Buscar

apol 3 politica comparada e politica Classicab e moderna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

0:00:24
Questão 1/5 - Política Clássica e Moderna 
Leia o trecho abaixo e depois responda: 
“Thomas Hobbes jamais se ocupou das atividades políticas, não fez parte de partidos nem atuou como conselheiro de governantes. Foi um intelectual que entrou em contato com filósofos e cientistas de sua época e acabou sendo perseguido em meados do século XVII por ser defensor da monarquia”. 
Fonte: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
De acordo com o conteúdo visto nas aulas e no material didático, assinale a alternativa abaixo que aponta corretamente qual foi a grande questão do século XVII que orientou as reflexões de Thomas Hobbes:
	
	A
	Os conflitos oriundos da democracia inglesa, em forte expansão no século XVII.
	
	B
	A transformação da Inglaterra de república em principado, ao longo do século XVII.
	
	C
	A falta de unidade do Estado e o declínio da autoridade política que a Inglaterra presencia no decorrer do século XVII.
 
	
	D
	A unidade do Estado e a ascensão do absolutismo que a Inglaterra presencia no decorrer do século XVII.
	
	E
	A paz e estabilidade política que a Inglaterra conheceu ao longo de todo o século XVII, com sua estável monarquia.
 
Questão 2/5 - Política Clássica e Moderna 
“Como em Platão, Aristóteles e Maquiavel, os teóricos do contratualismo também se mostravam favoráveis à legitimação do poder do Estado tomando como base a descrição que fazem da teoria geral do homem e da sociedade sem o poder atuante do Estado.” 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
A teoria racional do Estado que os pensadores políticos contratualistas elaboram parte de dois momentos distintos sobre a existência do homem. Assinale a alternativa que descreve corretamente os nomes desses dois momentos:
	
	A
	estado de alerta e estado de violência
	
	B
	estado de pólis e estado de ágora
	
	C
	estado de natureza e estado civil
	
	D
	estado de ditadura e estado de democracia
	
	E
	estado de autarquia e estado de poliarquia
Questão 3/5 - Política Comparada
Leia com atenção o trecho a seguir, de autoria de Bohn (2015, p. 72): “Segundo Van Evera (1997, p. 55), não há regras predeterminadas para a escolha da metodologia de pesquisa — em muitos casos é decorrência direta da natureza do objeto de investigação e dos dados disponíveis a seu respeito. ParaMcKeown (1999, p. 169), mais do que um seguidor de regras, o cientista social deve ser visto como um artesão, já que o fundamental na pesquisa em ciências sociais, segundo ele, não é a mera aplicação de parâmetros lógicos  preestabelecidos, mas craftsmanship: ou seja, a habilidade tanto  na tessitura do desenho de pesquisa como em sua realização”. 
Fonte: BOHN, Simone. Política Comparada: Um Mapeamento do Debate entre Propostas Teóricas e Metodologias de Pesquisa Alternativas. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 59, p. 61-80, 2015.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta 
(  ) Na atualidade, a política comparada é caracterizada pela influência da teoria da escolha racional e pelo aumento da utilização de recursos estatísticos nas comparações.
(  ) O aumento de dados disponíveis sobre os países e o contexto de ampla democratização a partir de 1989 colaboraram para a guinada quantitativa na política comparada atual.
(  ) Em relação aos períodos anteriores, a política comparada atual é marcada por um menor pluralismo teórico e metodológico.
(  ) No período atual da Política Comparada, há maior consciência sobre questões de teoria e método e uma considerável variedade de desenhos de pesquisa (quantitativos e qualitativos).
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	F, F, F, F
Questão 4/5 - Política Comparada
De acordo com Braga (2011, p. 132): “Ainda falta à teoria política marxista, tanto em sua versão "estrutural" como em suas demais versões, um estoque de conceitos gerais e claramente articulados entre si destinado à constituição de uma sociologia política marxista com o mesmo grau de abrangência da sociologia política funcionalista e pluralista. Conceitos que abranjam não apenas as sociedades de classe, inclusive as capitalistas, mas também sociedades sem Estado do passado, e tipos ideais possíveis de sociedade sem Estado do futuro (na melhor das hipóteses), ou sociedades com uma burocracia regulada e controlada por instituições civis de trabalhadores, ou mesmo de "democracia participativa" exercida pela via não-estatal num futuro próximo previsível”.
Fonte: BRAGA, Sérgio. Poder, formas de dominação e Estado no diálogo entre Nicos Poulantzas e a sociologia política norte-americana. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 5, p. 109-137, 2011.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo acerca das correntes marxista e corporativista em Política Comparada, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. As pesquisas comparadas que utilizam a abordagem marxista costumam analisar o conflito de classes, para verificar as diferenças entre os sistemas políticos.
II. O corporativismo destaca o papel central das interações, mediações entre a sociedade, o Estado e o governo, com foco no papel dos interesses sociais na influência de políticas públicas. 
III. O corporativismo é um sistema de representação de interesses que são reconhecidos pelo Estado e que disputam por políticas.
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	D
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	E
	Apenas a assertiva II está correta.
Questão 5/5 - Política Clássica e Moderna
“Outro modelo alternativo ao modelo contratualista é caracterizado pela ênfase na violência como razão para a origem do Estado. Entre os pensadores desse modelo encontramos Karl Marx, Ludwing Gumplowicz e Franz Oppenheimer”. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Teoria Política Clássica, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Os teóricos do modelo da origem violenta defendem que o Estado é uma organização que funciona como um instrumento de poder e de violência a serviço de uma minoria dominante sobre a maioria.
II. O Estado assim descrito representa o domínio da classe vencedora sobre a classe vencida.
	
	A
	A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta
	
	B
	A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta
	
	C
	As duas assertivas estão incorretas
	
	D
	As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira
	
	E
	As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais