Buscar

DIREITO TRIBUTÁRIO - N2

Prévia do material em texto

1. Os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência são a probabilidade do direito, o perigo de dano e a reversibilidade dos efeitos da decisão. A probabilidade do direito não significa que a parte deve trazer prova plena de seus direitos.
 
Quanto aos demais requisitos da tutela provisória, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O CPC exige perigo de dano para a concessão da tutela de urgência.
II. (  ) A tutela de evidência não trabalha com a figura “risco de dano”.
III. (  ) A decisão concessiva da tutela de urgência ocorre em cognição sumária.
IV. (  ) A reversibilidade dos efeitos é sempre exigível.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: V,V,V,F
2. As imunidades tributárias constam na Constituição Federal de 1988 de maneira implícita ou explícita, relacionando-se a tributos, a sujeitos passivos e a determinadas hipóteses de incidência no que concerne a diversas modalidades tributárias.
 
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
 
Acerca das imunidades tributárias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (    ) Há autores que sustentam que imunidade é uma limitação constitucional ao poder de tributar.
II. (  ) Há autores que afirmam que a imunidade é uma norma constitucional que cria competências tributárias negativas.
III. (  ) Há autores que dizem que imunidade é um princípio constitucional próprio, direcionado aos entes políticos, que veda impositivamente.
IV. (  ) Todas as imunidades tributárias se encontram no art. 150, VI, da Constituição Federal.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: R: V,V,V,F
3. A obrigação tributária, em sua acepção de relação jurídica tributária, é definida em lei entre o sujeito ativo e o sujeito passivo em torno de uma prestação pecuniária ou não pecuniária. O CTN somente se refere à extinção da obrigação principal e não faz referência à extinção de obrigação acessória, sem esquecer que o art. 156 apresenta um rol taxativo.
 
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. São hipóteses de extinção do crédito tributário a compensação, a transação e a isenção.
II. O prazo de cinco anos, previsto no artigo 173 do CTN para que a Fazenda realize o lançamento, é prescricional.
III. O prazo de cinco anos, previsto no artigo 150, § 4°, do CTN, para que a Fazenda promover a homologação, é decadencial.
IV. Assim como a decisão administrativa, a decisão em processo judicial transitada em julgado, reconhecendo que o crédito é indevido ou a própria obrigação eivada por vício de legalidade ou inconstitucionalidade, extinguirá o crédito.
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 16 maio 2020.
 
Está correto o que se afirma em:
R: III E IV
4. Consoante o artigo 71 da Lei n° 4.502/64, “sonegar consiste em impedir, total ou parcialmente, o conhecimento, por parte da autoridade tributária, da ocorrência do fato gerador da obrigação, ou de quaisquer condições ou circunstâncias capazes de afetar a obrigação”. A supressão ou redução de contribuição social previdenciária e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas prevista na lei, configura crime especial em relação à Lei nº 8.137/90.
BRASIL. Lei n° 4.502, de 30 de novembro de 1964. Dispõe Sobre o Imposto de Consumo e reorganiza a Diretoria de Rendas Internas. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4502.htm. Acesso em: 16 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990. Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8137.htm. Acesso em: 16 maio 2020.
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
R: A SUPRESÃO E A REDUÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO
5. De acordo com a Lei n° 4.502/1964, a industrialização é a operação que modifica a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação, a finalidade ou o aperfeiçoamento do produto para o consumo. O IPI incidente sobre a referida operação é tratado pelo arts. 153, inciso IV, § 3º da Constituição Federal, bem como os arts. 46 a 56 do Código Tributário Nacional. 
 
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
 
BRASIL. Lei nº 4.502, de 30 de novembro de 1964. Dispõe sobre o Imposto de Consumo e reorganiza a Diretoria de Rendas Internas. Brasília, DF: Presidência da República, [1964]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4502.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
 
De acordo com os referidos dispositivos, assinale a alternativa que indica de qual ente federado é a competência tributária relacionada ao IPI.
R: É TRIBUTO DE COMPETENCIA DA UNIÃO
6. O lançamento é o ato administrativo vinculado, voltado à constituição do crédito tributário a partir do nascimento da obrigação. De acordo com o Código Tributário Nacional, o lançamento tributário pode ocorrer, basicamente, de três formas: de ofício, por declaração ou por homologação.
 
