Buscar

2044be62-242c-49a9-86b6-3ec92996697d

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
GLOBAL TECNOL S.A - TECNOLOGIAS 
Osasco/SP
2021
GLOBAL TECNOL S.A - TECNOLOGIAS
Trabalho de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Anhanguera Osasco, como requisito parcial para a obtenção de nota Semestral nas disciplinas de Gestão do Conhecimento, Fundamentos de Redes de Computadores, Tópicos especiais em Desenvolvimento Especiais em Desenvolvimento de Sistemas.
Orientador: Professores
Adriane Aparecida Loper
Gilberto Fernandes Junior 
Leonardo Santiago Sidon da Rocha
Vanessa Matias Leite
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	.......................................................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO	..........................................................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS	............................................................................................................13
REFERÊNCIAS	.....................................................................................................................................14
.
INTRODUÇÃO
O ambiente de negócios está mudando o tempo todo. Antes bastava baixar os preços para vencer os concorrentes. Mas as condições econômicas mudaram e agora não há nada que os mercados saturados não possam oferecer. As empresas agora precisam encontrar maneiras mais inteligentes de manter o interesse de seus clientes. 
A exploração bem-sucedida de novas ideias é crucial para que uma empresa seja capaz de melhorar seus processos, trazer produtos e serviços novos e melhores para o mercado, aumentar sua eficiência e, o mais importante, melhorar sua lucratividade.
Os mercados - sejam locais, regionais, nacionais ou globais - estão se tornando altamente competitivos. A concorrência aumentou como resultado de um acesso mais amplo a novas tecnologias e do aumento das oportunidades de comércio e compartilhamento de conhecimento oferecidas pela Internet.
Neste estudo vamos falar de uma empresa de desenvolvimento focando em tecnologias de última geração. 
1
DESENVOLVIMENTO 
TAREFA 1
Criatividade
A criatividade nos negócios é uma forma de pensar que inspira, desafia e ajuda as pessoas a encontrar soluções inovadoras e a criar oportunidades a partir dos problemas. É a razão pela qual algumas empresas nos impressionam com ideias novas e incríveis, enquanto outras apenas seguem o caminho tradicional. É a fonte de inovação e inspiração. (GOGONI, 2019)
A criatividade é muito mais do que valor artístico. O Linkedin apontou o pensamento criativo como a habilidade mais exigida na atualidade. Outros pesquisadores também o classificaram entre as 3 principais habilidades necessárias para administrar uma empresa (junto com o pensamento crítico e a resolução de problemas). Os pensadores criativos são os visionários que impulsionam o crescimento e as práticas de inovação das empresas. (GOGONI, 2019)
Todo negócio tenta crescer e se expandir ao mesmo tempo em que supera a concorrência. É crucial trazer algo novo, diferente e útil para seus clientes se você quiser atingir uma meta maior.
Com a criatividade nos negócios, você consegue resolver problemas de maneira mais rápida e fácil do que nunca. Ele ajuda você a descobrir ideias exclusivas que manterão seus usuários interessados ​​e engajados, o que é vital para o sucesso de seu negócio.
Para a empresa em estudo pode-se sugerir criar e Implementar um laboratório de criatividade. Neste local será reunido os funcionários de todos setores e eles laçarão ideias frente aos problemas enfrentados. 
Inovação
Inovação e criatividade caminham juntas no mundo dos negócios. Você não quer ter soluções, serviços simples e obsoletos e produtos desagradáveis ​​que ninguém deseja. Você precisa sair da sua zona de conforto, explorar novas soluções e estimular a criatividade. (GOGONI, 2019)
Fundamentalmente, inovação significa introduzir algo novo em seu negócio. Isto pode ser:
· Melhorar ou substituir processos de negócios para aumentar a eficiência e produtividade, ou para permitir que o negócio estenda a gama ou qualidade dos produtos e / ou serviços existentes
· Desenvolver produtos e serviços totalmente novos e aprimorados - muitas vezes para atender às demandas ou necessidades de clientes ou consumidores que mudam rapidamente
· Agregar valor aos produtos, serviços ou mercados existentes para diferenciar a empresa de seus concorrentes e aumentar o valor percebido para os clientes e mercados
A inovação pode significar um único grande avanço - por exemplo, um produto ou serviço totalmente novo. No entanto, também pode ser uma série de pequenas mudanças incrementais.
