Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

SIMULADO5 Direito Tributário para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em conformidade com a Lei nº 5.172/1966 - Código Tributário Nacional, quanto ao imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
( ) A base do cálculo do imposto é o valor fundiário.
( ) O imposto, de competência da União, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
( ) Na determinação da base de cálculo, se considera o valor dos bens móveis mantidos, em caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.
a) C - C - E - E.
b) C - C - C - C.
c) E - E - C - C.
d) E - C - E - E.
e) C - E - E - E.

Imposto cobrado anualmente a todos os moradores da zona urbana e é uma das principais formas de arrecadação do município. Pode ser pago parcelado ou à vista. Marque a opção do imposto referenciado:


a) IPVA.
b) IR.
c) ITBI.
d) IPTU.

A respeito dos impostos municipais, assinale a alternativa correta.


a) Cabe à Administração comprovar a ausência de notificação do lançamento tributário pelo não recebimento do carnê de cobrança do IPTU.
b) É defeso ao município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
c) Não é possível a utilização da metragem do imóvel como base de cálculo da cobrança da taxa de coleta de lixo.
d) A listagem de serviços que constituem fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN comporta interpretação restritiva.
e) Incide ICMS e não ISSQN nas hipóteses em que são desenvolvidas operações mistas de fornecimento de mercadorias e prestação de serviço, ainda que que este esteja expressamente previsto na listagem anexa ao DL nº 406/1968 e à LC nº 116/2003.

Relativamente ao imposto de que trata o texto, assinale a alternativa correta:


a) O IPTU é um imposto de competência municipal somente pode ser criado por lei municipal ou, na hipótese de existência de território federal, pelo governo do próprio território.
b) A lei pode estabelecer progressivamente do IPTU em razão da renda do proprietário do imóvel tributário.
c) O IPTU pode ser progressivo no tempo, sendo es

Uma das formas de apenação em caso de descumprimento de exigência pelo poder público municipal de adequado aproveitamento de solo urbano não-edificado, subutilizado ou não-utilizado.


d) Em caso de falecimento do proprietário do imóvel, o IPTU será cobrado pelo município em que se processar o inventário.

O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é instituído por:


a) União.
b) Estados.
c) Municípios.
d) Organização das Nações Unidas.
e) Organização dos Estados Americanos.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.

II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.

Marque a alternativa CORRETA:


a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Conforme disposto no artigo 5º da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.

II. A base do cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o valor venal do imóvel.

Marque a alternativa CORRETA:


a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Acerca dos impostos municipais, julgue os itens a seguir:

I. O IPTU é imposto precipuamente extrafiscal, que determina a fixação de alíquotas de forma a desestimular a manutenção de propriedades para especulação imobiliária;

II. O contribuinte do IPTU será o proprietário, ou o titular do domínio útil, ou, ainda, o seu possuidor a qualquer título;

III. No que diz respeito ao ITBI, o lançamento será por declaração.

Assinale a alternativa correta:


a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

O município de Crato-CE, em 2015, através de lei ordinária, criou a progressividade dos impostos predial territorial urbano (IPTU), pois assim, estará cumprindo o preceito constitucional da Isonomia Tributária. Referida majoração é:


a) Inconstitucional, pois está desrespeitando preceito da Capacidade Contributiva do proprietário, previsto na Constituição Federal de 1988;
b) Constitucional, pois o município do Crato-CE tem a competência tributária sobre o IPTU, e segundo a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo da progressividade no tempo, o IPTU poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel;
c) Inconstitucional, pois não existe esta previsibilidade em nossa Constituição;
d) Constitucional, pois essa progressividade tem amparo na capacidade contributiva do proprietário;
e) Inconstitucional, pois essa lei não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal (noventa dias).

No que pertine à disciplina constitucional do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), assinale a assertiva correta.


a) A fixação da base de cálculo do IPTU sujeita-se apenas à anterioridade em relação ao exercício financeiro, mas não à anterioridade nonagesimal.
b) A progressividade das alíquotas, em decorrência do valor do imóvel, é instituída com finalidade extrafiscal para assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
c) O IPTU poderá ter alíquotas diferenciadas em função do número de imóveis do contribuinte, como medida de equidade fiscal.
d) É facultado ao Poder Executivo Municipal, mediante decreto, alterar as alíquotas do IPTU, em razão da localização e do uso do imóvel.

Para que incida o IPTU, os Códigos Tributários Nacional e Municipal estabelecem que o imóvel deverá estar localizado na zona urbana do Município. Sendo assim, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal, observado o requisito mínimo da existência dos seguintes melhoramentos, exceto:


a) sinalização de trânsito e velocidade nas principais vias públicas.
b) abastecimento de água.
c) rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar.
d) escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.

Quanto ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), consoante definições dadas pelo Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, artigos 32, 33 e 34, avalie as afirmativas a seguir e, após, marque a alternativa correta.
I. O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
II. O IPTU é de competência Municipal.
III. A base do cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel.
IV. O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil.


a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas a afirmativa IV está correta.
d) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Em relação aos impostos, conforme disposto no Código Tributário Nacional (CTN), assinale a afirmativa INCORRETA.


a) O imposto sobre a importação de competência da União tem por base de cálculo, quando a alíquota for específica, a unidade de medida adotada pela lei tributária.
b) O imposto sobre a exportação, cujo fato gerador é a saída de produtos nacionais ou nacionalizados do país, tem como contribuinte o exportador ou quem a lei a ele equiparar.
c) A incidência do imposto de renda independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, de condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem ou da forma de percepção.
d) O imposto sobre a propriedade territorial rural tem por base de cálculo o valor fundiário e como contribuinte o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
e) A base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é o respectivo valor venal, sendo considerado no cálculo o valor dos bens móveis mantidos em caráter permanente para efeitos de utilização.

Sabendo-se que João abriu uma empresa comercial em área considerada legalmente como zona rural de um município, marque a alternativa correta:


a) Esta empresa não precisa de Alvará Municipal para funcionamento.
b) O imóvel onde a empresa está localizada não está sujeito ao fato gerador do IPTU.
c) Sujeito Ativo da Obrigação é o Contribuinte.
d) As vendas de mercadorias da empresa estão sujeitas ao IPVA.
e) Por se tratar de zona rural, ela não necessita ser formalizada ou seja, poderá funcionar sem registro em órgãos competentes.

incidente sobre a operação e não sendo possível o pagamento do imposto por Fábio e Manuel,


a) o tabelião que lavrou a escritura de compra e venda poderá vir a responder por eventuais multas moratórias, mas não pelo principal devido.
b) o imposto estadual devido poderá ser cobrado diretamente do oficial do respectivo registro de imóveis.
c) não haverá maiores consequências, pois o imposto municipal é devido apenas 30 (trinta) dias após a realização do registro da compra e venda.
d) o oficial de registro poderá vir a responder pelo tributo devido e eventuais multas moratórias.
e) eventual registro efetuado não terá eficácia perante a Fazenda Pública Municipal.

De acordo com a legislação, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI) não incidirá sobre a transmissão de bens e direitos quando


a) a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locação de propriedade imobiliária.
b) o imposto devido for referente ao estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento, for o domicílio do prestador.
c) ocorrer uma incorporação ou fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.
d) ocorrerem serviços prestados no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior.
e) as filiais e demais estabelecimentos exercerem o comércio de produtos importados.

É correto afirmar a respeito do cálculo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) nas operações de compra e venda, segundo a legislação tributária e jurisprudência nacionais, que:


a) o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor venal, que somente pode ser afastada pelo fisco mediante a regular instauração de execução fiscal.
b) a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que sequer pode ser utilizada como piso de tributação.
c) o município pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido unilateralmente, a partir de prévias pesquisas mercadológicas por ele realizadas.
d) a base de cálculo do ITBI coincide com a base de cálculo do IPTU, a qual tem por referência planta genérica de valores apresentada pelo Poder Executivo para votação e deliberação pelo Poder Legislativo municipal.
e) o ITBI é imposto que comporta lançamento de ofício como regra geral, devendo ter como parâmetro as características médias do mercado imobiliário local, desconsideradas as características específicas do imóvel negociado, tais como benfeitorias e outras especificidades.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Em conformidade com a Lei nº 5.172/1966 - Código Tributário Nacional, quanto ao imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
( ) A base do cálculo do imposto é o valor fundiário.
( ) O imposto, de competência da União, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
( ) Na determinação da base de cálculo, se considera o valor dos bens móveis mantidos, em caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.
a) C - C - E - E.
b) C - C - C - C.
c) E - E - C - C.
d) E - C - E - E.
e) C - E - E - E.

Imposto cobrado anualmente a todos os moradores da zona urbana e é uma das principais formas de arrecadação do município. Pode ser pago parcelado ou à vista. Marque a opção do imposto referenciado:


a) IPVA.
b) IR.
c) ITBI.
d) IPTU.

A respeito dos impostos municipais, assinale a alternativa correta.


a) Cabe à Administração comprovar a ausência de notificação do lançamento tributário pelo não recebimento do carnê de cobrança do IPTU.
b) É defeso ao município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
c) Não é possível a utilização da metragem do imóvel como base de cálculo da cobrança da taxa de coleta de lixo.
d) A listagem de serviços que constituem fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN comporta interpretação restritiva.
e) Incide ICMS e não ISSQN nas hipóteses em que são desenvolvidas operações mistas de fornecimento de mercadorias e prestação de serviço, ainda que que este esteja expressamente previsto na listagem anexa ao DL nº 406/1968 e à LC nº 116/2003.

Relativamente ao imposto de que trata o texto, assinale a alternativa correta:


a) O IPTU é um imposto de competência municipal somente pode ser criado por lei municipal ou, na hipótese de existência de território federal, pelo governo do próprio território.
b) A lei pode estabelecer progressivamente do IPTU em razão da renda do proprietário do imóvel tributário.
c) O IPTU pode ser progressivo no tempo, sendo es

Uma das formas de apenação em caso de descumprimento de exigência pelo poder público municipal de adequado aproveitamento de solo urbano não-edificado, subutilizado ou não-utilizado.


d) Em caso de falecimento do proprietário do imóvel, o IPTU será cobrado pelo município em que se processar o inventário.

O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é instituído por:


a) União.
b) Estados.
c) Municípios.
d) Organização das Nações Unidas.
e) Organização dos Estados Americanos.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.

II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.

Marque a alternativa CORRETA:


a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Conforme disposto no artigo 5º da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.

II. A base do cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o valor venal do imóvel.

Marque a alternativa CORRETA:


a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Acerca dos impostos municipais, julgue os itens a seguir:

I. O IPTU é imposto precipuamente extrafiscal, que determina a fixação de alíquotas de forma a desestimular a manutenção de propriedades para especulação imobiliária;

II. O contribuinte do IPTU será o proprietário, ou o titular do domínio útil, ou, ainda, o seu possuidor a qualquer título;

III. No que diz respeito ao ITBI, o lançamento será por declaração.

Assinale a alternativa correta:


a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

O município de Crato-CE, em 2015, através de lei ordinária, criou a progressividade dos impostos predial territorial urbano (IPTU), pois assim, estará cumprindo o preceito constitucional da Isonomia Tributária. Referida majoração é:


a) Inconstitucional, pois está desrespeitando preceito da Capacidade Contributiva do proprietário, previsto na Constituição Federal de 1988;
b) Constitucional, pois o município do Crato-CE tem a competência tributária sobre o IPTU, e segundo a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo da progressividade no tempo, o IPTU poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel;
c) Inconstitucional, pois não existe esta previsibilidade em nossa Constituição;
d) Constitucional, pois essa progressividade tem amparo na capacidade contributiva do proprietário;
e) Inconstitucional, pois essa lei não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal (noventa dias).

No que pertine à disciplina constitucional do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), assinale a assertiva correta.


a) A fixação da base de cálculo do IPTU sujeita-se apenas à anterioridade em relação ao exercício financeiro, mas não à anterioridade nonagesimal.
b) A progressividade das alíquotas, em decorrência do valor do imóvel, é instituída com finalidade extrafiscal para assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
c) O IPTU poderá ter alíquotas diferenciadas em função do número de imóveis do contribuinte, como medida de equidade fiscal.
d) É facultado ao Poder Executivo Municipal, mediante decreto, alterar as alíquotas do IPTU, em razão da localização e do uso do imóvel.

Para que incida o IPTU, os Códigos Tributários Nacional e Municipal estabelecem que o imóvel deverá estar localizado na zona urbana do Município. Sendo assim, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal, observado o requisito mínimo da existência dos seguintes melhoramentos, exceto:


a) sinalização de trânsito e velocidade nas principais vias públicas.
b) abastecimento de água.
c) rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar.
d) escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.

Quanto ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), consoante definições dadas pelo Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, artigos 32, 33 e 34, avalie as afirmativas a seguir e, após, marque a alternativa correta.
I. O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
II. O IPTU é de competência Municipal.
III. A base do cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel.
IV. O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil.


a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas a afirmativa IV está correta.
d) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Em relação aos impostos, conforme disposto no Código Tributário Nacional (CTN), assinale a afirmativa INCORRETA.


a) O imposto sobre a importação de competência da União tem por base de cálculo, quando a alíquota for específica, a unidade de medida adotada pela lei tributária.
b) O imposto sobre a exportação, cujo fato gerador é a saída de produtos nacionais ou nacionalizados do país, tem como contribuinte o exportador ou quem a lei a ele equiparar.
c) A incidência do imposto de renda independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, de condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem ou da forma de percepção.
d) O imposto sobre a propriedade territorial rural tem por base de cálculo o valor fundiário e como contribuinte o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
e) A base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é o respectivo valor venal, sendo considerado no cálculo o valor dos bens móveis mantidos em caráter permanente para efeitos de utilização.

Sabendo-se que João abriu uma empresa comercial em área considerada legalmente como zona rural de um município, marque a alternativa correta:


a) Esta empresa não precisa de Alvará Municipal para funcionamento.
b) O imóvel onde a empresa está localizada não está sujeito ao fato gerador do IPTU.
c) Sujeito Ativo da Obrigação é o Contribuinte.
d) As vendas de mercadorias da empresa estão sujeitas ao IPVA.
e) Por se tratar de zona rural, ela não necessita ser formalizada ou seja, poderá funcionar sem registro em órgãos competentes.

incidente sobre a operação e não sendo possível o pagamento do imposto por Fábio e Manuel,


a) o tabelião que lavrou a escritura de compra e venda poderá vir a responder por eventuais multas moratórias, mas não pelo principal devido.
b) o imposto estadual devido poderá ser cobrado diretamente do oficial do respectivo registro de imóveis.
c) não haverá maiores consequências, pois o imposto municipal é devido apenas 30 (trinta) dias após a realização do registro da compra e venda.
d) o oficial de registro poderá vir a responder pelo tributo devido e eventuais multas moratórias.
e) eventual registro efetuado não terá eficácia perante a Fazenda Pública Municipal.

De acordo com a legislação, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI) não incidirá sobre a transmissão de bens e direitos quando


a) a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locação de propriedade imobiliária.
b) o imposto devido for referente ao estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento, for o domicílio do prestador.
c) ocorrer uma incorporação ou fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.
d) ocorrerem serviços prestados no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior.
e) as filiais e demais estabelecimentos exercerem o comércio de produtos importados.

É correto afirmar a respeito do cálculo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) nas operações de compra e venda, segundo a legislação tributária e jurisprudência nacionais, que:


a) o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor venal, que somente pode ser afastada pelo fisco mediante a regular instauração de execução fiscal.
b) a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que sequer pode ser utilizada como piso de tributação.
c) o município pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido unilateralmente, a partir de prévias pesquisas mercadológicas por ele realizadas.
d) a base de cálculo do ITBI coincide com a base de cálculo do IPTU, a qual tem por referência planta genérica de valores apresentada pelo Poder Executivo para votação e deliberação pelo Poder Legislativo municipal.
e) o ITBI é imposto que comporta lançamento de ofício como regra geral, devendo ter como parâmetro as características médias do mercado imobiliário local, desconsideradas as características específicas do imóvel negociado, tais como benfeitorias e outras especificidades.

Prévia do material em texto

1001) 
1002) 
Direito Tributário para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzl
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/910508
COPEVE UFMG - Cont (UFMG)/UFMG/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
A Lei nº 5.172/66 estabelece aspectos específicos no que tange ao Imposto sobre a Propriedade
Predial e Territorial Urbana (IPTU). Conforme a referida lei, é INCORRETO afirmar:
a) A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel, sendo que não se deve considerar o valor
dos bens móveis mantidos, em caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua
utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.
b) Entende-se como zona urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da
existência de melhoramentos construídos ou mantidos pelo Poder Público, tais como sistema de
esgoto sanitários e rede de iluminação pública, com ou sem posteamento, para distribuição domiciliar.
c) A lei municipal pode considerar urbanas as áreas urbanizáveis, ou de expansão urbana, constantes
de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados exclusivamente à habitação.
d) Tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou
por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1030261
OBJETIVA CONCURSOS - Adv (Pref A Prado)/Pref Antônio Prado/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Em conformidade com a Lei nº 5.172/1966 - Código Tributário Nacional, quanto ao imposto sobre
a propriedade predial e territorial urbana, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após,
assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu
possuidor a qualquer título.
( ) A base do cálculo do imposto é o valor fundiário.
( ) O imposto, de competência da União, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como
fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão
física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
( ) Na determinação da base de cálculo, se considera o valor dos bens móveis mantidos, em
caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração,
aformoseamento ou comodidade.
a) C - C - E - E.
b) C - C - C - C.
c) E - E - C - C.
d) E - C - E - E.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLzl
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/910508
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1030261
1003) 
1004) 
1005) 
e) C - E - E - E.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031017
Instituto CONSULPAM - FTrib (Pref Resende)/Pref Resende/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Imposto cobrado anualmente a todos os moradores da zona urbana e é uma das principais
formas de arrecadação do município. Pode ser pago parcelado ou à vista. Marque a opção do imposto
referenciado:
a) IPVA.
b) IR.
c) ITBI.
d) IPTU.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1066869
VUNESP - AFis (Pref F Morato)/Pref F.co Morato/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
A respeito dos impostos municipais, assinale a alternativa correta.
a) Cabe à Administração comprovar a ausência de notificação do lançamento tributário pelo não
recebimento do carnê de cobrança do IPTU.
b) É defeso ao município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial
de correção monetária.
c) Não é possível a utilização da metragem do imóvel como base de cálculo da cobrança da taxa de
coleta de lixo.
d) A listagem de serviços que constituem fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer
Natureza – ISSQN comporta interpretação restritiva.
e) Incide ICMS e não ISSQN nas hipóteses em que são desenvolvidas operações mistas de
fornecimento de mercadorias e prestação de serviço, ainda que que este esteja expressamente
previsto na listagem anexa ao DL nº 406/1968 e à LC nº 116/2003.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1088503
Legalle - Ag Trib (Cax do Sul)/Pref Caxias do Sul/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Acerca do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, assinale a alternativa
CORRETA.
a) A base do cálculo do imposto é o valor fundiário do imóvel.
b) Contribuinte do imposto é exclusivamente o proprietário do imóvel.
c) Entende-se como zona urbana a definida em lei estadual.
d) O imposto é de competência da União.
e) Na determinação da base de cálculo, não se considera o valor dos bens móveis mantidos, em
caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração,
aformoseamento ou comodidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1066869
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1088503
1006) 
1007) 
1008) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1193561
ZAMBINI - AFT (Pref Lorena)/Pref Lorena/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Relativamente ao imposto de que trata o texto, assinale a alternativa correta:
a) O IPTU é um imposto de competência municipal somente pode ser criado por lei municipal ou, na
hipótese de existência de território federal, pelo governo do próprio território.
b) A lei pode estabelecer progressivamente do IPTU em razão da renda do proprietário do imóvel
tributário.
c) O IPTU pode ser progressivo no tempo, sendo essa uma das formas de apenação em caso de
descumprimento de exigência pelo poder público municipal de adequado aproveitamento de solo
urbano não-edificado, subutilizado ou não-utilizado.
d) Em caso de falecimento do proprietário do imóvel, o IPTU será cobrado pelo município em que se
processar o inventário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1229933
IBADE - ACI (Pref Aracruz)/Pref Aracruz/Administrativo/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é instituído por:
a) União.
b) Estados.
c) Municípios.
d) Organização das Nações Unidas.
e) Organização dos Estados Americanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1377323
ADM&TEC - FTri (Pref T Vilela)/Pref Teotônio Vilela/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das
normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.
 
II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem
como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por
acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1193561
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1229933
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1377323
1009) 
1010) 
1011) 
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1377328
ADM&TEC - FTri (Pref T Vilela)/Pref Teotônio Vilela/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o proprietário do
imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
 
II. No Microsoft Excel 2016 não é possível inserir um comentário ao documento, ainda que se tenha
o objetivo de adicionar uma anotação sobre o mesmo.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativassão verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1377338
ADM&TEC - FTri (Pref T Vilela)/Pref Teotônio Vilela/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. Conforme disposto no artigo 5º da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto da
companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.
 
