Buscar

ESTUDO BÍBLICO DO LIVRO DE JÓ-EXCELENTE AJUDA PARA HOMILÉTICA (PREGAÇÃO) Cap 6 v14

Prévia do material em texto

Compaixão>Um provérbio. A caridade é o amor que julga favoravelmente o próximo mas aquele que não faz assim, abandonou (renunciou) o temor do Onipotente (Tg2:13).
Ao queixar-se da falta deles em fornecerem ao amigo a compaixão(esta é a palavra hebraica familiar para a “lealdade segundo a aliança”), que fê-los perder seu direito de serem homens religiosos. 
Jó teve grandes expectativas de seus amigos quando era próspero; porém, agora estava desiludido. Os que depositam as suas esperanças nas criaturas, perceberão que estas falham quando deveriam ajuda-los, enquanto os que depositam a sua confiança em Deus receberão ajuda em tempos de necessidade(Hb4:16).
A nossa sabedoria é deixar de confiar absolutamente no homem.
Coloquemos pois, nossa confiança na Rocha Eterna, não em canas quebradas; na Fonte da vida, não em cisternas contaminadas. 
Jó acha que seus amigos deveriam ter vindo para ajudá-lo em sua hora de necessidade. Para um homem que havia sito afligido como ele, um amigo deveria mostrar piedade, ainda que a miséria desse homem o levasse ao extremo de abandonar a Deus.
Longe de serem confortadores e úteis, Jó acusa seus amigos de o tratarem aleivosamente(de modo traiçoeiro). 
Jó já exaurido de todas as forças e não encontrando mais resistência física, começa a julgar seu amigo (Elifaz) provavelmente se arrependerá depois mas no momento está reclamando dele que, no seu entendimento, o está negligenciando. 
Crentes de hoje: A misericórdia deve estar sempre morando em nossos corações para assim ajuda ao necessitado de amor e amizade pois assim continuaremos a ser cristãos na essência. A ausência de amor e compaixão pelo próximo, seja amigo ou não, é uma das ações que com certeza, constrangerá o Senhor para assim, continuarmos a caminhar com firmeza e decididamente para o alvo que é ir morar no céu com Jesus, o Cristo.
		Em tudo agradeceremos!

Continue navegando