Buscar

AVALIAÇÃO GESTÃO DE SERVIÇO DE ENFERMAGEM AEROESPACIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – GESTÃO DE SERVIÇO DE ENFERMAGEM AEROESPACIAL
1. O processo de trabalho do enfermeiro é composto por diferentes subprocessos, como assistir, administrar/gerenciar, ensinar, pesquisar e participar politicamente. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: O transporte aéreo, assim como todo serviço de saúde, exige um pequeno esforço para que o processo de trabalho ocorra de forma sincronizada.
2.  As inovações tecnológicas provocam consideráveis alterações no cenário empresarial, com reflexos no mercado de trabalho, especialmente, na área de saúde, diminuindo os cargos, elevando as disparidades salariais, concebendo profissões novas e descredenciando outras, estabelecendo-se uma dificuldade para o homem moderno que carece fomentar sua adaptação, seu desenvolvimento pessoal e profissional para conviver nessa nova realidade. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: Em função disso, no Brasil, há 22 especialidades de atuação dessa especialidade, conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n° 389/2011. Uma delas é a Enfermagem Aeroespacial.
3. De acordo com a Portaria nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde, o profissional de enfermagem deve possuir conhecimentos básicos e necessários de aeronáutica, terminologia aeronáutica, procedimentos normais de emergência de voo, evacuação aérea de emergência, segurança no interior e entorno da aeronave, embarque e desembarque de pacientes e noções básicas de fisiologia de voo. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: O oxigênio é um componente extremamente vital para manutenção do organismo, sendo a deficiência do seu fornecimento para os tecidos conhecida como hipóxia. No ambiente aeroespacial devido diminuição da altitude, redução da pressão atmosférica e pressão parcial de oxigênio, é comum que os pacientes apresentem esse quadro, dificultando assim a troca gasosa.
4. A Enfermagem é uma ciência que interage com as outras ciências. A busca do conhecimento a respeito da natureza, da sociedade, de fatos e fenômenos exige que o enfermeiro seja um profissional interativo e capaz de lidar com as diversas categorias profissionais. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada: A Resolução n° 381/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), publicada em junho no Diário Oficial da União, normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em veículo aéreo de asa fixa e rotativa.
5. Analise as afirmativas sobre gestão de enfermagem aero médica:
I. Os cilindros de oxigênio, gás ou ar, para estarem a bordo, devem possuir válvulas de segurança que permitam escape da pressão para evitar sua explosão em ambientes hipobáricos.
II. Os ventiladores mecânicos pneumáticos podem apresentar alterações em seu funcionamento em altitudes elevadas, tais como aumento do volume corrente, tempo inspiratório e fluxo.
III. Os fármacos devem, preferencialmente, ser colocados em bomba infusora para melhor controle do gotejamento. As talas infláveis e os esfigmomanômetros podem causar isquemia em membros.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada: Todas as alternativas.
6. Dos helicópteros, podem ser citadas algumas vantagens, sendo elas, EXCETO:
Resposta Marcada: As distâncias percorridas e o custo elevado de operação.
7. Durante uma remoção aero médica é importante que a equipe esteja ciente da atenção que deve ser dada à avaliação minuciosa, pois esse paciente, apesar de grave, deve estar obrigatoriamente estável, tendo em vista as inúmeras alterações fisiológicas que o organismo humano passa ao experimentar a altitude.
I. Entre as alterações podem ser citadas, em especial, as ocorridas em alguns sistemas, como respiratório, cardiovascular, neurológico e metabólico.
II. Em algumas ocasiões em que o médico da triagem tiver dúvidas quanto à estabilidade do quadro hemodinâmico do paciente, pode pedir novos exames ou, ainda, procedimentos no próprio hospital para garantir uma remoção mais segura.
III. Em princípio, uma missão de transporte de enfermo, por meio aéreo, bem planejada e bem conduzida é aquela em que pouco ou nada se tem a fazer durante o voo e que, portanto, não evolui para uma emergência clínica. As remoções são paliativas e, não, curativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada: Todas as alternativas.
8. A visão tradicional de conflitos sempre esteve integrada a situações desagradáveis, normalmente acontecidas em razão das personalidades distintas ou dificuldades de liderança. Nessa circunstância, admitia-se que os conflitos não deveriam ser aceitos na organização e que, caso ocorressem, geralmente tornava-se necessária uma intervenção direta da gerência. Assinale a alternativa correta.
Resposta Marcada: Todas estão corretas.
9. A realização do transporte de um paciente crítico baseia-se na análise dos benefícios potenciais e os riscos potenciais. A razão básica para execução é a necessidade de cuidados não disponíveis no local onde o paciente se encontra. O transporte pode ser de resgate ou inter-hospitalar. De acordo com o contexto é incorreto afirmar que:
Resposta Marcada: As diferenças de configuração dos aviões e helicópteros impactam minimamente na gestão da logística do transporte dos pacientes.
10. Muitos são os materiais e equipamentos que precisam estar no interior de uma aeronave de transporte aero médico em razão da complexidade do atendimento. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada: Deve haver uma previsão de materiais de consumo muito rigorosa devido à necessidade de controle de peso para embarque na aeronave, lembrando que todas aeronaves possuem a mesma potência para a decolagem.
Total100 / 100

Continue navegando