Buscar

prova pos graduação CURTE E SALVA TRABALHOS ACADEMICOS 34997691306

Prévia do material em texto

Orientações Gerais
Esta prova é composta de quatro questões, onde cada questão equivale a dois pontos e meio (2,5), totalizando dez pontos a prova (10,0).
Serão avaliados os seguintes pontos:
1. Coerência e coesão na descrição das respostas;
2. Conhecimento teórico quanto aos conceitos apresentados;
Questão 01: Quais são as diferenças na descrição e critérios relativos ao diagnóstico do Transtorno Global do Desenvolvimento do DSM-IV para atualização do DSM-V? (2,5)
Resposta: As diferenças nessa atualização consistem em: Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, que abrangiam o Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância e as Síndromes de Asperger e Rett foram absorvidos por um único diagnóstico, Transtornos do Espectro Autista. A mudança refletiu a visão científica de que esses transtornos são na verdade uma única condição com gradações em dois grupos de sintomas: Déficit na comunicação e interação social; Padrão de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Mesmo com a crítica de alguns clínicos que sustentam que têm diferenças significativas entre os transtornos, a Associação Psiquiátrica Americana compreende que não há vantagens diagnósticas ou terapêuticas na divisão e suscita que a dificuldade em subclassificar o transtorno poderia confundir o clínico dificultando um diagnóstico apropriado.
 Questão 02: O que são barreiras de aprendizagem? (2,5)
 
Resposta: As barreiras de aprendizagem consistem na limitação que os indivíduos, em especial, as pessoas com necessidades especiais, ou Pessoas com Deficiência (PcD) enfrentam no que tange o acesso a escola regular, pois, são necessários a participação da comunidade; recursos humanos, físicos e políticos. Essas questões estão presentes até a atualidade, pois a inclusão das PcD ainda é um desafio para a educação brasileira, mas cada vez mais vem existindo politicas e medidas sociais para que a inclusão escolar aconteça.
Questão 03: Como são desenvolvidos os procedimentos de ensino com base na modelagem?
 
Resposta: Os procedimentos de ensino com base na modelagem se fundamentam em uma dinâmica de realidade-reflexão acerca da realidade, que produz uma ação premeditada, fomentando um ciclo: realidade informa sujeito que processa e realiza um ato que altera a realidade que informa o indivíduo. Em outras palavras tal modalidade se funda na arte de modificar circunstancias da realidade em problemas cujo soluções devem ser interpretadas na linguagem usual. Tal método ainda proporciona a chance de um mesmo conteúdo se repetir de diversas vezes no transcorrer das muitas atividades em tempos diferentes, contribuindo significativamente na percepção e entendimento da relevância de tal conteúdo para a vivência de cada indivíduo.
Questão 04: O que é inclusão no ambiente escolar?
Resposta: A inclusão no ambiente escolar no Brasil está regulamentada por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem oferecer o acesso de alunos e alunas com deficiências ou altas habilidades na educação regular. A inclusão objetiva revogar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no segmento educativo.
A educação inclusiva resume-se na adaptação de escolas de ensino básico para atender a todas as crianças, não somente as PcD, mas também as que possuem dificuldades de aprendizagem ou altas habilidades. O acesso deve ser assegurado a todos, logo, o ambiente escolar precisa fornecer um espaço adequado ao trabalho inclusivo, para que possa atender as necessidades de cada criança. No passado a educação especial para tais indivíduos consistia em escolas regulares e escolas direcionadas especificas para PcD ou pessoas com necessidades especiais. Assim essa segregação materializou-se na existência de um sistema paralelo de ensino, onde os professores que buscaram atuar com a educação especial, atuavam em escolas separadas e buscavam formação especifica para tal, de modo que o atendimento de alunos com deficiência aconteceu de um jeito incisivo em locais separados dos outros alunos, o que, na atualidade já não é mais aceito buscando sair da “educação especial” para “Educação Inclusiva”, onde todos indivíduos possam desfrutar do mesmo espaço de forma democrática para o ensino.
	Boa prova!

Continue navegando