Buscar

Cultura corporal

Prévia do material em texto

Cultura corporal
23/05/22
Mariah Ferreira Garcia 
Profª: Adriana
Introdução: 
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Origem:
O esporte foi criado na Inglaterra, no processo de desenvolvimento da sociedade burguesa. O domínio e a apropriação desses objetos da cultura corporal na Educação física são essenciais no processo de humanização.
Principais modalidades 
1. Jogo
Segundo o autor, as características do jogo são: o prazer, as regras flexíveis e o caráter ficcional e improdutivo, sendo que o jogo precisa ser um ato livre e voluntário, pois se for imposto, acaba por descaracterizá-lo, pois a criança que joga não se preocupa com aquisição de habilidades motoras, pois ela brinca sem se preocupar e o jogo tende a ter um fim em si mesmo. Sendo um conteúdo que possibilite uma estimulação cognitiva na criança com tomadas rápidas de decisão e o desenvolvimento do sentimento de cooperação, além de possibilitar o contato com um amplo repertório motor. Sendo assim, o jogo deve ser usado na Educação Física como estratégia para se possibilitar um significativo aprendizado dos alunos.
2. Luta
 A luta vem sendo praticada desde a pré-história, por questões naturais de sobrevivência, sendo que a cada época seus propósitos foram sendo influenciados por aspectos culturais e políticos. Geralmente há uma grande confusão ao relacionar a luta e arte marcial. Segundo Araújo “toda arte marcial é luta, mas nem toda luta é arte marcial”, pois a arte marcial está relacionada com combates sistematicamente ligados a guerra enquanto as lutas são a maneira mais rudimentar de defesa utilizado pelo homem contra animais ou outros seres humanos. Dentre alguns exemplos de lutas de origem oriental temos o Judô, o Karatê, o Kung fu e de origem ocidental o Krav Magá, a luta livre e a esgrima.
3. Dança
    A dança é compartilhada por várias áreas de conhecimento tais como as Artes Cênicas, a Educação Artística e a Educação Física. Os professores formados em Dança, Artes e Educação Física podem dar aula de dança na escola. A dança é o pensamento do corpo, quando entendemos isto conseguimos diferencia-la de todas as outras construções que um corpo faz com o movimento. Dentro das aulas de Educação Física na escola, a dança deve estar inserida como vivência, não levando preocupação com a habilidade técnica e sim adequar seus objetivos e especificidades para a Educação Física, não no sentido de desqualifica-la, mas de ampliar as suas possibilidades de interação e atuação. O objetivo da escola não seria de preparar profissionais para áreas especificas, mas sim oferecer uma ampla gama de vivências corporais de forma a aprender a lidar com o corpo e o movimento integrado na totalidade do ser humano
5. Esporte
    Bracht define esporte como sendo a fase avançada do jogo, que assume características espetacularizantes e generalizantes, traduzido por regras, expansão e seleção, onde segundo ele todo esporte é jogo, mas nem todo jogo é esporte. O esporte hoje entrou em um outro patamar, fortemente influenciado pelos meios de comunicação que acabam por transformá-lo em espetáculo, propondo um modelo, ditando as regras, os treinos e gestos motores exigidos no alto rendimento, que acaba sendo seguido em qualquer prática esportiva, inclusive na escola.

Continue navegando