Buscar

Atividades - Unidade I Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empreendedorismo 
Unidade I 
Fórum: Com base no texto sobre empreendedorismo social, cite dois problemas no qual o empreendedor social pode buscar resolver e proponha uma solução.
Um dos grandes problemas no nosso dia a dia, e em todos os lugares do mundo, é a produção excessiva de lixo que produzimos. 
Uma solução para esse problema seria a separação correta do lixo (reciclável e orgânico), que em alguns lugares, as pessoas ainda não praticam essa ação. O lixo orgânico se transformara em adubo orgânico, pode ser encaminhado para alguma empresa e assim, pode haver o retorno de certa quantidade de adubos a essa mesma comunidade. Já os lixos recicláveis, podem ser usados para fazer artesanatos, isso ajudaria famílias com baixa renda.
Outro grande problema é a quantidade de plástico jogado nas ruas, como o isopor. Este produto reciclado pode substituir a madeira em algumas situações, sendo processado por toneladas de isopor, ainda, a partir desse processo, o material pode ser usado nas indústrias de construção civil e como solado plástico para calçados.
Estudo de Caso: Responda as questões a seguir.
Qual o tipo de empreendedor pode ser identificado? Quais foram os fatores que o impulsionaram a serem empreendedores? Eles tiveram ideias inovadoras? Qual foi o tipo de inovação utilizada?
O tipo de empreendedor identificado no estudo do caso é o empreendedor dinâmico, pois, Marcelo Cesana busca oportunidades e possibilidades futuras de produção nos seus negócios. Ele tem uma visão além do seu alcance como uma forma de empreender, buscando sempre o crescimento dos seus produtos, inovando e aprendendo com os seus conhecimentos adquiridos de aprendizados anteriores que não deram certo no seu mercado. Cesana realiza estratégicas específicas, voltadas para a pesquisa, podendo assim, tornar o seu produto uma forma de ganhar dinheiro e fazer sucesso. 
Os empreendedores foram determinados ou desistiram na primeira barreira encontrada? Foram pacientes e souberam lidar com a situação em longo prazo?
Não desistiram, após a falência da Frooty, Cesana começou usar os seus maquinários para fazer sorvetes tradicionais e conseguir sair da falência, mas o seu empreendimento ainda era pequeno e por isso, ele passou a procurar um produto que pudesse alavancar o seu negócio, assim, ele descobriu o açaí e tentou popularizá-lo na sua região. Usou a mesma máquina que fazia os outros tipos de sorvetes, e conseguiu subir com a produção de sorvete de açaí. Dessa forma, expandiram o açaí e acabaram concretizando que foi um acerto muito grande para esse produto ser comercializado. 
Eles assumiram riscos? Foram riscos calculados?
Eles assumiram o risco de não ter tido sucesso no começo com outros produtos que comercializavam por isso a empresa foi à falência, sendo assim, foi preciso que comercializassem um produto que daria sucesso para reerguer a empresa, foi assim que aderiram à comercialização do açaí como uma tentativa de melhorar a situação. Com paciência, pesquisas e planejamentos sobre o tal produto, eles conseguiram se reerguer, com riscos, mas tiveram resultados positivos de muito sucesso.

Continue navegando