Buscar

O período oitocentista avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O período oitocentista, que representa a literatura do século XIX, foi um período de intensa produção literária. Com muitas características marcantes, como o advento do positivismo, por exemplo, foi um período bastante homogêneo, dispensando a periodização precisa e a nitidez de fronteiras entre os movimentos literários. Com base no exposto, disserte sobre os traços mais marcantes da literatura oitocentista no Brasil.
Brasil oitocentista foi marcado por grandes mudanças permeado por um pensamento nacionalista que buscava estabelecer uma identidade cultural própria. Desse modo, afastava-se das influências estrangeiras e valorizava elementos da cultura e história do país. Nesse contexto houve dois movimentos literários que iniciaram no período oitocentista, Parnasianismo e Simbolismo, movimentos esses de origem europeia, mas que migraram para o Brasil. Dentre as características das escritas desse período destaca-se o romantismo, o regionalismo, a crítica política e social.
A década de 1950 foi marcada pelos experimentos, particularmente na poesia. Um grupo paulista, liderado pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, propunha a Poesia Concreta. Elenque as principais características dessa poesia.
A poesia concreta se caracteriza principalmente pela junção de elementos gráficos com a escrita em si, esta, se torna atuante a partir 1956, revolucionando a estética poética. Falava-se da tentativa de o domínio da sintaxe e substituí-la pela conquista do “espaço”, pela colocação significativa das palavras na página, ou seja, atribuir significado visual. Enquanto na Europa se tratava apenas de uma nova estética, no Brasil tornou-se uma escola literária, com grandes obras e artistas consagrados. Teve seu marco inicial na Europa com a escrita do poema de Mallarmé publicado em 1914, fazendo com que os escritores percebessem que há outras maneiras de se apresentar um poema, permitindo que a leitura poética se faça de diferentes perspectivas e formas libertando-se das formas cânones.

Continue navegando