Buscar

AAD06 - AVALIAÇAO - CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E OBRIGAÇÃO DE FAZER

Prévia do material em texto

*
	ATIVIDADE AUTODIRIGIDA
	
	Curso: DIREITO
	Disciplina: PROCESSO CIVIL IV
	DATA: 07/06/2022
	Turma:
	Professor: Murilo Sudré Miranda
	Valor: 
	Aluno: Maria Julia Vanderley Aguiar 
						
	Nota:
1. A respeito dos embargos do executado, na execução de título extrajudicial, por quantia certa, contra devedor solvente, é correto afirmar que:
a) o prazo para oferecimento dos embargos é de 15 dias, contados da intimação da penhora.
b) a garantia do juízo é requisito legal para a concessão de efeito suspensivo aos embargos.
c) Trata-se de uma peça de defesa do devedor e é protocolizada dentro do processo de execução.
d) é permitida a rejeição liminar dos embargos, salvo quando intempestivos.
e) não se admite, nos embargos, a produção de prova oral em audiência de instrução.
2. O que se entende por garantia do juízo?
R: A garantia do juízo é uma condição para que se possa suspender os atos de execução e seus bens deixem de ser penhorados ou suas contas bloqueadas. 
3. Explique o que se entende por PREÇO VIL.
R: Preço vil é quando o valor da arrematação é muito baixo. Ou seja, o bem foi vendido em leilão por preço inferior a 50% do valor do mercado do imóvel. Então se algum bem do seu patrimonio foi leiloado por valor vil , isso pode gerar a anulação do leilão.
4. Referente à exceção de pré-executividade, também denominada objeção de pré-executividade, assinale a alternativa correta.
a) Tal método de defesa deve ser manejado no prazo dos embargos à execução em caso de processo de execução, ou no prazo da impugnação ao cumprimento de sentença no caso de cumprimento de sentença.
b) Esse instituto processual civil é uma modalidade de procedimento executivo que visa ao preparo do procedimento de execução principal, contendo aspectos de tutela cautelar.
c) Em que pese não reconhecida de maneira expressamente positivada, essa forma de manifestação é amplamente aceita em procedimentos executivos, principalmente em razão de ser considerado cabível como matéria de discussão mormente as matérias classificadas como de ordem pública.
d) Trata-se de método constitucionalmente garantido, visando à ampla garantia do contraditório, até mesmo em casos de perda do prazo de embargos à execução.
e) Em sede de procedimento de execução, a prescrição não pode ser assunto tratado em exceção/objeção de pré-executividade, visto que a legislação processual civil reserva tal matéria para as defesas denominadas de embargos à execução ou impugnação ao cumprimento de sentença.
5. Sobre a expropriação de bens assinale a alternativa incorreta:
a) A arrematação de bens móveis ou semoventes far-se-á em leilão.
b) Se no primeiro leilão o bem não alcançar lanço superior à importância da avaliação, o juiz designará a realização do segundo leilão podendo o bem ser arrematado por um valor menor do que a avaliação.
c) A arrematação será precedida de edital, que conterá, dentre outras coisa, a descrição do bem penhorado, bem como seu valor.
d) Mesmo após arrematar um bem o arrematante é o responsável por imitir-se na posse, já que o juízo da execução, através da carta de arrematação, lhe conferirá apenas a propriedade. 
6. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a adjudicação de bens penhorados em execução:
a) É lícito ao exequente, desde que oferecendo preço superior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados;
b) Requerida a adjudicação, o executado será intimado do pedido pelo Diário da Justiça, na pessoa de seu advogado constituído nos autos, por carta com aviso de recebimento, quando representado pela Defensoria Pública ou quando não tiver procurador constituído nos autos;
c) É dispensável a intimação do executado, citado por edital, diante do requerimento de adjudicação quando ele não tiver procurador constituído nos autos;
d) Transcorrido o prazo de 10 (dez) dias, contado da última intimação, e decididas eventuais questões, o juiz ordenará a lavratura do auto de adjudicação;
e) Considera-se perfeita e acabada a adjudicação com a lavratura e a assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicatário, pelo escrivão ou chefe de secretaria, e, se estiver presente, pelo executado, expedindo-se a carta de adjudicação e o mandado de imissão na posse, quando se tratar de bem imóvel ou a ordem de entrega ao adjudicatário, quando se tratar de bem móvel.
7. Qual o nome do documento expedido pelo Juízo para que ao terceiro que adquiriu um bem em razão de alienação particular para que este possa transferir a propriedade:
a) Autorização de escritura;
b) Carta de arrematação;
c) Carta de adjudicação;
d) Carta de ordem
e) Carta de alienação;
8. Explique como se faz para obter efeito suspensivo nos Embargos à execução. 
R: Três são os requisitos para que o julgador atribua efeito suspensivo aos embargos à execução: o requerimento do embargante; o preenchimento dos requisitos necessários a concessão da tutela provisoria, ou seja , elementos que evidenciam a probabilidade do direito alegado e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo; e a garantia da execução mediante penhora, deposito ou caução suficientes.
9. Na obrigação de fazer de natureza personalíssima, caso o devedor se negue a cumpri-la, a obrigação de fazer converter-se-á em obrigação de dar, devendo o sujeito passivo arcar com perdas e danos, incluídos os danos materiais. 
(x) VERDADEIRO		() FALSO
10. A luz do código civil vigente, sobre as obrigações de fazer, dispostas em seu texto, marque a alternativa incorreta.
 A Em caso de urgência, pode o credor, mediante autorização judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido.
B Se o fato puder ser executado por terceiro, será livre ao credor mandá-lo executar à custa do devedor, havendo recusa ou mora deste, sem prejuízo da indenização cabível.
C Se a prestação do fato se tornar impossível sem culpa do devedor, resolver-se-á a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos.
D Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
 