Seja qual for a forma que assuma, a inovação é um processo criativo. As ideias podem vir de:
· De dentro da empresa, por exemplo de funcionários, gerentes ou trabalho interno de pesquisa e desenvolvimento
· De fora da empresa, por exemplo fornecedores, clientes, relatórios da mídia, pesquisas de mercado publicadas por outra organização ou universidades e outras fontes de novas tecnologias
O sucesso vem filtrando essas ideias, identificando aquelas nas quais a empresa se concentrará e aplicando recursos para explorá-las.
Entre as inovações a empresa pode criar uma aplicativo para facilitar a comunicação entre os setores e funcionários da empresa de forma rápida, com acesso a ferramentas de vídeo leves, que possam ser carregadas rapidamente e transmitir a imagem e áudio de qualidade. Isso ajudará na resolução de problemas de comunicação. 
TAREFA 2 
Tipos de cabeamento utilizados em redes 
Os três tipos mais comuns são o Cabo de fibra óptica, cabo de par trançado e cabo coaxial. Cada um deles é diferente e adequado para várias aplicações.
Cabo de fibra ótica
Um cabo de fibra ótica, também conhecido como cabo de fibra ótica, é um conjunto semelhante a um cabo elétrico, mas contendo uma ou mais fibras óticas usadas para transportar luz. Os elementos de fibra óptica são normalmente revestidos individualmente com camadas de plástico e contidos em um tubo de proteção adequado para o ambiente onde o cabo é usado. Diferentes tipos de cabo são usados para diferentes aplicações, por exemplo, telecomunicações de longa distância ou fornecendo uma conexão de dados de alta velocidade entre diferentes partes de um edifício. (SESI, 2019)
Cabo de par trançado
O cabeamento de par trançado é um tipo de fiação em que dois condutores de um único circuito são trançados juntos com o objetivo de melhorar a compatibilidade eletromagnética. Comparado a um único condutor ou a um par balanceado não torcido, um par trançado reduz a radiação eletromagnética do par e a interferência entre pares vizinhos e melhora a rejeição de interferência eletromagnética externa. Foi inventado por Alexander Graham Bell. (SESI, 2019)
Cabo coaxial
O cabo coaxial, ou cabo coaxial, é outro tipo de cabo de cobre que tem um condutor interno cercado por isolamento de espuma, simetricamente envolvido por uma blindagem de metal trançado tecido e, em seguida, coberto por uma capa de plástico (como mostrado na imagem a seguir). Esse design exclusivo permite que cabos coaxiais sejam instalados próximos a objetos de metal, como calhas, sem as perdas de energia que ocorrem em outros tipos de linhas de transmissão. O cabo coaxial atua como um cabo de transmissão de alta frequência composto de um único núcleo de cobre sólido e comparado ao cabo de par trançado. Possui capacidade de transmissão de 80 vezes ou mais. Esse tipo de cabo é adotado principalmente em linhas de alimentação que conectam transmissores e receptores de rádio com suas antenas, conexões de rede de computadores e distribuição de sinais de televisão a cabo.
A melhor opção para interligar a rede do supermercado seria em minha opinião o primeiro tipo, o de fibra ótica. 
TAREFA 3
Java 
Ambientes de desenvolvimento integrado Java, ou Java IDEs, são plataformas de software quefornecem a programadores e desenvolvedores um conjunto abrangente de ferramentas para desenvolvimento de software em um único produto, especificamente na linguagem de programação Java. 
IDEs Java são construídos para trabalhar com plataformas de aplicativos específicas e remover barreiras envolvidas no ciclo de vida do desenvolvimento de software. IDEs Java são usados ​​por equipes de desenvolvimento para construir novos softwares, aplicativos, páginas da web e serviços, entregando uma única ferramenta com todos os recursos necessários para realizar essas tarefas e eliminando a necessidade de integrações. (ANDRADE, 2021).
Os IDEs Java são usados ​​para programar código para uma plataforma ou plataformas específicas e possuem recursos integrados projetados especificamente para uso nessas plataformas, incluindo recursos para compilar, depurar ou completar o código de forma inteligente de forma automática.
