Buscar

Laboratório de Gestão Empreendedorismo Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Atividade 1
Design Thinking é uma ferramenta prática utilizada para promover a integração de habilidades e uma mentalidade inovadora em empresas. Este processo combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções inovadoras e eficazes.
Essa prática no mundo corporativo tem uma relação direta com a busca de soluções diferenciadas, visando o bem-estar social, pautada na visão do profissional de Design que desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e espaciais ao longo de desenvolvimento da sua carreira. Tais habilidades são bem-vindas a todo profissional corporativo, especialmente ao empreendedor.
Para auxiliar na sistematização das ideias, algumas ferramentas são utilizadas, entre elas a mais comum é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action). Assim, em sua implementação são observadas 7 etapas do processo de Design Thinking:  definir, pesquisar, gerar ideias, testar protótipos, selecionar, implementar e aprender.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre o ciclo PDCA das etapas do Design Thinking.
Resposta:
Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, entendo que o ciclo PDCA seja uma ferramenta de gestão, que tem como objetivo, promover a melhoria contínua dos processos: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Fundamenta-se no estudo detalhado de determinado processo, buscando entender e atender como determinadas inconsistências são geradas e como tratá-las, focando na causa para identificar a melhor solução.
O ciclo do Design Thinking é composto pelo circuito de quatro ações: Plan, Do, Check e Action, onde exprimem sete etapas, veja abaixo:
Plan (Planejar)
1. Definir - Essa é a primeira etapa de qualquer processo de design e quase sempre envolve a produção ou o recebimento de um briefing. Os objetivos são, simplesmente, o que o cliente espera obter com a contratação de um serviço de design; é muito importante que eles sejam inteiramente entendidos e “mapeados” para o processo de design thinking.
2. Pesquisar - Uma vez definido o briefing e estando todos de acordo a respeito dele, um dos designers da equipe começa a coletar informações que possam alimentar o processo criativo na etapa de geração de ideias.
3. Gerar ideias - Durante essa fase, a equipe de design se debruça sobre as informações coletadas na pesquisa e as restrições estabelecidas durante a etapa de definição para gerar ideias que atendam ao briefing de design. Os designers utilizam vários métodos para criar ideias. As técnicas incluem o brainstorming, o esboço ou rafe de ideias, a adaptação de designs já testados e aprovados, a adoção de uma abordagem analítica top-down (de cima para baixo), com foco no produto, serviço ou empresa, ou de uma abordagem bottom-up (de baixo para cima) direcionada ao consumidor ou usuário.
Do (Fazer)
4. Testar protótipos - Protótipos são usados para testar a viabilidade técnica de uma ideia e ver se ela funciona como objeto físico. Ideias para embalagens e apresentações inovadoras, por exemplo, normalmente, precisam de um protótipo. Os protótipos também podem testar os aspectos visuais de um projeto, ao apresentá-los da maneira como seriam produzidos, o que também oferece a oportunidade de verificar, quando pertinente, o projeto em três dimensões.
Check (Verificar)
5. Selecionar - A seleção é a etapa em que uma das soluções de design proposta é escolhida para ser desenvolvida. O principal critério de decisão é a adequação à finalidade: o projeto atende às necessidades e aos objetivos do briefing? Ele se comunica de maneira eficiente com o público-alvo para atingir esses objetivos?
Action (Agir)
6. Implementar - Durante essa etapa, o designer repassa a arte e as especificações de formato do projeto para os responsáveis por produzir o produto final, que podem ser uma gráfica, um desenvolvedor web ou um fabricante. Esse momento oferece uma boa oportunidade para confirmar as especificações de produção, como a quantidade de impressões e o resultado esperado.
7. Aprender - A etapa final é o momento de aprender com os estágios que aconteceram ao longo do processo de design. Essa é a fase de feedback, durante a qual o cliente e a agência de design procuram identificar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado.

Continue navegando