 11-Considerando as normas constantes do Código Civil sobre as obrigações de fazer e não fazer,assinale a alternativa incorreta.
a) Com relação às obrigações de fazer, se a prestação do fato tornar-se impossível, o devedor responderá por perdas e danos, independentemente de culpa.
b) Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
c) Praticado pelo devedor o ato, a cuja abstenção se obrigara, o credor pode exigir dele que o desfaça, sob pena de se desfazer à sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos.
d) Se o fato puder ser executado por terceiro, será livre ao credor mandá-lo executar à custa do devedor, havendo recusa ou mora deste.
e) Extingue-se a obrigação de não fazer, desde que, sem culpa do devedor, se lhe torne impossível abster-se do ato, que se obrigou a não praticar.
13. Sobre a impugnação ao cumprimento de sentença, assinale a alternativa correta. 
A) A prévia garantia do juízo é requisito necessário para o oferecimento de impugnação.
B) A impugnação será rejeitada quando a alegação de excesso de execução não vier acompanhada do valor que o devedor entende correto, independentemente da existência de outro fundamento que lastreie a impugnação.
C) A concessão de efeito suspensivo à impugnação impede a realização dos atos de substituição, de reforço ou de redução da penhora.
D) Considera-se também inexigível, para fins de impugnação, a obrigação reconhecida em título executivo judicial fundado em lei ou ato normativo considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, ou fundado em aplicação ou interpretação da lei ou do ato normativo tido pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com aConstituição Federal, em controle de constitucionalidade concentrado ou difuso.
14. Em tema de cumprimento de sentença, assinale a alternativa correta:
 I. O prazo para a impugnação à execução de obrigação pecuniária prevista em sentença transitada em julgadoé de 10 dias, contado, em qualquer caso, da citação.
II. A multa de 10% pela impontualidade no pagamento da condenação pecuniária é devida tanto na execução definitiva quanto na provisória.
 III. A multa de 10% pela impontualidade no pagamento incide em relação a toda a dívida, ainda que haja pagamento parcial.
 IV. São devidos honorários de advogado na fase de cumprimento de sentença, independentemente daqueles devidos em decorrência da fase condenatória. 
a) Somente as proposições I e III estão corretas. 
b) Somente as proposições II e IV estão corretas. 
c) Somente a proposição IV está correta. 
d) Somente a proposição II está correta. e) Somente a proposição I está correta.

Continue navegando