Para se qualificar para inclusão na categoria Ambientes de Desenvolvimento Integrado Java, um produto deve:
· Fornece recursos de programação Java por meio de um editor de texto ou uma GUI (interface gráfica do usuário)
· Integrar com pelo menos uma plataforma sem um plugin separado
· Expor a interface de programação de aplicativo (API) de uma plataforma e permitir a compilação, depuração, controle de versão, sugestões de código específico da plataforma ou implantação de código
Kotlin
Kotlin é uma linguagem de programação “pragmática” estaticamente tipificada, gratuita, de código aberto, projetada inicialmente para JVM (Java Virtual Machine) e Android que combina recursos de programação orientada a objetos e funcionais. É focado em interoperabilidade, segurança, clareza e suporte a ferramentas. Versões do Kotlin direcionadas ao JavaScript ES5.1 e código nativo (usando LLVM) para vários processadores também estão em produção. (ANDRADE, 2021).
Kotlin se originou na JetBrains, a empresa por trás do IntelliJ IDEA, em 2010, e é open source desde 2012. A equipe Kotlin tem atualmente mais de 90 membros em tempo integral da JetBrains, e o projeto Kotlin no GitHub tem mais de 300 colaboradores. JetBrains usa Kotlin em muitos de seus produtos, incluindo seu carro-chefe IntelliJ IDEA. (ANDRADE, 2021).
À primeira vista, o Kotlin parece uma versão mais concisa e simplificada do Java. C 
Permitir funções de nível superior é apenas o começo da história da programação funcional do Kotlin. A linguagem também oferece suporte a funções de ordem superior, funções anônimas, lambdas, funções sequenciais, fechamentos, recursão de cauda e genéricos. Em outras palavras, o Kotlin possui todos os recursos e vantagens de uma linguagem funcional. Por exemplo, considere os seguintes idiomas funcionais do Kotlin.
As classes Kotlin devem ser marcadas com a palavra-chave open para permitir que outras classes herdem delas; As classes Java são o oposto, pois são herdáveis, a menos que sejam marcadas com a palavra-chave final. Para sobrescrever um método da superclasse, o próprio método deve ser marcado como aberto e o método da subclasse deve ser marcado como sobrescrito. Tudo isso está de acordo com a filosofia de Kotlin de tornar as coisas explícitas, em vez de depender de padrões. Neste caso específico, posso ver onde a maneira de Kotlin de marcar explicitamente os membros da classe base como abertos para herança e membros da classe derivada como substituições evita vários tipos de erros comuns de Java.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste estudo vimos que a empresa requer profissionais que tenha criatividade e trabalhem no rumo das inovações. 
É imperativo que as empresas de base tecnológica se concentrem em atender às necessidades em evolução de seus clientes. Essas empresas precisam se concentrar nas tecnologias e nas necessidades dos clientes que surgirão no futuro.
Mas no ambiente de mudanças rápidas de hoje, a maioria das indústrias se tornou parecida com produtos de base tecnológica e também está interessada em desenvolver produtos de última geração. As apostas em termos de investimentos e o sucesso contínuo da empresa são enormes e, portanto, as empresas precisam acertar seu processo de criação de produtos de próxima geração.
Este estudo foi muito importante pois permitiu ampliar nossos conhecimentos sobre os temas abordados. 
REFERÊNCIAS
ANDRADE, T. Tipos de cabeamentos. 2019. Disponível em:<http://www.infowester.com/iot.php> Acesso em 21 de Setembro de 2021.
GOGONI, Ronaldo. O que é Internet das Coisas?. 2019. Disponível em:<https://tecnoblog.net/263907/o-que-e-internet-das-coisas/> Acesso em 21 de Setembro de 2021.
SESI. Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos. 2019. Disponível em:<http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/> Acesso em 21 de Setembro de 2021.
https://www.infowester.com/iot.php <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
https://tecnoblog.net/263907/o-que-e-internet-das-coisas/ <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/industria-4-0/ <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/robotica/ <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
https://www.tecmundo.com.br/mercado/220258-boston-dynamics-fecha-parceria-btsrobos-rendem-k-pop.htm <Acesso em 25 de setembro de 2021>.
1

Continue navegando