Buscar

Caso Miss Lucy - Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FREUD, Sigmund. Estudos sobre a Histeria (1893-1895), em Coautoria com Josef Breuer, Obras Completas, Volume 2, Companhia das Letras, São Paulo, 2016, págs. 155/180. – O Caso Miss Lucy R,
1) Resumo: O Caso Miss Lucy R é um dos mais famosos da história da Psicanálise. Ela era mentora das filhas de um Diretor de fábrica e tinha 30 anos de idade, sofrendo de uma rinite purulenta crônica que afetava seu olfato e causava analgesia no nariz. Miss Lucy se apresentava deprimida, cansada e sem vigor, tendo alucinações com cheiros de torta queimada e fumaça de charuto. Inicialmente, Freud atendia Miss Lucy apenas durante as sessões, prolongando o tempo da análise. Mesmo diante da recusa dela em se submeter à hipnose, Freud encontrou outras abordagens para acessar as memórias traumáticas. Utilizando estímulos, como colocar as mãos sobre sua testa, a fim de relaxar a faculdade crítica e alterando seu estado de consciência, ele buscou trazer à tona recordações importantes. Durante o processo terapêutico, o ponto de partida foi o cheiro de torta queimada, que, por meio de várias associações, levou Miss Lucy a reconhecer que estava apaixonada pelo patrão. No entanto, mesmo com essa descoberta, ela não apresentou melhoras significativas, substituindo o cheiro de torta queimada pelo cheiro de fumaça de charuto. Sob pressão das mãos de Freud, uma nova cena traumática emergiu: a lembrança de uma situação em que o patrão a recriminava por não ter impedido que uma visita beijasse suas filhas. Essa cena demonstrou claramente que o patrão não a amava, levando-a a entender que não havia perspectivas nessa relação, dada a dureza de suas palavras. Nessa memória, a sala de almoço foi invadida pela fumaça de charutos do Contador Geral da Fábrica, que, ao beijar as filhas do patrão, foi duramente repreendido por ele. Esse momento específico se revelou como a verdadeira causadora do trauma. O reconhecimento desse acontecimento crucial foi um ponto de virada na análise, culminando com a cura completa de Miss Lucy R. Sob a orientação e o auxílio de Freud, ela conseguiu enfrentar e superar o trauma, alcançando uma resolução benéfica para sua saúde mental. O Caso Miss Lucy R tornou-se um marco na Psicanálise, demonstrando a eficácia do método de Freud para explorar traumas e promover a cura psicológica.
2) Citações:
“Agora, sob a pressão de minha mão, isso lhe ocorrerá, no instante em que eu cessar a pressão. Verá algo diante de si ou algo lhe passará pela cabeça como ideia súbita. Agarre isto, é o que o procuramos” (pág. 161);
“O motivo da própria repressão só podia ser uma sensação de desprazer, a incompatibilidade da ideia a ser reprimida” (pág. 169)
“Não vejo nada, ou nada me ocorreu Eu declarava: isto não é possível. Seguramente tinham se dado conta da coisa certa, mas não acreditaram que fosse e haviam rejeitado” (pág. 161)
“Presumo que esteja apaixonada por seu patrão, o diretor, talvez sem se dar conta disso você mesma” (pág. 170);
“Sim, creio que é isso.” (pág. 170)
“Mas se você sabia que ama o diretor, por que não me disse” (pág. 170)
“Não o sabia de fato, ou melhor, não queria sabê-lo, queria tirar isto de minha cabeça, nunca mais queria pensar a respeito” (pág. 170)
3) Comentários: 
O caso de Miss Lucy, embora não seja tão complexo quanto outros casos acompanhados por Freud, consegue mostrar a existência de um não querer saber, a tentativa de rechaçar a ideia que se mostra inadmissível. Na investigação em analise não é satisfeita com o desaparecimento do primeiro sintoma e Freud vai mais a fundo, já suspeitando do primeiro sintoma e surge um segundo sintoma escondendo uma cena renal e traumática em si, havendo a sobreposição entre as associações elaboradas. Como dito anteriormente, o caso não aparece com questões tão enraizadas, não conta com grandes descobertas a nível de inconsciente, mas é interessante notar como a pessoa tenta excluir ou camuflar algo de sua psique. Muito importante para o aprendizado de um analista, sem dúvida nenhuma.

Outros materiais