Buscar

Av1 - Ética, Política e Sociedade - A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Texto base:
Sobre a obra de São Tomás de Aquino, considere (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Este pensador considera que a filosofia se diferencia da teologia porque se funda no exercício da razão humana, enquanto a teologia baseia-se na revelação divina.
( ) As obras de São Tomás mostram que a revelação é um critério de verdade e não cabe questionamento, evidenciando que é impossível a aplicação da filosofia para se alcançar a verdade divina.
( ) Suas obras fazem parte da Escolástica, que reconhece o valor positivo do livre-arbítrio do homem, ao mesmo tempo que este deve ser utilizado segundo os princípios cristãos que permitem levar o homem à salvação.
( ) São Tomás justifica em suas obras os motivos pelos quais, a partir da Era Medieval, a filosofia se torna uma ciência complementar à teologia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)V, F, V, F.
· b)F, F, V, F.
· c)F, V, F, V.
· d)V, F, F, V.
· e)V, V, F, V.
2)Texto base:
A qual filósofo pertencem essas reflexões?
- O interesse nos lança à ilusão de que somos racionais e livres.
- Nossas ações são um impulso cego determinado pela causalidade natural.
- Agir por interesse é agir à maneira dos animais: somos determinados por motivações vitais, físicas, psíquicas.
- Desejos, impulsos, apetites, comportamentos naturais, geralmente são muito mais fortes do que a razão.
- A razão prática e a verdadeira liberdade precisam superar nossa parte natural para imporem-se ao nosso ser moral.
- O dever é uma forma que precisa valer para toda e qualquer ação moral. Tal forma não é meramente indicativa, mas imperativa.- O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
· a) Kant.
· b)Aristóteles.
· c)Descartes.
· d)Platão.
· e)Sócrates.
3)Texto base:
O Estado é a questão comum: no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos.” (VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002, p. 11).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar:
Alternativas:
· a) A filosofia representa uma ruptura em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens e um importante fator político deste contexto associa-se à organização política, com o surgimento da polis.
· b) A filosofia consolidou a separação entre mitologia e ciência a partir do pensamento de Aristóteles, que se apropriou da razão para explicar a origem do universo.
· c)Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual, em particular na fase de transição entre os pré-socráticos, que fizeram a intermediação entre divindades e ciência.
· d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
· e) O pensamento crítico filosófico foi capaz de superar a interpretação mitológica do universo, estabelecendo a supremacia cultural e política dos gregos em relação aos demais povos na história.
4)Texto base:
Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seus pensamentos encontra-se nas obras de seus vários discípulos, e Platão foi o mais importante deles.
Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas. Sobre as características do período socrático podemos dizer que:
( ) Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.
( ) Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem, a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o que investigamos.
( ) Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.
Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Alternativas:
· a) V – V – V.
· b)F – F – V.
· c)V – F – F.
· d)F – V – F.
· e)V – V – F.
5)Texto base:
Considere as afirmações sobre a Filosofia Medieval:
I – Tanto a escola Patrística quanto a Escolástica se inspiraram na filosofia de Sócrates.
II – Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o homem, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas, que são necessárias, imutáveis, estão em seu interior e tornam-se perceptíveis com a aceitação da iluminação divina.
III – O mérito da filosofia de Tomás de Aquino foi a capacidade de aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã.
É correto o que se afirma:
Alternativas:
· a)Somente em II e III.
· b)Em I, II e III.
· c)Somente em I e II.
· d)Somente em I e III.
· e)Somente em III.

Continue navegando