Buscar

Aula 2023-03-01 Recurso de Revista

Prévia do material em texto

Recurso de Revista
	Cabimento (CLT, art. 896, caput): Recurso cabível contra as decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:
I) Derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro TRT, no seu Pleno e Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do TST, ou contrariem súmula de jurisprudência uniforme do TST ou súmula vinculante do STF;
II) Derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, Sentença Normativa ou Regulamento Empresarial observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição de TRT prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, conforme item anterior;
Proferidas com violação literal de dispositivo de lei federal ou afronta direta e literal à CF.Súmula no 126 do TST: Incabível o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, b, da CLT) para reexame de fatos e provas.
 Recurso de Revista no Procedimento Sumaríssimo (Súmula nº 442, TST): Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, a admissibilidade de recurso de revista está limitada à demonstração de violação direta a dispositivo da Constituição Federal ou contrariedade a Súmula do Tribunal Superior do Trabalho, não se admitindo o recurso por contrariedade a Orientação Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Título II, Capítulo III, do RITST), ante a ausência de previsão no art. 896, § 6o, da CLT).
Efeito: 
* Devolutivo: devolve a matéria de direito à apreciação do Judiciário e não impede a execução provisória.
Requisitos do Recurso de Revista (CLT, art. 896, §1º-A): sob pena de não conhecimento, é ônus da parte: Indicar o trecho da decisão recorrida que consubstancia o prequestionamento da controvérsia objeto do recurso de revista;Prequestionamento (Súmulas 184 e 297, TST): cabe ao recorrente comprovar que a questão objeto do RR foi levantada oportunamente pela parte e examinada na decisão recorrida. Caso não haja expresso enfrentamento da matéria, exige-se que tenham sido interpostos embargos declaratórios, sob pena de preclusão. 
· Indicar, de forma explícita e fundamentada, contrariedade a dispositivo de lei, súmula ou orientação jurisprudencial do TST que conflite com a decisão regional;
· Expor as razões do pedido de reforma, impugnando todos os fundamentos jurídicos da decisão recorrida, inclusive mediante demonstração analítica de casa dispositivo de lei, da CF, de súmula ou OJ cuja contrariedade aponte;
· Transcrever peça recursal, no caso de suscitar preliminar de nulidade de julgado por negativa de prestação jurisdicional, o trecho dos embargos declaratórios em que foi pedido o pronunciamento do tribunal sobre questão veiculada no RO e o trecho da decisão regional que rejeitou os embargos quanto ao pedido, para cotejo e verificação, de plano, da ocorrência da omissão.
Não cabe Recurso de Revista das decisões proferidas pelos TRTs ou suas Turmas, em EXECUÇÃO DE SENTENÇA, inclusive em processo incidente de Embargos de Terceiro.
EXCEÇÃO: OFENSA DIRETA E LITERAL A NORMA CA CF (CLT, art. 896, §2º)Súmula nº 266 do TST: A admissibilidade do recurso de revista interposto de acórdão proferido em agravo de petição, na liquidação de sentença ou em processo incidente na execução, inclusive os embargos de terceiro, depende de demonstração inequívoca de violência direta à Constituição Federal.
 Atualidade da Divergência (CLT, art. 896, §7º): A divergência objeto do RR deve ser atual, não se considerando como tal a ultrapassada por súmula do TST ou do STF, ou superada por iterativa e notória jurisprudência do TST. 
Juízo de Admissibilidade (CLT, art. 896, §6º):
· Endereçamento: Presidente do TRT, que se limitará a analisar os pressupostos extrínsecos (representação, adequação, preparo e tempestividade) e intrínsecos (Legitimidade e interesse recursal).
O recurso de revista é um recurso especial, cabível para assegurar o princípio da segurança jurídica quando houver divergência de entendimentos entre TRTs de diferentes regiões.
	Competência para Julgamento: Turmas do TST. 
		Caso haja divergência entre turmas do TST, caberá Embargos à Seção de Dissídios Individuais (SDI-TST). 
	Recurso Fundado em Dissenso de Julgados: O recorrente é incumbido do ônus de produzir prova da divergência jurisprudencial, mediante certidão, cópia ou citação do repositório de jurisprudência oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que houver sido publicada a decisão divergente, ou ainda pela reprodução de julgado disponível na internet, com indicação da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstâncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontador (CLT, art. 896, §8º)
	Recurso de Revista no Procedimento Sumaríssimo (CLT, art. 896, §9º): Somente será admitido o recurso de revista em três hipóteses:
· Contrariedade a Súmula de Jurisprudência Uniforme do TST;
· Contrariedade a Súmula Vinculante do STF;
· Violação Direta à Constituição Federal.
Recurso de Revista nas Execuções Fiscais e na Fase de Execução (CLT, art. 896, §10): somente me caso de violação de lei federal por:
· Divergência jurisprudencial; e 
· Ofensa à Constituição Federal
· Na fase de execução, nas controvérsias que envolvam Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT).
Quando o recurso for tempestivo, mas contiver vício formal que não se repute grave, o TST poderá desconsiderar o vício ou mandar saná-lo, julgando o mérito (CLT, art. 896, §11).
Decisão Denegatória do Recurso de Revista (CLT, art. 896, §12): cabe agravo, no prazo de oito dias.
	- Denegação pelo Relator do Recurso de Revista (CLT, art. 896, §14): O relator do recurso de revista poderá denegar-lhe seguimento, em decisão monocrática em caso de:
· Intempestividade;
· Deserção;
· Irregularidade de representação;
· Ausência de qualquer outro pressuposto extrínseco ou intrínseco.

Continue navegando