Buscar

Desmistificando a deficiência Nota final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desmistificando a deficiência Nota final: 100.00
Questão 1CorretoAtingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O conceito de deficiência, ao longo da história, sofreu diversas modificações e a maneira como se observa os acontecimentos influencia diretamente a forma como esta história é contada e o que se faz com ela. Sobre a relação entre as diferentes concepções da história e o desenvolvimento do conceito de deficiência, é correto afirmar que:
O conceito de deficiência, ao longo da história, pode ser bem compreendido a partir do que chamamos de História Efetiva ou Genealogia. Essa proposta problematiza o presente e se propõe a implementar processos de desconstrução, analisando as relações de poder presentes nos acontecimentos.
Sua resposta está correta.Feedback:
É preciso que o conceito de deficiência, ao longo da história, seja pensado a partir de uma perspectiva genealógica, pois, assim, será possível marcar o caráter heterogêneo desse conceito ao longo do tempo, como também dos jogos de força que permitiram emergir determinado modo de pensar/existir um corpo deficiente e as ações sobre esse corpo.
Questão 2CorretoAtingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Durante o século XX e início do século XXI, tivemos uma série de modificações das legislações sobre as pessoas com deficiência no Brasil, acompanhando as modulações nas concepções sobre a deficiência. A partir de tais legislações, houve avanços no cuidado assistencial e em saúde das pessoas com deficiência. Sobre as legislações podemos dizer:
Com a ratificação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Brasil reconheceu os direitos desse público, dando a ele as mesmas garantias constitucionais e de princípios fundamentais da pessoa humana.
Sua resposta está correta.Feedback:
A ratificação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2008, deu a ela status constitucional, promovendo, assim, a ampliação e a garantia dos direitos fundamentais às pessoas com deficiência, em igualdade com os demais cidadãos brasileiros.
Questão 3CorretoAtingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Esquirol e Séguin são duas referências-chave na história do conceito de deficiência. Suas pesquisas, além de investigarem a deficiência, também deram vazão às teorias do desenvolvimento que são levadas em consideração até hoje para definir alguns diagnósticos. Sobre isso, é possível afirmar que:
No Brasil, dentre as ideias provenientes das teorias de Voisin e Séguin, a que mais teve eco foi a de reconhecimento dos estímulos do meio como importantes influenciadores do processo de desenvolvimento para além das influências hereditárias.
Sua resposta está correta.Feedback:
Foi justamente a partir da concepção de que o meio tinha grande importância ao desenvolvimento que se passa a compreender que é também alterando o meio que é possível realizar mudanças nesse desenvolvimento, pelos processos educativos.
Questão 4CorretoAtingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Entre os anos 60 e 80, o Brasil estava passando por diversas crises e transformações, inclusive na área da saúde. Naquele momento, as assistências médicas estavam atreladas ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Muitas críticas a esse sistema estavam sendo realizadas sistematicamente por diversos movimentos sociais. Sobre esse momento, podemos afirmar que:
O conjunto de pesquisadores, políticos e membros de movimentos populares militantes pela saúde foi chamado de “Movimento Sanitarista”, esse grupo de pessoas tinha como objetivo participar das discussões sobre a saúde no Brasil propondo medidas a favor de um sistema de saúde público.
Sua resposta está correta. Feedback:
O movimento sanitarista foi formado por pesquisadores universitários do setor de saúde, movimentos populares e diversos partidos políticos de esquerda. Os membros desse movimento tinham várias críticas ao regime militar e suas propostas, aliadas ao enfraquecimento do regime, foram muito importantes para o país e para a criação do SUS.
Questão 5CorretoAtingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
No ano de 2012, o Ministério da Saúde instituiu a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS. A criação dessa Rede proporcionou a organização dos serviços de saúde de forma estruturada e com níveis de atenção específicos, possibilitando um cuidado integral à pessoa com deficiência. Desse modo, é possível ter o seguinte entendimento sobre essa Rede:
A organização em rede possibilita o cuidado integral desse público, levando em consideração as necessidades de saúde do usuário e familiares.
Sua resposta está correta. Feedback:
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência foi instituída como uma estratégia para ampliar e qualificar o acesso das pessoas com deficiência a uma rede de serviços articulados entre si, organizados por níveis de complexidade e de atenção estabelecidos, onde os usuários e seus familiares podem ter acesso à saúde desde o nível primário, passando pelo especializado, até o nível hospitalar e de urgência e emergência.
VOLTAR

Continue navegando