Buscar

MÚSCULO LISO GASTROINTESTINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÚSCULO LISO GASTROINTESTINAL 
O tubo gastrointestinal apresenta em sua estrutura quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A camada muscular é formada por células musculares lisas dispostas de forma circular internamente e longitudinal externamente. O músculo liso gastrointestinal apresenta atividade espontânea, condução de impulsos elétricos de fibra a fibra e sensibilidade ao estiramento. 
A atividade é modulada pelo sistema nervoso autônomo. Uma despolarização no músculo da camada muscular circular é conduzida em sentido circunferencial e despolariza um anel, que se propaga lentamente ao longo do intestino. As contrações do músculo liso longitudinal encurtam e expandem os segmentos do intestino, contribuindo para a propulsão do conteúdo intestinal. O potencial de ação do músculo liso é de cerca de –50mV e varia de duas maneiras principais: ondas lentas ou espigas. As ondas lentas são despolarizações espontâneas e transitórias do potencial de membrana, as quais são geradas no músculo liso longitudinal e conduzidas ao longo do trato por distâncias variáveis. 
Determinam o ritmo elétrico basal, sendo responsáveis pela regulação da frequência das contrações segmentares. As espigas são despolarizações transitórias mais rápidas que podem ocorrer repentinamente nos períodos de despolarização máxima de uma onda lenta. São necessárias para ativar contrações e envolvem influxo de cálcio. A pressão nas vísceras abdominais ocas é diretamente proporcional à tensão em suas paredes e é mantida pela contração ativa de seus músculos. Ajustes nesta tensão regulam a pressão e o volume. Por exemplo, quando o estômago está repleto o estiramento promove o relaxamento do órgão para acomodar o volume (relaxamento de estiramento), semelhante ao que ocorre no fundo gástrico durante a deglutição (relaxamento receptivo).

Outros materiais