Buscar

PROVA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO não é uma área da psicologia, mas uma maneira de estudar o objeto da psicologia. No Brasil, a análise do comportamento começou com a vinda de Fred S. Keller para a Universidade de São Paulo.  BEHAVIORISMO METAFÍSICO afirma que mentes ou eventos mentais não existem; BEHAVIORISMO METODOLÓGICO afirma que mente ou eventos mentais existem, não são objetos apropriados para o estudo científico.
BEHAVIORISMO ANALÍTICO é uma proposta conceitual: não é uma teoria sobre o que deve ser estudado, nem é um conjunto de instruções sobre como se deve estudar, nem é um conjunto de instruções sobre como se deve fazer pesquisa. Algumas dessas premissas: a) Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e são modificados pelas consequências de suas ações. b) A psicologia é o estudo da interação entre organismo e ambiente. c) Através de análise, chega-se aos conceitos de estímulo e resposta. Um estímulo pode ser definido como 'uma parte, ou mudança em uma parte, do ambiente', já uma resposta pode ser definida como 'uma parte, ou mudança em uma parte, do comportamento.
Os métodos de trabalho na pesquisa de ANÁLISE EXPERIMENTAL: (1) estudo intensivo do comportamento do indivíduo; (2) controle estrito do ambiente experimental; (3) uso de uma resposta repetitiva que produz pouco efeito imediato no ambiente; (4) meios eficazes de controle do comportamento do sujeito; (5) observação e registro contínuo do comportamento; e (6) programação de estímulos e registro de eventos automáticos.
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO é uma linguagem da psicologia que tem como seu objeto o estudo de interações comportamento-ambiente. Interessa-se, pelo homem, mas estuda também interações envolvendo outros animais sempre que houver algum motivo para supor que tais estudos possam ajudar no esclarecimento de interações homem-ambiente. ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais (variáveis de contexto), manipulando variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observando os efeitos em variáveis dependentes (mudanças no comportamento). O comportamento não pode ser entendido isolado do contexto em que ocorre.
O TERMO CONTINGÊNCIA é empregado para se referir a regras que especificam relações entre eventos ambientais ou entre comportamento e eventos ambientais, As contingências são as definições de variáveis independentes na análise experimental de comportamento. Nosso objeto de estudo não é uma coisa, mas um processo. 
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (AC): Seu braço teórico, filosófico e histórico > Behaviorismo Radical- Skinner (conhecimento teórico). Seu braço empírico > Análise Experimental do Comportamento (AEC) (conhecimento empírico). Intervenção Social > Análise Aplicada do Comportamento (AAC)
O ANALISTA DO COMPORTAMENTO trabalha com a aprendizagem. Análise Aplicada do Comportamento consiste em empregar princípios comportamentais para promover alterações nas condições que envolvem as respostas das pessoas. 
A aprendizagem pode ocorrer de três formas: Modelagem: O comportamento é moldado a partir de reforçamento diferencial por aproximações sucessivas (andar, falar, dançar, dirigir) Modelação: O comportamento é aprendido a partir da imitação de um modelo (pai mostrando ao filho como fazer a barba) Regras: O comportamento aprendido está sob controle de estímulos verbais que especificam uma contingência. (Mãe ensinando o bebe falar corretamente)
A tríplice contingência descreve combinações de eventos. O Analista do Comportamento atua com base na interpretação da seleção por consequências, considerando como os eventos antecedentes e consequentes foram sendo combinados entre si e com o responder (análise funcional). Diferentes áreas de atuação do psicólogo podem ser atendidas com esse modelo; A tríplice contingência demarca ações do AC, que podem ser: (a) INTERPRETATIVAS; (B) ESTRATÉGICAS; (C) TÁTICAS; (D) TÉCNICAS E (E) REFLEXIVAS. 
INTERPRETAÇÃO: O AC usa o modelo de seleção por consequências: Logo, ele leva em conta as consequências que deram origem ao nosso organismo, repertório comportamental individual e às práticas culturais, a fim de oferecer a explicação do comportamento humano. 1) Perda de eventos reforçadores; 2) Baixa densidade de reforços;
ESTRATÉGIA: A interpretação dá origem a um plano para alcançar os resultados desejados – isto é, dá origem a uma estratégia
TÁTICA: Táticas são as ações que aproveitam os recursos, sejam eles infra estruturais ou sociais, disponíveis no contexto para cumprir a estratégia. 
TÉCNICA: Há um amplo conjunto de técnicas fundamentadas em princípios de aprendizagem respondente e operante que podem ser aplicadas:
PSICOLOGIA ESCOLAR: O que leva o aluno a ter dificuldade em aprender é ter: * Perda de eventos reforçadores; * Baixa densidade de reforços positivo; * Alta densidade de punição.
DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA: Técnica desenvolvida por Wolpe. Na década de 80, foi amplamente aplicada para problemas relacionados a ansiedade e esquiva. A criação teve como precursor os estudos sobre neurose experimental – demonstravam a determinação ambiental das chamadas neuroses e desenvolviam procedimentos de tratamento. P. ex. o gato “neurótico”. (Para o tratamento, o animal era exposto a aproximações sucessivas, que consistia na apresentação de comida – estímulo que eliciava uma resposta incompatível com a de ansiedade - em ambientes de ordem decrescentes de semelhança à gaiola na qual foi condicionada a “neurose”.)
1 Relaxamento: Consiste em aprender a tensionar e logo relaxar os diversos grupos musculares do corpo, de forma que saiba o que sente quando o músculo está tenso e quando está relaxado”
2 Escala de ansiedade subjetiva: Para que o paciente possa monitorar a intensidade de sua ansiedade, ele é instruído a desenvolver uma escala subjetiva de ansiedade. Atribui-se a intensidade de 10 (ou 100) à maior ansiedade imaginável (pede-se que ele imagine um grau de ansiedade que represente estar em pânico). E intensidade 0 para um estado de absoluta tranquilidade. Adicionam-se graus intermediários de ansiedade e se constrói a escala. Hierarquia de eventos ansiógenos para um cliente com ansiedade relativa a exames; Caminho da universidade num dia de exame; Responder numa folha de exame; Diante da porta da sala de exame;
4) Dessensibilização: Consiste na exposição a estímulos eliciadores de ansiedade e na neutralização da ansiedade por meio do relaxamento; Pode ser desenvolvida por imaginação ou ao vivo; Às vezes são utilizados treinos de respiração; Uso de acompanhantes Terapêuticos; 
O primeiro centro de formação de analistas do comportamento foi a Universidade de Brasília (Todorov). A formação básica do psicólogo brasileiro sofreu grande influência da atuação de Carolina Bori. Ela foi a principal responsável pela criação e disseminação de laboratórios de ensino em psicologia experimental no país, o conteúdo de psicologia como ciência natural, a preocupação com a observação sistemática e os métodos de investigação científica, bem como demonstrações, em atividades de laboratório, de manipulação e controle de variáveis ambientais e de seus efeitos sobre o comportamento.

Outros materiais