Buscar

arquitetura moderna - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do livro-História da Arquitetura Moderna (Leonardo Benevolo)
 No século XIX houve vários acontecimentos importantes para a história ao todo, uma delas foi o surgimento do movimento moderno o qual podemos da nome a Arquitetura Moderna, mostrando em suas construções fachadas simples e prática; como a famosa frase do Arquiteto Louis Sullivan conhecido como o pai dos “arranha céus” da era da funcionalidade “ A forma segue a função”.
 Quando falamos em Arquitetura Moderna precisamos voltar no século XVIII para falar da Revolução Industrial, onde se desenvolveu tecnologias para produzir mais já que as cidades necessitava dessa demanda com a vinda do povo do campo pela busca de melhores condições. Consequentemente as cidades começam a ter problemas e surge a primeira grande reforma na Europa, a cidade de Barcelona proposta por Ildefonso Cerdà, com a ideia de estabelecer uma estrutura quadricula, vegetação em suas quadras, um sistema de coleta de água e gabarito máximo para os edifícios. 
 Temos também o Plano de Hausmann, formando Paris em um grande canteiro de obra demolindo prédios históricos em novos edifícios, antigas ruas em grandes avenidas, com grandes quadras e parques. 
 Com o grande avanço da Revolução Industrial para a construção civil podemos destacar o uso do ferro, vidro e aço vindo das fábricas, tornando o trabalho mais rápido e mais barato. Podemos da dois exemplos de construção como uma delas o Palácio de Cristal na cidade de Londres, construído para as primeiras exposições internacionais, com seu interior todo iluminado naturalmente e de ferro fundido. Em Paris teve outra exposição importante dando nome a famosa Torre Eiffel construída na época apenas para aquele evento e que seria destruída logo depois, desenvolvida de forma totalmente industrial com peças moldadas em ferro.
 O modernismo ganha mais força com a chegada da Bauhaus, uma escola de arquitetura e designer no século XX, que surge meio ao caos da Alemanha pelo malis da Primeira Guerra Mundial, criado por Walter Gropius e tendo seu último diretor o Mies Van Der Rohe da frase “ Menos é mais”. O edifício demostra várias características do movimento com o uso do aço e vidro, com telhados planos. 
 Outro nome importante para citar é o do Le Corbusier, o criador dos cinco pontos da Arquitetura Moderna, deixando várias obras sendo uma delas a casa Villa SavoYe onde claramente aplica os pontos, sendo o primeiro a planta livre, pilotis, terraço jardim, fachada livre e janela em fita. Ele teve influência aqui no Brasil quando foi convidado para da algumas dicas no ministério da educação junto ao Lucio Costa e Oscar Niemeyer na capital do país.
 Tendo em vista todos esses nomes citados que tanto ouvimos falar no âmbito escolar que é de estrema relevância abordar o tema para a formação de novos arquitetos e urbanistas e vê que as obras que faz o nome e não ao contrário, a arquitetura moderna estar muito presente no nosso dia a dia na hora de projetar que parece algo simples.

Continue navegando