Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Avaliativa do Módulo 3_ Revisão da tentativa

User badge image
Dr Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação ao ambiente educacional, podemos afirmar:
a. A percepção sobre o ambiente educativo não influencia o desempenho acadêmico do estudante durante o seu período de formação, e a análise da percepção dos alunos sobre o seu ambiente educacional não deve ser considerada. b. O ambiente educacional não permite efetuar uma análise comparativa dos resultados obtidos dentro de uma mesma faculdade ou faculdades distintas, nem em um mesmo curso ou cursos diferentes. c. Não há escalas desenvolvidas para mensurar o ambiente educacional, que deve ser avaliado por roda de conversa. d. O ambiente educacional não influencia a qualidade da educação, porque contribui para a percepção do estudante e influencia diretamente seus resultados, satisfação e envolvimento. e. O ambiente educacional é uma medida preditiva útil na identificação dos estudantes que serão bem ou mal sucedidos em termos de resultados acadêmicos.
a. A percepção sobre o ambiente educativo não influencia o desempenho acadêmico do estudante durante o seu período de formação, e a análise da percepção dos alunos sobre o seu ambiente educacional não deve ser considerada.
b. O ambiente educacional não permite efetuar uma análise comparativa dos resultados obtidos dentro de uma mesma faculdade ou faculdades distintas, nem em um mesmo curso ou cursos diferentes.
c. Não há escalas desenvolvidas para mensurar o ambiente educacional, que deve ser avaliado por roda de conversa.
d. O ambiente educacional não influencia a qualidade da educação, porque contribui para a percepção do estudante e influencia diretamente seus resultados, satisfação e envolvimento.
e. O ambiente educacional é uma medida preditiva útil na identificação dos estudantes que serão bem ou mal sucedidos em termos de resultados acadêmicos.

Escolha a alternativa que melhor descreve a prática baseada em evidências.
a. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que considera a melhor evidência científica disponível, independentemente da experiência clínica e da escolha do paciente.
b. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica disponível e a escolha do paciente. A experiência clínica do médico não é levada em consideração, visto que o paciente deve ser encaminhado ao profissional que atue de acordo com os dois princípios.
c. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida pela experiência clínica do médico.
d. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica com a experiência clínica. O paciente não deve questionar as evidências.
e. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica disponível, com a experiência clínica e a escolha do paciente.

Para realizar a prática clínica baseada em evidências, você deve seguir, em ordem cronológica, as seguintes etapas:


a.
estruturação da pergunta a partir de uma situação hipotética; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação de desempenho; e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática.


b.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança da pergunta; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação de desempenho; e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática.


c.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; e avaliação de desempenho.


d.
identificação e busca da pergunta a partir de uma revisão da literatura; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados a prática; e avaliação de desempenho.


e.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática; e avaliação de desempenho.

Em relação à avaliação em campo de prática, indique a alternativa correta.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática. b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação somativa como formativa. c. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8. d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção primária. e. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática.
b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação somativa como formativa.
c. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8.
d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção primária.
e. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.

Segundo o relatório Lalonde, podemos afirmar sobre os determinantes de saúde que
a. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional. b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são suficientes. c. a assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças. d. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico. e. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.
a. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional.
b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são suficientes.
c. a assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças.
d. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico.
e. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.

