Buscar

PTI - Piscologia_Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
As organizações dependem dos relacionamentos que mantêm com outros agentes em seu sistema. Os indivíduos trazem bagagem social e cultural para suas organizações.
No sistema racional, a organização é entendida como um grupo, orientado para a realização de objetivos dentro de uma estrutura formal. O conhecimento gerado concentra-se na formalização, metas e padronização estrita de regras. 
Nos sistemas naturais, uma organização é vista como um coletivo, cujos participantes possuem diversos interesses, que podem ou não ser comuns aos da organização, desde que sejam consistentes com os objetivos da organização. 
Uma organização de sistema aberto é caracterizada por sua interação com o ambiente. Nesta categoria, o ambiente molda, sustenta e permeia organizações que dependem do fluxo de pessoas, informações e recursos.
Para que os psicólogos organizacionais diagnostiquem e atuem sobre os processos que ocorrem nas organizações, é necessário compreender três dimensões: estrutura, relação com o ambiente e estratégia. 
A estrutura define a divisão de poder e trabalho entre os modelos organizacionais: pré-burocrático, burocrático e pós-burocrático. O ambiente pode ser definido como uma coleção de elementos que podem afetar diretamente o desempenho organizacional, mas são externos à organização, logo, pouco ou nenhum controle. A estratégia é o método para atingir metas da organização, que dependem do ajustamento de fatores ambientais. Para manter coerência, a estratégia deve mudar toda vez que dificuldades levem a uma divergência com o ambiente externo.
A psicologia organizacional e do trabalho está estruturada em três áreas principais interdependentes de atuação, mas com objetivos próprios: psicologia do trabalho, psicologia organizacional e gestão de pessoas. 
Para atingir o objetivo de cuidar das pessoas e aumentar a produtividade, os psicólogos organizacionais não precisam apenas se voltar para diferentes áreas da psicologia, mas a interdisciplinaridade é um dos alicerces para seu bom desempenho, eles também dispõem de outras áreas de conhecimentos, como a administração, antropologia, direito, etc.
REFERÊNCIAS:
FARINHA, Theo. Conceitos de organização. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/3253150/>. Acesso: 03. Set. 2022
OLIVEIRA, Érica Custódia de. Psicologia e comportamento organizacional. Editora Senac São Paulo, 2021. (Série Universitária)
SFALSIN, Eliana. FORMAS RACIONAIS, FORMAS ABERTAS E SISTEMA NATURAL DE ORGANIZAÇÃO. QUAL ADOTAR? Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/formas-racionais-formas-abertas-sistema-natural-organizacao.htm> Acesso: 03. set. 2022

Continue navegando