Buscar

DESAFIO PRODUÇÃO PARAGRAFO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A seguir, você encontrará quatro exemplos de parágrafos que apresentam falta de coerência e/ou coesão. Você deverá reescrever esses parágrafos, a fim de garantir a coesão e a coerência entre as ideias que neles estão presentes. Para isso, poderá acrescentar ou extrair palavras e sinais de pontuação a fim de construir a lógica interna do parágrafo, mas cuidado para não alterar o tema básico contido nele.
1) "Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país."
2) "Estava assistindo ao debate na televisão dos candidatos ao governo de São Paulo, eles mais se acusavam moralmente do que mostravam suas propostas de governo, em um certo momento do debate dois candidatos quase partem para a agressão física. Dessa forma, isso nos leva a concluir que o homem não consegue conciliar ideias opostas é por isso que o mundo vive em guerras frequentemente."
3) "O gato comeu o peixe que meu pai pescou. O peixe era grande. Meu pai é alto. Eu gosto de meu pai. Minha mãe também gosta. O gato é branco. Tenho roupas muito brancas."
4) "O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido. Para distraí-lo conta-lhe sobre seu prestígio profissional, conquistas amorosas e capacidade de sair-se bem das situações. Isso com certeza vai melhorar o estado de espírito do infeliz."
RESOLUÇÃO ACERTADA:
1) Podemos claramente notar que a falta de recursos disponíveis para a escola pública é um problema para o país. Mas o governo, como tentativa de amenizar essa realidade, tem buscado desenvolver várias estratégias, como, por exemplo, a reinserção de alunos evadidos no sistema de ensino, entre outras. Essas medidas visam a melhora da qualidade do ensino nacional.
2) Estava assistindo, na televisão, ao debate dos candidatos ao governo de São Paulo. Os participantes mais se acusavam moralmente do que mostravam suas propostas de governo. Em um certo momento, dois candidatos quase partiram para a agressão física. Isso nos mostrou que os aspirantes a governadores do Estado de São Paulo não possuem habilidades para respeitar ideias opostas, o que é uma grande deficiência para um governante. Os homens em geral devem ser capazes de respeitar as ideias alheias como forma de evitar confrontos; e para os governantes essa é uma habilidade que pode prevenir danos maiores ao mundo, como por exemplo as guerras.
3) Gosto muito de meus pais. Meu pai é um homem muito alto e tem como hobby pescar. Certa vez pescou um peixe quase de sua altura. Ao chegar em casa, minha mãe, que é fã das habilidades de pescador do marido, foi abraçando-o e parabenizando-o. Mas com a euforia provocada pela bela pesca, acabaram esquecendo o peixe em cima da pia da cozinha. Meu gato branco, que é bem esperto, foi quem teve uma grande refeição.
4) O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido. Para distraí-lo conta-lhe histórias diversas, deixando de lado aquelas que falam sobre prestígio profissional, conquistas amorosas ou capacidade de se sair bem das situações, a fim de evitar tocar em algum assunto que possa magoar e prejudicar ainda mais o estado de espírito do amigo.

Outros materiais