II. A base do cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o valor venal do
imóvel.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1445959
MÉTODO - AFT (Arenápolis)/Pref Arenápolis/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Acerca dos impostos municipais, julgue os itens a seguir:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1377328
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1377338
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1445959
1012) 
1013) 
I. O IPTU é imposto precipuamente extrafiscal, que determina a fixação de alíquotas de forma a
desestimular a manutenção de propriedades para especulação imobiliária;
II. O contribuinte do IPTU será o proprietário, ou o titular do domínio útil, ou, ainda, o seu
possuidor a qualquer título;
III. No que diz respeito ao ITBI, o lançamento será por declaração.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1448813
CEV URCA - AFis (Brejo Santo)/Pref Brejo Santo/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
O município de Crato-CE, em 2015, através de lei ordinária, criou a progressividade dos impostos
predial territorial urbano (IPTU), pois assim, estará cumprindo o preceito constitucional da Isonomia
Tributária. Referida majoração é:
a) Inconstitucional, pois está desrespeitando preceito da Capacidade Contributiva do proprietário,
previsto na Constituição Federal de 1988;
b) Constitucional, pois o município do Crato-CE tem a competência tributária sobre o IPTU, e
segundo a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo da progressividade no tempo, o IPTU poderá
ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel;
c) Inconstitucional, pois não existe esta previsibilidade em nossa Constituição;
d) Constitucional, pois essa progressividade tem amparo na capacidade contributiva do proprietário;
e) Inconstitucional, pois essa lei não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal (noventa
dias).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1558340
UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Fiscal Tributário/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
No que pertine à disciplina constitucional do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial
Urbana (IPTU), assinale a assertiva correta.
a) A fixação da base de cálculo do IPTU sujeita-se apenas à anterioridade em relação ao exercício
financeiro, mas não à anterioridade nonagesimal.
b) A progressividade das alíquotas, em decorrência do valor do imóvel, é instituída com finalidade
extrafiscal para assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
c) O IPTU poderá ter alíquotas diferenciadas em função do número de imóveis do contribuinte, como
medida de equidade fiscal.
d) É facultado ao Poder Executivo Municipal, mediante decreto, alterar as alíquotas do IPTU, em
razão da localização e do uso do imóvel.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1448813
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1558340
1014) 
1015) 
1016) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1579681
IBAM - Fisc Trib (Atibaia)/Pref Atibaia/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Para que incida o IPTU, os Códigos Tributários Nacional e Municipal estabelecem que o imóvel
deverá estar localizado na zona urbana do Município. Sendo assim, entende-se como zona urbana a
definida em lei municipal, observado o requisito mínimo da existência dos seguintes melhoramentos,
exceto:
a) sinalização de trânsito e velocidade nas principais vias públicas.
b) abastecimento de água.
c) rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar.
d) escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel
considerado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2285799
URI - F Tri (Santo Ângelo)/Pref Santo Ângelo/Nível II/2019
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Quanto ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), consoante definições
dadas pelo Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, artigos 32, 33 e 34,
avalie as afirmativas a seguir e, após, marque a alternativa correta.
I. O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor
a qualquer título.
II. O IPTU é de competência Municipal.
III. A base do cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel.
IV. O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por
natureza ou por acessão física, como definido na lei civil.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas a afirmativa IV está correta.
d) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380712
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2016
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Nos termos da Constituição Federal, o Distrito Federal NÃO pode instituir impostos sobre
a) transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.
b) propriedade predial e territorial urbana.
c) propriedade de veículos automotores.
d) propriedade territorial rural.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1579681
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2285799
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380712
1017) 
1018) 
1019) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/244337
CONSULPLAN - Ana Trib (Cascavel)/Pref Cascavel/2014
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Em relação aos impostos, conforme disposto no Código Tributário Nacional (CTN), assinale a
afirmativa INCORRETA.
a) O imposto sobre a importação de competência da União tem por base de cálculo, quando a
alíquota for específica, a unidade de medida adotada pela lei tributária.
b) O imposto sobre a exportação, cujo fato gerador é a saída de produtos nacionais ou
nacionalizados do país, tem como contribuinte o exportador ou quem a lei a ele equiparar.
c) A incidência do imposto de renda independe da denominação da receita ou do rendimento, da
localização, de condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem ou da forma de percepção.
d) O imposto sobre a propriedade territorial rural tem por base de cálculo o valor fundiário e como
contribuinte o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
e) A base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é o respectivo valor
venal, sendo considerado no cálculo o valor dos bens móveis mantidos em caráter permanente para
efeitos de utilização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1230076
CONSULPLAN - FTri (Pref P Afonso)/Pref Paulo Afonso/2008
Direito Tributário - Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (CF/1988 e CTN)
Sabendo-se que João abriu uma empresa comercial em área considerada legalmente como zona
rural de um município, marque a alternativa correta:
a) Esta empresa não precisa de Alvará Municipal para funcionamento.b) O imóvel onde a empresa está localizada não está sujeito ao fato gerador do IPTU.
c) Sujeito Ativo da Obrigação é o Contribuinte.
d) As vendas de mercadorias da empresa estão sujeitas ao IPVA.
e) Por se tratar de zona rural, ela não necessita ser formalizada ou seja, poderá funcionar sem
registro em órgãos competentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2173363
VUNESP - Ag Fis (Piracicaba)/Pref Piracicaba/Rendas/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Uma sociedade anônima recebeu como contribuição para a formação do seu capital social imóvel
no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), tendo sido emitidas e subscritas, entretanto, como
retribuição pela transferência do imóvel, ações no montante equivalente apenas a R$ 200.000,00
(duzentos mil reais). A respeito desta situação hipotética, com base na legislação e jurisprudência
tributárias nacionais, assinale a alternativa correta.
a) Não haveria a incidência do ITBI caso o aporte de capital fosse realizado em sociedade limitada
em lugar de sociedade anônima.
b) Incide o ITBI sobre a diferença entre o valor do bem e o valor do capital subscrito e integralizado.
c) O ITBI não incide nas transferências de bens para formação do capital de empresas,
independentemente da atividade social a que se dediquem.
d) Trata-se de hipótese expressamente tratada pela legislação federal como situação de isenção de
ITBI, em relação à diferença de valores observada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244337
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1230076
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2173363
1020) 
1021) 
1022) 
e) O ITBI incide apenas sobre transferências em valor superior a R$ 500.000,00 (quinhentos mil
reais) quando realizadas para aporte de capital em empresa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2173365
VUNESP - Ag Fis (Piracicaba)/Pref Piracicaba/Rendas/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
João e Maria são irmãos e, em razão da morte de seu pai, José, decidem celebrar contrato de
cessão onerosa de direitos hereditários, por meio do qual João cede à Maria seus direitos sobre o único
bem imóvel deixado por José. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar, com base na
legislação e jurisprudência tributárias nacionais, que
a) não sendo caso de isenção, haverá incidência de ITBI sobre a cessão onerosa dos direitos
hereditários de João para Maria.
b) não háverá incidência de impostos na cessão, a não ser que a esta se opere com diferença
positiva entre o valor pelo qual foi o bem recebido por João e o valor pelo qual foi esse transferido à
Maria.
c) não sendo caso de isenção, haverá incidência de ITCMD sobre a cessão dos direitos hereditários
de João para Maria.
d) é nula perante a Fazenda Pública a tentativa de cessão dos direitos hereditários de João para
Maria, por colocar em risco as garantias do crédito tributário.
e) a validade da cessão dos direitos hereditários de João para Maria dependerá do prévio pagamento
do ITCMD incidente sobre a operação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2173394
VUNESP - Ag Fis (Piracicaba)/Pref Piracicaba/Rendas/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Fábio e Manuel adquirem, em condomínio, imóvel residencial mediante escritura de compra e
venda, levando-a, posteriormente, ao cartório de registro de imóveis para fins de registro. É correto
afirmar que, não sendo apresentada pelos solicitantes, no momento do pedido do registro, comprovação
da quitação do imposto incidente sobre a operação e não sendo possível o pagamento do imposto por
Fábio e Manuel,
a) o tabelião que lavrou a escritura de compra e venda poderá vir a responder por eventuais multas
moratórias, mas não pelo principal devido.
b) o imposto estadual devido poderá ser cobrado diretamente do oficial do respectivo registro de
imóveis.
c) não haverá maiores consequências, pois o imposto municipal é devido apenas 30 (trinta) dias
após a realização do registro da compra e venda.
d) o oficial de registro poderá vir a responder pelo tributo devido e eventuais multas moratórias.
e) eventual registro efetuado não terá eficácia perante a Fazenda Pública Municipal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2173427
VUNESP - Ag Fis (Piracicaba)/Pref Piracicaba/Fazendário/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
De acordo com a legislação, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI) não
incidirá sobre a transmissão de bens e direitos quando
a) a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locação de
propriedade imobiliária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2173365
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2173394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2173427
1023) 
1024) 
1025) 
b) o imposto devido for referente ao estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento,
for o domicílio do prestador.
c) ocorrer uma incorporação ou fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.
d) ocorrerem serviços prestados no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior.
e) as filiais e demais estabelecimentos exercerem o comércio de produtos importados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2184606
VUNESP - AFTM (Pref Sorocaba)/Pref Sorocaba/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
É correto afirmar a respeito do cálculo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
nas operações de compra e venda, segundo a legislação tributária e jurisprudência nacionais, que:
a) o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o
valor venal, que somente pode ser afastada pelo fisco mediante a regular instauração de execução
fiscal.
b) a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não
estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que sequer pode ser utilizada como piso de tributação.
c) o município pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de
referência por ele estabelecido unilateralmente, a partir de prévias pesquisas mercadológicas por ele
realizadas.
d) a base de cálculo do ITBI coincide com a base de cálculo do IPTU, a qual tem por referência
planta genérica de valores apresentada pelo Poder Executivo para votação e deliberação pelo Poder
Legislativo municipal.
e) o ITBI é imposto que comporta lançamento de ofício como regra geral, devendo ter como
parâmetro as características médias do mercado imobiliário local, desconsideradas as características
específicas do imóvel negociado, tais como benfeitorias e outras especificidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232254
Instituto Consulplan - Pro Mun (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
O município XYZ notificou determinada pessoa jurídica fabricante de materiais de embalagem,
para que efetuasse o pagamento do Imposto sobre a Transmissão Intervivos de Bens Imóveis (ITBI),
incidente sobre a transmissão de bens decorrentes de processo de incorporação realizado com outra
pessoa jurídica. Nos casos em que há reorganização societária, o ITBI:
a) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes da incorporação e extinção da pessoa
jurídica.
b) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de incorporação, excepcionado em
caso de fusão.
c) Não incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de incorporação, fusão, cisão ou
extinção de pessoa jurídica.
d) Não incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de incorporação, isenção específica
para quando a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412848
FADCT - FTri (Pref Ibema)/Pref Ibema/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988 e CTN)
Aconstituição federal define o ITBI como:
a) – Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2184606
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232254
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412848
1026) 
1027) 
b) – Imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos
c) – Imposto sobre transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por
natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
d) – Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de
transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações
se iniciem no exterior
www.tecconcursos.com.br/questoes/2413874
Instituto Consulplan - Ana Jr (FPTI)/FPTI/Fiscal/2022
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988 e CTN)
Em relação ao Imposto sobre Transmissão inter vivos de Bens Imóveis (ITBI), marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) O ITBI incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa
jurídica em realização de capital.
 
( ) A cobrança do ITBI compete ao município da situação do bem, considerando como contribuinte
do imposto quaisquer das partes na operação tributada, como dispuser a Lei.
 
( ) O ITBI não poderá ser progressivo no tempo, garantindo o cumprimento da função social da
propriedade, onerando de forma mais gravosa os imóveis que não a cumprirem.
 
( ) Estão incluídos no campo de incidência do imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis
os direitos reais de garantia.
 
A sequência está correta em
a) F, V, F, F.
b) F, F, V, F.
c) F, V, F, V.
d) V, V, V, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2152564
IDECAN - FTM (Campina Gde)/Pref Campina Gde/2021
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
“Não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa
jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão,
incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do
adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento
mercantil”.
 
O texto acima faz referência ao
a) ITBI.
b) IPTU.
c) ISS.
d) ITR.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2413874
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2152564
1028) 
1029) 
1030) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2152638
IDECAN - FTM (Campina Gde)/Pref Campina Gde/2021
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
“Compete ao _____________________________ o imposto sobre a
_________________________, a qualquer título, _______________________, de bens imóveis, por
natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de
direitos a sua aquisição”.
 
Assinale a alternativa que apresente, respectiva e corretamente, os termos que preenchem as lacunas
acima.
a) Estado da situação do bem; transmissão "inter vivos”; por ato oneroso
b) Município da situação do bem; transmissão "causa mortis”; por ato gratuito ou oneroso
c) Município da situação do bem; transmissão "inter vivos”; por ato oneroso
d) Estado da situação do bem; transmissão "causa mortis”; por ato gratuito ou oneroso
www.tecconcursos.com.br/questoes/1343829
VUNESP - ACI (Pref M Agudo)/Pref Morro Agudo/2020
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
É fato gerador do imposto sobre transmissão de bens imóveis – ITBI, a transmissão inter vivos:
a) a qualquer título, de bens móveis e de direitos reais sobre imóveis, inclusive os de garantia, bem
como cessão de direitos à sua aquisição.
b) a qualquer título, por ato oneroso, de direitos reais de garantia, bem como cessão de direitos à
aquisição de bens móveis ou imóveis, por natureza ou acessão física.
c) a qualquer título, por ato gratuito ou oneroso, de bens móveis e imóveis, por natureza ou acessão
física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia.
d) de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital,
independentemente da atividade preponderante do adquirente.
e) a transmissão de bens ou direitos decorrentes de extinção de pessoa jurídica, se a atividade
preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis
ou arrendamento mercantil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1424844
IDIB - AFM (Pref Jaguaribe)/Pref Jaguaribe/2020
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Analise as afirmativas a seguir sobre a cobrança do ITBI:
 
I. Na adjudicação em processo judicial, a base de cálculo do ITBI não poderá ser inferior ao valor da
avaliação judicial e, não havendo esta, ao valor da administrativa.
 
II. É isenta do ITBI a transmissão referente a todo imóvel adquirido através do Programa Minha
Casa Minha Vida.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2152638
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1343829
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1424844
1031) 
1032) 
III. O ITBI incide sobre a transmissão de bens e direitos quando decorrente, por exemplo, da
incorporação ou fusão de pessoas jurídicas.
 
É correto o que se afirma
a) apenas em I.
b) apenas em I e III.
c) apenas em II e III.
d) em I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1750488
FURB - FTI (Pref Gaspar)/Pref Gaspar/2020
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Acerca do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cobrado na transmissão "inter vivos"
de bens imóveis, de competência dos municípios, assinale a alternativa correta:
a) Em conformidade com a Constituição Federal de 1988, não há cobrança de ITBI nas operações de
compra e venda de imóveis efetuadas entre pessoas jurídicas com o objetivo de incentivos à atividade
empresarial.
b) Nas situações de transmissão de imóveis decorrente do falecimento do proprietário, poderá ser
cobrado concomitante o ITBI e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).
c) De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ITBI pode ser cobrado sobre quaisquer atos
translativos "inter-vivos", a título gratuito, de imóveis, por natureza ou acessão física e constitutivos
de direitos reais sobre imóveis.
d) O ITBI não incide na transmissão de bens imóveis para pessoa jurídica em realização de capital
social subscrito, salvo quando a atividade preponderante da empresa for a venda ou locação da
propriedade imobiliária.
e) A cobrança do ITBI não se sujeita ao princípio da anterioridade anual, haja vista o interesse
público na arrecadação tributária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1028423
VUNESP - AFTM (Campinas)/Pref Campinas/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
A empresa ABC Logística Ltda. (“ABC”) é dedicada à atividade de locação de galpões logísticos e
possui imóvel não utilizado em suas atividades que gostaria de destinar à venda. Outra empresa, a XYZ
Sociedade de Arrendamento Mercantil S/A (“XYZ”), interessada no imóvel em questão, propõe à ABC a
seguinte operação, com o objetivo de reduzir a incidência de impostos: (i) cisão da empresa ABC, com
destinação do imóvel ao patrimônio de nova empresa resultante da cisão chamada SPE Consultorias
Ltda. (“SPE”), seguida imediatamente de; (ii) aquisição pela XYZ da integralidade das ações da SPE
detidas pela ABC; e de, (iii) incorporação integral da SPE pela XYZ.
 
A respeito dessa operação, assinale a alternativa correta.
a) A operação não resultará em economia de impostos municipais, pois, embora haja imunidade
constitucional do ITBI na transmissão do imóvel relativamente à operação de cisão, o mesmo não
ocorre quanto à posterior operaçãosocietária de incorporação da empresa SPE.
b) A operação não resultará em economia de impostos municipais, em decorrência da atividade
econômica a que se dedica a empresa vendedora do imóvel, que corresponde à exceção prevista à
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1750488
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1028423
1033) 
1034) 
imunidade constitucional.
c) A operação resultará em economia de impostos municipais, pois não incide ITBI nas operações de
transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em decorrência de
cisão.
d) A operação resultaria em economia de impostos caso, em lugar da operação de cisão, fosse
utilizada em substituição à SPE uma empresa “de prateira”, pois não incide ITBI nas operações de
transmissão de bens incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em decorrência de realização de
capital.
e) A operação não resultará em economia de impostos municipais, em decorrência da atividade
econômica a que se dedica a empresa adquirente final do imóvel, que corresponde à exceção à
imunidade constitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031015
Instituto CONSULPAM - FTrib (Pref Resende)/Pref Resende/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Em 2018, o município Feliz apresentou uma frustração de arrecadação referente à diminuição da
não arrecadação dos impostos no valor de R$ 380.000,00, incluindo impostos que a instituição é de
competência do município. Assinale a opção que configura apenas siglas de impostos que são instituídos
pelo o município.
a) IPTU, ISSQN e ITBI.
b) IPTU, IR e ITBI.
c) ISSQN, IPI e ICMS.
d) ICMS, IR e ICMS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031034
Instituto CONSULPAM - FTrib (Pref Resende)/Pref Resende/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Os impostos podem ser instituídos por Estado, União e Municípios, marque a opção que só
abrande Impostos instituídos por municípios:
a) Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto de Renda (IR).
b) Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos (ITBI) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
c) Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) e Imposto sobre Serviços de Qualquer
Natureza (ISSQN).
d) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1114886
CPCON UEPB - AFTM (Guarabira)/Pref Guarabira/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031034
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1114886
1035) 
1036) 
1037) 
No que se refere às imunidades do Imposto sobre a transmissão "inter vivos", a qualquer título,
por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, bem
como cessão de direitos a sua aquisição – ITBI, assinale a alternativa CORRETA.
a) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em
realização de capital.
b) Incide sobre os direitos reais de garantia.
c) Não incide sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou
extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a
compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil.
d) Não há previsão de imunidade para esse imposto.
e) Não incide nas transmissões efetuadas pelas empresas públicas ou sociedades de economia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1156226
FUNDEP - AFT (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Sobre o imposto sobre a transmissão onerosa de bens imóveis e direitos a eles relativos (ITBI),
assinale a alternativa correta.
a) O ITBI trata-se de imposto de competência tributária ativa concorrente dos estados e municípios.
b) O contribuinte do imposto é qualquer das partes na operação tributada, como dispuser a lei.
c) O ITBI incide sobre a transmissão dos bens ou direitos referidos quando efetuada para sua
incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em pagamento de capital nela subscrito, ainda que a
atividade preponderante não seja a venda ou locação de propriedade imobiliária ou a cessão de
direitos relativos à sua aquisição.
d) A base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos, admitindo-se a
dedução do custo de aquisição deles.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1199379
Machado de Assis - AFis (Pref P Lumiar)/Pref Paço do Lumiar/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI – está sujeito ao:
 
