Buscar

filosofia lean

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA LEAN 
 Rebeca Santos da Cunha
04144229
Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
O uso do termo Lean Manufacturing surgiu como uma forma de compreender o Sistema de Produção Toyota (TPS). Essa filosofia foi criada por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, e tem como fundamento a eliminação de desperdícios sem afetar a qualidade do produto. Devido à sua eficácia, tornou-se alvo de desejo de diversas empresas, não só aumentando a competitividade do mercado, mas também abrangendo diversas áreas organizacionais.
Ademais, para melhor entendimento a respeito da filosofia lean, é necessário compreender seu contexto histórico. Com o fim da guerra e a derrota para os países do grupo dos “aliados”, o Japão ficou destruído e com poucos recursos para investir nas empresas. Com isso, novos métodos de produtividades foram essenciais, como a criação dos cinco princípios da manufatura enxuta, que são: analisar a perspectiva do cliente(valor); definir quais as etapas que ele faz que gera o resultado final (fluxo de valor); reduzir o tempo de produção e distribuição do produto (fluxo); só produzir o que já foi pago para não desperdiçar (produção puxada); aperfeiçoamento contínuo a cada dia (perfeição).
Além disso, com a adoção do lean, a Toyota, se sobressaiu no mercado de tal forma que, atualmente, é a maior montadora do mundo, com vendas acima do duzentos bilhões de dólares, e tudo por causa do grande sucesso da produção enxuta. Essa filosofia não se restringiu apenas à indústria manufatureira, mas se expandiu para outras áreas, como, por exemplo, o lean construction, lean na saúde, lean office, dentre outras.
Devido à menção da palavra “lean” no livro “A máquina que mudou o mundo”, de Womack e Jones, outros países conheceram o método enxuto, e tal filosofia começou a ser bastante procurada por diversas companhias, pois seus métodos são eficientes, sempre visando eliminar o desperdício e cumprindo o kaizen, palavra japonesa que significa melhoria contínua.
Para isso, as companhias devem ter consciência do processo produtivo, das preferências dos clientes e buscar sempre uma melhoria contínua em seu ambiente, para que, dessa forma, sejam alcançados bons resultados.
Referências:
Stefani, Eduardo. "Aplicabilidade da Filosofia Lean na Indústria 4.0." Disponível em:-https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/download/25571/20354. Acesso em:31/07/2023.
Dinis, Claudia. “A metodologia 5s e kaizen diário. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17747/1/claudia_dinis_21423007_MEAL_relatorio%20VD_2016.pdf .Acesso em 06/08/2023.
POMPEU, A.M.; RABAIOLI, V. “A filosofia lean manufacturing: seus princípios e ferramentas de implementação”. Disponível em: https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/173/211 . Acesso em:03/08/2023.

Outros materiais