Buscar

atividade literatura infantil e ensino de matemática -I

Prévia do material em texto

Escolha uma literatura infantil que trate de algum conteúdo matemático. Em seguida, você deverá redigir um texto dissertativo argumentativo sobre como trabalharia em sala de aula com essa literatura para o ensino da matemática. Lembre-se de destacar o título da obra, o (s) autor (es), o ano escolar que este livro pode ser utilizado e o conteúdo de matemática que está sendo vivenciado nele.
A matemática e a literatura podem ser grandes aliadas em sala de aula, mesmo parecendo opostas. O conteúdo matemático associado a literatura possibilita aos alunos explorar lugares, acontecimentos e características de diferentes personagens, desenvolvendo habilidades de linguagem e de matemática ao mesmo tempo.
O livro escolhido é “Um amor de confusão”, da autora Dulce Rangel, que conta a história de uma galinha que bota um ovo e vai passear; durante esse passeio, ela vai encontrando outros ovos e coloca-os em seu ninho; juntando dez ovos, ela os choca até se abrirem, nascendo vários bichos diferentes. É um conteúdo desenvolvido para alunos de 6 e 7 anos.
A princípio, o livro será lido para os alunos, para lhes apresentar a história. Em seguida, a atividade proposta será “o jogo dos ovos”, na qual os alunos serão divididos em equipes de três e, estas equipes receberão um ninho, 10 ovos e 10 animais, todos em folhas. Os alunos recortarão as figuras, e cada trio irá colocar 10 ovinhos no seu ninho. Um dado passará por cada trio, para que seja sorteada a quantidade de ovinhos que serão trocados por animas. Por exemplo, se o trio sortear o número 2 no dado, ele deverá retirar dois ovos do ninho e tomar dois animais quaisquer; assim prosseguirá o jogo. Se, por exemplo, cair o número 3 no dado e a equipe só tiver dois ovos, ela deverá passar a vez. A equipe que, em primeiro lugar, trocar os dez ovinhos de seu ninho pelos animais, vencerá o jogo. 
Afim de registrar as atividades, poderá ser proposto que as crianças desenhem o ninho e os ovinhos que receberem no início do jogo.
Sem dúvida, a conexão entre matemática e literatura permite um diálogo sobre os conceitos matemáticos e outras áreas do conhecimento, assim como sobre as diferentes visões de mundo que estão sempre presentes na literatura, dando espaço para criatividade e imaginação, estimulando de forma lúdica o interesse pelas diversidades existentes dentro conteúdo matemático. Levando em conta também o fato de que, entre muitos outros benefícios, a literatura infantil tem o poder de estimular a capacidade de interpretação, sendo essa uma habilidade essencial para a resolução de problemas.

Continue navegando