I. Princípio da Legalidade.
II. Princípio da Anterioridade.
III. Princípio da Noventena.
 
Pode-se dizer que a sujeição afirmada do enunciado é, respectivamente:
a) Verdadeira, falsa, verdadeira.
b) Falsa, falsa, falsa.
c) Verdadeira, verdadeira, verdadeira.
d) Falsa, verdadeira, falsa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1156226
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1199379
1038) 
1039) 
1040) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1199409
Machado de Assis - AFis (Pref P Lumiar)/Pref Paço do Lumiar/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Imposto de competência exclusiva dos municípios e que incide sobre a doação em pagamentos
de bens imóveis:
a) ICMS.
b) IPTU.
c) ISS.
d) ITBI.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1199417
Machado de Assis - AFis (Pref P Lumiar)/Pref Paço do Lumiar/2019
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Acerca do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos (ITBI), é CORRETO afirmar que:
a) Incide sobre a transmissão de bens, decorrentes de incorporação de pessoa jurídica.
b) Não incide sobre a transmissão de bens incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em
realização de capital.
c) Incide sobre a transmissão de direitos, decorrentes de fusão ou cisão de pessoa jurídica.
d) Incide sobre a transmissão de bens ou direitos, decorrentes de extinção de pessoa jurídica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/349455
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Sobre atos jurídicos contidos em uma escritura pública por meio da qual um pai doa ao filho
recursos financeiros e ele, com esses recursos, compra um imóvel, no município de Belo Horizonte,
a) pode haver incidência de ITBI, mas não de ITCMD, já que os recursos financeiros são
considerados bem móvel e, tal como ocorre com o ITBI, o ITCMD somente incide sobre transmissão
de bens imóveis (esse, nos negócios gratuitos, a exemplo de doação; aquele, nos negócios onerosos,
a exemplo de compra e venda).
b) incidirão ITBI e ITCMD, não sendo sequer possível que haja ato declaratório de isenção de algum
desses impostos, vez que jamais se poderá vislumbrar ato de isenção quando o contribuinte for
pessoa natural.
c) poderá incidir, tão-somente, ITCMD, vez que na compra e venda com recursos doados há uma
sub-rogação do imóvel no lugar do dinheiro objeto de doação e, por conseguinte, a incidência de ITBI
configuraria bis in idem, técnica de tributação vedada pela Constituição Federal.
d) incidirão ITBI (imposto de competência municipal ou do Distrito Federal) e ITCMD (imposto de
competência estadual ou do Distrito Federal), salvo hipótese de isenção.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1199409
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1199417
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349455
1041) 
1042) 
1043) 
1044) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/349621
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
No negócio jurídico constituídopor: 1. mútuo bancário para compra de imóvel, 2. compra e venda
de imóvel com o produto do mútuo bancário e 3. alienação-fiduciária do imóvel em favor do banco
mutuante (em garantia do mútuo), pode haver incidência de ITBI (art. 156, II da Constituição Federal),
tendo como fato(s) gerador(es)
a) somente a compra e venda do imóvel e a alienação-fiduciária em garantia.
b) somente a compra e venda do imóvel.
c) o mútuo, a compra e venda do imóvel e a alienação-fiduciária em garantia.
d) somente a compra e venda do imóvel e o mútuo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/393516
CONSULPLAN - Fisc (Patos MG)/Pref Patos MG/Tributário/2015
Direito Tributário - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI (CF/1988
e CTN)
Compete ao Município de Patos de Minas instituir impostos sobre, EXCETO:
a) Propriedade Predial e Territorial Urbana.
b) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
c) Vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel.
d) Transmissão “inter vivos” a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou
acessão física e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à
sua aquisição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2278860
CONSULPLAN - ATM (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/2022
Direito Tributário - Conceitos e Princípios do Processo Administrativo Tributário
Sobre o Processo Fiscal e os Atos e Termos Processuais, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os prazos processuais serão descontínuos, incluindo-se na sua contagem o dia do início e,
também, o dia do vencimento.
b) Os prazos processuais só se iniciam ou vencem no dia de expediente normal no órgão em que
corra o processo ou deva ser praticado o ato.
c) Os atos e termos processuais poderão ser formalizados, tramitados, comunicados e transmitidos
em formato digital, conforme disciplinado em ato da administração tributária.
d) A autoridade local fará realizar, no prazo legalmente estabelecido, os atos processuais que devam
ser praticados em sua jurisdição, por solicitação de outra autoridade preparadora ou julgadora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/46643
CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2010
Direito Tributário - Conceitos e Princípios do Processo Administrativo Tributário
Dentre os princípios típicos do processo administrativo fiscal, não se inclui:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349621
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/393516
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2278860
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/46643
1045) 
1046) 
1047) 
a) ampla defesa
b) oficialidade
c) verdade formal
d) legalidade objetiva
e) economia processual
www.tecconcursos.com.br/questoes/39626
FGV - ARE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2010
Direito Tributário - Conceitos e Princípios do Processo Tributário Judicial
Analise as afirmativas a seguir:
I. Em se tratando de processo administrativo tributário, o princípio da ampla defesa garante ao
contribuinte a apreciação de toda e qualquer matéria relativa aos aspectos constitucionais.
II. Vige no processo administrativo tributário o princípio da inquisitoriedade, posto que dotado de viés
meramente investigatório das práticas adotadas pelos contribuintes.
III. Reza o princípio do formalismo moderado que os atos do processo administrativo não dependem de
forma determinada senão quando a lei expressamente o exigir.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se somente a afirmativa III estiver correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390783
Instituto CONSULPAM - ACE (TCM PA)/TCM PA/Contábil/2023
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Consoante os ditames da Lei nº 6.830/1980 sobre a execução fiscal, assinale a alternativa
CORRETA dentre as abaixo expostas.
a) Decorrido o prazo máximo de 2 (dois) anos, sem que seja localizado o devedor ou encontrados
bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos.
b) O Juiz suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor, e, nesse caso,
correrá o prazo de prescrição.
c) A Fazenda Pública está sujeita ao pagamento de emolumentos.
d) Compete à Fazenda Pública baixar normas sobre o recolhimento da Dívida Ativa respectiva, em
Juízo ou fora dele.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2473835
Instituto Consulplan - Adv (CRF MG)/CRF MG/2023
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, Lei de Execução Fiscal nº
6.830/1980, analise as afirmativas a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/39626
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390783
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2473835
1048) 
1049) 
I. A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez, podendo ser ilidida
por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.
 
II. A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de
qualquer outro Juízo, inclusive o da falência, da concordata, da liquidação, da insolvência ou do
inventário.
 
III. Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou
substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.
 
IV. Para ser válida, a petição inicial precisa indicar o Juiz a quem é dirigida, fatos que dão origem à
dívida, fundamentos jurídicos, o pedido e o requerimento para a citação.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1888576
FGV - Cons TE (SEFAZ ES)/SEFAZ ES/Ciências Econômicas/2022
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em matéria de prescrição, de acordo com atual orientação do Supremo Tribunal Federal, a
pretensão de ressarcimento ao erário fundada exclusivamente em título executivo extrajudicial
consistente em decisão de Tribunal de Contas em face de agentes públicos,
a) prescreve na forma da Lei nº 6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal).
b) prescreve em 15 (quinze) anos, na forma da Lei nº 10.406/2002 (Código Civil).
c) é imprescritível, em qualquer hipótese, por expressa previsão constitucional.
d) é imprescritível quando o ato ilícito que ensejou o dano ao erário também for tipificado como ato
de improbidade administrativa, culposo ou doloso.
e) é imprescritível, desde que a Corte de Contas declare que o ato ilícito que ensejou o dano ao erário
consiste em ato de improbidade administrativa doloso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2095075
Instituto Consulplan - PJ (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
João deixou de pagar o IPTU incidente sobre o imóvel urbano de sua propriedade referente ao
ano de 2011. Em função do inadimplemento, a Fazenda Municipal moveu, em 2015, ação de execução
fiscal, exigindo o crédito constituído. Determinada a citação no mesmo ano, o devedor não é encontrado
e não são identificados bens em seu nome. Dá-se o sobrestamento do processo com a intimação da
Fazenda. Deste fato é decorrido um ano, até que o Juiz ordena o arquivamento do feito e intima o
município.
 
Transcorrido o ano de 2021, é possível afirmar que:
a) É possível decretar a prescrição intercorrente, desde que alegada pela Fazenda, posto que o
crédito tributário se extinguiu em 2020.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1888576
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2095075
1050) 
1051) 
1052) 
b) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, após a intimação da Fazenda, uma vez que
o crédito tributário se extinguiu em 2021.
c) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, dispensada a intimação da Fazenda, posto
que o crédito tributário se extinguiu em 2020.
d) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, dispensada a intimação da Fazenda, posto
que o crédito tributáriose extinguiu em 2021.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238629
Instituto Consulplan - Ass Jur (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A execução judicial para cobrança da dívida ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos
Municípios e respectivas autarquias é regida pela Lei nº 6.830/1980. Tendo como referência aludido
diploma legal, assinale a afirmativa correta.
a) A Dívida Ativa da Fazenda Pública regularmente inscrita goza da presunção absoluta de certeza e
liquidez.
b) A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados antes do leilão, pelo preço da avaliação,
se a execução não for embargada ou se rejeitados os embargos.
c) A Dívida Ativa da Fazenda Pública, que compreende apenas a dívida tributária, abrange
atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
d) Na execução da Dívida Ativa, a penhora de bens não poderá recair sobre estabelecimento
comercial, industrial ou agrícola, bem como em plantações ou edifícios em construção.
e) A Fazenda Pública também está sujeita ao pagamento de custas e emolumentos, de modo que
prática dos atos judiciais de seu interesse dependerá de preparo ou de prévio depósito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2251864
Instituto AOCP - AFTM (Pinhais)/Pref Pinhais/2022
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em relação à cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange
atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
b) A execução fiscal não poderá ser promovida contra a massa ou contra o espólio.
c) A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez, mas tal presunção é
relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem
aproveite.
d) A execução fiscal poderá ser promovida contra o devedor e o fiador.
e) O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter a origem, a natureza e o fundamento legal ou
contratual da dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1563439
CETREDE - FTri (Frecheirinha)/Pref Frecheirinha/2021
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. No Processo de Execução
Fiscal, o(a)
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238629
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2251864
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1563439
1053) 
1054) 
( ) Fazenda Pública não poderá adjudicar os bens penhorados, em qualquer hipótese, sob pena de
descaracterizar a natureza jurídica do crédito tributário exigido.
 
( ) executado será citado para, no prazo de 30 dias, pagar a dívida com juros e multa de mora e
encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução.
 
( ) competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública não exclui a
de qualquer outro juízo, inclusive os da falência, da concordata, da liquidação, da insolvência ou do
inventário.
 
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
a) F – F – F.
b) V – F – V.
c) V – F – F.
d) F – V – F.
e) V – V – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1658103
CONSULPLAN - Bach (CFC)/CFC/1º Exame de Suficiência/2021
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Fazem parte das fases da cobrança do crédito tributário de correta constituição e os meios, por
via judicial, que podem ser utilizados pelo contribuinte antes mesmo da constituição definitiva do crédito
tributário:
 
I. Publicação da lei que institui ou exige o tributo fazendo nascer a hipótese de incidência tributária.
II. Ocorrência do fato gerador que é praticado pelo legislador.
III. Propositura da execução fiscal.
IV. Lançamento fiscal.
V. Notificação do lançamento fiscal, lavratura do auto de infração, exceto imposição de multa e
inscrição em dívida ativa.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) II e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736232
QUADRIX - Adv (CRO GO)/CRO GO/2021
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que se refere à Lei n.º 6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal), julgue o item.
 
Sendo o fato gerador posterior à incorporação, o redirecionamento da execução fiscal em desfavor de
empresa sucessora prescinde de modificação da certidão de dívida ativa quando esta estiver em nome da
empresa sucedida.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1658103
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736232
1055) 
1056) 
1057) 
1058) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1833332
FUNDATEC - Ana (PGE RS)/PGE RS/Jurídico/2021
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Acerca do processo de execução fiscal, é correto afirmar que:
a) A Lei nº 6.830/1980 é aplicável exclusivamente para a cobrança de créditos tributários.
b) A exceção de pré-executividade é admissível na execução fiscal relativamente às matérias
conhecíveis de ofício, ainda quando demandem dilação probatória.
c) É admissível a citação exclusivamente por edital, quando se tratar de processo de pequeno valor,
tendo em vista os elevados custos decorrentes da citação pessoal.
d) Na execução fiscal, a garantia do juízo é condição de procedibilidade dos embargos do devedor.
e) É requisito obrigatório da petição de execução fiscal a indicação do CPF ou do CNPJ da pessoa
executada, sob pena de indeferimento da petição inicial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1541698
Instituto Consulplan - Adv (Pref Formiga)/Pref Formiga/Público/2020
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A Lei nº 6.830/80 estabelece que:
a) O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter o nome do devedor, dos corresponsáveis e,
obrigatoriamente, o domicílio ou residência de um e de outros.
b) Qualquer valor, cuja cobrança seja atribuída por lei aos entes federativos e suas respectivas
autarquias, será considerado Dívida Ativa da Fazenda Pública.
c) A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de
qualquer outro Juízo, exceto o da falência e do inventário.
d) A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange
atualização monetária, juros e multa de mora, excluindo-se encargos previstos em contrato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1541798
Instituto Consulplan - Adv (Pref Formiga)/Pref Formiga/Social/2020
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Sobre a penhora ou arresto de bens na cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública,
assinale a alternativa na qual a ordem de preferência foi preservada.
a) Imóveis – título da dívida pública – veículos.
b) Dinheiro – móveis ou semoventes – imóveis.
c) Dinheiro – direitos e ações – navios e aeronaves.
d) Pedras e metais preciosos – imóveis – direitos e ações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1541806
Instituto Consulplan - Adv (Pref Formiga)/Pref Formiga/Social/2020
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em relação à cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, é correto afirmar que:
a) O valor da causa será o da dívida constante da Certidão de Dívida Ativa, excluídos os encargos
legais.
b) O executado será intimado para, no prazo de cinco dias, garantir a execução ou pagar a dívida no
prazo de quinze dias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1833332
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1541698
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1541798
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1541806
1059) 
1060) 
1061) 
c) O despacho do Juiz que indeferir a inicial importa em ordem para arresto, se o executado não
tiver domicílio ou dele se ocultar.
d) A petição inicial e a Certidão de Dívida Ativa poderão constituir um único documento, preparado,
inclusive, por processo eletrônico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2032235IDIB - FTA (Pref Groaíras)/Pref Groaíras/2020
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A Lei n°. 6.830/1980, conhecida como Lei de Execução Fiscal, dispõe sobre a cobrança judicial da
Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências. Acerca de referido dispositivo legal, assinale a
alternativa correta.
a) O Auxiliar de Justiça que, por ação ou omissão, desde que dolosa, prejudicar a execução, será
responsabilizado, civil, penal e administrativamente.
b) A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados antes do leilão, pelo preço da avaliação,
se a execução for embargada ou se aceitos os embargos.
c) Compete ao Ministério Público baixar normas sobre o recolhimento da Dívida Ativa respectiva, em
Juízo ou fora dele, e aprovar, inclusive, os modelos de documentos de arrecadação.
d) O processo administrativo correspondente à inscrição de Dívida Ativa, à execução fiscal ou à ação
proposta contra a Fazenda Pública será mantido na repartição competente, dele se extraindo as
cópias autenticadas ou certidões, que forem requeridas pelas partes ou requisitadas pelo Juiz ou pelo
Ministério Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2032260
IDIB - FTA (Pref Groaíras)/Pref Groaíras/2020
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Conforme estabelecido na Lei n°. 6.830/1980, conhecida como Lei de Execução Fiscal, a
execução fiscal poderá ser promovida contra
a) credor.
b) espólio.
c) contador.
d) responsável por dívidas de pessoa jurídica de direito público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/776421
CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Para que os créditos tributários sejam executados, seu lançamento em certidão de dívida ativa
(CDA) deve ser válido. A esse respeito, é correto afirmar que
a) a CDA pode fundar-se em crédito tributário parcelado.
b) penalidade pecuniária pelo descumprimento de obrigação acessória não pode ser objeto de CDA.
c) compete aos estados e municípios executar créditos tributários da União nos locais onde houver
vara federal correspondente ao domicílio do devedor.
d) o crédito tributário lançado em CDA prescreve em três anos, a partir do seu lançamento.
e) o executado citado com base em título extrajudicial deve, no prazo de cinco dias, pagar a dívida
indicada na CDA ou garantir a execução.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2032235
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2032260
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/776421
1062) 
1063) 
1064) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/776440
CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A administração tributária de um estado federado deverá propor execução fiscal em desfavor de
um contribuinte pessoa física
a) na capital do respectivo estado federado ou no foro de domicílio do contribuinte.
b) no foro de domicílio do contribuinte ou no lugar onde ele for encontrado.
c) na capital do respectivo estado federado ou no local da ocorrência do fato gerador que originou a
execução.
d) no local do fato gerador que originou a execução ou no foro de residência do contribuinte.
e) no foro de residência do contribuinte ou no local por ele escolhido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1007876
VUNESP - Proc Mun (RP)/Pref RP/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A respeito da Execução Fiscal, é correto afirmar que
a) não se presta à cobrança de dívida ativa de autarquia municipal.
b) para suspender a exigibilidade do crédito tributário, a garantia dada pelo executado abrangerá o
valor atualizado da dívida, descontados juros, multa de mora e honorários advocatícios.
c) ao executado é facultado, no mesmo prazo dos embargos, apresentar reconvenção, compensação
e exceções de suspeição ou incompetência do juízo, sob pena de preclusão.
d) havendo interesse público justificado nos autos, a Fazenda Pública poderá adjudicar os bens
penhorados antes do leilão, pelo preço de avaliação, independentemente da oposição de Embargos
pelo executado.
e) é admitida a exceção de pré-executividade relativamente às matérias conhecíveis de ofício que
não demandem dilação probatória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1011789
VUNESP - Proc Jur (Ibaté)/Pref Ibaté/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No processo de cobrança de créditos tributários em execução fiscal:
a) a Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez, sendo essa
presunção absoluta e por isso não pode ser ilidida.
b) a competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública não exclui a
de qualquer outro juízo, inclusive o da falência.
c) a petição inicial indicará o juiz a quem é dirigida, o pedido, o requerimento para a citação e o
demonstrativo de cálculo do débito.
d) poderá ser deferida pelo Juiz até a fase de instrução ao executado, a substituição da penhora por
depósito em dinheiro.
e) o Juiz, a requerimento das partes, poderá, por conveniência da unidade da garantia da execução,
ordenar a reunião de processos contra o mesmo devedor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1015886
VUNESP - FR (Pref Cerquilho)/Pref Cerquilho/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/776440
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1007876
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1011789
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1015886
1065) 
1066) 
1067) 
1068) 
A autoridade que tem competência legal para lavrar auto de penhora de bem imóvel do devedor
em processo de execução fiscal é o
a) Fiscal de Rendas.
b) Procurador Jurídico.
c) Tabelião ou notário.
d) Oficial de Justiça.
e) Delegado Regional Tributário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1020491
VUNESP - Proc Jur (Cerquilho)/Pref Cerquilho/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A respeito da cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, é correto afirmar, com base na
Lei nº 6.830/1980, que
a) em qualquer fase do processo, será deferida pelo Juiz ao executado a substituição da penhora por
depósito em dinheiro, fiança bancária ou seguro garantia.
b) o executado oferecerá embargos, no prazo de 15 (quinze) dias, contados do depósito; da juntada
da prova da fiança bancária; ou da intimação da penhora.
c) são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução, quando se tratar de dívida
ativa não tributária.
d) recebidos os embargos, o Juiz mandará intimar a Fazenda, para impugná-los no prazo de 15
(quinze) dias, designando, em seguida, audiência de instrução e julgamento.
e) na execução fiscal, qualquer intimação ao representante judicial da Fazenda Pública será feita por
meio de correio ou edital.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1071994
INSTITUTO MAIS - Cont (Parnaíba Prev)/Parnaíba Prev/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em um processo de execução fiscal, caso não seja localizado o devedor ou encontrados bens
sobre os quais possa recair a penhora, sem prejuízo de prazo de prescrição, o
a) processo de execução será suspenso pelo juiz.
b) processo será arquivado, com motivos evidentes.
c) credor deverá prestar contas dos motivos do processo chegar ao estágio de execução.
d) juiz poderá adjudicar o poder público pelo pleito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1088514
Legalle - Ag Trib (Cax do Sul)/Pref Caxias do Sul/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que tange à cobrança judicial da Dívida Ativa, a Fazenda Pública poderá adjudicar os bens
penhorados:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1020491
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1071994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1088514
1069) 
1070) 
|. Antes do leilão, pelo preço da avaliação, se a execução não for embargada ou se rejeitados os
embargos;
 
II. Findo o leilão, se não houver licitante, pelo preço da avaliação;
 
IlI. Findoo leilão, havendo licitantes, com preferência, em igualdade de condições com a melhor
oferta, no prazo de 60 (sessenta) dias.
 
Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas I.
b) Apenas l e II.
c) Apenas ll e III.
d) Apenas III.
e) Apenas l e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1120173
Instituto Consulplan - JL (TJ CE)/TJ CE/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Considere que o Estado do Ceará tenha inscrito o cidadão João de Tal em dívida ativa pelo não
pagamento do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. Quanto à execução fiscal
correspondente, é correto afirmar que:
a) O cancelamento da certidão de dívida ativa, por iniciativa da própria Fazenda Pública, é uma das
causas de extinção da execução fiscal.
b) A execução pode ser proposta contra o devedor, vedada a propositura em face do fiador, do
espólio e dos sucessores do devedor.
c) A intimação do representante judicial da Fazenda Pública deve ser feita por edital, publicado três
vezes em intervalos de quinze dias.
d) A produção de provas pela Fazenda Pública depende de requerimento na petição inicial, devendo
ser indeferida se solicitada posteriormente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1135986
CETREDE - AFis (Juazeiro N)/Pref Juazeiro do N/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em sede de execução fiscal, analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA.
a) A petição inicial indicará, apenas, o juiz a quem é dirigido o pedido e o requerimento para a
citação.
b) A petição inicial e a Certidão de Dívida Ativa poderão constituir um único documento, preparado,
inclusive, por processo eletrônico.
c) o valor da causa será o da dívida constante da Certidão, sem os encargos legais que serão
apurados por ocasião do efetivo pagamento.
d) A produção de provas pela Fazenda Pública independe de requerimento na petição inicial.
e) A petição inicial será instruída com a Certidão da Dívida Ativa que dela fará parte integrante como
se estivesse transcrita.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1120173
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1135986
1071) 
1072) 
1073) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1167046
Instituto Consulplan - ProcM (Pitangueiras)/Pref Pitangueiras/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu em julgamento de recurso repetitivo como devem ser
aplicados o art. 40 e parágrafos da Lei de Execução Fiscal (Lei nº 6.830/80) e a sistemática para a
contagem da prescrição intercorrente. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Fazenda Pública, ao alegar nulidade pela falta de qualquer intimação dentro do procedimento do
art. 40 da LEF, deverá fazer em sua primeira oportunidade de falar nos autos, sendo desnecessária a
demonstração de prejuízos que sofreu.
b) O magistrado, ao reconhecer a prescrição intercorrente, deverá fundamentar o ato judicial por
meio da delimitação dos marcos legais que foram aplicados na contagem do respectivo prazo,
inclusive quanto ao período em que a execução ficou suspensa.
c) Havendo ou não petição da Fazenda Pública e havendo ou não pronunciamento judicial nesse
sentido, findo o prazo de um ano de suspensão, inicia-se, automaticamente, o prazo prescricional
aplicável (de acordo com a natureza do crédito exequendo), durante o qual o processo deveria estar
arquivado sem baixa na distribuição.
d) O prazo de um ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art.
40, §§ 1º e 2º da Lei nº 6.830/1980 (LEF) tem início automaticamente na data da ciência da Fazenda
Pública a respeito da não localização do devedor ou da inexistência de bens penhoráveis no endereço
fornecido, havendo, sem prejuízo dessa contagem automática, o dever de o magistrado declarar ter
ocorrido a suspensão da execução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1362889
Fundação La Salle - Adv (Pref Esteio)/Pref Esteio/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em relação à Execução Fiscal prevista ma Lei nº 6.830/1980, é INCORRETO afirmar que:
a) constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na forma
da legislação específica de direito financeiro.
b) O termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter, dentre outros a origem a natureza e o
fundamento legal ou contratual da dívida.
c) a Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.
d) a petição inicial indicará necessariamente o fundamento jurídico do pedido.
e) o executado ausente do País será citado por edital, com prazo de 60 (sessenta) dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1448827
CEV URCA - AFis (Brejo Santo)/Pref Brejo Santo/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Na ação de execução fiscal o executado, ao ser citado, deverá efetuar o pagamento do crédito
tributário no prazo de:
a) 5 dias
b) 10 dias
c) 15 dias
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1167046
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1362889
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1448827
1074) 
1075) 
1076) 
d) 30 dias
e) 45 dias
www.tecconcursos.com.br/questoes/1616717
CETREDE - ACI (Pref SGDA)/Pref SGDA/2019
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que se refere à execução fiscal, marque alternativa CORRETA.
a) A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma
desta Lei, salvo as hipóteses de mandado de segurança, ação de repetição do indébito ou ação
anulatória do ato declarativo da dívida, esta precedida do depósito preparatório do valor do débito,
monetariamente corrigido e acrescido dos juros e multa de mora e demais encargos.
b) A Fazenda Pública está sujeita ao pagamento de custas e emolumentos. A prática dos atos
judiciais de seu interesse independerá de preparo ou de prévio depósito.
c) O juiz não suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou
encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, correrá o prazo de
prescrição.
d) Se vencida, a Fazenda Pública não precisará ressarcir o valor das despesas feitas pela parte
contrária.
e) A propositura, pelo contribuinte, da discursão judicial, mandado de segurança, ação de repetição
do indébito ou ação anulatória do ato declarativo da dívida, não importa em renúncia ao poder de
recorrer na esfera administrativa e de desistência do recurso acaso interposto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695916
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Acerca da execução fiscal, assinale a alternativa correta.
a) Não ocorrendo o pagamento, nem garantindo a execução na forma da lei, a penhora poderá recair
em qualquer bem do executado.
b) É permitido ao executado pagar a parcela da dívida que julga incontroversa e garantir a execução
do saldo devedor remanescente.
c) As intimações ao representante da Fazenda Pública poderão ser feitas pessoalmente, desde que
assim requerida até a apresentação dos embargos pelo devedor.
d) Para garantir a execução, o executado poderá efetuar depósito em dinheiro, fiança bancária, ou
indicar bens à penhora, em valor suficiente para quitar o valor total da dívida, podendo, ainda,
oferecer seguro garantia até o valor correspondente a 1/3 (um terço) da dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/722129
IDECAN - Cons Dep (CRF SP)/CRF SP/Licitações e Contratos/2018
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em relação à Lei nº 6.830/80, que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda
Pública, assinale a afirmativa correta.
a) A Certidão de Dívida Ativa prescinde de conter os mesmos elementos do Termo de Inscrição e
será autenticada pela autoridade competente.
b) O executado pode prestar garantia da execução pelo depósito judicial de setenta por cento do
valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1616717https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695916
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/722129
1077) 
1078) 
c) A petição inicial será instruída com a Certidão da Dívida Ativa, que dela fará parte integrante,
devendo estar integralmente transcrita no corpo da peça exordial, sob pena de nulidade.
d) A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de
qualquer outro Juízo, inclusive o da falência, da concordata, da liquidação, da insolvência ou do
inventário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/802189
FEPESE - Proc (PGE SC)/PGE SC/2018
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à ação de
execução fiscal, prevista na Lei 6830/80.
 
( ) A certidão de dívida ativa é o documento que atesta a liquidez, a certeza e a exigibilidade do
crédito, tributário ou não, devido à Fazenda Pública.
( ) É possível a Fazenda Pública substituir a certidão de dívida ativa até a prolação da sentença de
embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, modificando, inclusive, o sujeito
passivo da execução.
( ) Nos termos da lei que rege as execuções fiscais, a oposição de embargos à execução depende
da garantia do juízo, o que não foi alterado pelo novo Código de Processo Civil.
( ) A descrição do fato é elemento essencial da certidão de dívida ativa. Se houver menção apenas
genérica no tocante à origem do débito, sem a descrição do fato constitutivo da obrigação, a
certidão será nula por violação do principio da ampla defesa.
( ) O juízo a respeito da higidez da certidão de dívida ativa constitui matéria de ordem pública,
razão pela qual sobre ela não se opera a preclusão, devendo, inclusive, ser conhecida de ofício.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • V • V • V • V
b) V • F • V • V • V
c) V • F • F • F • F
d) F • V • F • F • F
e) F • F • F • V • V
www.tecconcursos.com.br/questoes/324193
CEBRASPE (CESPE) - ATA (DPU)/DPU/2016
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A respeito do mandado de segurança, da ação civil pública e da execução fiscal, julgue o item
que se segue.
 
A dívida ativa da fazenda pública diz respeito tanto às dívidas tributárias quanto às não tributárias e
abrange correção monetária, juros e multa de mora, além de outros encargos que estejam previstos em
lei ou contrato.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/802189
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/324193
1079) 
1080) 
1081) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/331994
FUNDEP - Esp SP (Uberaba)/Pref Uberaba/Analista de Direito/2016
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Nos termos da Lei Nº 6.830/1980, que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da
Fazenda Pública, assinale a alternativa CORRETA.
a) A execução fiscal não poderá ser promovida contra o fiador e o espólio.
b) A cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública não está sujeita a concurso de credores ou
habilitação em falência, concordata, liquidação, inventário ou arrolamento.
c) O prazo para o executado apresentar embargos é de 15 dias, sendo admitido o recebimento antes
de garantida a execução.
d) A Fazenda Pública está sujeita ao pagamento de custas e emolumentos, razão pela qual a prática
dos atos judiciais de seu interesse dependerá de preparo ou de prévio depósito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341204
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
João foi citado, em execução fiscal, para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e
Territorial Urbana (“IPTU”) relativo ao imóvel em que reside e do qual é proprietário. Ocorre que o
contribuinte pretende impugnar tal cobrança por meio de embargos à execução.
Tendo em vista a disciplina da Lei n.º 6.830/80, tais embargos poderão ser apresentados no prazo de 30
dias, contados a partir
a) da juntada aos autos do mandado de penhora devidamente cumprido.
b) da sua citação.
c) da data da intimação da penhora.
d) da propositura da execução fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/372143
IESES - APO (BAHIAGÁS)/BAHIAGÁS/Direito/2016
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A execução fiscal regida pela Lei 6.830/1980, detém peculiaridades que a torna diversa da
execução comum. Assinale a opção correta.
a) O Ministério Público intervém na execução fiscal, como custos legis.
b) A Lei 6.830/1980, em seu art. 16, §1º dispõe que: são admissíveis embargos do executado sem
garantia da execução, em consonância com o art. 5º, inc. XXXV que preleciona que a lei não excluirá
da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
c) A execução fiscal é limitada à cobrança de tributos.
d) Por intimação pessoal há de se compreender a comunicação do ato processual que é procedida
via mandado ou com a entrega dos autos, de modo direto, em cartório, à pessoa com capacidade
processual para recebê-la.
e) A competência para processar e julgar a execução fiscal a exclui de qualquer outro juízo, salvo o
falimentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/373069
FCC - Proc (PGE MT)/PGE MT/2016
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/331994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341204
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/372143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/373069
1082) 
1083) 
1084) 
Segundo a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça a respeito das execuções
fiscais,
a) o fluxo do prazo prescricional em ação de execução fiscal somente se interrompe pela citação
pessoal válida.
b) deve ser reconhecida a prescrição intercorrente caso o processo fique paralisado por mais de
cinco anos após a decisão que determinou o arquivamento da execução fiscal em razão do pequeno
valor do débito executado, sem baixa na distribuição, uma vez que não há suspensão do prazo
prescricional.
c) deve ser reconhecida a prescrição intercorrente caso o processo de execução fiscal fique
paralisado por cinco anos sem a localização de bens penhoráveis.
d) é cabível a citação por edital quando, na execução fiscal, não se obteve êxito na citação postal,
independentemente de diligências ou certidões levadas a efeito pelo oficial de justiça.
e) a interrupção do prazo prescricional, para fins de execução fiscal, se dá pelo despacho do juiz que
ordena a citação, de modo que este será o termo a quo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/263479
FCC - JATTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2015
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
De acordo com a Lei no 6.830/1980, na execução f iscal, o executado será citado para, no prazo
de
a) 3 dias, pagar a dívida com juros, multa e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou
garantir a execução, que poderá ser embargada independentemente de ter sido garantida. O prazo
para embargos será de 15 dias, contados da juntada do aviso de recebimento aos autos.
b) 15 dias, pagar a dívida sem a adição de multa, juros ou encargos, os quais somente serão devidos
se o executado embargar a execução, que poderá ser embargada independentemente de ter sido
garantida no prazo de 15 dias, contados da juntada do aviso de recebimento aos autos.
c) 5 dias, pagar a dívida com juros, multa e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou
garantir a execução, que somente poderá ser embargada se houver sido garantida. O prazo para
embargar será de 30 dias, contados da intimação do depósito, da juntada da prova de fiança bancária
ou de seguro garantia ou da intimação da penhora.
d) 15 dias, pagar a dívida com juros, multa e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou
garantir a execução, que somente poderá ser embargada se houver sido garantida. O prazo para
embargos será de 15 dias, contados da juntada do aviso de recebimento aos autos.
e) 5 dias, pagar a dívida sem a adição de multa, juros ou encargos, os quais somente serão devidosse o executado embargar a execução, que somente poderá ser embargada se houver sido garantida.
O prazo para embargar será de 15 dias, contados da intimação do depósito, da juntada da prova de
fiança bancária ou de seguro garantia ou da intimação da penhora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/299259
VUNESP - JE TJMS/TJ MS/2015
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Assinale a alternativa que se encontra em consonância com a lei que rege a execução fiscal.
a) A alienação de quaisquer bens penhorados será feita em leilão público, cabendo ao devedor o
pagamento da comissão do leiloeiro e demais despesas indicadas no edital.
b) A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados, antes do leilão, pelo preço da avaliação,
se a execução não for embargada ou se rejeitados os embargos.
c) Na execução por carta, os embargos do executado serão oferecidos no Juízo deprecado ao qual
competirá sua instrução e julgamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/263479
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299259
1085) 
1086) 
1087) 
d) Na alienação de bens penhorados, a Fazenda Pública e o executado não poderão requerer que os
bens sejam leiloados englobadamente, visto que tal decisão cabe, de ofício, ao Juízo da execução.
e) Recebidos os embargos, o Juiz mandará intimar a Fazenda para impugná-los, no prazo de 15 dias,
sendo, de rigor, em seguida, a designação de audiência de instrução e julgamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/839796
ITAME - Proc J (Hidrolândia)/Pref Hidrolândia/2015
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Sobre a execução fiscal, nos termos da Lei nº 6.830/1980, está correto o item:
a) A dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção absoluta de certeza e liquidez.
b) A execução fiscal não poderá ser promovida contra o fiador.
c) Em garantia da execução, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na
certidão de dívida ativa, o executado poderá oferecer fiança bancária ou seguro garantia.
d) O despacho do juiz que deferir a inicial importa em ordem para arresto, mesmo que o executado
tenha domicílio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/706947
Machado de Assis - Proc (CRO PI)/CRO PI/2014
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Marque a alternativa correta:
a) Se em determinada execução fiscal, a União não conseguiu localizar bens penhoráveis, o processo
ficará suspenso por cinco anos, o que será considerada ocorrida a prescrição quinquenal
intercorrente.
b) Haverá prescrição intercorrente, reconhecida de ofício pelo juiz, depois de ouvida a Fazenda
Pública, depois de decorrido o prazo prescricional de cinco anos a contar do arquivamento dos autos
da execução fiscal.
c) Na execução fiscal, se houver decorrido o prazo prescricional a partir da decisão que ordenar o
arquivamento dos autos, o juiz poderá reconhecer a prescrição intercorrente somente se o executado
alega-la, não sendo necessária a manifestação da Fazenda Pública.
d) Caso não seja localizado o devedor, o juiz suspenderá imediatamente a execução fiscal,
determinando o arquivo dos autos pelo prazo de cinco anos ou até que o devedor seja localizado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/760508
VUNESP - PJL (CM Sertãozinho)/CM Sertãozinho/2014
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
De acordo com a lei que rege a execução fiscal, à Dívida Ativa da Fazenda Pública, de qualquer
natureza, aplicam- se as normas relativas à responsabilidade prevista na legislação tributária
a) civil e comercial.
b) econômica e financeira.
c) financeira e penal.
d) orçamentária e penal.
e) empresarial e financeira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/839796
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/706947
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/760508
1088) 
1089) 
1090) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1007672
FURB - PJ (CM Massaranduba)/CM Massaranduba/2014
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Considerando as normas relativas à execução fiscal, assinale a alternativa correta:
a) A exemplo do que ocorre com a disciplina dos embargos do devedor na execução por quantia
certa contra devedor solvente, a penhora é requisito somente para a atribuição de efeito suspensivo
aos embargos à execução fiscal, e não para a sua admissibilidade.
b) Os embargos devem ser opostos no prazo de 30 dias contados do depósito, da juntada da prova
da fiança bancária ou do seguro garantia ou da intimação da penhora, não sendo admitidos embargos
sem a garantia do juízo.
c) Os embargos devem ser opostos no prazo de 15 dias contados da garantia do juízo, que poderá se
dar, por exemplo, pela penhora, mas também por depósito em dinheiro, fiança bancária ou seguro
garantia.
d) A garantia da execução pode se dar por meio de depósito em dinheiro ou fiança bancária.
Entretanto, não será considerada garantida a execução por meio de seguro garantia, situação na qual
não serão produzi-dos os mesmos efeitos da penhora.
e) Os embargos devem ser opostos no prazo de 30 dias contados da intimação do depósito, da
penhora ou da prestação de seguro garantia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/138130
CEBRASPE (CESPE) - Proc (AGU)/AGU/2013
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A respeito do não pagamento de dívida para com o governo referente a aluguel, julgue o item a
seguir.
No processo judicial para recebimento de aluguéis, antes de o juiz proferir a sentença, poderá a
administração pública alterar a certidão de dívida ativa que tiver ensejado a ação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/200348
CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2013
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Uma das prerrogativas da Fazenda Pública consiste em substituir, em execução fi scal, a certidão
de dívida ativa, quando a mesma sofrer impugnação por parte do executado. Consoante os termos da lei
que rege o tema, essa substituição poderá ocorrer até:
a) a finalização do processo judicial
b) a sentença nos embargos à execução
c) a alienação dos bens em hasta pública
d) o julgamento de recurso pelo tribunal ordinário
e) o momento fixado pela Fazenda
www.tecconcursos.com.br/questoes/213896
VUNESP - Adv Leg (CMSC)/CM SC/2013
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1007672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138130
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/200348
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/213896
1091) 
1092) 
1093) 
Nos termos da Lei n.º 6.830/80, a penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:
a) dinheiro; título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;
pedras e metais preciosos; imóveis; navios e aeronaves; veículos; móveis ou semoventes; direitos e
ações.
b) dinheiro; título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;
veículos; móveis ou semoventes; direitos e ações; pedras e metais preciosos; imóveis; navios e
aeronaves.
c) dinheiro; título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;
imóveis; navios e aeronaves; pedras e metais preciosos; direitos e ações; móveis ou semoventes e
imóveis, veículos.
d) dinheiro, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa; pedras e metais preciosos;
imóveis; navios e aeronaves; veículos; móveis ou semoventes; direitos e ações e título da dívida
pública.
e) dinheiro, veículos; móveis ou semoventes; direitos e ações; título da dívida pública, bem como
título de crédito, que tenham cotação em bolsa; pedras e metais preciosos; imóveis; navios e
aeronaves; veículos; e móveis ou semoventes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/264297
FEPESE - Adv Auta (JUCESC)/JUCESC/2013
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Assinale a alternativa correta em matéria de execução fiscal.
a) A reconvenção deverá ser apresentada na mesma ocasião da propositura dos embargos.
b) O pedido de compensação será arguído como matériapreliminar, processado e julgado com os
embargos.
c) A intimação da penhora é termo inicial para contagem de prazo para oferecimento dos embargos.
d) O processo de execução fiscal segue o Código de Processo Civil, não havendo, pois, necessidade
de garantia do juízo para o oferecimento dos embargos.
e) Recebidos os embargos, e fixados os pontos controvertidos, as partes serão intimadas para se
manifestarem em relação à produção e indicação das provas que pretendem produzir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/68745
FCC - JE TJGO/TJ GO/2012
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em fevereiro de 2012 o juiz proferiu despacho ordenando a citação em sede de execução fiscal
para cobrar crédito tributário decorrente de fato gerador ocorrido em janeiro de 2001, cuja notificação de
lançamento aconteceu em dezembro de 2006. Nesse caso,
a) houve decadência, pois entre a constituição do crédito tributário e o despacho do juiz ordenando a
citação transcorreram mais de cinco anos.
b) houve decadência, pois entre a ocorrência do fato gerador e a constituição do crédito tributário
transcorreram mais de cinco anos.
c) houve a prescrição, pois entre a constituição do crédito tributário e o despacho do juiz ordenando a
citação transcorreram mais de cinco anos.
d) não houve nem a decadência, nem a prescrição, pois o prazo é interrompido com a inscrição do
crédito em dívida ativa, conforme previsão expressa na Lei de Execução Fiscal.
e) não houve a decadência, pois o prazo para cobrar o crédito tributário só se inicia após
transcorridos 180 dias da inscrição na dívida ativa, conforme previsão expressa na Lei de Execução
Fiscal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/264297
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/68745
1094) 
1095) 
1096) 
1097) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/157848
CETRO - Proc (Campinas)/Pref Campinas/2012
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Assinale a alternativa que apresenta o prazo previsto na Lei de Execução Fiscal para oferecimento
de embargos do executado.
a) 10 (dez) dias.
b) 15 (quinze) dias.
c) 20 (vinte) dias.
d) 30 (trinta) dias.
e) 60 (sessenta) dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/542871
COPESE-UFT - Ana Jur (DPE TO)/DPE TO/2012
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Acerca do tema execução fiscal, conforme versa a Lei nº 6.830/80, é INCORRETO afirmar que:
a) Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei
nº 4.320, de 17 de março de 1964, com as alterações posteriores.
b) A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, sem abranger a
atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
c) A inscrição, que constitui o ato de controle administrativo da legalidade, é realizada pelo órgão
competente para apurar a liquidez e certeza do crédito.
d) A Dívida Ativa da União é apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1013837
COPEVE (UFAL) - Proc (Pref Maceió)/Pref Maceió/2012
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que respeita à execução fiscal, não interrompe o curso da prescrição em relação ao crédito
tributário:
a) o protesto judicial.
b) qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor.
c) o pedido de parcelamento do débito.
d) as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário
administrativo.
e) o despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1123071
GSA - Proc (IPRED)/IPRED/2012
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Segundo o caput do artigo 8º da Lei 6830/80, o executado será citado para, pagar a dívida com
os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, no
prazo de:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/157848
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/542871
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1013837
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1123071
1098) 
1099) 
1100) 
a) 3 dias.
b) 2 dias.
c) 5 dias.
d) 10 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/155404
CETRO - AFTM (Campinas)/Pref Campinas/2011
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Na ação de cobrança judicial de dívida ativa, o executado será citado para pagar a dívida com os
juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, no
prazo de
a) 2 (dois) dias.
b) 5 (cinco) dias.
c) 10 (dez) dias.
d) 15 (quinze) dias.
e) 20 (vinte) dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/460138
FUNDEP - Of Jud (TJ MG)/TJ MG/Oficial Judiciário/2010
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Considerando a previsão legal de cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, assinale a
afirmativa CORRETA.
a) Em qualquer fase do processo, será deferida pelo juiz a substituição da penhora por depósito em
dinheiro ou fiança bancária.
b) O prazo para oferecimento de embargos é de 15 dias, contados da intimação da penhora, do
depósito ou da juntada da prova da fiança bancária.
c) O oferecimento de embargos à execução independe de oferecimento de caução.
d) É admitida a reconvenção em sede de embargos à execução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/60055
CEBRASPE (CESPE) - Adv (AGU)/AGU/2009
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Julgue o seguinte item, que diz respeito ao sistema tributário nacional.
No curso de execução fiscal promovida contra sociedade empresária e seus sócios-gerentes, cabe a estes
o ônus da prova para dirimir ou excluir a responsabilidade, via embargos do devedor, porquanto a
certidão de dívida ativa goza de presunção juris tantum de liquidez e certeza.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/164231
CETRO - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2008
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/155404
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/460138
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/60055
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/164231
1101) 
1102) 
1103) 
1104) 
Dentre outros requisitos, o Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:
a) o nome do credor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio e a residência de um
e de outros.
b) o valor originário da dívida, bem como o termo final e a forma de calcular os juros compensatórios
e demais encargos previstos em lei.
c) a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida.
d) o número do processo civil e do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.
e) a data e o número da inscrição municipal, no Registro de Dívidas da Fazenda Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/164232
CETRO - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2008
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Dentre outras possibilidades jurídicas, a execução fiscal poderá ser promovida contra
a) o avalista.
b) o fiel depositário.
c) o inadimplente de prestação alimentícia.
d) os sucessores a qualquer título.
e) o credor do espólio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/57618
ESAF - PFN (PGFN)/PGFN/2007
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Quanto à execução fiscal, é incorreto afirmar que:
a) na execução fiscal, processada perante a Justiça Estadual, cumpre à Fazenda Pública antecipar o
numerário destinado ao custeio das despesas com o transporte dos oficiais de justiça.
b) na execução fiscal, não é permitida a arrematação de bem penhorado, em leilão único. A dupla
licitação é indispensável no praceamento dos bens penhorados em execução fiscal, mas não sendo
imprescindível constar do edital as duas licitações.
c) proposta a execução fiscal, a posterior mudança de domicílio do executado não desloca a
competência já fixada.
d) o depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributáriose for integral e em dinheiro.
e) a desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos
encargos da sucumbência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/426961
TJ PR (Ban. Exam.) - AJ (TJ PR)/TJ PR/Assessor Jurídico/2007
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Marque a alternativa correta.
a) Citado na execução fiscal, o executado terá 24 (vinte e quatro) horas para pagar a dívida corrigida
ou garantir a execução.
b) Garantida a execução fiscal, o executado poderá opor embargos no prazo de 15 (quinze) dias,
contados do depósito, da juntada da prova da fiança bancária ou da intimação da penhora.
c) Recebidos os embargos, o juiz mandará intimar a Fazenda, para impugná-los no prazo de 30
(trinta) dias.
d) A dívida ativa regularmente inscrita goza de presunção absoluta de liquidez e certeza.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/164232
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/57618
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/426961
1105) 
1106) 
1107) 
1108) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1384252
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2007
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Leandro, em dívida com o fisco estadual do Amazonas, foi regularmente citado em processo de
execução fiscal e, ainda assim, não pagou nem apresentou bens à penhora no prazo legal e não foram
encontrados bens penhoráveis. O juiz, então, determinou a indisponibilidade dos bens e direitos de
Leandro.
 
