Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Historia Moderna Atividade 1-Exercicio
1. 
A sociedade do Antigo Regime se caracterizou por uma forte hierarquização social, com certos costumes, hábitos e práticas que configuraram a chamada “sociedade de corte”, analisada pelo sociólogo Norbert Elias. Sobre esse tema, são feitas as seguintes considerações:
I – Em O processo civilizatório, Elias estuda como o indivíduo interioriza certas normativas, contendo e moderando seu comportamento.
II – A sociedade do Antigo Regime, embora marcada por uma forte hierarquização social, tinha uma grande mobilidade entre os estamentos.
III – Na organização social do Antigo Regime, encontram-se muitos traços da estrutura social feudal.​​​​​​​
Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Apenas I e III.
O sociólogo Norbert Elias estudou as formas como os indivíduos interiorizam certos costumes, hábitos e práticas que contribuíram significativamente para o processo de formação do Estado Moderno. A sociedade do Antigo Regime tem traços de continuidade com a estrutura social feudal, como uma sociedade hierarquizada, em que a riqueza é conferida pelo nascimento e a mobilidade social entre os estamentos é praticamente inexistente.
2. 
O Antigo Regime caracterizou-se, no âmbito social, por continuidades e rupturas em relação à organização social da época feudal. O texto a seguir trata dessas mudanças e permanências:
A sociedade do Antigo Regime era dividida em ______ estamentos, cujo fator determinante de pertencimento era _____________. Podemos apontar como indícios de continuidade em relação à sociedade feudal ________________, e, como evidência de ruptura, ______________________.
A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto é:
Você acertou!
D. 
três – o nascimento – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos
A sociedade do Antigo Regime deu continuidade à estrutura de ordens consolidada durante o período feudal, agora organizada em estamentos ou estados, porém, uma das diferenças em relação ao medievo é que, agora, o Estado legitimava a organização social em três estamentos.
3. 
Durante a Idade Moderna, predominaram na Espanha e na França uma concepção de Estado absolutista centralizado, com o poder real legitimado pela Igreja Católica, o que conferia ao rei um direito divino. Quanto à economia, Espanha e França adotavam uma política econômica intervencionista e protecionista, característica do mercantilismo. No entanto, na Holanda predominava a religião calvinista e, economicamente, a atividade mercantil era mais livre, desempenhada por particulares, principalmente por companhias de comércio. Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes afirmações sobre esse texto:
( ) O texto evidencia que não é possível utilizar os conceitos de “absolutismo” e “mercantilismo” para as práticas políticas e econômicas da Europa Ocidental durante a Idade Moderna.
(  ) Como sugerido pelo texto, são necessários cuidados com generalizações explicativas quanto à economia e à política durante a Idade Moderna na Europa Ocidental, porque houve diferenças entre Estados e regiões.
( ) Tornam-se explícitos, com esses exemplos, que houve um processo de laicização da sociedade, o que proporcionou a formação dos Estados Modernos e o desenvolvimento da economia.
(  ) Por meio da leitura do texto, deduz-se que houve uma política mercantilista em relação à Espanha e à França, mas não em relação à Holanda, em função de sua religião protestante, que condenava o lucro.
​​​​​​​A ordem correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é:
Resposta correta.
B. 
F – V – F – F.
O texto traz um alerta quanto às generalizações explicativas e ao emprego de conceitos de maneira estanque, sem atentar para as especificidades dos diferentes casos de absolutismo e mercantilismo na Europa Ocidental durante a Idade Moderna. Contudo, em nenhum momento há uma negativa nessa conceituação, nem se estabelece um vínculo entre a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia com a religião dos casos assinalados.
4. 
Durante a Idade Moderna, surgiram monarquias absolutas a partir da centralização do poder político ocorrido desde a Baixa Idade Média, e, os Estados Modernos desenvolveram práticas econômicas, chamadas mercantilistas. Assinale a alternativa que apresenta características do mercantilismo:​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Protecionismo, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
O mercantilismo foi a política econômica que os Estados Nacionais europeus adotaram na Idade​​​​​​​Moderna, que se caracterizava pela intervenção do Estado na economia com o protecionismo alfandegário, a balança comercial favorável e o estabelecimento de monopólios comerciais.
5. 
No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, as práticas econômicas dominantes conformaram o chamado “mercantilismo”. A lista a seguir apresenta possíveis motivos para a realização das grandes navegações:
I – Busca de novos mercados
II – Busca de metais preciosos
III – Busca de novas rotas para o Oriente
IV – Colonialismo
​​​​​​​A alternativa que apresenta corretamente os objetivos com a realização das grandes navegações é:
Você acertou!
E. 
I, II, III e IV.
As grandes navegações, como parte das práticas econômicas do chamado “mercantilismo”, caracterizaram-se pela busca de novos mercados para o consumo de produtos manufaturados; novas rotas, via marítima, para o Oriente, em função de problemas no Oriente Médio; a busca de metais preciosos, em função do metalismo e da cunhagem de moedas; e o desenvolvimento de práticas coloniais.

Mais conteúdos dessa disciplina