Buscar

Introdução às práticas de condicionamento físico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
1. A aptidão física pode ser definida como a capacidade de desempenhar atividades físicas de diferentes naturezas, como atividades profissionais, recreativas e da vida diária, com sucesso, de forma tranquila e com o menor esforço metabólico possível. Essa aptidão física envolve diversas habilidades físicas que podem ser divididas em dois grandes grupos, a aptidão física para a saúde e a aptidão física para o desempenho. 
A respeito da aptidão física, considere as assertivas a seguir assinalando F (falso) ou V (verdadeira). 
(  ) A força muscular é um componente apenas da aptidão física relacionada à saúde.
(  ) A aptidão física relacionada à saúde está baseada apenas em alterar parâmetros de saúde que podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
(  ) A resistência aeróbica é considerada uma habilidade física da aptidão física relacionada à saúde e da aptidão física relacionada ao desempenho.
(  ) A coordenação motora, uma habilidade da aptidão física relacionada ao desempenho, pode ser definida como a capacidade de fazer a transição entre diferentes movimentos com a maior velocidade possível. 
(   ) O equilíbrio, uma habilidade motora da aptidão física relacionada ao desempenho, pode ser definido como a capacidade de manter o centro de gravidade dentro da base de apoio. 
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente as assertivas acima? ​​​​​​​
A. F – F- V – F - V.
B. F – F – F – F – V.
C. V – F – V – F – V.
D. F – V – V – F – V.
E. F – F – F – F – V.  
2. O Crossfit® é uma prática de condicionamento físico que visa a desenvolver diversas habilidades físicas, tais como força, velocidade, agilidade, resistência, potência e aptidão cardiorrespiratória. 
A estrutura de treinos do Crossfit® é composta por quais práticas corporais? 
A. Levantamentos de peso, ginástica de equipamentos e práticas cíclicas.
B. Levantamento de peso, arremesso de peso e práticas de relaxamento.
C. Levantamento de peso e arremesso de peso, somente.
D. Levantamento de peso, ginástica rítmica e práticas cíclicas.
E. Levantamento de peso, ginástica de equipamentos e práticas acíclicas.
3. A musculação é a prática de condicionamento físico mais antiga de todas e uma das mais populares até hoje, reunindo milhões de praticantes em todo o mundo. Além de sua prática ser realizada por muitos atletas, os treinos dessa prática de condicionamento físico são marcados por quais características? 
A. Treinamento marcado pela realização de exercícios multiarticulares, complexos e similares aos gestos motores realizados no esporte em que o atleta pratica, ou, em caso de não atletas, movimentos que visam a preparar para as atividades da vida diária.
B. Treinamento marcado pela realização de uma coreografia pré-estruturada, com movimentos que remetem a diversas modalidades de luta, como boxe, caratê e kickboxing.
C. Treinamento marcado pelas atividades realizadas de forma rápida, explosiva e intermitente.
D. Treinamento marcado pela realização de exercícios de levantamento de peso, exercícios de ginástica de aparelhos e atividades cíclicas.
E. Treinamento marcado pela realização de uma série de exercícios, com uma sequência de séries e repetições que são realizadas em velocidade lenta e constante.
4. Na história das práticas de condicionamento físico houve uma sequência de eventos que mudou de vez o rumo das práticas de condicionamento físico, que, até então, eram práticas quase que exclusivas a atletas.  Esse movimento foi realizado por uma série de personalidades do mundo da aptidão física, entre elas o americano Kenneth Cooper. 
Quais foram as contribuições de Kenneth Cooper para a difusão das práticas de condicionamento físico para o público em geral? 
A. Kenneth Cooper foi o principal responsável pela criação de um novo método de treinamento intervalado de alta intensidade, o Crossfit®.
B. Kenneth Cooper foi um fisiculturista que ficou famoso por atuar em diversos filmes, exibindo seus músculos, e que aumentou o apelo popular pela prática de exercícios de força, como a musculação.
C. Kenneth Cooper foi um médico cardiologista que se opôs rigidamente à prática de corridas pela população em geral, pois, segundo ele, a realização de exercícios intensos sem acompanhamento poderia causar a morte de muitas pessoas por ataque cardíaco.
D. Kenneth Cooper foi o principal responsável pela promoção da atividade aeróbica para toda a população, estimulando que todas as pessoas calçassem seus tênis e corressem, pois assim estariam aumentando a sua saúde.
E. Kenneth Cooper foi o principal responsável pela criação do método de treinamento funcional, uma prática de treinamento que se baseia em treinar movimentos complexos e multiarticulares.
5. Durante o século XIX ocorreram muitas revoluções políticas pela Europa e, preocupados com o fortalecimento da nação e o fomento da disciplina de seus soldados e da população em geral, muitos países elaboraram suas próprias tradições no âmbito do condicionamento físico por meio da criação das escolas de ginástica, em especial, de quatro delas:
a. Escola alemã
b. Escola francesa 
c. Escola sueca
d. Escola inglesa
(   ) Método marcado pela prescrição de práticas esportivas e de jogos, como as corridas atléticas.
(   ) Método marcado por um extremo nacionalismo, utilizado para construir homens e mulheres fortes, autodisciplinados e obediências por meio de exercícios como marcha, corridas e saltos.
(   )  Método utilizado para promover a saúde, acabar com os vícios da sociedade e regenerar a população.
(   ) Método inspirado em outra escola europeia, porém, com o objetivo de formação do homem completo e universal. 
Relacione as escolas de ginástica listadas com as lacunas acima e assinale a alternativa que corresponde à correta associação: 
A. D – A – C – B.
B. D – B – C – A.
C. D – A – B – C.
D. C – A – D – B.
E. D – B – A – C.

Outros materiais