A propósito da situação hipotética acima, assinale a opção que, consoante o Código Tributário Nacional,
não corresponde a um conjunto de órgãos ou entidades a quem deve o juiz comunicar sua decisão.
a) órgãos e entidades que promovem registros de transferência de bens
b) cartórios de registro de protesto
c) cartórios de registro público de imóveis
d) autoridades supervisoras do mercado bancário
e) autoridades supervisoras do mercado bancário de capitais
www.tecconcursos.com.br/questoes/61038
CEBRASPE (CESPE) - Proc (AGU)/AGU/2006
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em relação ao processo de execução, julgue o item seguinte.
Na execução fiscal, admite-se a intimação da fazenda pública por carta com aviso de recebimento, pois
esta modalidade corresponde a intimação pessoal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/540653
FCC - Proc (PGE SE)/PGE SE/2005
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Na execução fiscal, o prazo para oposição de embargos é de
a) dez (10) dias, contado da juntada do mandado de penhora cumprido.
b) trinta (30) dias, contado da intimação da penhora.
c) quinze (15) dias, contado da citação.
d) cinco (05) dias, contado da citação.
e) sessenta (60) dias se houver mais de um executado com advogados diferentes, contando da
juntada do mandado de penhora cumprido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/464550
OFFICIUM - APJ (TJ RS)/TJ RS/Administrativa/Distribuidor Contador/2004
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Havendo execução fiscal em curso por IPTU impago, o devedor não foi encontrado pelo oficial de
justiça, que também não localizou bens passíveis de penhora. O processo de execução, nesse caso,
a) será suspenso, dando-se vista à Fazenda Pública; decorrido 1 (um) ano de suspensão, persistindo
a situação que motivou o sobrestamento, o feito será arquivado.
b) será suspenso indefinidamente, até que se encontre o devedor ou bens passíveis de penhora ou,
então, até que ocorra a prescrição intercorrente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1384252
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/61038
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/540653
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/464550
1109) 
1110) 
1111) 
c) será extinto, se o exeqüente, intimado nos termos do art. 40, § 1º, da Lei nº 6.830/80, não
apresentar, em 5 (cinco) dias, endereço do devedor ou bens passíveis de penhora.
d) será arquivado de plano pelo juiz, uma vez que a certidão do oficial de justiça tem fé pública, e o
magistrado apenas intimará o exeqüente da decisão, para que este, localizando o devedor ou bens
passíveis de penhora, requeira então o desarquivamento dos autos e o prosseguimento do processo.
e) será redirecionado, face à ausência do devedor, contra seus sucessores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/964098
CEBRASPE (CESPE) - JE TJBA/TJ BA/2004
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que se refere ao processo judicial tributário, julgue o item que se segue.
 
A execução fiscal de crédito tributário exige prévia inscrição deste como dívida ativa no órgão
competente do respectivo ente da Federação, sendo indispensável, para a composição do termo de
inscrição, a indicação do valor originário da dívida e a forma de calcular os juros de mora e os encargos
legais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/964100
CEBRASPE (CESPE) - JE TJBA/TJ BA/2004
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
No que se refere ao processo judicial tributário, julgue o item que se segue.
 
Considere a seguinte situação hipotética.
 
Carlos afiançou Paulo em contrato de aluguel de bem público. Entretanto, este não pagou o aluguel
devido.
 
Nessa situação, é admissível a execução fiscal contra Carlos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/964307
CEBRASPE (CESPE) - JE TJBA/TJ BA/2004
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Julgue o item seguinte, referente à execução fiscal.
 
Falecendo o devedor antes de ajuizada a correspondente execução fiscal, esta poderá ser proposta em
face do espólio.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/16155
CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Tributário
e Direito Financeiro/2002
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/964098
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/964100
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/964307
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/16155
1112) 
1113) 
1114) 
1115) 
Julgue o seguinte item, acerca das ações fiscais.
Na ação executiva fiscal, a garantia do juízo para oposição de embargos somente pode ser efetivada em
dinheiro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/16161
CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Tributário
e Direito Financeiro/2002
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
A respeito das ações fiscais, julgue o item a seguir.
É desnecessária a intervenção do Ministério Público nas execuções fiscais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1600523
Com. Exam. (TRF 1) - JF TRF1/TRF 1/1996
Direito Tributário - Lei nº 6.830/1980 - Lei de Execução Fiscal
Em execução fiscal:
a) uma vez citado, o executado terá o prazo de 30(trinta) dias para pagar o débito ou garantir a
execução;
b) admite-se a penhora de bens oferecidos por terceiros, desde que haja concordância da Fazenda
Pública;
c) haverá prescrição intercorrente se o processo de execução ficar suspenso por mais de 5(cinco)
anos em razão da não localização do devedor ou de bens sobre os quais possa recair a penhora;
d) em se tratando de execução por carta, os embargos do executado serão sempre julgados pelo juiz
deprecante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238635
Instituto Consulplan - Ass Jur (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
De acordo com a Lei nº 8.397/1992 (que institui medida cautelar fiscal e dá outras providências),
assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Cessando a eficácia da medida cautelar fiscal por qualquer motivo, é defeso à Fazenda Pública
repetir o pedido pelo mesmo fundamento.
b) Cessa a eficácia da medida cautelar fiscal se a Fazenda Pública não propuser a execução judicial
da Dívida Ativa no prazo de sessenta dias.
c) A decretação da medida cautelar fiscal produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do
requerido, até o limite da satisfação da obrigação.
d) A medida cautelar fiscal decretadapoderá ser substituída, a qualquer tempo, pela prestação de
garantia correspondente ao valor da prestação da Fazenda Pública.
e) O procedimento cautelar fiscal não poderá ser instaurado no curso da execução judicial da Dívida
Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/16161
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1600523
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238635
1116) 
1117) 
1118) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2100145
Instituto Consulplan - Adv Prev (PREVIFOR)/PREVIFOR/2021
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Contribuinte pretende oferecer caução do valor de débito que lhe é imputado, para o fim de obter
certidão positiva com efeito de negativa, da qual necessita para concluir um novo contrato. Sua
obrigação já está vencida; porém, a execução fiscal não foi ainda proposta.
 
Nesta hipótese, a demanda que deve ser proposta é:
a) Cautelar Fiscal.
b) Repetição do Indébito.
c) Mandado de Segurança.
d) Ação Anulatória de Débito Fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/710775
VUNESP - Adv (Pref Registro)/Pref Registro/2018
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Assinale a alternativa que se encontra de acordo com a Lei da Medida Cautelar Fiscal.
a) O Juiz concederá liminarmente a medida cautelar fiscal, dispensada a Fazenda Pública de
justificação prévia, desde que preste caução.
b) Quando a medida cautelar fiscal for concedida em procedimento preparatório, deverá a Fazenda
Pública propor a execução judicial da Dívida Ativa no prazo de trinta dias, contados da data em que a
exigência se tornar irrecorrível na esfera administrativa.
c) Salvo decisão em contrário, a medida cautelar fiscal conservará sua eficácia durante o período de
suspensão do crédito tributário ou não tributário.
d) O requerido será citado para, no prazo de trinta dias, contestar o pedido, indicando as provas que
pretenda produzir.
e) Cessará a eficácia da medida cautelar fiscal, se não for executada dentro de sessenta dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/715730
VUNESP - Proc (Pref SBC)/Pref SBC/2018
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Em sede de medida cautelar fiscal, o requerido será citado para, no prazo de 15 dias, contestar o
pedido, indicando as provas que pretenda produzir. Quando a medida cautelar é concedida liminarmente,
referido prazo conta-se
a) da juntada aos autos do mandado de citação, devidamente cumprido.
b) da juntada aos autos do mandado da execução da medida cautelar fiscal.
c) da prestação de garantia correspondente ao valor da prestação da Fazenda Pública.
d) do depósito do montante integral, em dinheiro, exigido pela Fazenda Pública.
e) da intimação da justificação prévia prestada pela Fazenda Pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2100145
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/710775
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/715730
1119) 
1120) 
1121) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/455866
VUNESP - Proc (CM M Cruzes)/CM Mogi Cruzes/2017
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
De acordo com a Lei da Medida Cautelar Fiscal,
a) cessa a eficácia da medida cautelar se não for executada dentro de 90 (noventa) dias.
b) o requerido será citado para, no prazo de 30 (trinta) dias, contestar o pedido, indicando as provas
que pretenda produzir.
c) da sentença que decretar a medida cautelar fiscal caberá agravo de instrumento, sem efeito
suspensivo, salvo se o requerido oferecer garantia.
d) a medida cautelar fiscal será requerida ao Juiz competente para a execução judicial da Dívida
Ativa da Fazenda Pública e não poderá ser requerida se a execução judicial estiver em Tribunal.
e) salvo decisão em contrário, a medida cautelar fiscal conservará sua eficácia durante o período de
suspensão do crédito tributário ou não tributário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/474487
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (Fortaleza)/Pref Fortaleza/2017
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Com base nos institutos e nas normas que regem o processo judicial tributário, bem como na
jurisprudência do STJ, julgue o item subsecutivo.
 
O efeito da medida cautelar fiscal é a indisponibilidade patrimonial do sujeito passivo em consequência
de crédito tributário constituído, ainda que não definitivamente, uma vez que pode ser proposta durante
a fase administrativa de impugnação do lançamento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/642616
VUNESP - Proc (Pref Marília)/Pref Marília/2017
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
A medida cautelar fiscal e a execução fiscal são ações judiciais
a) dependentes e subordinadas, pois a medida cautelar fiscal será requerida ao juiz competente para
a execução fiscal, correndo em autos apensados, sendo certo que cessarão os efeitos da cautelar
preparatória tão logo ajuizada a execução fiscal correlata.
b) dependentes e relativamente subordinadas, pois correrão perante o mesmo juízo, os autos serão
apensados e, eventual decisão judicial que acolha alegação de extinção do crédito tributário nos
autos da cautelar fiscal comunicará à execução fiscal correlata.
c) independentes, embora subordinadas, pois em nenhuma hipótese o indeferimento da medica
cautelar fiscal obsta que a Fazenda Pública ajuíze execução fiscal correlata, perante o mesmo juízo.
d) independentes, embora subordinadas porque tramitam perante o mesmo juízo e em autos
apensados, porém a cessação dos efeitos da medida cautelar independe do resultado da execução
fiscal correlata.
e) independentes e com pedidos distintos porque, diferentemente da execução fiscal, a medida
cautelar pode ser ajuizada em face do sujeito passivo do crédito tributário ou não tributário,
independentemente de prévia constituição do crédito, caso o devedor, tendo domicílio certo, ausenta-
se ou tenta se ausentar, visando a elidir o adimplemento da obrigação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/455866
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/474487
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/642616
1122) 
1123) 
1124) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/323180
VUNESP - Proc Mun (Rosana)/Pref Rosana/2016
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
O requerimento da medida cautelar fiscal independe da prévia constituição do crédito tributário
quando o devedor
a) sem domicílio certo, intenta ausentar-se ou alienar bens que possui ou deixa de pagar a obrigação
no prazo fixado.
b) tendo domicílio certo, ausenta-se ou tenta se ausentar, visando elidir o adimplemento da
obrigação.
c) notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento do crédito fiscal põe ou tenta
por seus bens em nome de terceiros.
d) caindo em insolvência, aliena ou tenta alienar bens.
e) contrai ou tenta contrair dívidas que comprometam a liquidez do seu patrimônio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/362938
Com. Exam. (TRF 4) - JF TRF4/TRF 4/2016
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
 
Sobre a medida cautelar fiscal:
 
I. É incabível a propositura de medida cautelar fiscal sem a constituição definitiva do crédito
tributário.
 
II. A medida cautelar fiscal é assecuratória apenas do crédito tributário, sendo os demais créditos
públicos garantidos por outros instrumentos processuais.
 
III. Excepcionalmente, o Superior Tribunal de Justiça admite a decretação de indisponibilidade de
bens de pessoa jurídica, ainda que estes não constituam o seu ativo permanente quando não forem
localizados no patrimônio do devedor bens que possam garantir a execução fiscal.
 
a) Está correta apenas a assertiva II.
b) Está correta apenas a assertiva III.
c) Estão corretas apenas as assertivas I e II.
d) Estão corretas apenas as assertivas I e III.
e) Estão corretas todas as assertivas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/396560
VUNESP - Proc (IPSMI)/IPSMI/2016
Direito Tributário- Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Acerca da Ação Cautelar Fiscal, assinale a alternativa correta.
a) Para a concessão da medida cautelar fiscal não é essencial a prova literal da constituição do
crédito tributário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/323180
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/362938
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/396560
1125) 
1126) 
1127) 
b) A decretação da medida cautelar fiscal não produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do
requerido, até o limite da satisfação da obrigação.
c) O juiz concederá liminarmente a medida cautelar fiscal, desde que a Fazenda Pública apresente
justificação prévia ou preste caução.
d) O requerido será citado para, no prazo de cinco dias, contestar o pedido, indicando as provas que
pretenda produzir.
e) A medida cautelar fiscal conserva a sua eficácia no prazo de sessenta dias, contados da data em
que a exigência se tornar irrecorrível na esfera administrativa e na pendência do processo de
execução judicial da Dívida Ativa, mas pode, a qualquer tempo, ser revogada ou modificada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/301933
ESAF - PFN (PGFN)/PGFN/2015
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Sobre a medida cautelar fiscal, assinale a opção incorreta.
a) Independe da prévia constituição do crédito tributário quando o devedor, caindo em insolvência,
aliena ou tenta alienar bens.
b) Produz, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da
obrigação.
c) O prazo de contestação é de 15 (quinze) dias.
d) A sentença proferida na medida cautelar fiscal não faz coisa julgada, relativamente à execução
judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, salvo se acolhida a alegação de qualquer modalidade de
extinção da pretensão deduzida.
e) Pode ser requerida contra o sujeito passivo de crédito tributário ou não tributário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/304326
VUNESP - Adv Jr (CRO SP)/CRO SP/2015
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Assinale a alternativa correta no que respeita ao procedimento da ação cautelar fiscal.
a) Estando a execução judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública em Tribunal, a medida cautelar
fiscal será requerida ao relator do recurso.
b) Para que o Juiz conceda liminarmente a medida cautelar fiscal, é necessária a justificação prévia
por parte da Fazenda Pública.
c) Quando a medida cautelar fiscal for concedida em procedimento preparatório, deverá a Fazenda
Pública propor a execução judicial da Dívida Ativa no prazo de sessenta dias, contados da concessão
da medida.
d) Da sentença que decretar a medida cautelar fiscal caberá apelação, sem efeito suspensivo, ainda
que o requerido preste garantia correspondente ao valor da prestação da Fazenda Pública, na forma
prevista na lei que rege a execução fiscal.
e) Para que seja concedida a medida cautelar fiscal é exigível, em qualquer hipótese, a prévia
constituição do crédito tributário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/311189
VUNESP - Proc Jur (Suzano)/Pref Suzano/2015
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
De acordo com as disposições legais atinentes à matéria, a decretação da medida cautelar fiscal
produzirá, de imediato, a indisponibilidade dos bens do requerido, até o limite da satisfação da
obrigação. Se o requerido for pessoa jurídica, a indisponibilidade recairá somente sobre os bens do seu
ativo permanente. Referida indisponibilidade poderá, ainda, ser estendida aos bens do acionista
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/301933
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/304326
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/311189
1128) 
1129) 
1130) 
controlador e aos dos que, em razão do contrato social ou estatuto tenham poderes para fazer a
empresa cumprir suas obrigações fiscais, nos casos de lançamento por homologação, ao tempo
a) do fato gerador.
b) da constituição do crédito tributário.
c) do inadimplemento da obrigação fiscal.
d) da notificação de débito.
e) da inscrição na dívida ativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/333677
VUNESP - Adv(CM Itatiba)/CM Itatiba/2015
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
O procedimento cautelar fiscal poderá ser instaurado após a constituição do crédito tributário,
inclusive no curso da execução judicial da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos
Municípios e respectivas autarquias. O requerimento da medida cautelar, contudo, independe da prévia
constituição do crédito tributário quando o devedor
a) sem domicílio certo, intenta ausentar-se ou alienar bens que possui ou deixa de pagar a obrigação
no prazo fixado.
b) tendo domicílio certo, ausenta-se ou tenta se ausentar, visando elidir o adimplemento da
obrigação.
c) caindo em insolvência, aliena ou tenta alienar bens.
d) contrai ou tenta contrair dívidas que comprometam a liquidez do seu patrimônio.
e) notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento do crédito fiscal, põe ou tenta
por seus bens em nome de terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/210475
VUNESP - Ana Leg (CMSJC)/CM SJC/Advogado - Direito Público/2014
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Acerca da medida cautelar fiscal, é correto afirmar que
a) o juiz a concederá liminarmente, mediante justificação prévia por parte da Fazenda Pública.
b) sua decretação produzirá, de imediato, a indisponibilidade de todos os bens do requerido,
independentemente do valor da obrigação.
c) não caberá recurso do despacho que a conceder liminarmente.
d) se, por qualquer dos motivos previstos na lei que rege o procedimento, cessar a eficácia da
medida, é permitido à Fazenda Pública repetir o pedido pelo mesmo fundamento.
e) se a execução judicial estiver em Tribunal, a medida será requerida ao relator do recurso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/812718
VUNESP - Adv (Pref Atibaia)/Pref Atibaia/2014
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Assinale a alternativa que corretamente traduz uma disposição acerca do procedimento que rege
a medida cautelar fiscal.
a) Possibilita o requerimento da medida cautelar fiscal contra sujeito passivo de crédito tributário ou
não tributário, quando o devedor possui débitos inscritos na Dívida Ativa que, somados, ultrapassem
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/333677
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/210475
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/812718
1131) 
1132) 
20% do seu patrimônio conhecido.
b) Dentre outras hipóteses previstas em lei, cessa a eficácia da medida cautelar fiscal se não for
executada dentro de 30 dias.
c) Na hipótese em que o devedor, notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento
do débito, põe ou tentar pôr seus bens em nome de terceiro, o requerimento da medida cautelar
dependerá da prévia constituição do crédito tributário.
d) Quando a medida cautelar fiscal for concedida em procedimento preparatório, deverá a Fazenda
Pública propor a execução judicial da Dívida Ativa no prazo de 30 dias, contados da data em que a
exigência se tornar irrecorrível na esfera administrativa.
e) Da sentença que decretar a medida cautelar fiscal, em qualquer caso, caberá apelação com efeito
suspensivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1212023
QUADRIX - Adv (CRC MT)/CRC MT/2014
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Segundo a Lei Federal nº 8.397/92, que regulamenta a medida cautelar fiscal, algumas hipóteses
de requerimento da medida cautelar independem de prévia constituição do crédito tributário. Uma
alternativa a seguir contempla tal hipótese. Assinale-a.
a) Quando o devedor contrai ou tenta contrair dívidas que comprometam a liquidez do seu
patrimônio.
b) Quando o devedor, sem domicílio certo, intenta ausentar-se ou alienar bens que possui ou deixa
de pagar a obrigação no prazo fixado.
c) Quando o devedor, caindo em insolvência, aliena ou tenta alienar bens.
d) Quando o devedor tem sua inscrição no cadastro de contribuintes declaradainapta, pelo órgão
fazendário.
e) Quando o devedor aliena bens ou direitos sem proceder à devida comunicação ao órgão da
Fazenda Pública competente, quando exigível em virtude de lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/961397
QUADRIX - Adv (CRF SP)/CRF SP/2013
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
A medida cautelar fiscal poderá ser requerida contra o sujeito passivo de crédito tributário ou não
tributário, quando o devedor:
a) Contrai ou tenta contrair dívidas que comprometam a imobilização de seu patrimônio.
b) Possui débitos, inscritos ou não em Dívida Ativa, que somados ultrapassem trinta por cento do seu
patrimônio conhecido.
c) Aliena bens.
d) Notificado pela Fazenda Pública para que proceda ao recolhimento do crédito fiscal deixa de pagá-
Io no prazo legal, quando suspensa sua exigibilidade.
e) Tem sua inscrição no cadastro de contribuintes declarada em análise, pelo órgão fazendário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1212023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/961397
1133) 
1134) 
1135) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/263452
FEPESE - Proc (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2011
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
A medida cautelar fiscal é um procedimento de titularidade da Fazenda Pública, com objetivo de
decretar a indisponibilidade de bens e direitos do sujeito passivo da obrigação tributária, inclusive no
curso da execução judicial, nos termos da Lei no 8.397, de 6 de janeiro de 1992.
 
