Buscar

GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
 
A ginástica de condicionamento físico caracteriza-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal, como é o caso dos circuitos funcionais, atividades na musculação ou de ginástica localizada. 
Geralmente a ginástica de condicionamento físico é organizada em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência, intensidade e duração definidas. Muitas vezes executada em academias, pode ser praticada em diversos outros ambientes, como praia, parques e ruas. A ginástica de condicionamento físico quando realizada de forma regular e sistematizada promove o aprimoramento das capacidades físicas ou qualidades físicas e consequentemente melhora o condicionamento físico que permite um melhor desempenho nas atividades do dia a dia. 
Para um melhor entendimento dos benefícios que podem ser proporcionados pela ginástica de condicionamento físico vale a leitura sobre conceitos de aptidão física e capacidade física. A aptidão física pode ser definida como a capacidade de realizar trabalhos de maneira satisfatória, ou seja, a capacidade das pessoas se adaptarem a diferentes esforços do dia-a-dia. De uma maneira geral, aptidão física compreende alguns fatores que são as capacidades físicas ou qualidades físicas (a resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, coordenação, agilidade, ritmo, velocidade, equilíbrio entre outras). 
Dentre os tipos de ginásticas de condicionamento físico estão: Hidroginástica, Funcional, Musculação, Alongamento, Localizada, Acrobática, Aeróbica, Artística, Laboral. 
 Ginástica de hidroginástica ajuda a fortalecer os músculos devido à contração muscular, o que também ajuda a melhorar a flexibilidade e força à medida que a atividade é realizada com frequência. 
 Ginástica funcional é um método de atividade física sem aparelhos de academia que serve para fortalecer os músculos, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico. Ginástica de musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos. 
 Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a Yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. O principal efeito é o aumento da flexibilidade. 
Ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias). 
Ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para realização dessa modalidade é necessário controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade.

Continue navegando