Buscar

Av1 - Citopatologia Oncótica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Citopatologia Oncótica
1)O Papanicolaou ou cervicovaginal é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce de alterações no colo uterino. Com relação a esse exame, podemos dizer que:
Alternativas:
· a)A técnica mais recomendada é conhecida como coleta simples, na qual são coletados materiais da parede inicial da vagina, da lateral e do fundo do útero.
· b)A técnica mais recomendada é conhecida como coleta tríplice, na qual são coletados materiais da parede lateral da vagina, da ectocérvice e da endocérvice.
· c)A técnica mais recomendada é conhecida como coleta tríplice, na qual são coletados materiais da parede posterior da vagina, da ectocérvice e da exocérvice.
· d)A técnica mais recomendada é conhecida como coleta simples, na qual são coletados materiais da parede posterior da vagina, da ectocérvice e da exocérvice.
· e)A técnica mais recomendada é conhecida como coleta tríplice, na qual são coletados materiais da anterior da vagina, do fundo e lateral uterino.
2)Apesar de não ser o foco principal do exame de Papanicolaou,  o esfregaço citológico permite a detecção da presença de microrganismos. A esse respeito, preencha as lacunas da sentença a seguir:
No exame de Papanicolaou, a __________é encontrada sob a forma de leucorreia e alterações celulares de grande valor diagnóstico, chamadas de "células-guia", um achado citológico caracterizado pela presença de células escamosas recobertas por densas colônias do microrganismo, corados em __________ pela coloração de Papanicolaou.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)G. vaginalis/escuro.
· b)G. vaginalis/claro.
· c)C. albicans/escuro.
· d)C. albicans/claro.
· e)N. gonorrhoeae/escuro.
3)O aspecto do esfregaço cervicovaginal se altera durante o ciclo, apresentando padrões distintos ao longo da vida da mulher de acordo com maior ou menor aporte hormonal. Com relação ao padrão citológico promovido pelo trofismo do epitélio escamoso, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Padrão hipotrófico ocorre quando, no esfregaço predominam células escamosas do tipo intermediário, com presença de células parabasais.
( ) Padrão atrófico ocorre quando, no esfregaço, há o predomínio de células escamosas do tipo parabasal em relação às células intermediárias, sendo característico de mulheres em menopausa tardia.
( ) Padrão normotrófico ocorre quando, no esfregaço, há apenas células escamosas do tipo superficial e intermediária, prevalecendo células escamosas superficiais em relação às intermediárias.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)F – V – V.
· b)F – F – V.
· c)V – V – F.
· d)V – F – F.
· e)V – V – V.
4)Os padrões citológicos variam conforme a fase da vida da mulher, por conta das alterações hormonais. Conforme essas variações, os epitélios se alteram. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas.
I. Os hormônios relacionados com as alterações no ciclo menstrual da mulher são o estrogênio, progesterona, LH e FSH.
II. Na fase estrogênica, conforme os níveis de estrógeno se elevam, há um aumento de células epiteliais do tipo superficial.
III. Na fase menstrual, os esfregaços vaginais apresentam predomínio de células escamosas intermediárias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)II, apenas.
· c)III, apenas.
· d)I e II, apenas.
· e)II e III, apenas.
5)O aparelho reprodutor feminino é o sistema de órgãos femininos envolvidos na reprodução, localizado no interior da cavidade pélvica, sendo constituído por estruturas como ovários, tubas uterinas, útero, entre outras. A estrutura considerada a gônada feminina e responsável pela produção de hormônios como a progesterona é denominada:
Alternativas:
· a)Colo uterino.
· b)Trompa.
· c)Vagina.
· d)Útero.
· e)Ovário.

Continue navegando