Da sentença que decretar a medida cautelar fiscal, sem a prestação de garantia pelo sujeito passivo,
caberá:
a) Agravo, com efeito suspensivo.
b) Apelação, com efeito suspensivo.
c) Apelação, sem efeito suspensivo.
d) Recurso voluntário, com efeito suspensivo.
e) Recurso voluntário, sem efeito suspensivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/805788
VUNESP - Proc Jur (Alumínio)/Pref Alumínio/2011
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Assinale a assertiva correta no que respeita a Ação Cautelar Fiscal.
a) Da sentença que decretar a medida cautelar fiscal cabe apelação, sem efeito suspensivo, salvo se
o requerido oferecer garantia na forma prevista na lei que regula a matéria.
b) Cessa a eficácia da medida cautelar fiscal se não for executada dentro de 60 dias.
c) Quando a medida cautelar fiscal for concedida em procedimento preparatório, deverá a Fazenda
Pública propor a execução fiscal da dívida ativa no prazo de 120 dias, contados da data em que a
exigência se tornar irrecorrível na esfera administrativa.
d) Para a concessão da medida cautelar fiscal é dispensável a prova literal da constituição do crédito
ao qual corresponda.
e) A medida cautelar fiscal poderá ser requerida contra sujeito passivo de crédito tributário ou não
tributário, quando o devedor possui débitos, inscritos ou não em dívida ativa, que somados
ultrapassem 20% do seu patrimônio conhecido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/57406
ESAF - PFN (PGFN)/PGFN/2004
Direito Tributário - Lei nº 8.397/1992 - Medida Cautelar Fiscal
Julgue os itens abaixo segundo o que dispõe a Lei no 8.397, de 6 de janeiro de 1992, e marque, a
seguir, a opção que apresenta a resposta correta.
I. A medida cautelar fiscal pode ser concedida em procedimento preparatório, antes de inscrito o
débito em Dívida Ativa.
II. A decretação da medida cautelar fiscal implica a indisponibilidade de todos os bens do ativo da
pessoa jurídica.
III. A medida cautelar fiscal pode ser requerida somente contra o sujeito passivo de créditos de
natureza tributária.
IV. A medida cautelar fiscal pode ser requerida contra o devedor que possui débitos, inscritos ou
não em Dívida Ativa, que somados ultrapassem trinta por cento do seu patrimônio conhecido.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/263452
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/805788
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/57406
1136) 
1137) 
 
a) Apenas I e IV estão corretos.
b) Apenas I e II estão corretos.
c) Apenas II e IV estão corretos.
d) Apenas II e III estão corretos.
e) Apenas IV está errado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2270152
CEBRASPE (CESPE) - ATrib (Pref Maringá)/Pref Maringá/2022
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Nas ações judiciais em matéria tributária, devem ser observados os dispositivos previstos na
Constituição Federal de 1988 (CF), no Código Tributário Nacional (CTN), no Código de Processo Civil
(CPC) e nas leis específicas. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
 
I A dívida ativa da fazenda pública, independentemente da espécie, abrange atualização monetária,
juros e multas de mora.
 
II O contribuinte, na petição inicial do mandado de segurança impetrado em decorrência de lesão a
direito líquido e certo de sua titularidade, poderá pleitear tutela de evidência.
 
III A ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária pode ser utilizada para anular
autos de infração. IV Caso o contribuinte queira contestar, via embargos, a ação de execução fiscal,
o prazo é de quinze dias corridos a partir da intimação da penhora.
 
Assinale a opção correta.
a) Apenas os itens I e II estão certos.
b) Apenas os itens I e III estão certos.
c) Apenas os itens II e III estão certos.
d) Apenas os itens III e IV estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1875795
Instituto Consulplan - Esp Gov (Funprev)/Funprev/Procurador Jurídico/2021
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Decisão administrativa da receita X, processo Y, rejeitou a impugnação ao lançamento de crédito
tributário, mantendo o auto de infração no valor de R$ 800 mil. Entretanto, o contribuinte, certo de que
nada deve à Fazenda e que o auto de infração contempla graves irregularidades, pretende se antecipar à
eventual execução fiscal. Dessa forma, a ação mais adequada à pretensão de desconstituir o crédito e
excluir o lançamento impugnado é:
a) A ação anulatória.
b) A medida cautelar fiscal.
c) Os embargos à execução.
d) O mandado de segurança.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2270152
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1875795
1138) 
1139) 
1140) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1154158
Instituto Consulplan - Proc Jur (Suzano)/Pref Suzano/2019
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Trata-se de um meio de defesa, através do qual, mesmo sem garantia do juízo e mediante
simples petição, pode o executado alegar determinado vício, lastreado em matérias de ordem pública.
Neste caso, estamos tratando de:
a) Tutela de evidência.
b) Mandado de segurança.
c) Exceção de pré-executividade.
d) Pedido liminar com efeito suspensivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1448829
CEV URCA - AFis (Brejo Santo)/Pref Brejo Santo/2019
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Um contribuinte tem a intenção de que seja reconhecida a aplicação de uma imunidade tributária
para uma situação que o envolve. Tal situação se verifica após a notificação e antes da ação de execução
fiscal pela Fazenda Pública. Para tal o mesmo ele deverá ingressar com:
a) Embargo à execução fiscal;
b) Exceção de pré-executividade;
c) Ação declaratória de inexistência de relação jurídica tributária;
d) Ação de repetição de Indébito;
e) Ação Cautelar Fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1533756
FACET - Proc (Pref B Jardim)/Pref Belo Jardim/2019
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Determinada empresa, insatisfeita com a cobrança de tributos sobre seus serviços propôs uma
ação em face do Município Y, visando a isenção de determinado tributo. As partes fizeram um acordo que
foi homologado e pôs fim ao processo. Após o trânsito em julgado da decisão que homologou o acordo,
o município tomou conhecimento que o acordo firmado viola manifestamente norma jurídica. Tendo em
vista a Lei n. 13.105/2015, é correto afirmar que:
a) O acordo firmado entre as partes não pode ser revisto.
b) O a sentença só pode ser revista por meio de ação rescisória, umavez que a sentença
homologatória já transitou em julgado.
c) O acordo firmado pode ser invalidado por meio de ação anulatória.
d) O acordo só poderia ser modificado após do trânsito em julgado.
e) A sentença só pode ser atacada se houver concordância da parte com quem o município
inicialmente formulou o acordo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1154158
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1448829
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1533756
1141) 
1142) 
1143) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1554529
UFMT - Adv (SSAAP)/Águas do Pantanal/2019
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Considere a seguinte situação hipotética:
 
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso encaminhou à Assessoria Jurídica do Serviço de
Saneamento Ambiental Águas do Pantanal (SSAAP), com vistas à adoção de providências judiciais,
decisão plenária que imputou débito a um ex-diretor da autarquia, que foi condenado à reposição de
valores. Nesse caso, a medida a ser adotada é o ajuizamento de:
a) ação ordinária de cobrança.
b) execução de título executivo extrajudicial.
c) ação civil pública por improbidade administrativa.
d) ação monitória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/470405
CONSULPLAN - TJ TRF2/TRF 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
“Em certa execução fiscal, uma parcela do valor executado estava fundada em lançamento
baseado em lei, que foi posteriormente declarada inconstitucional, através de controle difuso. Nos
embargos, o devedor afirma que o título seria ilíquido e, portanto, incapaz de subsidiar a execução fiscal,
devendo ser declarado nulo e a execução extinta.” Aponte a única alternativa que dá solução correta à
questão posta em Juízo.
a) Os embargos devem ser parcialmente acolhidos para que a execução fiscal prossiga pelo valor
remanescente não atingido pela legislação declarada inconstitucional.
b) Os embargos devem ser acolhidos e a execução tornada insubsistente, uma vez que o lançamento
fundou-se em lei inconstitucional.
c) Os embargos devem ser acolhidos, visto que a Fazenda deveria ter efetivado o acertamento
posterior do título executivo, o que deixou de fazer.
d) Os embargos devem ser rejeitados, pois qualquer valor inscrito na Dívida Ativa, não pago no
vencimento, será cobrado através de execução fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/299757
FUNDEP - Aud (TCE-MG)/TCE MG/2015
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Analise o caso a seguir.
Ao sofrer autuação fiscal pela Fazenda Estadual em decorrência de não recolhimento do ICMS,
determinado contribuinte decidiu antecipar-se ao fisco e ajuizar ação anulatória de débito, com pedido de
antecipação dos efeitos da tutela, objetivando que fosse suspensa a exigibilidade do crédito tributário,
nos termos do artigo 151 do Código Tributário Nacional. Tendo em vista que a medida de urgência não
foi imediatamente deferida pelo juízo e considerando que necessitava de certidão de regularidade fiscal
para participar de licitação, o contribuinte optou, então, por efetuar depósito judicial integral da quantia
exigida pelo Estado. Meses depois, após o protocolo da contestação pelo Ente Público e antes de
proferida a sentença na ação proposta, o contribuinte renovou o pedido de antecipação dos efeitos da
tutela, que foi deferido pelo Judiciário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1554529
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470405
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/299757
1144) 
1145) 
Na hipótese, considerando que esse contribuinte não tinha qualquer outra pendência fiscal junto ao
Estado e observado o posicionamento dominante no Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa
CORRETA.
a) O ajuizamento da ação anulatória de débito seria medida suficiente para a obtenção de certidão de
regularidade fiscal, que permitiria a participação do contribuinte interessado na licitação.
b) Após o depósito integral da quantia objeto da autuação, o contribuinte faria jus à expedição da
certidão de regularidade fiscal.
c) O depósito judicial depende de autorização prévia do juízo no qual tramita a ação anulatória,
podendo ser realizado apenas após despacho que expressamente o admita.
d) Uma vez concedida a antecipação dos efeitos da tutela, o contribuinte poderia levantar o valor
inicialmente depositado, já que coexistiam duas medidas suficientes para suspender a exigibilidade do
crédito tributário.
e) A ação anulatória de débito somente poderia ser ajuizada se precedida de depósito preparatório do
valor do débito, nos termos da Lei de Execuções Fiscais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350941
CONSULPLAN - JL (TJ MG)/TJ MG/2015
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Com fundamento na Lei n.º 9.494/1997, que dispõe sobre a tutela antecipada contra a Fazenda
Pública, assinale a afirmativa correta.
a) Não serão devidos honorários advocatícios pela Fazenda Pública nas execuções não embargadas
pelo devedor.
b) Estão obrigadas a depósito prévio, para interposição de recurso, as pessoas jurídicas de direito
público estaduais.
c) Prescreve em dez anos o direito de obter indenização dos danos causados por agentes de pessoas
jurídicas de direito público.
d) Nas condenações impostas à Fazenda Pública, dependendo da natureza, a atualização monetária
é devida pelo índice do INPC.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1441995
CEPUERJ - TUS (UERJ)/UERJ/Procurador/2015
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Uma autarquia integrante da Administração Indireta Estadual foi autuada pela RFB por falta de
recolhimento de contribuição previdenciária patronal incidente sobre a remuneração paga a servidores
não efetivos. Após intimada da decisão definitiva na instância administrativa, na qual a autarquia restou
vencida, o crédito tributário foi encaminhado para PGFN, com vistas à inscrição em dívida ativa da União,
o que ainda não ocorreu. A autarquia, por sua vez, necessita, com urgência, comprovar regularidade
fiscal de tributos federais, sem o que não poderá firmar convênios com a União e, por corolário, dela
receber transferências voluntárias indispensáveis para atendimento de programas vinculados às suas
finalidades essenciais. Assim, para não ter o pedido de expedição de certidão conjunta de tributos
federais positiva, com efeitos de negativa, negado pela RFB/PGFN, a autarquia deverá:
 
a) ingressar com ação anulatória em face da União com vistas à desconstituição da dívida
b) declarar moratória, através de procedimento administrativo próprio, já que esta constitui uma
causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário
c) efetuar a consignação judicial em pagamento do crédito tributário, uma vez que, com o depósito
do valor principal, a sua exigibilidade estará suspensa
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1441995
1146) 
1147) 
d) ingressar com ação judicial para oferecimento de garantia idônea, com vistas a antecipar os
efeitos da penhora na execução fiscal a ser proposta pela União
www.tecconcursos.com.br/questoes/383671
Com. Org. (PGE MS) - Proc (PGE MS)/PGE MS/2014
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correspondente:
I - O contribuinte tem à sua disposição a ação declaratória de inexistência de relação jurídica
tributária como medida de obtenção de um provimento judicial que impeça a prática do ato tendente
a verter em linguagem jurídica competente o evento e a respectiva relação jurídica tributária. Em
sendo julgado procedente o pleito, haverá o reconhecimento de que o evento ocorrido não é capaz
de ensejar a tributação e, por conseguinte, o crédito tributário.
II - A ação anulatória de débito fiscal é uma espécie de demanda de controle repressivo, tendo
como pressuposto a existência de um lançamento cuja anulação se pretende, sendo que, conforme
jurisprudência consolidada dos tribunais pátrios, o seu mero ajuizamento temo condão de
suspender a exigibilidade desse crédito.
III - Por meio de ação consignatória almeja-se a liberação do devedor de sua obrigação com a
quitação de seu débito, por meio de depósito judicial, quando o credor injustificadamente se recusa
a fazê-lo, razão pela qual é perfeitamente cabível o seu ajuizamento para fins de buscar o
reconhecimento do direito de recolher o valor do débito fiscal de forma parcelada, ainda mais
quando diante esse pleito fora negado administrativamente.
IV - Pretendendo discutir questões ínsitas à execução fiscal, citando-se como exemplo a
regularidade da citação, o redirecionamento da execução fiscal, o excesso de penhora, o sujeito
passivo deverá opor embargos à execução ou exceção de pré-executividade, desde que nessa última
hipótese não haja necessidade de dilação probatória e a matéria a ser levantada cuida-se de ordem
pública.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Somente I e IV estão corretas.
d) Somente III e IV estão corretas.
e) Somente I, III e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/681179
FCC - PJ (MPE PE)/MPE PE/2014
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
O arrolamento fiscal de bens
a) não alcança os bens do cônjuge do sujeito passivo pessoa física, salvo se gravados com cláusula
de incomunicabilidade.
b) é uma medida cautelar fiscal, que tem por finalidade tornar indisponíveis os bens do contribuinte
ou responsável que tenha dívidas superiores a 30% do seu patrimônio conhecido.
c) é medida cautelar prevista especificamente no Código de Processo Civil e tem por finalidade arrolar
os bens do contribuinte ou responsável como forma de impedir que o mesmo dilapide seu patrimônio
após instaurada ação fiscal.
d) é ato determinado de ofício pelo juiz, em sede de Execução Fiscal, quando reconhece a existência
de fraude à execução, relativamente aos bens que foram alienados em fraude.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383671
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/681179
1148) 
1149) 
1150) 
e) é procedimento administrativo adotado por autoridade fiscal competente sempre que o valor do
crédito tributário seja superior a R$ 500.000,00 e corresponda a mais de 30% do patrimônio
conhecido do sujeito passivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130832
CEBRASPE (CESPE) - DP DF/DP DF/2013
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
No que se refere à obrigação tributária e ao processo judicialtributário, julgue o seguinte item.
 
De acordo com o STJ, a não localização de determinada sociedade no domicílio fiscal fornecido gera
presunção iuris tantum de dissolução irregular, sendo possível, nesse caso, o redirecionamento da
execução fiscal ao sócio-gerente da sociedade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1123451
CEBRASPE (CESPE) - JDS (TJ RN)/TJ RN/2013
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Assinale a opção correta no que se refere ao processo judicial tributário.
a) Tanto o contribuinte quanto o responsável tributário têm direito à restituição total ou parcial do
tributo pago a maior, tendo recentemente o STJ conferido legitimidade ativa ao locatário para
manejar a ação de repetição de indébito de IPTU, desde que seja destinatário do carnê.
b) É possível a conexão entre ação anulatória e execução fiscal, em virtude da relação de
prejudicialidade existente entre tais demandas, recomendando-se a reunião dos feitos, mesmo que o
reconhecimento da conexão afaste a competência de uma vara especializada em razão da matéria.
c) Não sendo localizados bens nas ações de execuções fiscais, suspende-se o processo por um ano,
iniciando-se ao final deste o prazo de prescrição quinquenal intercorrente, e podendo o juiz
pronunciá-la de ofício, independentemente da oitiva da fazenda pública.
d) A competência para processar e julgar a execução da dívida ativa não se desloca para o juízo
universal da sucessão em caso de morte do executado no curso da execução fiscal, sujeitando- se,
contudo, a cobrança judicial do crédito tributário a concurso de credores nas hipóteses de falência e
recuperação judicial.
e) O prazo para oposição de embargos no processo de execução fiscal é de trinta dias e se inicia a
partir da intimação da penhora, e não da juntada do mandado, devendo o oficial de justiça, sob pena
de nulidade, advertir o devedor, de modo expresso, de que o prazo deve ser contado daquele ato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/84176
CEBRASPE (CESPE) - JF TRF1/TRF 1/2011
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Determinado contribuinte reside em área situada na fronteira entre dois municípios, não sendo
muito bem delineada, naquela localidade, a separação geográfica entre as duas municipalidades. Em
razão dessa circunstância, ocorreu de ele ter sido notificado pelas duas fazendas municipais para pagar o
IPTU.
Nesse caso, deve o contribuinte
a) pagar a totalidade dos impostos e ajuizar, contra cada município, ação de repetição de indébito de
metade do valor do IPTU.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130832
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1123451
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/84176
1151) 
1152) 
b) omitir-se de pagar o imposto perante as duas fazendas, uma vez que o caso configura
bitributação.
c) ajuizar ação de consignação em pagamento.
d) pagar metade de cada um dos impostos e ajuizar pedido de revisão de valor do IPTU junto aos
dois municípios.
e) interpor recurso junto aos dois municípios para que eles definam a qual deles pertence a área em
questão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1361871
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2011
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Tratando-se de ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição de tributo, a
prescrição ocorre em um prazo de quantos anos?
a) Dois
b) Três
c) Cinco
d) Dez
e) Vinte
www.tecconcursos.com.br/questoes/123242
Com. Exam. (TRF 4) - JF TRF4/TRF 4/2010
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
O art. 19 da Lei 8.870/94 prevê que “As ações judiciais, inclusive cautelares, que tenham por objeto a
discussão de débito para com o INSS serão, obrigatoriamente, precedidas do depósito preparatório do
valor do mesmo, monetariamente corrigido até a data de efetivação, acrescido dos juros, multa de mora
e demais encargos.”, o que levou o Supremo Tribunal Federal a firmar entendimento de que:
 
I. Compete aos magistrados avaliar as condições dos casos concretos para conceder ou não a
dispensa do depósito preparatório exigido pelo art. 19 da Lei 8.870/94.
II. A ausência do depósito preparatório a que se refere o art. 19 citado não impede a propositura de
ações cautelares de mandados de segurança, mas apenas de ações ordinárias, inclusive anulatórias
de lançamento fiscal.
III. Somente os embargos de devedor contra o INSS serão necessariamente precedidos de
depósitos preparatórios do art. 19 da Lei 8.870/94.
IV. É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação
judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário.
V. Somente para admissibilidade de recursos, como na justiça do trabalho, é que se pode exigir
depósito prévio para rediscussão de exigibilidade de crédito tributário.
a) Está correta apenas a assertiva III.
b) Está correta apenas a assertiva IV.
c) Está correta apenas a assertiva V.
d) Estão corretas apena as assertivas II e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1361871
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/123242
1153) 
1154) 
1155) 
e) Nenhuma assertiva está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/43234
ESAF - AJ (SEFAZ CE)/SEFAZ CE/2007
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
A ação por meio da qual o sujeito passivo da obrigação tributária visa a estabelecer em seu favor
uma decisão judicial aplicável a casos futuros, invalidando determinada lei que sustente a pretensão do
fisco, denomina-sea) ação anulatória de débito fiscal.
b) ação cautelar fiscal.
c) ação de repetição de indébito.
d) ação declaratória da inexistência de relação jurídico-tributária.
e) ação de consignação em pagamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1625575
CEBRASPE (CESPE) - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2007
Direito Tributário - Demais Temas sobre Processo Tributário
Acerca do crédito tributário, julgue o item a seguir.
 
