Buscar

Arte e Inclusão Social

Prévia do material em texto

Arte e Inclusão Social
O termo Inclusão Social, que vem sendo amplamente utilizado nos últimos tempos, refere-se à possibilidade de dar a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, os mesmos direitos e oportunidades. Além das pessoas com deficiências físicas, motoras e cognitivas, podemos considerar como parte do grupo de pessoas mais excluídas socialmente os negros, indígenas, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com pouco ou nenhum recurso financeiro. Ou seja, seres humanos que, de alguma forma, saem do padrão de normalidade criado pela sociedade. A proposta da inclusão social é criar e desenvolver ações que permitam a Participação de todos da sociedade, garantindo vidas mais dignas, independentemente de suas condições. No que se refere à arte, também não poderia ser de outra forma. Possuir características diferentes do que é considerado comum não impede alguém de expressar-se artisticamente, seja em qual linguagem da arte for. Cada indivíduo cria à sua própria maneira, e assim reinventamos o conceito do que é arte a todo instante.
Vamos conhecer alguns artistas que exemplificam esse tema através de suas trajetórias:
Marcos Santos - Pintor profissional, utiliza os pés para transformar telas brancas em verdadeiras obras de arte. Nesse vídeo, enquanto cria um quadro para a Embraer, ele nos presenteia com seu testemunho de superação e humildade e nos deixa uma valiosa mensagem.
https://www.youtube.com/watch?v=yRBCGVF769s
Pulsar Companhia de Dança Contemporânea - uma das primeiras companhias de dança brasileiras a incluir bailarinos com deficiência. A diretora e coreógrafa Teresa Taquechel falou sobre o projeto. 
https://www.youtube.com/watch?v=Q4kw5J5hHnw
Johnatha Bastos, guitarrista que toca com os pés. Começou a gostar de música já na infância, fala sobre a carreira, os projetos dele e os últimos trabalhos que realizou. Ele revela também como aprendeu a tocar guitarra com os pés
https://www.youtube.com/watch?v=YRiSlD3pLnU
Agora faça um breve relato e uma ilustração, sobre as criações dos artistas que você conheceu nos vídeos. 
“Existe apenas uma maneira de começar a construir seu sonho: pare de falar e comece a fazer.” 
Walter Elias Disney, 
ARTE CONTEMPORÂNEA
 Arte Contemporânea é uma tendência artística que se constitui a partir do pós – modernismo apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra. A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. Nome de alguns artistas contemporâneos: 
Vik Muniz; 
Cildo Meireles;
Ernesto Neto; 
Tunga... 
ARTISTA VIK MUNIZ 
Publicitário de formação, atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos, onde conquistou renome internacional . Em sua arte, usa materiais inusitados, tais como : chocolates, açúcares, poeira, diamantes, lixo, papel picado, fios de arrame, algodão e pimentas entre outros... suas obras são expostas em forma de fotografia. 
Vik Muniz é um artista brasileiro, que produz obras voltadas para a sustentabilidade como ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. 
OBRAS FEITAS COM SUCATAS E PAPEL PICADO 
OBRA FEITA COM GRÃOS DE CAFÉ E MACARRÃO COM MOLHO
 É HORA DE CRIAR! 
Use sua imaginação e construa uma imagem de sua escolha ou uma releitura de um objeto, utilizando ponta de lápis, revista picadas

Continue navegando