Buscar

RESUMO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os SAFs (Sistemas Agroflorestais) são sistemas de produção que buscam a harmonia entre o homem e o meio natural por meio de práticas agrícolas. Eles representam uma alternativa agroecológica de produção, sob regime sustentável, para os agricultores familiares na região amazônica, principalmente no que se refere ao manejo florestal, à diversidade de produtos e à geração de renda. Em resumo, os SAFs são uma forma de produção agrícola que busca equilibrar a produção de alimentos com a preservação do meio ambiente.
Os SAFs podem ser classificados de diferentes maneiras, como sistemas agrossilviculturais, agrossilvipastoris, silvipastoris e ainda sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica.
Os sistemas agroflorestais apresentam diversos benefícios ambientais, como a conservação da biodiversidade, a fixação de carbono no solo e na biomassa presente, a redução dos efeitos do aquecimento global, a manutenção ou bom funcionamento dos ciclos biogeoquímicos e a regulação climática. Além disso, os SAFs são considerados completos por produzirem em um único espaço frutos, vegetais, leguminosas, hortaliças, ervas medicinais, madeiras, resinas, óleos, borrachas, dentre outros.
O novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) prevê que os SAFs podem ser utilizados como alternativa de recuperação de Reservas Legais em imóveis rurais que detinham, em 22 de julho de 2008, área de Reserva Legal em extensão inferior ao estabelecido no art. 12. As alternativas para regularização da situação são: recompor a Reserva Legal, permitir a regeneração natural da vegetação na área de Reserva Legal ou compensar a Reserva Legal. A recomposição da Reserva Legal deve atender aos critérios estipulados pelo órgão competente do Sisnama e ser concluída em até 20 anos, abrangendo, a cada 2 anos, no mínimo 1/10 da área total necessária à sua complementação.
Os sistemas agroflorestais podem ser classificados em quatro tipos, que são:
- Sistemas agrossilviculturais: combinam árvores com cultivos agrícolas anuais;
- Sistemas agrossilvipastoris: combinam árvores com cultivos agrícolas e animais;
- Sistemas silvipastoris: combinam árvores e pastagens;
- Sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica.
Os sistemas agrossilviculturais são aqueles que combinam árvores com cultivos agrícolas anuais, enquanto os sistemas agrossilvipastoris combinam árvores com cultivos agrícolas e animais. Já os sistemas silvipastoris combinam árvores e pastagens, e os sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica têm como objetivo recuperar áreas degradadas e enriquecer a biodiversidade.
Os sistemas agroflorestais possuem diferentes níveis de complexidade, que vão desde os mais simples, onde são consorciadas espécies agrícolas e arbóreas sem a preocupação com a dinâmica da sucessão e da biodiversidade, até os mais complexos, nos quais busca-se a dinâmica a partir da diversidade similares às florestas naturais. Em geral, os SAFs buscam melhorar a relação do ser humano com a natureza a partir de princípios agroecológicos, na busca da sustentabilidade social e ambiental.
Os sistemas agroflorestais são considerados ferramentas essenciais contra a hegemonia capitalista nos sistemas de produção agrícola, pois além de produzir alimentos mais saudáveis, são ambientalmente sustentáveis na manutenção e implantação de áreas florestais. Além disso, os SAFs colocam o homem em contato com a natureza através do trabalho manual contínuo, o que os torna socialmente e economicamente viáveis.

Outros materiais