Considere a seguinte situação hipotética.
A WW Pneus Ltda. requereu à fazenda pública do estado do Maranhão a restituição de R$ 8.500,00 em
razão do recolhimento a maior do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias (ICMS)
e teve negada a sua pretensão.
Nessa situação, a WW Pneus Ltda. terá o prazo máximo de dois anos para ajuizar ação de repetição de
indébito tributário a fim de reaver os valores indevidamente recolhidos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/282885
FCC - Proc (PGE RN)/PGE RN/2014
Direito Tributário - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Certidão
Negativa
A empresa “QTN Ltda” opôs embargos à execução fiscal alegando que, na certidão de dívida ativa
que a instrui, houve erro material na grafia de seu nome, que seria, na verdade “QTRN Ltda”. Em
impugnação, o Estado requereu a substituição da certidão de dívida ativa, com a correção do erro
material. Instada a se manifestar, a empresa não concordou com o pedido. De acordo com Súmula do
Superior Tribunal de Justiça, o pedido do Esta do deverá ser
a) deferido, pois a certidão de dívida ativa pode ser substituída, para correção de erro material ou
formal, até a prolação da sentença de embargos, vedada a modificação do sujeito passivo da
execução.
b) indeferido, porque, depois da estabilização da demanda, é vedado, sem o consentimento da parte
contrária, alterar a petição inicial.
c) indeferido, porque, depois da estabilização da demanda, é vedado, mesmo com o consentimento
da parte contrária, alterar a petição inicial.
d) deferido, pois a certidão de dívida ativa pode ser substituída, até a prolação da sentença de
embargos, inclusive para modificar o sujeito passivo da execução.
e) deferido, pois a certidão de dívida ativa pode ser substituída a qualquer tempo, para correção de
erro material ou formal, inclusive para modificar o sujeito passivo da execução.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/43234
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1625575
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/282885
1156) 
1157) 
1158) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/474485
CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (Fortaleza)/Pref Fortaleza/2017
Direito Tributário - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a Lei nº
6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal)
Com base nos institutos e nas normas que regem o processo judicial tributário, bem como na
jurisprudência do STJ, julgue o item subsecutivo.
 
A garantia integral do crédito tributário é condição específica de procedibilidade para os embargos à
execução fiscal, ensejando a extinção liminar da ação quando constatada a insuficiência da constrição
judicial.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/57449
ESAF - PFN (PGFN)/PGFN/2006
Direito Tributário - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a Lei nº
6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal)
Considerando o tema "Ação de Execução Fiscal", julgue os itens abaixo segundo o entendimento
atualmente dominante no Superior Tribunal de Justiça - STJ e marque, a seguir, a opção que apresenta a
resposta correta.
I. Nunca repousou controvérsia acerca da isenção da União em relação às despesas decorrentes da
expedição da Carta de Citação com Aviso de Recebimento - AR.
II. É cabível a apresentação, pelo executado, de Exceção de Pré-Executividade para argüir a ocorrência
de prescrição, desde que possível a análise de plano desta, independente de dilação probatória.
III. Não é possível a citação por edital.
IV. A alteração procedida no art. 40 da LEF, permitindo o reconhecimento, de ofício, da prescrição, é
aplicável aos processos em curso ao tempo da publicação da mudança legislativa.
a) Todos os itens estão corretos.
b) Apenas o item III está errado.
c) Apenas o item II está correto.
d) Apenas os itens II e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão errados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/118733
CEBRASPE (CESPE) - JF TRF5/TRF 5/2006
Direito Tributário - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a Lei nº
6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal)
A respeito da execução fiscal, segundo a jurisprudência do STJ,julgue o item que se segue.
Na execução fiscal, os trinta dias para oposição dos embargos do devedor são contados a partir da
intimação pessoal do representante legal da empresa devedora, com expressa advertência quanto ao
prazo, e não da juntada aos autos do respectivo mandado.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/474485
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/57449
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/118733
1159) 
1160) 
1161) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/510696
NC UFPR (FUNPAR) - Proc Mun (Curitiba)/Pref Curitiba/2015
Direito Tributário - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a Lei nº
8.397/1992 (Medida Cautelar Fiscal)
A Lei nº 8.397, de 6 de janeiro de 1992, institui a medida cautelar fiscal e dá outras providências.
Sobre a medida cautelar fiscal, assinale a alternativa correta.
a) A Lei de Ação Cautelar Fiscal não admite o ajuizamento da ação antes da constituição definitiva do
crédito tributário.
b) Os requisitos essenciais à imputação da responsabilidade secundária de sócio-gerente na
execução fiscal são também necessários quando em sede de medida cautelar fiscal, diante da
natureza acessória dessa medida.
c) Nos termos de jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, não se admite o
ajuizamento de uma única medida cautelar fiscal para também assegurar créditos tributários cobrados
em outras execuções fiscais distribuídas em juízos distintos.
d) Em ação cautelar fiscal, é vedada a produção de prova pericial.
e) Quando a medida cautelar fiscal for concedida em procedimento preparatório, deverá a Fazenda
Pública propor a execução judicial da Dívida Ativa no prazo de 30 dias, contado da data em que a
exigência se tornar irrecorrível na esfera administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2426571
OBJETIVA CONCURSOS - Cont (Pref SP Serra)/Pref SP Serra/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra a
Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Considerando-se a Lei nº 8.137/1990, constitui crime contra a ordem tributária praticado por
particulares:
 
I. Extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razão da
função; sonegá-lo, ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato
de tributo ou contribuição social.
 
II. Elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou
inexato.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2235663
FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Hércules, auditor fiscal, sabendo que a empresa Olimpo, de propriedade de Dionísio, era
devedora de tributos ao fisco, procurou Dionísio solicitando para si o pagamento de R$ 150.000,00 para
deixar de lançá-los. Nesse caso, Hércules praticou, em tese, crime
a) de extorsão.
b) de corrupção passiva.
c) de concussão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/510696
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2426571
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2235663
1162) 
1163) 
d) funcional contra a ordem tributária.
e) de corrupção ativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2251854
Instituto AOCP - AFTM (Pinhais)/Pref Pinhais/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômicae Relações de Consumo
Saulo possui uma sociedade empresária sediada no Município de Pinhais-PR e, sofrendo
dificuldades com o fluxo de caixa após a quarentena do comércio decretada na pandemia, decidiu
fraudar a fiscalização tributária local, inserindo valores reduzidos nas suas notas fiscais, com o fim de
pagar menos ao reduzir o crédito devido em relação ao ISSQN e, assim, recapitalizar seu negócio. Após
ter sua conduta descoberta pela autoridade tributária, Saulo defendeu-se dizendo que não cometeu
delito, mas somente deixou de pagar o tributo devido, argumento rejeitado de pronto pelo fisco. Nessa
temática, constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo e qualquer acessório
mediante as seguintes condutas, EXCETO
a) falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento
relativo à operação tributável.
b) elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou
inexato.
c) induzir ou manter em erro, sócio, investidor ou repartição pública competente, relativamente à
operação ou situação financeira, sonegando-lhe informação ou prestando-a falsamente.
d) negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à
venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo
com a legislação.
e) deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatuído, incentivo fiscal ou parcelas de imposto
liberadas por órgão ou entidade de desenvolvimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2270034
CEBRASPE (CESPE) - ATrib (Pref Maringá)/Pref Maringá/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Segundo a Lei n.º 8.137/1990, constitui crime funcional contra a ordem tributária
a) prestar declaração falsa às autoridades fazendárias.
b) utilizar documento que deva saber falso ou inexato.
c) fraudar a fiscalização tributária, omitindo operação de qualquer natureza em documento exigido
pela lei fiscal.
d) falsificar qualquer documento relativo à operação tributável.
e) patrocinar, indiretamente, interesse privado junto a administração fazendária, na qualidade de
servidor público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2278850
CONSULPLAN - ATM (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2251854
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2270034
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2278850
1164) 
1165) 
1166) 
1167) 
Conforme legalmente estabelecido na Lei nº 8.137/1990, que define crimes contra a ordem
tributária, contra a ordem econômica e contra as relações de consumo, são considerados crimes
funcionais contra a ordem tributária, EXCETO:
a) Formar acordo ou convênio visando à fixação artificial de preços.
b) Patrocinar interesse privado perante a administração fazendária valendo-se da qualidade de
funcionário público.
c) Sonegar ou inutilizar documento de que tenha a guarda em razão da função, acarretando
pagamento indevido ou inexato de tributo.
d) Exigir, ainda que fora da função ou antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem
indevida para deixar de lançar ou de cobrar tributo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400148
OBJETIVA CONCURSOS - FTri (C Paranaíba)/Pref C Paranaíba/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra a
Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
“J”, servidor público Municipal, desempenha a função de fiscal tributário, ao exigir vantagem
indevida para deixar de emitir auto de infração por débito tributário e de cobrar a consequente multa,
responderá, conforme a Lei nº 8.137/1990, pela prática do crime de:
a) Corrupção ativa.
b) Concussão.
c) Crime funcional contra a ordem tributária.
d) Prevaricação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/776004
CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
O agente que patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração
fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público, pratica
a) prevaricação.
b) advocacia administrativa.
c) conduta penalmente atípica.
d) corrupção passiva privilegiada.
e) crime funcional contra a ordem tributária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1030277
OBJETIVA CONCURSOS - AnTri (Pref A Prado)/Pref Antônio Prado/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
De acordo com a Lei nº 8.137/1990, quanto aos crimes praticados por particulares, considerando-
se que constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e
qualquer acessório, mediante algumas condutas, EXCETO:
a) Omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias.
b) Fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativo a venda de
mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-lo de acordo com a
legislação.
c) Fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer
natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400148
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/776004
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1030277
1168) 
1169) 
1170) 
d) Falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento
relativo à operação tributável.
e) Elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou
inexato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1066865
VUNESP - AFis (Pref F Morato)/Pref F.co Morato/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Tendo em conta a Lei nº 8.137/90, na parte relativa aos crimes tributários, assinale a alternativa
correta.
a) Os crimes previstos no artigo 1º, incisos I a IV, são de natureza formal e, portanto, caracterizam-
se independentemente do prejuízo decorrente da supressão ou redução de tributo.
b) Os crimes previstos no artigo 2º, incisos I a V, são de natureza material e, portanto, caracterizam-
se apenas se implicarem prejuízo decorrente da supressão ou redução de tributo.
c) Os crimes previstos no artigo 3º, incisos I a III, são próprios de funcionários públicos.
d) Desatender às exigências das autoridades fiscais, não fornecendo a documentação solicitada, é
conduta atípica penalmente.
e) Dano grave à coletividade pode implicar aumento de pena de até 1/3, nos crimes previstos nos
artigos 1º, 2º e 3º.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1088516
Legalle - Ag Trib (Cax do Sul)/Pref Caxias do Sul/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Constitui crime contra a ordem econômica:
a) Sonegar insumos ou bens, recusando-se a vendê-Ios a quem pretenda comprá-Ios nas condições
publicamente ofertadas, ou retê-Ios para o fim de especulação.
b) Junção de bens ou serviços, comumente oferecidos à venda em separado.
c) Destruir, inutilizar ou danificar matéria-prima ou mercadoria, com o fim de provocar alta de preço,
em proveito próprio ou de terceiros.
d) Abusar do poder econômico, dominando o mercado ou eliminando, total ou parcialmente, a
concorrência mediante qualquer forma de ajuste ou acordo de empresas.
e) Elevar o valor cobrado nas vendas a prazo de bens ou serviços, mediante a exigência de comissão
ou de taxa de juros ilegais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1189817
CONTEMAX - ACI (Pref Damião)/Pref Damião/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária,Econômica e Relações de Consumo
De acordo com a Lei n.º 8.137 de 1990, não constitui crime contra as relações de consumo
a) misturar gêneros e mercadorias de espécies diferentes, para vendê-los ou expô-los à venda como
puros; misturar gêneros e mercadorias de qualidades desiguais para vendê-los ou expô-los à venda
por preço estabelecido para os demais mais alto custo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1066865
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1088516
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1189817
1171) 
1172) 
b) induzir o consumidor ou usuário a erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre
a natureza, qualidade do bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculação ou
divulgação publicitária.
c) destruir, inutilizar ou danificar matéria-prima ou mercadoria, com o fim de provocar alta de preço,
em proveito próprio ou de terceiros.
d) fraudar preços por meio de aviso de inclusão de insumo não empregado na produção do bem ou
na prestação dos serviços.
e) favorecer ou preferir comprador ou freguês por meio de sistema de entrega ao consumo por
intermédio de revendedores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1289503
OBJETIVA CONCURSOS - AFT (Pref SJ Ouro)/Pref SJ do Ouro/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
De acordo com a Lei nº 8.137/1990, constitui crime contra as relações de consumo fraudar
preços por meio de, entre outros:
 
I. Junção de bens ou serviços, comumente oferecidos à venda em separado.
 
II. Alteração, sem modificação essencial ou de qualidade, de elementos, tais como denominação,
sinal externo, marca, embalagem, especificação técnica, descrição, volume, peso, pintura ou
acabamento de bem ou serviço.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1478303
OBJETIVA CONCURSOS - ACI (Pref Carazinho)/Pref Carazinho/Contábil/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Em conformidade com a Lei nº 8.137/1990, constitui crime contra as relações de consumo:
 
I. Vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição
esteja em acordo com as prescrições legais, ou que corresponda à respectiva classificação oficial.
II. Misturar gêneros e mercadorias de espécies diferentes, para vendê-los ou expô-los à venda como
puros; misturar gêneros e mercadorias de qualidades desiguais para vendê-los ou expô-los à venda
por preço estabelecido para os demais mais alto custo.
 
III. Favorecer ou preferir, sem justa causa, comprador ou freguês, ressalvados os sistemas de
entrega ao consumo por intermédio de distribuidores ou revendedores.
 
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens I e II.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1289503
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1478303
1173) 
1174) 
1175) 
d) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1558345
UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Fiscal Tributário/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
Considere a seguinte situação hipotética: Gentil, servidor ocupante do cargo de Fiscal Tributário
do Município de Rondonópolis-MT, ao realizar fiscalização na sede da empresa JKL Serviços, constatou
que a pessoa jurídica não emitiu nota fiscal relativa a serviços prestados a seus clientes. Diante disso, um
dos sócios da empresa ofereceu-lhe determinada quantia em dinheiro para deixar de lançar o imposto
apurado. Caso Gentil aceite a proposta que lhe foi feita, a conduta configura
a) sonegação fiscal.
b) abuso de poder tributário.
c) crime de peculato.
d) crime funcional contra a ordem tributária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/732590
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
De acordo com a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, que prevê crimes contra a ordem
tributária, constitui crime, EXCETO:
a) Fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra
fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo.
b) Suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante omissão de
informação, ou prestação de declaração falsa às autoridades fazendárias.
c) Desatender exigência da autoridade fazendária, no prazo de 10 (dez) dias, que poderá ser
convertido em horas em razão da maior ou menor complexidade da matéria ou da dificuldade quanto
ao atendimento da exigência.
d) Suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, negando ou deixando de
fornecer, quando solicitada, nota fiscal ou documento equivalente, relativo à venda de mercadoria ou
prestação de serviço não realizada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1230078
CONSULPLAN - FTri (Pref P Afonso)/Pref Paulo Afonso/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 8.137/1990 - Crimes contra
a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo
A União de Auditores Fiscais da União – Unafisco, apresentou em várias emissoras de TV no
Brasil, campanha nacional de combate à sonegação fiscal. No que diz respeito aos crimes contra a ordem
tributária, pode-se afirmar que comete o referido crime:
a) O agente que não sonega tributo ou suprime ou reduz por meio de fraude ou declaração falsa.
b) O agente que paga o tributo antes do recebimento da denúncia.
c) Um contribuinte que presta serviços sem a devida emissão de nota fiscal do serviço prestado.
d) Um contribuinte que regulariza sua obra ou construção junto aos órgãos competentes.
e) Uma empresa não frauda documentos fiscais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1558345
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/732590
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1230078
1176) 
1177) 
1178) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1087249
Tec - AJ (PGDF)/PG DF/Direito e Legislação/2020
Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal - Lei Complementar
Distrital nº 904/2015 - Racionalização no Ajuizamento de Execuções Fiscais
À luz da Lei Complementar nº 904/2015, que dispõe sobre a racionalização no ajuizamento de
execuções fiscais e regula a inscrição e a cobrança da dívida ativa do Distrito Federal, julgue o item
subsequente.
Para fins de dispensa do ajuizamento de execução fiscal para a cobrança dos créditos tributários e não
tributários, inscritos em dívida ativa do Distrito Federal, a consolidação dos créditos tributários depende
da condição de a pessoa física ou jurídica ser contribuinte ou responsável pelo cumprimento da
obrigação tributária, entendendo-se por valor consolidado o somatório dos créditos tributários e não
tributários, pendentes de pagamento, devidamente atualizados, excluídos os juros moratórios, multas e
demais acréscimos legais, discriminados por Cadastro de Pessoa Física - CPF ou por raiz de Cadastro
Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1087253
Tec - AJ (PGDF)/PG DF/Direito e Legislação/2020
Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal - Lei Complementar
Distrital nº 904/2015 - Racionalização no Ajuizamento de Execuções Fiscais
Com base na Lei Complementar nº 904/2015, que dispõe sobre a racionalização no ajuizamento
de execuções fiscais e regula a inscrição e a cobrança da dívida ativa do Distrito Federal, julgue o item
subsequente.
Deverão ser inscritos em dívida ativa todos os créditos tributários ou não tributários, podendo ser
cancelados, a critério da administração os créditos inscritos em dívida ativa, consolidados por devedor,
cujo valor atualizado, seja inferior a R$ 350,00, seja qual for a fasede cobrança e a data da sua
constituição.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1087257
Tec - AJ (PGDF)/PG DF/Direito e Legislação/2020
Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal - Lei Complementar
Distrital nº 904/2015 - Racionalização no Ajuizamento de Execuções Fiscais
Com base na legislação que dispõe acerca das execuções fiscais, inscrição e a cobrança da dívida
ativa do Distrito Federal, julgue o item subsequente.
No tocante à dívida ativa do Distrito Federal, a Lei Complementar nº 904/2015 não autoriza a restituição
de quantias pagas, nem a compensação de dívidas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138941
ESAF - Proc DF/PG DF/2007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1087249
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1087253
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1087257
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138941
1179) 
1180) 
1181) 
Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal - Lei Distrital nº
4.567/2011 - PAT (DF)
Quanto ao procedimento de ofício no processo administrativo fiscal, é correto afirmar que:
a) o procedimento de ofício também chamado ‘ação fiscal’ tem início com a prática do primeiro ato de
ofício do servidor público competente, cientificando o sujeito passivo ou o seu preposto da obrigação
tributária, de forma escrita ou verbal.
b) a prática do primeiro ato de ofício pelo servidor competente, de dar ciência ao sujeito passivo ou
seu preposto, da obrigação tributária, por meio do auto de infração, fixa o início da ação fiscal.
c) a prática do primeiro ato de ofício do servidor competente cientificando o sujeito passivo ou o seu
preposto acerca da apreensão de bens, livros e documentos, mesmo que não tenha lavrado a termo
os competentes autos, fixa o início da ação fiscal.
d) o procedimento de ofício também chamado ‘ação fiscal’ tem início com a prática do primeiro ato de
ofício do servidor público competente, cientificando o sujeito passivo ou o seu preposto da obrigação
tributária, de forma escrita ou verbal, desde que essa ciência seja de forma inequívoca.
e) a prática do primeiro ato de ofício configura-se mediante a intimação pessoal somente do sujeito
passivo, dando-se início à ação fiscal com as conseqüências daí advindas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2278848
CONSULPLAN - ATM (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/2022
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Sobre o Processo Administrativo Fiscal, assinale a afirmativa correta.
a) A notificação de lançamento será expedida pelo órgão que administra o tributo, sendo
imprescindível a assinatura na notificação de lançamento emitida por processo eletrônico.
b) O auto de infração poderá ser lavrado por qualquer ocupante de cargo público, sendo obrigatória
apenas a qualificação do autuado, a descrição do fato e a assinatura do autuante com a indicação do
cargo e função.
c) O início do Processo Administrativo Fiscal (Procedimento Fiscal) exclui a espontaneidade do sujeito
passivo em relação aos atos anteriores e, independentemente de intimação, a dos demais envolvidos
nas infrações verificadas.
d) A exigência do crédito tributário e a aplicação das penalidades serão formalizadas em autos de
infração ou notificações de lançamento, conjuntos para todos os tributos, os quais deverão estar
instruídos com todos os depoimentos, que são os únicos elementos de prova indispensáveis à
comprovação do ilícito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2278858
CONSULPLAN - ATM (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/2022
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Sobre os aspectos gerais do processo administrativo fiscal, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O processo administrativo fiscal será finalizado com o primeiro ato de ofício, escrito, praticado por
servidor competente, cientificado o sujeito passivo da obrigação tributária ou seu preposto.
b) A exigência do crédito tributário e a aplicação de penalidade isolada serão formalizadas em autos
de infração ou notificações de lançamento, distintos para cada tributo ou penalidade, os quais
deverão estar instruídos com todos os termos, depoimentos, laudos e demais elementos de prova
indispensáveis à comprovação do ilícito.
c) A notificação de lançamento será expedida pelo órgão que administra o tributo e conterá,
obrigatoriamente, a qualificação do notificado; o valor do crédito tributário e o prazo para
recolhimento ou impugnação; a disposição legal infringida, se for o caso, e a assinatura do chefe do
órgão expedidor ou de outro servidor autorizado e a indicação de seu cargo ou função e o número de
matrícula.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2278848
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2278858
1182) 
1183) 
d) O auto de infração será lavrado por servidor competente, no local da verificação da falta, e
conterá, obrigatoriamente, a qualificação do autuado; o local, a data e a hora da lavratura; a
descrição do fato; a disposição legal infringida e a penalidade aplicável; a determinação da exigência
e a intimação para cumpri-la ou impugná-la no prazo legalmente estabelecido e a assinatura do
autuante e a indicação de seu cargo ou função e o número de matrícula.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1727282
OBJETIVA CONCURSOS - Fisc (Horizontina)/Pref Horizontina/Obras/2021
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo com o Decreto nº 70.235/1972, sobre as nulidades, marcar C para as afirmativas
Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
( ) Os atos e termos lavrados por pessoa incompetente não são nulos.
 