BRASIL. Lei nº 4.502, de 30 de novembro de 1964. Dispõe sobre o Imposto de Consumo e reorganiza a Diretoria de Rendas Internas. Brasília, DF: Presidência da República, [1964]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4502.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
 
No que concerne à modalidade de lançamento própria do IPI, analise as afirmativas a seguir.
 
I. No que diz respeito ao aspecto pessoal, o sujeito ativo é o Estado; já o sujeito passivo é o contribuinte ou responsável.
II. O contribuinte faz tudo por conta própria, e o Fisco apenas homologa.
III. Toda atuação parte de iniciativa do contribuinte, e o Fisco apenas recebe as informações.
IV. Recebida a declaração, o Fisco pode aferir concretamente os dados ou deixar correr o período de cinco (5) anos após a data do fato gerador.
 
Está correto o que se afirma em:
R: II, III E IV
7. Em termos processuais, a tutela provisória equivale à “proteção” e, como o segundo nome diz, é algo “provisório”, “não definitivo” e “temporário”, que ocorre no caso de a parte necessitar de uma proteção provisória enquanto não há uma definitiva.
 
De acordo com o contexto apresentado, sobre tutela provisória, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O juiz pode dar um provimento provisório, que não vai aspirar à imutabilidade.
II. A tutela provisória de urgência se subdivide em duas espécies: antecipada e cautelar.
III. O perigo de dano é também chamado de fumus boni iuris.
IV. A probabilidade do direito equivale à expressão periculum in mora.
 
Está correto o que se afirma em:
R: I E II
8. O crédito tributário nasce com o lançamento tributário e corresponde à obrigação tributária tornada líquida e certa. O CTN apenas prevê a extinção do crédito tributário quanto à obrigação principal e silencia quanto à acessória. As modalidades de extinção do crédito estão previstas no art. 156 do CTN e trata-se de rol taxativo segundo o STF.
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 16 mai. 2020.
 
Em relação aos crimes contra a ordem tributária, assinale a alternativa correta que apresenta o que pode configurar causa da extinção do crédito tributário que independe de lei:R: O PAGAMENTO DO TRIBUTO
9. Caberá a ação anulatória logo que o sujeito passivo for notificado do débito tributário e não concorde. Porém o fato de ingressar com a medida judicial não impedirá a Fazenda Pública de prosseguir com a inscrição do débito tributário existente em dívida ativa e propor a consequente execução fiscal.
 
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula Vinculante 21. É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, 2009. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/menuSumario.asp?sumula=1255. Acesso em: 10 jul. 2021.
 
Quanto a esse aspecto da ação anulatória, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A suspensão da exigibilidade do crédito tributário ocorre nas hipóteses do art. 151 do Código Tributário Nacional.
II. A segunda parte do art. 38 da Lei de Execução Fiscal é manifestamente inconstitucional, de acordo com o Supremo Tribunal Federal.
III. O depósito do valor integral, por si só, é causa que gera a suspensão de exigibilidade do crédito tributário.
IV. O depósito não é faculdade do contribuinte e depende do periculum in mora e fumus boni iuris.
 
Está correto o que se afirma em:
R:I, II E III
10. A responsabilidade tributária sempre se dará através de lei, podendo ocorrer antes da concretização do fato gerador ou após a existência da obrigação tributária. Ou seja, poderá haver chamamento à responsabilidade tributária por obrigação tributária antes ou depois da ocorrência do fato gerador, porque a responsabilidade tributária decorre da lei, o que torna o momento de ocorrência do fato gerador irrelevante nessa situação.
 
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. De acordo com o Código Tributário Nacional, na responsabilidade por sucessão imobiliária, o adquirente deverá satisfazer integralmente o crédito tributário, ou seja, responder pelo pagamento do tributo acrescido de encargos legais, sem exceções.
II. O legislador ordinário, ao dispor sobre a responsabilidade por infração fiscal, não precisará eleger, como requisito para a sua configuração, a presença de dolo por parte do agente ou do responsável.
III. É possível verificar a responsabilidade tributária entre pessoas jurídicas integrantes de um mesmo grupo econômico pela satisfação de créditos previdenciários.
IV. Na hipótese de alienação de bens imóveis, em que restar demonstrada a quitação dos tributos incidentes sobre a titularidade da propriedade, domínio útil ou posse, poderá haver responsabilidade por transferência por imputação legal.
 
Está correto o que se afirma em:
R: II, III E IV

Continue navegando