Buscar

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primordialmente, a  química é uma ciência experimental que desempenha especialmente as transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Desse modo, os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias em um laboratório.
Para que um profissional químico possa realizar um trabalho de modo eficaz, ele depende da construção de aparelhos e equipamentos com a maior precisão possível. Entre esses equipamentos, os mais usados pelos químicos, são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente por serem feitas de vidro temperado. Dessa forma, as vidrarias podem sofrer altas temperaturas sem serem prejudicadas drasticamente. Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. 
As vidrarias de laboratórios são subdivididas em duas classes, volumétricas e gerais.São classificadas como volumétricas todas as vidrarias que possibilitam a medição precisa de reagentes geralmente no estado líquido, já as gerais são usadas para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações. Essas vidrarias não são indicadas para medição, porém apresentam escala graduada para que o técnico possa ter uma noção de quantidade.
Vidrarias e utensílios:
PIPETA GRADUADA: A pipeta graduada é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência de (alíquotas) volumes variáveis de líquidos.  É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada e apresentam uma precisão inferior à pipeta volumétrica.
PIPETA  VOLUMÉTRICA:  
A pipeta  volumétrica  é  um instrumento  em  vidro  que permite a medição e transferência rigorosa de volumes de líquidos. É um tubo longo e estreito, com uma zona central mais larga, aberto nas duas extremidades,marcado com  uma linha  horizontal  que indica  o volume exato de líquido que pode transferir. Também há pipetas volumétricas com um segundo traço próximo da ponta inferior e com um bolbo de segurança.
BICO DE BUNSEN: É um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar,  o qual  se  vai misturar  com  o  gás que  entra  através do  tubo  de borracha.
ESPÁTULA: é um utensílio destinado a transferir pequenas porções de substâncias sólidas. Este instrumento serve, basicamente, como uma colher.
SUPORTE PARA TUBO DE ENSAIO: É utilizado para apoiar tubos de ensaio.
BALANÇA DE PRECISÃO: Para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão.

Continue navegando