Buscar

Lastreamento de máquinas

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA DE AGRICULTURA LEONEL DE MOURA BRIZOLA – EETA
LASTREAMENTO DE MÁQUINAS
Luísa Alves Conte
Viamão,
20 de abril de 2022
Lastragem de tratores agrícolas
O termo está ligado a maior eficiência das máquinas, melhorando a capacidade de tração e diminuindo o consumo de combustível. Para que a máquina funcione de forma adequada, existem cuidados e adequações que devem ser realizadas rotineiramente. Entre os reparos necessários, entender o que é lastragem e como lastrear um trator é fundamental para a produtividade da fazenda.
O que é lastragem?
Lastragem é um procedimento de adequação que nivela a massa dos pneus para que o equilíbrio operacional em tratores seja mantido e que seu desempenho seja positivo. O aumento da massa das rodas dos tratores, resultam em diversas vantagens durante seu funcionamento, além de que ele apresenta uma melhoria direta durante a realização das atividades de produção agrícola.
Por que utilizar o processo de lastragem?
Quando o procedimento for realizado de forma correta, com os cálculos corretos e uso dos lastros nos tratores, esse processo pode trazer diversos benefícios, como:
- O aumento da vida útil dos pneus, garantindo também o maior rendimento deles enquanto o trator trabalha. Outro problema solucionado é o excesso de patinagem e a perda de tração ao lastrar as máquinas.
- Aumento do equilíbrio operacional pois quando a massa do trator aumenta, a estabilidade durante a locomoção também. Deste modo utilizar a máquina se torna mais seguro, principalmente em terrenos molhados.
- Redução do consumo de combustível, porém caso seja feita de forma insuficiente, ou seja, contendo erro nas quantidades de massa adicionada as rodas, o trator irá patinar mais, automaticamente aumentando a quantidade de gastos com combustível e o desgaste mais rapidamente dos pneus.
Onde utilizar a lastração?
O lastro ideal é estabelecido por diversos fatores, podemos citar, por exemplo, a adequação á tração, ao implemento, ao tipo de rodado e às condições do solo. Os lastros nos tratores agrícolas podem ser colocados nos pneus frontais e dianteiros.
Tipos de lastreamento
Existem dois tipos de lastragem que podem ser aplicadas aos tratores agrícolas, a lastragem líquida e a sólida.
- Lastragem líquida: O lastro líquido consiste em adicionar água nos pneus no trator de acordo com a recomendação do fabricante. É recomendado que a lastragem com a utilização da água nunca exceda 75% da capacidade do pneu, para pneus diagonais e no máximo 40% para pneus radiais. Pois se adicionarmos uma quantidade de água mais do que o recomendado podemos limitar de mais o ar dentro do pneu, causando enrijecimento e outros danos ao mesmo. Com o esquema a seguir podemos ver a posição do bico indicando a quantidade de água sendo introduzida nos pneus, deste modo compreenderemos melhor a aplicação da lastragem líquida. 
- Lastragem sólida: A lastragem sólida pode ser feita pela adição de discos metálicos nas rodas traseiras ou pela aplicação de placas de metal na parte dianteira do trator. Auxilia na dirigibilidade de solos soltos e ajuda o trator a não empinar. Nas fotos abaixo podemos observar onde é aplicado o lastreamento sólido.
Como fazer lastreamento de trator?
Para entender como podemos realizar a lastragem devemos compreender que este procedimento está ligado diretamente com as indicações do fabricante. Por esse motivo deve-se pesquisar a marca do pneu e realizar o processo de acordo com as instruções do fornecedor afim de evitar problemas. O ideal é que a lastragem dos tratores proporcione uma patinagem das rodas motrizes entre 10 e 15% em terrenos agrícolas. Para saber se o procedimento foi feito de forma adequada, basta analisar as marcas dos pneus no solo. Se a lastração foi aplicada de forma correta os pneus deixarão marcas bem evidentes no chão, o que demonstra que o trator está preparando o terreno como deveria.
Podemos citar um exemplo de lastragem de um trator de 90cv,4x2 com tração dianteira auxiliar, considerando a utilização de um implemento específico:
- Carga de trabalho média – 90cv x 50kg = 4.500kg de peso total;
- Implemento agrícola semeadora = 35% na dianteira e 65% na traseira;
Resultados:
 
Inserção da mangueira na válvula de calibragem: pneus diagonais; pneus radiais.
Inserção da mangueira na válvula de calibragem: pneus diagonais; pneus radiais.
Inserção da mangueira na válvula de calibragem: pneus diagonais; pneus radiais.
Conclusão
Os tratores agrícolas são ferramentas essenciais para as lavouras, seno versáteis e robustos, de modo que auxiliam a produção rural. A aplicação correta da lastragem nos tratores garante melhor equilíbrio operacional para diversas operações. Com esse equilíbrio garantimos sucesso das operações nas lavouras com economia e riscos de compactação reduzidos.

Continue navegando