Buscar

Resumo Manual de Oslo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A última edição do Manual de Oslo foi publicada em 2018; O manual traz considerações sobre: 
· Definição de inovação: Define inovação como a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, local de trabalho ou nas relações externas.
· Identifica quatro tipos de inovações: inovações de produto, inovações de processo, inovações de marketing e inovações organizacionais.
· Fornece diretrizes sobre como medir a inovação, incluindo como coletar dados, como interpretá-los e como apresentá-los. Ele sugere o uso de pesquisas, estudos de caso, dados administrativos e outras fontes de dados.
· Discute vários indicadores de inovação que podem ser usados para avaliar o desempenho inovador de empresas, setores, regiões ou países.
· O Manual de Oslo reconhece que a inovação é um importante motor de crescimento econômico e bem-estar social, e discute como as políticas de inovação podem ser usadas para promover a inovação.
O Manual de Oslo é um guia internacionalmente reconhecido para a coleta e interpretação de dados sobre atividades de inovação. Ele foi desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é amplamente utilizado por pesquisadores, governos e organizações para medir o impacto da inovação nos setores econômicos.
O Manual de Oslo fornece diretrizes e definições claras para a coleta de dados relacionados à inovação, abrangendo uma ampla gama de atividades, incluindo pesquisa e desenvolvimento (P&D), adoção de tecnologia, processos de inovação colaboração empresarial dentre outros.
O manual enfatiza a importância de abordar a inovação como um processo amplo, que inclui atividades tanto tecnológicas quanto não tecnológicas. Ele oferece orientações sobre como coletar dados relevantes e confiáveis, bem como sobre como interpretar esses dados para obter informações úteis sobre a inovação em uma empresa/Instituição
Para facilitar o entendimento do seu projeto, escrevi resumidamente do que se trata cada tipo de inovação e coloquei dois exemplos, mas cabe a você sugerir ou identificar inovações na empresa que escolher para realizar seu projeto.
Inovação de Produtos/Serviços: Refere-se ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, bem como melhorias nos existentes. 
· Lançamento de um novo modelo de produto, com recursos avançados e inovadores.
· Introdução de um serviço de entrega expressa para atender às demandas dos clientes que desejam receber seus produtos rapidamente.
Inovação de Processos: Envolve melhorias nos processos internos da empresa para aumentar a eficiência e reduzir custos. 
· Implementação de um sistema de automação de fluxo de trabalho para otimizar as tarefas administrativas e reduzir erros.
· Adoção de um software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para melhorar a eficiência das vendas e o atendimento ao cliente.
· Implantação dos 5Ss
Inovação Organizacional: Refere-se a melhorias na estrutura organizacional, na cultura e nas práticas de gestão da empresa. 
· Implementação de um ambiente de trabalho flexível e políticas de trabalho remoto para promover a conciliação entre trabalho e vida pessoal dos funcionários.
· Adoção de uma estrutura organizacional com menos camadas hierárquicas, para facilitar a tomada de decisões e a comunicação interna.
· Criar uma área de descanso
· Treinamento contínuo
Inovação de Marketing: Diz respeito à criação de estratégias de marketing inovadoras para promover a empresa, seus produtos e serviços. 
· Criação de página no Instagram, facebook
· Propagandas no rádio ( local)
· Utilização de influenciadores digitais para promover os produtos da empresa nas redes sociais.
· Desenvolvimento de uma campanha publicitária criativa e emocionalmente impactante para fortalecer a marca e atrair novos clientes.

Continue navegando