Buscar

Inserção de Comportamento em Sujeito Ingênuo em Esquema de Reforçamento contínuo e Extinção Operante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inserção de Comportamento em Sujeito Ingênuo em Esquema de Reforçamento contínuo e Extinção Operante
resumo
O objetivo do experimento é reforçar a pressão da barra (resposta) e obter reforço (água). 
O comportamento reforçador era pressionar a barra e como resposta da pressão obtenção de água e saciedade da sede, esta reforçava o comportamento e o sujeito era estimulado a repetir a pressão da barra, através do estímulo reforçador (água) esse comportamento é positivamente reforçado e vai acontecer novamente.
Este relatório tem como objetivo mostrar os conceitos básicos da Análise Experimental do Comportamento através de revisões literárias dos resultados obtidos em experimentos realizados em sujeito experimental ingênuo submetido às atividades de determinação do nível operante, treino ao bebedouro, modelagem, esquema de reforçamento contínuo - CRF, com o objetivo de fortalecer a resposta de pressão à barra e mantê-la no repertório do sujeito e extinção operante, observando o efeito produzido sobre a freqüência do comportamento do sujeito quando é deixada de apresentar o reforço logo após a resposta, utilizando-se de equipamentos apropriados e métodos adequados.
 Palavras-chave: análise experimental do comportamento, esquema de reforçamento contínuo, extinção operante
introdução
 A Análise do Comportamento é uma disciplina inclusiva. Envolve várias tecnologias comportamentais aplicadas, sob nomes diferentes conforme a área na qual é praticada, como, por exemplo, terapia comportamental, ensino programado, etc., e também uma filosofia da ciência.
A Análise Experimental do Comportamento, também chamada de Behaviorismo que significa Comportamento, Comportamentalismo, Teoria Comportamental ou Análise do Comportamento teve como seu fundador o americano John. B. Watson. Em 1913 ele publicou o artigo “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, afirmando ser o comportamento o objeto observável da Psicologia, inaugurando, assim, o rompimento desta ciência com suas raízes filosóficas (BOCK, 2002).
Ao longo do tempo, o termo comportamento teve seu sentido modificado e, hoje, não se entende comportamento com uma ação isolada do sujeito, mas entende-se como uma interação entre o que o sujeito faz e o ambiente onde o faz. Assim a Análise Experimental do Comportamento estuda as interações entre o indivíduo e o ambiente ou seja o homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações (BOCK , 2002).
Behaviorismo Radical, termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento (que ele se propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento. Com isso a base da corrente skinneriana esta na formulação do comportamento operante.
Por meio do condicionamento operante, aprendemos a repetir atos que trazem recompensas e a evitar atos que acarretam punição. Por meio da aprendizagem pela imitação, aprendemos pela experiência e o exemplo de outros, podemos aprender a construir cabanas de gravetos, submarinos ou estações espaciais, nos adaptando assim a praticamente qualquer ambiente (MYERS, 1999).

Continue navegando