Buscar

Questionario Exercicio 3 Historia da Religiao O papel da religião nas diferentes sociedades FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História e Região
O papel da religião nas diferentes sociedades
1. 
As religiões estão ligadas às culturas dos povos, são capazes de definir e/ou influenciar costumes, estabelecer normas de conduta, definir a organização social, entre outros reflexos sociais. Tal fato pode ser observado entre os povos egípcio, grego e romano.
Sobre as religiões desses povos e a sua relação cultural, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta:
Você acertou!
D. 
As religiões greco-romanas admitiam a adoração de outros deuses que não eram tradicionalmente de suas religiões, a exemplo da deusa egípcia Ísis.
As religiões dos egípcios, gregos e romanos foram, principalmente, politeístas no Egito, na Grécia e em Roma até a expansão do cristianismo. Nessas sociedades, o religioso e o cívico estavam intimamente ligados, a religiosidade perpassava todas as camadas e estamentos sociais, além das práticas sociais. A religiosidade estava também intimamente ligada aos poderes políticos, não sendo admissível como uma laicidade do Estado. Essas religiões têm também em comum a inexistência de livros ou escritos sacros. As fontes histórias dessas religiões são diversas, desde escritos em monumentos a poemas. O politeísmo greco-romano admitia até mesmo a inclusão de outros deuses em seus sistemas de crenças. A assimilação da deusa egípcia Ísis é um grande exemplo, na medida em que foi adorada tanto na Grécia como em Roma.
2. 
A religião da Grécia antiga é, talvez, o sistema mitológico mais estudado no Ocidente. Esse sistema de crenças influenciou profundamente o sistema de crença romano, que assimilou os seus deuses, dando a eles um nome latino. Sobre as características dos deuses gregos, analise as afirmações a seguir:
A. Uma característica importante dos deuses gregos era a de que eram figuras antropomórficas.
Isto é,
B. Os deuses gregos, além de serem personificações de traços humanos, tinham características, pensamentos e ações humanas. Os deuses podiam agir de modo ambivalente, favorecendo ou desfavorecendo os seres humanos.
Sobre as afirmações apresentadas e sobre a conjunção explicativa "isto é", assinale a alternativa correta:
Resposta correta.
A. 
Ambas as afirmações estão corretas, e a segunda exprime uma explicação da primeira.
Os deuses mitológicos gregos eram figuras antropomórficas, o que significa que tinham características e pensamentos humanos. Desse modo, são retratados como seres humanos idealizados, poderosos, mas capazes de pensamentos e atitudes ambivalentes. Eram, assim, capazes de alianças e desavenças entre si e com os próprios seres humanos, podendo favorecer ou desfavorecer pessoas ou povos de acordo com as circunstâncias.
3. 
O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são três importantes religiões monoteístas que exerceram e exercem grande influência nas sociedades do passado e na atualidade.
Sobre essas religiões, analise as afirmações a seguir:
Você acertou!
C. 
O judaísmo, o cristianismo e o islamismo têm em comum, entre outras características, o fato de terem surgido na mesma região geográfica e as doutrinas do monoteísmo e do juízo final.
O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são chamados de religiões abraâmicas, pois consideram a figura de Abraão o seu patriarca, a quem Deus teria se revelado. As três religiões surgiram na mesma região geográfica, por isso se fala em determinismo geográfico no surgimento delas e na semelhança de algumas doutrinas, como do monoteísmo e na crença no juízo final. Historicamente, o judaísmo é a religião mais antiga, seguida pelo cristianismo e islamismo, respectivamente. Apesar de essas religiões estarem entre as mais praticadas do mundo, não são as únicas religiões monoteístas, o zoroastrismo é um exemplo de religião monoteísta antiga praticada até hoje por minorias religiosas do Irã, da Índia e do Paquistão.
4. 
A digitalização da vida apresenta desafios para as mais distintas esferas. De escolas a empresas, de relações familiares a relações comunitárias, a Internet passou a ocupar um espaço que antes podia ser problematizado a partir da presença.
Nesse sentido, Pierre Levy defende que o espaço virtual é:
Você acertou!
D. 
Para Levy, o ciberespaço é outro tempo.
Levy, tal como os autores da vertente deleuziana, defende que o tempo e o espaço na Internet configuram o ciberespaço no sentido de outro registro, isto é, a noção de tempo como a conhecemos na realidade é desmaterializada e o espaço é instantâneo. Portanto, o espaço não é centralizador, pois é imediato, não cria corpo. Sendo imediato, ele é fragmentário, e é eficaz, pois dá vazão à pulsão sem uma relação de enfrentamento ético pessoal. O espaço, apesar de fragmentário, é preenchido de imediatos.
5. 
A sociologia, em seu surgimento, ocupou-se da religião para entender o fenômeno religioso a partir de uma possibilidade epistemológica. Desses estudos surgiu a antropologia, que se ocupa, em grande parte, de pensar a cultura. Nesse sentido, a antropologia se depara com um novo contexto, o da era digital.
Assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. 
O grande desafio da antropologia é traçar uma atualização etnográfica da religião.
Desde o seu surgimento, a antropologia se dedica a pensar a cultura a partir da abertura para a alteridade. O grande desafio que a antropologia enfrenta atualmente é estabelecer uma netnografia: um estudo cultural amplo sobre as relações digitais também sobre a religião. Nesse sentido, por mais que o arcabouço antropológico se debruce sobre as formações culturais religiosas desde as sociedades mais antigas, pensar a formação atual com tamanha amplitude digital é um desafio. Assim, podemos dizer que não há dificuldade de estabelecer compreensões acerca do fenômeno religioso. Todavia, isso não ocorre sem antes serem estabelecidas as relações mais diversas possíveis que essa chave estabelece.

Continue navegando