Buscar

Educação Inclusiva e as possibilidades de sua inserção no âmbito escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O direito de cada criança à educação é proclamado na Declaração Universal de Direitos Humanos e foi fortemente reconfirmado pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994, p.3) Disponível em:
Discuta com seus colegas sobre a modalidade de educação inclusiva e as possibilidades de sua inserção no âmbito escolar.
Educação Inclusiva e as possibilidades de sua inserção no âmbito escolar.
por ANA KAMILE GONÇALVESDOS SANTOS - domingo, 6 ago 2023, 18:06
O princípio do modelo de educação inclusiva é que todas as crianças, independentemente de suas habilidades, recebam uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo. Isso significa que as escolas devem se adaptar e atender às necessidades de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiências, deficiências de desenvolvimento ou outras dificuldades de aprendizagem. Inserir a educação inclusiva no ambiente escolar envolve uma série de possibilidades, como adaptar o currículo para atender às necessidades individuais de cada aluno, fornecer recursos e suporte adicionais, formar equipes multidisciplinares para supervisionar e orientar os profissionais da educação, etc. Além disso, a inclusão na educação requer uma mudança de mentalidade e uma cultura escolar que valorize a diversidade e a inclusão. As escolas devem promover a aceitação e valorização das diferenças e incentivar o respeito e a cooperação.

Outros materiais