Buscar

TRABALHO LINHAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício 1: A maioria das proteções 87L são dotadas de funções adicionais, citar quais são essas proteções. 
50/62 BF – Falha do Disjuntor Remoto
Lógica de falha de comunicação entre os lados
Falha fusível TP
Proteção do TC
Canal Dual
Exercício 2: A proteção de distância por meios de operações e restrições, obtém-se quatro tipos básicos de relés 21 com características peculiares que os tornam adequados a aplicações definidas em linhas de transmissão. Esses relés levam quais denominações e quais as suas principais características?
Relés de reatância - São relés mais indicados para aplicação em linhas de transmissão consideradas curtas, em que a resistência de arco pode atingir um valor significativo quando comparado com a impedância da linha de transmissão.
Relés de Adimitância ou MHO - Esses relés são mais indicados para aplicação em linhas de transmissão consideradas longas, já que sua característica operacional ocupa um espaço menor no diagrama R-X, o que os torna menos sensíveis às oscilações indesejáveis de potência. Mesmo para resistência de arco elevada, que não se acomode adequadamente nas características desse relé, não há restrições quanto à sua aplicação em linhas de transmissão longa, pois sua impedância é muito superior à resistência de arco.
Relés de impedância - São relés mais indicados para aplicação em linhas de transmissão consideradas médias, devido à sua característica operacional ser mais afetada pela resistência de arco do que o relé de adimitância.
Exercício 3: A utilização da proteção direcional de sobrecorrente se diferencia da proteção denominada somente por sobrecorrente, pois com ela é possível identificar em qual sentido a corrente está circulando, esta característica é atingida através de cálculos matemáticos baseados em quais grandezas elétricas?
A direcionalidade dos relés é dada pela tensão de polarização e o ângulo característico do relé fica definido, para cada fase, um plano de separação angular que limita as regiões de operação do relé e a região de não operação, ou seja, de restrição do relé. A tensão de polarização Vp tem como função básica gerar uma referência de medição angular do relé, assim os ângulos que definem os planos de operação e restrição são medidos sempre em relação à tensão de polarização.
Exercício 4: Em quais condições a proteção 67 deve ser aplicada em linhas de transmissão?
Quando um sistema de potência é composto de uma única linha de transmissão conectando duas subestações, em que a fonte de geração é aplicada em somente uma subestação, não há necessidade de utilização de relés direcionais de sobrecorrente, pois a corrente flui somente no sentido geração para carga. Se, no entanto, for instalada na outra subestação uma segunda fonte de geração, é obrigatória a instalação de relés direcionais de sobrecorrente nas duas extremidades da linha de transmissão, independentemente do número e da localização das subestações. Além disso, quando duas subestações são conectadas por duas ou mais linhas de transmissão, devem ser utilizados relés direcionais de sobrecorrente, função 67.
Exercício 5: A proteção de sobrecorrente aplicado em linhas de transmissão é considerada como proteção básica, geralmente a mesma precisa ser associada a outras funções de proteção.
a) Em qual situação a proteção de sobrecorrente é normalmente utilizada como principal?
É empregada praticamente para todos os níveis de tensão, desde que associada a outros tipos de proteção de primeira linha
b) Quais proteções devem ser associadas a proteção de sobrecorrente em linhas de transmissão e explique por qual motivo estas proteções adicionais são necessárias.
proteção de distância completar
proteção direcional
proteção diferencial.
Exercício 6: A aplicação de proteções em Sistemas Elétricos de Potência, são separados por zonas de proteções, a proteção de distância aplica 4 zonas de proteção. Qual o objetivo de utilizar zonas adicionais? Indique as principais características de cada uma das zonas de proteção.
A forma seletiva de como o relé de distância pode ser ajustado confere uma proteção de grande utilidade nas linhas de transmissão, permitindo inclusive, a localização do defeito e consequente agilidade na recuperação do sistema. Essa forma seletiva permite que o sistema constituído de várias linhas e subestações seja alcançado pela proteção de distância, dividindo-o em zonas de atuação cujas características mais utilizadas, são:
1ª Zona: corresponde a 80% do comprimento da linha 1, podendo chegar a 90%. Valores superiores podem fazer a atuação da 1ª zona alcançar indevidamente as proteções da extremidade oposta da linha de transmissão, perdendo a coordenação e seletividade
2ª Zona: corresponde a 100% de alcance da linha LT1 e mais 20% a 50% de alcance da linha LT2.
3ª Zona: corresponde a 100% de alcance da linha LT1, 100% de alcance da linha LT2 e mais 20% da linha LT3.
4ª Zona: corresponde à zona reversa, quando o alcance do relé está no sentido inverso anteriormente adotado, limitando-se ao secundário do transformador.
Exercício 7: A proteção 59 em linhas de transmissão deve ser aplicada para atuação principais quais condições de operação?
Exercício 8: Como é denominada a comunicação entre as proteções associadas a uma linha de transmissão em lados opostos?
Chama-se de teleproteção à associação das técnicas de comunicação entre os relés de proteção e os sistemas de proteção.
Exercício 9: O Disjuntor é o elemento fundamental na confiabilidade de um sistema de proteção, porém devido a sua complexidade, apresenta diversos pontos de possíveis falhas, falhas estas que podem ser elétricas ou mecânicas, indique quais as falhas mecânicas e elétricas possíveis?
➢ Quebra da alavanca de manobra; ➢ Ruptura das molas de abertura e fechamento; ➢ Ruptura de pinos, parafusos etc; ➢ Colagem dos contatos principais e auxiliares; ➢ Falha de vedação das câmaras de extinção de arco.
➢ Ruptura da câmara de extinção de arco; ➢ Colagem dos contatos principais;
➢ Baixa rigidez dielétrica do óleo isolante na câmara de extinção de arco; ➢ Baixa pressão na câmara de SF6; ➢ Perda de pressão negativa da câmara de vácuo; ➢ Ruptura da bobina de abertura do disjuntor; ➢ Ruptura de contatos elétricos.
Exercício 10: A utilização da proteção diferencial em linhas de transmissão tem como principal objetivo substituir a proteção 21 em qual situação?
A proteção diferencial de linha de transmissão veio substituir a proteção de distância para linhas de transmissão muito curtas, nas quais a aplicação dessa proteção é normalmente comprometida
Exercício 11: Para proteção de distância algumas falhas podem acontecer devido algumas condições, indique as principais.

Outros materiais