Buscar

Prévia do material em texto

Primeira Avaliação Parcial de Genética Curso: Farmácia
Nome:Luis Henrique Biachi________________Número:11848271____Data: 03/09/2021
1) Em sua opinião, as aulas iniciais da disciplina foram capazes de demonstrar a importância e as aplicações da Genética na área da saúde e, particularmente, na de Ciências Farmacêuticas? Justifique a sua resposta.
Sim, as aulas assíncronas ministradas na plataforma do E-disciplina foram excelentes para me mostrar a importância da genética na área saúde e na área em que vou atuar posteriormente. Primeiramente por ter aprendido sobre diversas técnicas, como por exemplo os transgênicos, as terapia gênicas, a citogenética, diagnósticos de doenças humanas e também descobri a origem e os conceitos aprofundados sobre o PCR, que é uma técnica muito usada nos laboratórios, porém não sabia a capacidade da mesma. 
2) Nas bactérias, existem mecanismos que permitem o controle individual da transcrição de seus operons. 
(A) Para você, qual é a importância de os organismos vivos serem capazes de controlar a transcrição de seus genes? 
A transcrição dos genes das células, dá a mesma autonomia para controlar quais genes do DNA são expressos. Sendo assim, o conjunto de genes expressos em uma célula determina o grupo de proteínas e RNAs funcionais que ela possui, conferindo-lhe suas características únicas. Alem disso se o operon não é transcrito, não há como expressar os genes, pois o resultado da transcrição é o RNA transcrito, se a molécula de RNA transcrito dura pouco dentro da célula, a chance de expressão gênica diminui.
(B) Cite e descreva, sucintamente, os componentes principais e o funcionamento de um mecanismo que permite o controle da transcrição gênica.
Os genes bacterianos são constantemente encontrados em operons(conjunto de gene sob o controle de um único promotor), Alguns operons são induzíveis, o que significa que podem ser ativados na presença de uma pequena molécula em particular. Outros são repressíveis, o que significa que são ativos por padrão. Um exemplo muito conhecido é o operon lac (regulação da metabolização da glicose e lactose), é um operon induzível que codifica enzimas para metabolismo da glicose e lactose, é ativado na presença do açúcar lactose e outros açúcares, o indutor desse mecanismo é a alolactose (alolactose funciona como um indutor que inativa o repressor, fazendo com que a transcrição volte a ocorrer; a célula produz alolactose quando há lactose), uma forma de lactose modificada.

Mais conteúdos dessa disciplina