Em relação aos projetos pedagógicos de cursos da saúde, podemos afirmar:
a. As mudanças implementadas nas DCNs da Medicina a partir de 2014 não estão integradas na estrutura organizacional do SUS. b. A integralidade propôs um novo modelo pedagógico, caracterizado por uma maior integração curricular e valorização das dimensões sociais, econômicas e culturais das populações. c. No modelo vigente, o foco deve ser a doença, com metodologias ativas e centrado no professor. d. Os conceitos de integralidade e a diversidade de cenários não estão incluídos nas diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). e. Estudos sobre a ecologia dos cuidados médicos demonstraram que a maior parte da demanda de saúde de uma população está no ambiente hospitalar e emergência, espaços que devem ser priorizados no currículo dos graduandos.
a. As mudanças implementadas nas DCNs da Medicina a partir de 2014 não estão integradas na estrutura organizacional do SUS.
b. A integralidade propôs um novo modelo pedagógico, caracterizado por uma maior integração curricular e valorização das dimensões sociais, econômicas e culturais das populações.
c. No modelo vigente, o foco deve ser a doença, com metodologias ativas e centrado no professor.
d. Os conceitos de integralidade e a diversidade de cenários não estão incluídos nas diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
e. Estudos sobre a ecologia dos cuidados médicos demonstraram que a maior parte da demanda de saúde de uma população está no ambiente hospitalar e emergência, espaços que devem ser priorizados no currículo dos graduandos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação ao ambiente educacional, podemos afirmar:
a. A percepção sobre o ambiente educativo não influencia o desempenho acadêmico do estudante durante o seu período de formação, e a análise da percepção dos alunos sobre o seu ambiente educacional não deve ser considerada. b. O ambiente educacional não permite efetuar uma análise comparativa dos resultados obtidos dentro de uma mesma faculdade ou faculdades distintas, nem em um mesmo curso ou cursos diferentes. c. Não há escalas desenvolvidas para mensurar o ambiente educacional, que deve ser avaliado por roda de conversa. d. O ambiente educacional não influencia a qualidade da educação, porque contribui para a percepção do estudante e influencia diretamente seus resultados, satisfação e envolvimento. e. O ambiente educacional é uma medida preditiva útil na identificação dos estudantes que serão bem ou mal sucedidos em termos de resultados acadêmicos.
a. A percepção sobre o ambiente educativo não influencia o desempenho acadêmico do estudante durante o seu período de formação, e a análise da percepção dos alunos sobre o seu ambiente educacional não deve ser considerada.
b. O ambiente educacional não permite efetuar uma análise comparativa dos resultados obtidos dentro de uma mesma faculdade ou faculdades distintas, nem em um mesmo curso ou cursos diferentes.
c. Não há escalas desenvolvidas para mensurar o ambiente educacional, que deve ser avaliado por roda de conversa.
d. O ambiente educacional não influencia a qualidade da educação, porque contribui para a percepção do estudante e influencia diretamente seus resultados, satisfação e envolvimento.
e. O ambiente educacional é uma medida preditiva útil na identificação dos estudantes que serão bem ou mal sucedidos em termos de resultados acadêmicos.

Escolha a alternativa que melhor descreve a prática baseada em evidências.
a. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que considera a melhor evidência científica disponível, independentemente da experiência clínica e da escolha do paciente.
b. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica disponível e a escolha do paciente. A experiência clínica do médico não é levada em consideração, visto que o paciente deve ser encaminhado ao profissional que atue de acordo com os dois princípios.
c. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida pela experiência clínica do médico.
d. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica com a experiência clínica. O paciente não deve questionar as evidências.
e. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica disponível, com a experiência clínica e a escolha do paciente.

Para realizar a prática clínica baseada em evidências, você deve seguir, em ordem cronológica, as seguintes etapas:


a.
estruturação da pergunta a partir de uma situação hipotética; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação de desempenho; e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática.


b.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança da pergunta; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação de desempenho; e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática.


c.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; e avaliação de desempenho.


d.
identificação e busca da pergunta a partir de uma revisão da literatura; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados a prática; e avaliação de desempenho.


e.
estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática; e avaliação de desempenho.

Em relação à avaliação em campo de prática, indique a alternativa correta.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática. b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação somativa como formativa. c. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8. d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção primária. e. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática.
b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação somativa como formativa.
c. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8.
d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção primária.
e. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.

Segundo o relatório Lalonde, podemos afirmar sobre os determinantes de saúde que
a. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional. b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são suficientes. c. a assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças. d. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico. e. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.
a. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional.
b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são suficientes.
c. a assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças.
d. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico.
e. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.

Em relação aos projetos pedagógicos de cursos da saúde, podemos afirmar:
a. As mudanças implementadas nas DCNs da Medicina a partir de 2014 não estão integradas na estrutura organizacional do SUS. b. A integralidade propôs um novo modelo pedagógico, caracterizado por uma maior integração curricular e valorização das dimensões sociais, econômicas e culturais das populações. c. No modelo vigente, o foco deve ser a doença, com metodologias ativas e centrado no professor. d. Os conceitos de integralidade e a diversidade de cenários não estão incluídos nas diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). e. Estudos sobre a ecologia dos cuidados médicos demonstraram que a maior parte da demanda de saúde de uma população está no ambiente hospitalar e emergência, espaços que devem ser priorizados no currículo dos graduandos.
a. As mudanças implementadas nas DCNs da Medicina a partir de 2014 não estão integradas na estrutura organizacional do SUS.
b. A integralidade propôs um novo modelo pedagógico, caracterizado por uma maior integração curricular e valorização das dimensões sociais, econômicas e culturais das populações.
c. No modelo vigente, o foco deve ser a doença, com metodologias ativas e centrado no professor.
d. Os conceitos de integralidade e a diversidade de cenários não estão incluídos nas diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
e. Estudos sobre a ecologia dos cuidados médicos demonstraram que a maior parte da demanda de saúde de uma população está no ambiente hospitalar e emergência, espaços que devem ser priorizados no currículo dos graduandos.

