, de vários tipos não somente afetivas. Algumas pesquisas mostram que ao nascer a criança reage muito mais a determinados sons, vozes, pois no processo dela de gestação familiar foi estimulado isso, acaba sendo então um universo de sentidos, do qual esta linguagem terá pessoas do cotidiano familiar e fora dele é fundamental, por que são esses estímulos dos adultos que irão dando significado a própria criança, e também significado ao o que a mesma está procurando expressar e tentando compreender, os sinais que ela utiliza para se comunicar, ligados até a sua sobrevivência, com essa sinalização e movimento dos adultos faz com que compreendam o que a criança está tentando externar, nesse sentido é fundamental para que a criança possa compreender o mundo e seus significados. Lev Vygotsky (1986-1934) diz que inicialmente temos duas linhas distintas, uma que seria a linguagem que ainda não é conceitual e sim um auxilio da razão, e em contra partida temos o pensamento prático, do qual ainda não é verbal. Pois pensamentos e linguagem se juntam tornando-se verbais, e aí sim a linguagem torna-se conceitual, pois este é o ponto fundamental do desenvolvimento da criança, desta forma na teoria do filósofo Vygotsky esse pensamento e linguagem passam a ser interligados, sendo que o pensamento se expressa através da palavra. [...] o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizagem com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. [...] De fato, aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança. (VYGOTSKY, 1998. p.110)