Buscar

Aula 10

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL0466_A10_202205003574_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA ROSA DA CRUZ
	Matr.: 202205003574
	Disc.: ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	2023.2 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Nome dado ao tipo de educação que ocorre na família, com amigos ou nas igrejas:
	
	
	
	Educação Institucional.
	
	
	Educação Formal.
	
	
	Ação tradicional, ação afetiva, ação racional e ação carismática.
	
	
	Educação Escolar.
	
	
	Educação Informal.
	
Explicação:
Educação Informal você aprende na rua, na igreja e outras
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Muitas situações e problemas do campo educacional têm relação com questões sociais, algo que é muitas vezes ignorado por educadores. Que prejuízos isso pode produzir no processo ensino-aprendizagem?
	
	
	
	Ignorar a dimensão social da vida dos estudantes não é um problema desde que o educador tenha condições de aplicar técnicas de aprendizagem de áreas quaisquer para resolver problemas.
	
	
	A consideração de todas as dimensões envolvidas nas problemáticas do campo da aprendizagem é condição fundamental para que um educador atue de forma honesta e competente.
	
	
	Não há como um professor levar em conta os problemas de aprendizagem relacionados ao campo social uma vez que ele não será capaz de mudar o mundo para resolvê-los.
	
	
	Os problemas de aprendizagem são, em geral, relacionados à condição biológica e psíquica dos indivíduos e são esses campos que o professor precisa dominar para atuar de forma competente.
	
	
	Professores e estudantes passam por problemas sociais, mas dentro da sala de aula esses problemas não interferem em nada já que todos estão focados em objetivos relacionados às disciplinas do currículo.
	
Explicação:
È um campo da aprendizagem onde é fundamental a atuação do professor na resolução do problema com competências.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo Roque de Barros Laraia: ¿É comum, entre os diferentes setores de nossa população, a crença nas qualidades (positivas ou negativas) adquiridas graças à transmissão genética. `Tenho a física no sangue¿ ¿ dizia uma aluna que pretendia mudar sua opção de ciências sociais para a de física, invocando o nome de um ancestral. [...] Cesare Lombroso (1835-1909), criminalista italiano, [...] procurou correlacionar aparência física com tendência para comportamentos criminosos.¿ Esse tipo de explicação genética/ biológica para o comportamento humano, segundo o autor, está associada:
	
	
	
	Ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à preservação da natureza;
	
	
	Aos estudos antropológicos da segunda metade do século XX, sobretudo àqueles da antropologia cultural americana, que propôs o combate ao racismo;
	
	
	A uma melhor compreensão dos fenômenos políticos e sociais do mundo pós-segunda guerra mundial;
	
	
	Ao resultado dos avanços tecnológicos na segunda metade do século XIX, que permitiu ao homem dominar a natureza;
	
	
	Aos fundamentos de vários tipos de discriminações raciais e sociais, numa tentativa de justificar as diferenças sociais a partir da aparência ou cor da pele das pessoas;
	
Explicação:
Compreende-se ¿raciais¿ não como uma característica biológica humana ¿ na medida em que o saber acadêmico já descartou a hipótese nefasta da ideia de que a humanidade estaria dividida em raças ¿, mas em sentido social. Fala-se em preconceito racial quando se percebe que determinados grupos são mais valorizados que outros e que membros destes grupos têm sua cultura invisibilizada no currículo escolar e, atrelado a isso, sofrem preconceito e discriminação por conta de características fenotípicas, como cor da pele, tipo de cabelo, formato do nariz, bem como por pertencerem a grupo cultural distinto do valorizado socialmente, qual seja, o branco de origem europeia.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A escola tem um importante papel na sociedade, pois é uma área de:
	
	
	
	Separação das classes.
	
	
	Socialização.
	
	
	Discriminação das etnias.
	
	
	Recreação.
	
	
	Práticas Religiosas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo as noções de educação multicultural, qual das afirmativas abaixo é falsa?
	
	
	
	Um dos maiores focos da educação multicultural são as questões étnico-raciais.
	
	
	A educação multicultural é um fenômeno relativamente recente no mundo ocidental.
	
	
	A herança colonial faz da América Colonial um espaço em que o multiculturalismo assume grande importância no mundo atual.
	
	
	A pedagogia não é o único ponto de origem do multiculturalismo.
	
	
	A Educação multicultural busca isentar quaisquer elementos de natureza ideológica ou política, para assim garantir igualdade.
	
Explicação:
A ideia de igualdade inserida no multiculturalismo não é a busca pela neutralização das culturas e identidades, mas sim no reconhecimento de suas especificidades e consequente relativismo ao respeita-las.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(ENADE 2011) Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escola novista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
Explicação:
Observe que o enunciado apresenta um pequeno texto, fazendo referências à educação, mencionando atuação dos Poderes Executivo e Legislativo e exemplificando legislação sobre Educação como direito de todos.
Em seguida, existem duas afirmativas ou asserções que se complementam entremeadas da palavra PORQUE.  Ao analisar as duas, você percebe que a primeira é justificada pela segunda do ponto de vista legal da educação como direito de todos,  que avançou  a partir do século XX  em decorrência das demandas sociais, conforme  destaca o texto do  enunciado: ¿ assegurando a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimentoda pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania¿.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando refletimos sobre cultura escolar, pensamos em um processo questionado por ter um perfil de discurso, que proporciona:
	
	
	
	Segmento popular, proporciona a diversidade de pensamento
	
	
	Configuração engessada que favorece um segmento elitizado
	
	
	 Um discurso que proporciona reflexões sociais de igualdade em variadas perspectivas.
 
	
	
	Segmento plural de participação popular que favorece a igualdade no campo intelectual
	
	
	Ascenção cultural e nível informativo, levando o aluno ao rompimento com a ignorância cultural
	
Explicação:
Para Bourdier a educação é um instrumento de domuinação o qual tentar mudá-la é inutil (a tentativa ) 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Indique a opção que não corresponde às características da EAD na atualidade:
	
	
	
	A interação do tutor com o aluno é maior devido o mecanismo de comunicação ser mais rápido e interativo.
	
	
	As ferramentas de comunicação são usadas para apresentar a informação do professor tutor para o aluno e vice -versa.
	
	
	A disciplina do sujeito - aluno é desnecessária no processo de construção do relacionamento com a instituição.
	
	
	Os fóruns de discussão permitem uma maior integração das pessoas do processo dando mais motivação ao aluno.
	
	
	A troca de mensagens em tempo real tem se configurado como a principal vantagem de se ter acesso à rede.
	
Explicação:
Supõe-se que este sujeito-aluno seja disciplinado o bastante para completar o aprendizado do que lhe foi proposto. Essa disciplina é, em parte, garantida
pelo constante relacionamento com a instituição na troca de informações e no controle virtual e (em parte) presencial de suas atividades.

Continue navegando