Prévia do material em texto

07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=184 1/6
 Voltar
Iniciado em sexta, 7 jul 2023, 12:17
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 7 jul 2023, 13:27
Tempo
empregado
1 hora 9 minutos
Avaliar 90,00 de um máximo de 100,00
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
 Em relação aos estudos clínicos epidemiológicos, é correto afirmar:
a. Estudo de coorte é um estudo observacional retrospectivo em que grupos de pessoas são acompanhados para avaliar a
ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde.
b. Estudo caso-controle é um estudo
observacional em que pessoas doentes são
comparadas com pessoas sem a doença em
estudo, em relação à história de exposição.
 CORRETA! Parabéns!!! Você respondeu corretamente a esta questão.
Estudo caso-controle é um estudo observacional em que pessoas
doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em
relação à história de exposição.
c. Não há estudos experimentais em humanos. O comitê de ética não permite.
d. Estudos transversais são estudos de intervenção realizados em um único momento, que avaliam prevalência, já que a
exposição e o efeito são medidos no mesmo momento.
e.  Ensaios clínicos são estudos de observação, com randomização.
Sua resposta está correta.
Em relação ao ambiente educacional, podemos afirmar:
a. A percepção sobre o ambiente educativo não influencia o desempenho acadêmico do estudante durante o seu período
de formação, e a análise da percepção dos alunos sobre o seu ambiente educacional não deve ser considerada.
b. O ambiente educacional não permite efetuar uma
análise comparativa dos resultados obtidos dentro de
uma mesma faculdade ou faculdades distintas, nem
em um mesmo curso ou cursos diferentes.
 INCORRETA! O ambiente educacional permite efetuar uma
análise comparativa dos resultados obtidos dentro de uma
mesma faculdade ou de faculdades distintas e em um
mesmo curso ou cursos diferentes.
c. Não há escalas desenvolvidas para mensurar o ambiente educacional, que deve ser avaliado por roda de conversa.
d. O ambiente educacional não influencia a qualidade da educação, porque contribui para a percepção do estudante e
influencia diretamente seus resultados, satisfação e envolvimento.
e. O ambiente educacional é uma medida preditiva útil na identificação dos estudantes que serão bem ou mal sucedidos
em termos de resultados acadêmicos.
Sua resposta está incorreta.
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/course/view.php?id=6&sectionid=121#sectionid-202
07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=184 2/6
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Escolha a alternativa que melhor descreve a prática baseada em evidências.
a. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica com a
experiência clínica. O paciente não deve questionar as evidências.
b. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida pela experiência clínica do médico.
c. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é
definida como uma abordagem que associa a
melhor evidência científica disponível, com a
experiência clínica e a escolha do paciente.
 CORRETA! Parabéns!!! Você respondeu corretamente a esta questão.
A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma
abordagem que associa a melhor evidência científica disponível com
a experiência clínica e a escolha do paciente.
d. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica
disponível e a escolha do paciente. A experiência clínica do médico não é levada em consideração, visto que o paciente
deve ser encaminhado ao profissional que atue de acordo com os dois princípios.
e. A Prática Baseada em Evidências (PBE) é definida como uma abordagem que considera a melhor evidência científica
disponível, independentemente da experiência clínica e da escolha do paciente.
Sua resposta está correta.
Para realizar a prática clínica baseada em evidências, você deve seguir, em ordem cronológica, as seguintes etapas:
a. estruturação da pergunta a partir de uma
situação prática; identificação e busca do
estudo mais apropriado para responder à sua
pergunta; avaliação crítica e sistematizada da
qualidade e da confiança nas evidências
disponíveis; avaliação da validade externa
(aplicabilidade) e incorporação dos resultados à
prática; e avaliação de desempenho.
 CORRETA! Parabéns!!! Você respondeu corretamente a esta
questão. As etapas a serem seguidas são: estruturação da
pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do
estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação
crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências
disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e
incorporação dos resultados à prática; e avaliação de
desempenho.
b. estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança
da pergunta; identificação e busca do estudo mais apropriado para responder à sua pergunta; avaliação de desempenho;
e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática.
c. estruturação da pergunta a partir de uma situação prática; identificação e busca do estudo mais apropriado para
responder à sua pergunta; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à prática;
avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências disponíveis; e avaliação de desempenho.
d. identificação e busca da pergunta a partir de uma revisão da literatura; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da
confiança nas evidências disponíveis; avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados a
prática; e avaliação de desempenho.
e. estruturação da pergunta a partir de uma situação hipotética; identificação e busca do estudo mais apropriado para
responder à sua pergunta; avaliação crítica e sistematizada da qualidade e da confiança nas evidências
disponíveis; avaliação de desempenho; e avaliação da validade externa (aplicabilidade) e incorporação dos resultados à
prática.
Sua resposta está correta.
07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=184 3/6
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Associe corretamente o instrumento de análise de qualidade ao tipo de estudo:
a. Estudos caso-controle:
Newcastle Ottawa Tool
 CORRETA! Parabéns!!! Você respondeu corretamente a esta questão. Para estudos caso-
controle, o instrumento de análise de qualidade é a Newcastle Ottawa Tool.
b. Estudos de Coorte: RoB 2.0
c. Série de casos: não há instrumento de análise de qualidade.
d.  Ensaios clínicos randomizados: ROBINS-I.
e. Estudos transversais: QUADAS-2
Sua resposta está correta.
Em relação à avaliação em campo de prática, indique a alternativa correta.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação
orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática.
b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação
somativa como formativa.
 CORRETA! Parabéns!!! Você selecionou a alternativa correta. O Mini-CEX
serve tanto para avaliação somativa como formativa.
c. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8.
d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção
primária.
e. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.
Sua resposta está correta.
07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=1844/6
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Em relação aos métodos de avaliação, podemos afirmar:
a. Paciente padronizado é o paciente (criança,
adolescente, adulto, idoso) que concordou em
protagonizar o seu próprio quadro clínico, às
vezes, com pequenas modificações propositais,
com finalidade educacional. Esses indivíduos não
representam outras pessoas nas situações
simuladas, agem e respondem aos
questionamentos a partir de suas próprias
informações médicas e sociais.
 CORRETA! Parabéns!!! Você selecionou a alternativa correta.
Paciente padronizado ou ensaiado: paciente (criança,
adolescente, adulto, idoso) que concordou em protagonizar o
seu próprio quadro clínico, às vezes, com pequenas
modificações propositais, com finalidade educacional. Esses
indivíduos não representam outras pessoas nas situações
simuladas, agem e respondem aos questionamentos a partir de
suas próprias informações médicas e sociais.
b. Paciente simulado envolve pacientes simulando uma doença com a finalidade de ensino ou de avaliação.
c. Durante a simulação, os estudantes são expostos a diferentes situações que podem ser localizadas em contexto
hospitalar ou na comunidade, proporcionando-lhes oportunidades para mobilizar competências, tomar decisões,
comunicar, trabalhar em equipe e gerir os cuidados de um paciente simulado, substituindo a prática clínica.
d. Avaliação cognitiva é suficiente nos cursos de profissões a saúde.
e. Questões abertas ou fechadas (múltipla-escolha) não avaliam o raciocínio clínico através da discussão de casos clínicos.
Sua resposta está correta.
Como deve ser um feedback efetivo?
a. instigante, listando os pontos negativos
b. oportuno e baseado em fatos relatados por colegas ao longo do turno
c. estimulante e detalhado
d. oportuno e baseado em
observação direta
 CORRETA! Parabéns!!! Você selecionou a alternativa correta. O feedback deve ser
oportuno e baseado em observação direta.
e. claro e amplo para incluir todos os pontos observados de forma geral
Sua resposta está correta.
07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=184 5/6
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
 Voltar
Segundo o relatório Lalonde, podemos afirmar sobre os determinantes de saúde que
a. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional.
b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são
suficientes.
c. a assistência médica focada em tratar
doentes é insuficiente para garantir a
saúde populacional, sendo necessário
incluir a prevenção de doenças.
 CORRETA! Parabéns!!! Você respondeu corretamente a esta questão. A
assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a
saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças
(estilo de vida, ambiente).
d. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico.
e. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.
Sua resposta está correta.
Em relação aos projetos pedagógicos de cursos da saúde, podemos afirmar:
a. As mudanças implementadas nas DCNs da Medicina a partir de 2014 não estão integradas na estrutura organizacional do
SUS.
b. A integralidade propôs um novo modelo
pedagógico, caracterizado por uma maior
integração curricular e valorização das
dimensões sociais, econômicas e culturais das
populações.
 CORRETA! Parabéns!!! Você selecionou a alternativa correta. A
integralidade propôs um novo modelo pedagógico, caracterizado
por uma maior integração curricular e valorização das dimensões
sociais, econômicas e culturais das populações.
c. No modelo vigente, o foco deve ser a doença, com metodologias ativas e centrado no professor.
d. Os conceitos de integralidade e a diversidade de cenários não estão incluídos nas diferentes Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCNs).
e. Estudos sobre a ecologia dos cuidados médicos demonstraram que a maior parte da demanda de saúde de uma
população está no ambiente hospitalar e emergência, espaços que devem ser priorizados no currículo dos graduandos.
Sua resposta está correta.
 InstagramUFMA  InstagramDTED  Canal EAD pra você
SUPORTE
 suporte.ufmavirtual@ufma.br  (98) 3272-8055
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/course/view.php?id=6&sectionid=121#sectionid-202
https://www.instagram.com/ufmaoficial
https://www.instagram.com/ufma.dted
https://www.youtube.com/@EaDparaVoce
07/07/2023, 13:27 Atividade Avaliativa do Módulo 3: Revisão da tentativa
https://ava-ufmavirtual.ufma.br/mod/quiz/review.php?attempt=20092&cmid=184 6/6

Mais conteúdos dessa disciplina