( ) A nulidade de qualquer ato só prejudica os posteriores que dele diretamente dependam ou sejam
consequência.
 
( ) Quando puder decidir do mérito a favor do sujeito passivo a quem aproveitaria a declaração de
nulidade, a autoridade julgadora pronunciará e mandará repetir o ato.
a) C - C - E.
b) C - E - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.
e) E - E - C.
www.tecconcursos.com.br/questoes/990577
FAFIPA - Proc (Foz do Iguaçu)/Pref Foz do Iguaçu/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
O Processo Administrativo Fiscal (PAF) é o modo que o Estado tem de rever os seus próprios atos
e solucionar conflitos entre Fisco e contribuinte, com garantia constitucional através do devido processo
legal. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:
a) O CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais é órgão colegiado, paritário, integrante da
estrutura do Ministério da Fazenda e tem por finalidade julgar recursos de ofício e voluntário de
decisão de primeira instância, bem como os recursos de natureza especial, que versem sobre a
aplicação da legislação referente a tributos administrados pela Secretaria da Receita Estadual.
b) As decisões proferidas pelo CARF, ou pela autoridade hierárquica competente, são, por definição,
de cunho judicial, porquanto emanam da manifestação unilateral de vontade da Administração Pública
visando a constituir, resguardar, conservar ou extinguir direitos, e impor obrigações a si própria ou a
terceiros.
c) No que tange à matéria tributária, o processo administrativo é regido especialmente pelos
princípios da verdade material e do livre convencimento motivado do julgador.
d) Com fulcro na verdade material o julgador poderá valorar as provas livremente sem
fundamentação, e por se tratar de procedimento administrativo não precisa observar os princípios
constitucionais da publicidade, impessoalidade e da motivação.
e) O conceito de processo administrativo fiscal compreende apenas o procedimento de atividade de
controle, ou seja, lançamento e consulta do tributo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1727282
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/990577
1184) 
1185) 
1186) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031030
Instituto CONSULPAM - FTrib (Pref Resende)/Pref Resende/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
ProcessoAdministrativo Fiscal é o conjunto de atos necessários à solução, na instância
administrativa, de questões relativas à aplicação ou interpretação da legislação tributária. Em relação ao
tema é incorreto dizer que:
a) O contribuinte autuado possui duas opções: ou concorda com o débito e efetiva o pagamento, ou
em não concordando, impugnar o ato que constituiu aquele valor.
b) A impugnação ao auto de infração deve ser realizada exclusivamente por um profissional do
Direito.
c) Trata-se de uma defesa do contribuinte contra um débito que lhe tenha sido constituído através da
autuação fiscal.
d) A impugnação, consoante o inciso III do artigo 151 do CTN, suspende a exigibilidade do crédito
tributário, este não poderá ser cobrado até que os fatos e fundamentos da defesa sejam apreciados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1283343
OBJETIVA CONCURSOS - FTrib (P Bandeira)/Pref Pinto Bandeira/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo com o Decreto nº 70.235/1972, são definitivas as decisões de:
 
I. Primeira instância, esgotado o prazo para recurso voluntário ainda que este tenha sido interposto.
 
II. Segunda instância de que não caiba recurso ou, se cabível, quando decorrido o prazo sem sua
interposição.
 
III. Instância especial.
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Somente os itens II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1290884
OBJETIVA CONCURSOS - FTri (Pref SJ Ouro)/Pref SJ do Ouro/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo com o Decreto nº 70.235/1972, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas
e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
( ) Os termos decorrentes de atividade fiscalizadora serão lavrados, sempre que possível, em livro
fiscal, extraindo-se cópia para anexação ao processo; quando não lavrados em livro, entregar-se-á
cópia autenticada à pessoa sob fiscalização.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031030
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1283343
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1290884
1187) 
1188) 
1189) 
 
( ) O servidor que verificar a ocorrência de infração à legislação tributária federal e não for
competente para formalizar a exigência, comunicará o fato, em representação circunstanciada, a seu
chefe imediato, que adotará as providências necessárias.
a) C - E.
b) E - E.
c) C - C.
d) E - C.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1478304
OBJETIVA CONCURSOS - ACI (Pref Carazinho)/Pref Carazinho/Contábil/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo o Decreto nº 70.235/1972, que dispõe sobre o processo administrativo fiscal, o
servidor que verificar a ocorrência de infração à legislação tributária federal e não for competente para
formalizar a exigência:
a) Não deve comunicar o fato.
b) Comunicará o fato, em representação circunstanciada, a seu chefe imediato, que adotará as
providências necessárias.
c) Deve realizar a autuação, mesmo sem a devida competência.
d) Comunicará o fato com exclusividade para o Prefeito Municipal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1479166
OBJETIVA CONCURSOS - ATrib (Carazinho)/Pref Carazinho/2019
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo o Decreto nº 70.235/1972, que dispõe sobre o processo administrativo fiscal, o
servidor que verificar a ocorrência de infração à legislação tributária federal e não for competente para
formalizar a exigência:
a) Não deve comunicar o fato.
b) Comunicará o fato, em representação circunstanciada, a seu chefe imediato, que adotará as
providências necessárias.
c) Deve realizar a autuação, mesmo sem a devida competência.
d) Comunicará o fato com exclusividade para o Prefeito Municipal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/802208
FEPESE - Proc (PGE SC)/PGE SC/2018
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Com base na legislação, assinale a alternativa correta a respeito do processo administrativo fiscal
federal.
a) Os prazos processuais serão contínuos, incluindo-se na sua contagem o dia do início e excluindo-
se o do vencimento.
b) Apenas o sujeito passivo poderá formular consultas sobre dispositivos da legislação tributária
aplicáveis a fato determinado, sendo vedada a formulação de consultas por órgãos da Administração
e por entidades representativas de categorias econômicas ou profissionais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1478304
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1479166
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/802208
1190) 
1191) 
c) Na hipótese de decisão definitiva favorável ao sujeito passivo, cumpre à autoridade preparadora,
de ofício, exonerá-lo dos gravames decorrentes do litígio.
d) O auto de infração será lavrado por servidor competente, no local da verificação da falta, e
conterá obrigatoriamente o montante do crédito tributário, além do prazo para recolhimento ou
impugnação.
e) A impugnação da exigência, que instaura a fase litigiosa do procedimento fiscal, deverá ser
apresentada ao órgão preparador no prazo de quinze dias, contados da data em que for feita a
intimação da exigência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283718
FCC - Proc (TCM-RJ)/TCM RJ/2015
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Acerca do arrolamento fiscal de bens e da indisponibilidade de bens é INCORRETO afirmar que
a) o arrolamento fiscal de bens gera a indisponibilidade dos bens arrolados.
b) a indisponibilidade de bens decretada pelo juiz no curso da execução fiscal só tem lugar se o
devedor, devidamente citado, não pagar nem apresentar bens à penhora no prazo legal e não forem
encontrados bens penhoráveis.
c) o arrolamento fiscal de bens é procedimento administrativo para acompanhamento do patrimônio
suscetível a ser indicado como garantia de crédito tributário.
d) não cabe arrolamento fiscal de bens se a responsabilidade do sujeito passivo por débito tributário
não exceder a R$ 2.000.000,00, ainda que a dívida seja superior a 30% do seu patrimônio conhecido.
e) a indisponibilidade de bens decretada em sede de execução fiscal limitar-se-á ao valor do total
exigível, devendo o juiz determinar o imediato levantamento da indisponibilidade dos bens ou valores
que excederem esse limite.
www.tecconcursos.com.br/questoes/839789
ITAME - Proc J (Hidrolândia)/Pref Hidrolândia/2015
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Os procedimentos fiscais que não observam os elementos previstos no ordenamento jurídico não
têm plena condição (formal e material) de atingir as almejadas finalidades, de modo a oferecer
segurança ao fisco e ao contribuinte. Trata-se de invalidade dos atos administrativos de alcance
diferenciado (nulidade ou anulabilidade), conforme se passa a analisar de modo objetivo e casuístico.
Sobre este tema, assinale a INCORRETA opção:
a) A anulação é configurada em ato administrativo contendo vício e implica invalidade, impondo-se o
respectivo refazimento, aproveitando-se os atos anteriores que permanecem convalidados;
b) A nulidade é configurada em razão de exames posteriores, diligências ou perícias, realizadas no
curso do processo, forem verificadas incorreções, omissões ou inexatidões de que resultem
agravamento da exigência inicial, inovação ou alteração da fundamentação legal da exigência, será
lavrado Auto de Infração ou emitida notificação de lançamento complementar, devolvendo-se ao
sujeito passivo prazo para impugnação no concernente à matéria modificada;
c) A omissão dos requisitos de “data e hora” no auto de infração, previstos no processo
administrativo fiscal, pode constituir causa de nulidade na medida em que seja sanada, e resultar
prejuízo para o sujeito passivo;
d) “É válida a ciência da notificação por via postal realizada no domicílio eleito pelo contribuinte,
confirmada com aassinatura do recebedor da correspondência, ainda que este não seja o
representante legal do destinatário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283718
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/839789
1192) 
1193) 
1194) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1441955
CEPUERJ - TUS (UERJ)/UERJ/Procurador/2015
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
A fiscalização de determinado município lavrou auto de infração e, sem abrir prazo para defesa do
contribuinte, encaminhou o crédito para inscrição em dívida ativa, sob a justificativa de ausência de
previsão legal de recurso administrativo. Analisando o ato administrativo de constituição do crédito
tributário, é correto afirmar que a constituição do crédito tributário foi feita de forma:
a) constitucional, posto que os princípios do contraditório e da ampla defesa só se aplicam aos
processos judiciais
b) inconstitucional, posto que ao contencioso administrativo municipal aplica-se o disposto no
decreto nº 70.235/1972
c) constitucional, posto que o contribuinte deve aguardar o ajuizamento da execução fiscal para se
manifestar contra a autuação
d) inconstitucional, posto que o contraditório e a ampla defesa são princípios que se aplicam tanto
aos processos judiciais quanto aos administrativos
www.tecconcursos.com.br/questoes/244614
FGV - AFTRM (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/2014
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
A pessoa jurídica Primária Ltda. requereu administrativamente, à receita Federal do Brasil (RFB),
autorização para aproveitar, em sua escrita fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os
créditos escriturais da pessoa jurídica Terceiro Ltda., que expressamente manifestou seu intento de
transferi-los à requerente.
O pleito de Primária Ltda. foi deferido por órgão administrativo singular da estrutura da RFB. Por conta
disso, Primária Ltda. aproveitou, em sua própria escrita fiscal, R$ 300.000,00 correspondentes aos
créditos escriturais de Terceiro Ltda., compensando tal montante com os débitos escriturais de IPI. O
resultado prático foi o recolhimento, por Primária Ltda., de IPI de R$ 300.000,00 inferior àquele que seria
devido, se não fosse o aproveitamento dos créditos escriturais de Terceiro Ltda. Dois anos depois
daquela autorização, a RFB revê e reformula a decisão anterior. Exige, por decorrência, que Primária
Ltda. recolha os R$ 300.000,00 pagos a menor, acrescidos de multa e de juros de mora.
Sabendo-se que realmente foi equivocada a decisão inicial que deferiu o pleito administrativo de Primária
Ltda., assinale a afirmativa correta.
a) Primária Ltda. deve recolher os R$ 300.000,00, excluídos a multa e os juros de mora.
b) Primária Ltda. deve recolher os R$ 300.000,00, excluída a multa, mas mantidos os juros de mora.
c) Primária Ltda. deve recolher os R$ 300.000,00, excluídos os juros de mora, mas mantida a multa.
d) Primária Ltda. deve recolher os R$ 300.000,00, acrescidos da multa e dos juros de mora.
e) Primária Ltda. não deve recolher nenhum valor resultante da revisão da decisão administrativa
anterior, pois ela não é suscetível de reforma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/662987
FDC - Adv (AgeRIO)/AgeRIO/2014
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo com a legislação tributária que dispõe a respeito do processo administrativo fiscal, o
procedimento fiscal tem início:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1441955
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244614
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/662987
1195) 
1196) 
1197) 
a) trinta dias após o despacho aduaneiro de mercadoria importada;
b) no momento em que decidir o fiscal de tributos, a seu livre arbítrio;
c) com a apreensão de mercadorias, documentos ou livros;
d) apenas com a lavratura do auto de infração;
e) quinze dias após a apreensão de mercadorias, documentos ou livros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1159490
QUADRIX - Ag (CREF 14)/CREF 14/Fiscalização/2014
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
O Decreto nº 70.235, de 06 de março de 1972, art. 2°, estabelece que os atos e termos
processuais, quando a lei não prescrever forma própria, conterão somente o indispensável à sua
finalidade e serão lavrados sem espaço em branco, não devendo conter entrelinhas, rasuras ou emendas
não ressalvadas. Aponte, entre as opções enumeradas, a afirmação incorreta. 
a) O procedimento fiscal tem início com o primeiro ato de ofício, escrito, praticado por servidor
competente, cientificado o sujeito passivo da obrigação fiscal ou seu preposto.
b) Os prazos serão contínuos, incluindo-se na sua contagem o dia do início e excluindo-se o do
vencimento.
c) Os prazos só se iniciam ou vencem no dia de expediente normal no órgão em que corra o
processo ou deva ser praticado o ato.
d) Prescrição no Direito Administrativo é a perda do recurso administrativo, pelo esgotamento do
prazo previsto em lei para sua utilização.
e) A preclusão é a perda, em termos de processo, da oportunidade de agir, em razão do decurso do
prazo -para essa ação. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/130835
CEBRASPE (CESPE) - DP DF/DP DF/2013
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
No que se refere à obrigação tributária e ao processo judicialtributário, julgue o seguinte item.
 
O locatário do imóvel tem legitimidade ativa para propor ação de repetição de indébito de IPTU.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/134957
UEPA - AFRE PA/SEFA PA/2013
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Sobre as Súmulas Vinculantes do STF em matéria tributária é correto afirmar que:
a) a Súmula Vinculante n° 32 possibilita a incidência do ICMS sobre alienação pelas seguradoras de
bens salvos de sinistro.
b) a Súmula Vinculante n° 31 possibilita a incidência de ISS sobre locação de bens móveis.
c) antes da Súmula Vinculante n° 28, para o contribuinte ajuizar ação para discutir crédito tributário
precisava realizar depósito prévio, nos termos do art. 38 da LEF.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1159490
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130835
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/134957
1198) 
1199) 
1200) 
d) antes da Súmula Vinculante n° 21 para o contribuinte interpor certos recursos dentro do processo
administrativo fiscal precisava realizar arrolamento ou depósitos prévios.
e) após o advento da Súmula Vinculante n° 21 o arrolamento de bens do art. 64 da Lei 9.532/1977,
passou a ser inconstitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/140807
CEBRASPE (CESPE) - Proc DF/PG DF/2013
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Considerando que o agente da autoridade da administração tributária lavre auto de infração e
apreensão, com retenção de bens, contra determinada empresa, julgue o seguinte item.
 
A situação narrada representa o começo da fase contenciosa do processo administrativo tributário,
devendo haver a intimação do sujeito passivo da obrigação tributária.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1769574
CEBRASPE (CESPE) - ATS (MCom)/MCom/Ciências Contábeis/2013
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
De acordo com o Código Tributário Nacional e com o Processo Administrativo Fiscal aplicável aos
créditos tributários da União, julgue o item a seguir.
 
Compete ao presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, observado o devido processo
legal, decidir sobre a perda de mandato dos conselheiros que incorrerem em falta grave.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70122
ESAF - PFN (PGFN)/PGFN/2012
Legislação Tributária Federal - Processo Administrativo Tributário (fiscal) Federal
Sobre o julgamento em primeira instância de processos administrativos fiscais, é correto afirmar
que:
a) a decisão deverá, ainda, referir-se às razões de defesa suscitadas pelo impugnantecontra todas as
exigências a ele formuladas.
b) a decisão conterá relatório resumido do processo, fundamentos legais, conclusão e ordem de
intimação, devendo referir-se, expressamente, a todos os autos de infração, e alternativamente, às
notificações de lançamento objeto do processo.
c) os processos remetidos para apreciação da autoridade julgadora de primeira instância deverão ser
qualificados e identificados, inexistindo qualquer prioridade na ordem em que serão julgados.
d) as inexatidões materiais devidas a lapso manifesto e os erros de escrita ou de cálculos existentes
na decisão somente serão corrigidos de ofício.
e) quando couber recurso da decisão de primeira instância, este somente será recebido e
encaminhado ao órgão de segunda instância se não se verificar a ocorrência da perempção.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/140807
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1769574
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70122
Gabarito
1001) C 1002) E 1003) D 1004) B 1005) E 1006) C 1007) C
1008) C 1009) B 1010) A 1011) C 1012) B 1013) A 1014) A
1015) D 1016) D 1017) E 1018) B 1019) B 1020) A 1021) D
1022) C 1023) B 1024) C 1025) C 1026) A 1027) A 1028) C
1029) E 1030) A 1031) D 1032) E 1033) A 1034) B 1035) C
1036) B 1037) C 1038) D 1039) B 1040) D 1041) B 1042) B
1043) A 1044) C 1045) E 1046) D 1047) A 1048) A 1049) B
1050) B 1051) B 1052) A 
1053)
Anulada 1054) Certo 1055) D 1056) B
1057) D 1058) D 1059) D 1060) B 1061) E 1062) B 1063) E
1064) E 1065) D 1066) A 1067) A 1068) B 1069) A 1070) C
1071) A 1072) D 1073) A 1074) A 1075) B 1076) D 1077) B
1078) Certo 1079) B 1080) C 1081) D 1082) B 1083) C 1084) B
1085) C 1086) B 1087) A 1088) B 1089) Certo 1090) B 1091) A
1092) C 1093) C 1094) D 1095) B 1096) D 1097) C 1098) B
1099) A 1100) Certo 1101) C 1102) D 1103) B 1104) C 1105) B
1106) Errado 1107) B 1108) A 1109) Certo 1110) Certo 1111) Certo 1112) Errado
1113) Certo 1114) B 1115) E 1116) A 1117) C 1118) B 1119) E
1120) Certo 1121) B 1122) C 1123) B 1124) E 1125) A 1126) A
1127) C 1128) E 1129) E 1130) B 1131) E 1132) B 1133) C
1134) A 1135) A 1136) A 1137) A 1138) C 1139) C 1140) C
1141) B 1142) A 1143) B 1144) A 1145) A 1146) C 1147) E
1148) Certo 1149) E 1150) C 1151) A 1152) B 1153) D 1154) Certo
1155) A 1156) Errado 1157) D 1158) Certo 1159) B 1160) C 1161) D
1162) C 1163) E 1164) A 1165) C 1166) E 1167) B 1168) C
1169) D 1170) E 1171) A 1172) C 1173) D 1174) D 1175) C
1176) Errado 1177) Errado 1178) Certo 1179) B 1180) C 1181) A 1182) D
1183) C 1184) B 1185) D 1186) C 1187) B 1188) B 1189) C
1190) A 1191) C 1192) D 1193) A 1194) C 1195) B 1196) Errado
1197) D 1198) Errado 1199) Errado 1200) A

Mais conteúdos dessa disciplina