Buscar

atividade literatura infantil e ensino de matemática - II

Prévia do material em texto

Escolha uma literatura infantil que trate de algum conteúdo matemático. Em seguida, você deverá redigir um texto dissertativo argumentativo sobre como trabalharia em sala de aula com essa literatura para o ensino da matemática. Lembre-se de destacar o título da obra, o (s) autor (es), o ano escolar que este livro pode ser utilizado e o conteúdo de matemática que está sendo vivenciado nele.
Não há dúvidas de que associar a matemática à literatura infantil é uma combinação de sucesso. As histórias acabam interessando, estimulando e envolvendo os alunos, tornando-se um contexto de encantamento e significado, que auxilia no processo de ensino-aprendizagem da matemática, proporcionando aulas atrativas e produtivas. Sintonizar a matemática com a literatura pode proporcionar uma mudança significativa no ensino tradicional desta disciplina, já que os estudantes têm a oportunidade de explorar a matemática e a história propriamente dita, ao mesmo tempo.
Associado a isso, tem o fato de que a história contribui para que os alunos explorem lugares, acontecimentos e características de diferentes personagens, o que permite que habilidades matemáticas e de linguagem desenvolvam-se ao mesmo tempo. Além do mais, a literatura infantil pode propiciar diversos contextos para a resolução de problemas, indo desde formular questões, até o desenvolvimento de estratégias de resolução para estas questões.
O livro escolhido para o trabalho chama-se “As três partes”, de Edson L. Kozminski, que fala de uma casa que resolve ser outras coisas e, para isso, ela se divide em três partes que saem pelo mundo, e vão montando formas diversas. É uma atividade para alunos de 8 anos.
No caso deste livro, é possível trabalhar com formas geométricas (além de outras abordagens). Primeiramente, o livro é lido para a turma e, em seguida, divide-se a sala em duplas e, para cada dupla, é entregue papel colorido para que recortem no formato adequado para que possam reproduzir as três formas: dois triângulos e um trapézio; a seguir, os alunos exploram as características dessas figuras (número de lados e de cantos, ângulos, nomenclatura, semelhanças e diferenças). Em seguida, conta-se a história novamente, propondo que os alunos construam na classe, utilizando essas figuras geométricas em papel, todas as formas que as três fazem ao longo do livro. Por fim, pode-se criar um painel com a colagem das construções, ou mesmo a construção de um livrinho da história, em que cada aluno cola as figuras mostradas no livro. Assim, pode-se reescrever a história pela turma toda.
A matemática pode ser uma matéria divertida para as crianças, graças aos livros bem elaborados. Através de exemplos lúdicos, as crianças podem entender conceitos matemáticos com facilidade. Além disso, também é possível desenvolver raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. Apostar na literatura infantil para aplicação da matemática, pode ser uma ótima maneira de incentivo do aprendizado inicial, desenvolvendo muito bem a disciplina com os alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina