Buscar

Atividade A1 - Laboratório de Gestão - Empreendedorismo Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laboratório de Gestão – Empreendedorismo Social
Atividade A1
Resposta:
O Ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACTION), é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de quatro ações: (PLAN) Planejar, (DO) Fazer, (CHECK) Checar, e (ACTION) Agir. O Ciclo PDCA mostra-se muito atual nos dias de hoje mesmo tendo sido criado na década de 40, principalmente quando falamos em design thinking, que se divide em sete etapas importantes, sendo elas: 1 – definir; 2 – pesquisar; 3 – gerar ideias; 4 – testar protótipos; 5 – selecionar; 6 – implementar; e 7 – aprender.
Essas sete etapas do design thinking, organizadas podem formar um ciclo PDCA. Fases do ciclo: 
PLANEJAR (PLAN) : Nesta primeira fase o executor terá de identificar o problema ou a melhoria cuja qual deseja trabalhar, e concentrar esforços para encontrar uma solução ou uma forma mais eficiente de ser executada. Dentro desta fase do Ciclo PDCA, temos três etapas do design thinking, sendo elas: (1) Definir: essa é a primeira etapa de qualquer processo, os objetivos são o que o cliente espera obter com a contratação de um serviço de design, é importante que isso fique inteiramente definido; (2) Pesquisar: Uma vez definido, essa etapa de pesquisa é usada para que um dos designers da equipe comece a coletar informações que possam alimentar o processo de criação na etapa de geração de ideias; (3) Geração de Ideias: Durante essa etapa, a equipe se empenha, com base nas informações coletadas na pesquisa, criam ideias, utilizando vários métodos.
FAZER (DO) : Nesta fase todo planejamento construído deve ser posto em prática, seguindo inteiramente tudo o que foi planejado e programado. Esta fase tem uma etapa do Design thinking, a etapa (4) Testar Protótipos: nessa etapa testaremos a ideia para ver se é viável e se funcionará como objeto físico, como para apresentações inovadoras por exemplo, que precisam de um protótipo, serve também para aspectos visuais de um projeto, como seria produzido, como ficará.
CHECAR (CHECK) : Na fase da checagem, é comum que se inicie também as implementações, é necessário se fazer uma análise extremamente detalhada de todos os pontos descritos no plano de ação, comparando o previsto com o realizado, identificando problemas e soluções que poderão ser tratados em um novo ciclo do projeto. Temos uma etapa do design thinking nesta fase, (5) Selecionar: é a etapa em que uma das soluções de design é escolhida para ser desenvolvida.
AGIR (ACTION) : A fase em que o gestor colocará em prática todo o planejamento já executado e realizará mudanças, caso sejam necessárias. Temos as duas etapas finais do design thinking nesta fase, (6) Implementar: Durante essa etapa o design repassa as especificações de formato do projeto, ele confirma todas as informações necessárias e também o resultado esperado, (7) Aprender: a etapa final é onde se aprende com cada estágio do projeto, com análises e feedbacks do que funcionou e do que precisa ser revisto para obter melhoria.
Por fim, adotar o design thinking como abordagem nos projetos em andamentos e que virão, é uma ação que pode fazer diferença no futuro dos negócios e na conclusão do projeto.

Continue navegando